Música x poder aquisitivo

Autor Mensagem
augusto9636
Membro Novato
# jan/14


Me cadastrei a alguns poucos dias aqui no forum, mas sempre usei as informações daqui pra aprender, conhecer coisas novas etc...
Mas tem uma coisa aqui que sempre me deixou um pouco triste e desestimulado a tocar teclado.
Comecei a mais ou menos uns 4 anos quando ganhei um casio ctk 496( foi o ultimo presente que meu pai me deu antes de falecer) Sei que era um péssimo teclado, mas com ele dei meus primeiros passos, comecei tocar na igreja.
Agora com minha mãe me deu um yamaha psr E 343 PRA MIM é um ótimo teclado por ter sensibilidade esplit voice dual voice um som de piano aceitavel (na minha opinião)
Mas muitos aqui tratam esses teclados mais baratos e mais simples como lixo, poxa, eu gostaria de ter 14.000 pra comprar um nord stage 2, ou poder comprar um kuzweil pc3 ou um kronos, ou ate mesmo um MM6 mas infelizmente não tenho dinheiro pra isso.
As vezes da vontade de desistir de tocar, porque parece que nem posso ser chamado de tecladista, já que na opinião de muitos toco um brinquedo, ou um pedaço de lixo que chamo de teclado.
Me desculpem se estou fazendo algo errado, ou se a opinião de vocês e diferente, eu vou respeitar a opinião de cada um. Sei que o tópico não é muito útil mas não vou fazer isso sempre, não pretendo ficar abrindo tópicos. Obrigado e me desculpem pelo tamanho do texto e os erros.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# jan/14
· votar


augusto9636

Cara não fica triste não. Junta uma grana ai, deixa de comprar balas e salgadinhos na cantina do colegio, e daqui uns dias vc troca de teclado. Vc tem 17 anos, tem tempo pra ter muitos teclados. Quem sabe quando vc começar a trabalhar, quando for auto-suficiente vc compra um top.

Se te consola, toco teclado a 17 anos (exatamente a sua idade), e o mais top que tive até hoje foi um ENSONIQ TS 12, que sempre foi meu sonho de consumo, e ainda terei outro.

Sou musico, toco em 3 bandas na noite de Brasilia e uso somente controladores e macbook, que é uma OTIMA opção pra quem não tem como comprar os tops, e consegue qualidade que eu acho que nem os tops tem.

Não se revolte, pois ninguem acha que os PSR da vida são binquedos, e sim teclados pra quem esta se iniciando nas teclas, e acredito que quase todos aqui ja tiveram um, menos eu kkkkkkkk..... Mas ja tive um CTK 500 da Casio, se é que isso te consola.

ricardo_ssa
Veterano
# jan/14
· votar


Tudo eh questão de tempo e oportunidade...com o passar do tempo vc vai criando ambição por instrumentos mais poderosos e que atendam à sua expectativa...em tese, o instrumento eh sempre compatível com nossas aspirações...

Artref
Veterano
# jan/14
· votar


Algumas idéias pra você pensar:

-Não deixe nada te desestimular a tocar. Tem muita coisa nessa país que atrapalha, até mesmo as pessoas no geral vão te desanimar. Encare a realidade e seja forte, caso esse seja seu objetivo ou paixão.

-F***-** o que os outros acham do seu teclado. O que importa é o que você acha.

-Se você quer ter 14mil pra comprar um teclado, então vá estudar e trabalhar. Quem batalha, consegue.

-Se você ainda não tem condições, não se desespere, você só tem 17 anos. Eu comprei meu primeiro teclado profissional depois dos 18, era um Korg TR. Só não dá pra ficar parado esperando e reclamando.

-Lute pelos seus direitos e pela música para tentar mudar a situação. Há várias maneiras de fazer isso: vendo a proposta em relação à cultura de quem você vota, estando alerta a movimentos populares de reivindicação de direitos, não comprando equipamentos com preços especulativos, etc.

Flipe J.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Para de tocar então todas as preocupações vão sumir.

Tá disposto?

Maestron
Veterano
# jan/14
· votar


augusto9636

Rapaz, meu primeiros doze anos como músico foi tocando um PSS 790 (um PSR com teclas pequenas)... Mas acha que eu desanimei? Que me achei inferior aos outros? Muito pelo contrário, aproveitei pra aprender tudo o que podia nesse tecladinhozão! Quando temos o poder de sequenciar (principalmente com PC), é impressionante o poder de um simples tecladinho, por mais criticado que ele seja.

Na verdade você tem até uma vantagem diante de quem tem instrumentos mais tops... Eu por exemplo, tenho um bom arsenal, mas é tanta coisa pra aprender, tanto menu, tanto manual que facilmente me perco no excesso de possibilidades e as vezes até desanimo...

Fique tranquilo, tenha paciência que, como o pessoal acima já falou, se você quer mesmo entrar no mundo dos teclados, um dia terá mais recursos a sua disposição! Por enquanto, aproveite esse momento para evoluir bem com o que já tem. Dá pra fazer muuuuuita coisa legal com um PSR de forma muito fácil! Aproveite esse momento!

Maestron
Veterano
# jan/14
· votar


Não se esqueça que muitos aqui são profissionais, trabalham há anos com música, já estão numa etapa diferente da carreira de um músico, que lhe conferem mais recursos financeiros, e mesmo assim, muitos aqui tiveram sua fase de PSR...

tecladogospel
Veterano
# jan/14
· votar


Cara não esquenta a cabeça não aos poucos você vai crescendo tanto em conhecimento quanto em material, esse teclado que você tem não é o melhor é claro mas vai te ajudar e muito pode ter certeza disso e aos poucos você irá melhorar de teclado, isso é algo natural pra quem entra de cabeça no mundo da música.

Richmiranda
Veterano
# jan/14 · Editado por: Richmiranda
· votar


augusto9636

Cara, quando iniciei no mundo das teclas minha mãe me deu um Casio CT420. Este, portanto, foi o primeiro contato que tive com um teclado. Nessa época eu era bem mais novo que vc e sequer sabia da existência de grandes marcas de teclados que existiam no mundo e que ainda existem hoje. Ou seja, achava que meu teclado era o melhor do mundo. Com o tempo, fui tendo contato com tecladistas profissionais que conheci na igreja e o amor à primeira vista dos teclados foi o Korg M1. Este era como o Kronos hoje. Depois tive contato com um módulo Roland SC55 ligado em um Casio (não me recordo a referência) e achava aqueles timbres maravilhosos. Mas nunca me esqueci dos EPs do DX7 de um amigo que o utilizava em seu estúdio. Hj utilizo em meus trabalhos um Yamaha Motif XF6, mais um piano digital e um módulo, além de um note com VSTs, claro. Amigo, o início de um tecladista é isso mesmo. Começa com um teclado rotulado como "brinquedo", mas na medida em que vc for aprimorando suas técnicas, aprendendo mais sobre o instrumento, vc evoluirá, assim como o seu setup. Vai chegar a hora em que vc terá o instrumento dos sonhos. Não desista. Eu passei muitos anos sem um teclado profissional, dependendo do teclado da igreja para aprender, já que meu Casio acabei queimando, rsrs. Da mesma forma que muitos aqui no fórum conseguiram alcançar seus objetivos (ter um excelente teclado), vai chegar sua vez. É só não desanimar. Avante e muito estudo.

Milenawins
Veterano
# jan/14 · Editado por: Milenawins
· votar


augusto9636,

Como já disseram....vc é muito novo, só consegui comprar meu nord com mais de 30...rsrs....e músicos profissionais tem o direito de meter o pau em certos instrumentos que realmente não atendem...assim como um engenheiro mete o pau em softwares ultrapassados...., ou seja, são coisas de profissionais...mas para estudar, aprender, treinar é óbvio que TUDO é válido e importante.....se eu fosse vc focava no aprendizado de MÚSICA e deixava pra lå a tecnologia do seu instrumento....quando vc estiver mais velho, a tecnologia vc pega rapidim, mas a base musical que vc pode estudar agora fica mais complicado...., não diria impossível, mas sim mais complicado.

Miguel Paládio
Veterano
# jan/14
· votar


augusto9636

Augusto, meu amigo, creio que todos nós, tecladistas, em algum momento da vida passamos pela fase PSR de ser. Não fique assim. Comecei a tocar com um PSR do meu avô com 14 anos de idade e hoje, com 22, que estou conseguindo meu Kronos. Você está no caminho certo. Teclados são caros.. não.. Instrumentos Musicais são caros, no geral. Quanto melhor o instrumento, mais caro, inclusive. Mas não ache que isso é algo pra desestimular. você vai chegar lá, mano. Primeiro tenta tirar o máximo que você puder com o seu PSR, depois passa pro 'outro nível' comprando um Juno Di (recomendo DEMAIS pra quem tá começando) ou outro arranjador (na linha PSR mesmo, tem bem melhores), mas só se o seu bolso permitir. Você trabalha? Tem mesada? Quais suas prioridades? Olha, de que adiantaria você ter um Nord Stage de 14 mil se você não tem ainda a experiência necessária pra ele? Seu equipamento virá com o tempo. Paciência, jovem padawan, essa parte de 'experiência' e ralação é a MELHOR PARTE. É tirando leite de pedra que você vai 'merecendo' teclados com mais recursos e o melhor de tudo é que você tbm vai começar a ganhar seu dinheirinho também. Encare como um RPG e vá passando de nível até chegar onde você quer.

kokada
Veterano
# jan/14 · Editado por: kokada
· votar


augusto9636
só porque vc não tem uma Ferrari não quer dizer que vc seja um mau motorista! Anda de fuquinha mesmo e com o tempo vc troca de carro!

O meu 1o teclado tinha mini teclas, só 4 oitavas e era um Casiotone MT520!

https://www.youtube.com/watch?v=dKVAit0P7B8

O seu tem teclas de tamanho normal, e ainda dá pra conectar num ipad! rs Coisa que pra mim na época era impensável!

O importante é aprender a tocar primeiro, depois com dinheiro na mão vai trocando!

Lauro Michel
Membro Novato
# jan/14
· votar


kokada
O meu 1o teclado tinha mini teclas, só 4 oitavas e era um Casiotone MT520!
hehehe... o meu também, era um Casio MTxxx desses, nem me lembro mais do número, só lembro que a única coisa que soava mais ou menos parecido com o instrumento era um oboé. Mas isso já se vai uns 30 anos. :)

augusto9636
Membro Novato
# jan/14
· votar


Muito obrigado pessoal! vocês me ajudaram muito, fico eternamente agradecido.

SkyHawk
Membro
# jan/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


augusto9636
Amigo, vai com tudo no seu teclado !!! Não sou tecladista (teclado é meu segundo instrumento), toco guitarra, tenho 45 anos e comecei com 15, não sou músico profissional e sim um amador amante da música. Quando tinha a sua idade babava com fender e gibson... totalmente inacessíveis até para profissionais, não desanima !!!

A música é muito maior que o dinheiro !!! O Jack White, um dos músicos que gosto muito, toca com qualquer coisa !!! Ele toca com instrumentos muito tops e também com uma guitarra com corpo de plástico que foi a primeira que ele ganhou do pai de presente, em tese é uma guitarra de brinquedo !!!! Ele grava com ela até hoje !!!

Instrumentos muito caros fazem parte da vida de músicos profissionais e de amadores como nós em idade mais avançada, isso acontece depois de estudar, conquistarmos um emprego e aí sim realizar esse tipo de sonho. No caso de tecladistas hoje em dia um macbook e um controlador fazem milagres !!!!

E quanto ao seu E-343 eu acho ele um teclado muito bacana inclusive para tocar com banda e ao vivo.

Edson Caetano
Veterano
# jan/14
· votar


SkyHawk
Parece controvérsia, mas instrumentos profissionais, são mais acessíveis para hobbystas do que para a maioria dos profissionais do ramo

Só aqui no Brasil, mas é isso que ocorre, o cara que trabalha pra valer com música as vezes não tem chance de encarar o instrumento que merece, mas aquele cara que trabalha em outras áreas mas tem amor por música consegue

Surreal isso, mas pior, é isso que acontece

Rick Pac
Veterano
# jan/14
· votar


Falou tudo , Edson Caetano.

dom de Deus
Veterano
# jan/14
· votar


augusto9636


comecei aprender recente e comprei o psr E433, que é o mesmo E343

estou contente com ele futuramente em alguma oportunidade talves pegarei um melhor, mas o E433 está suprindo mais que minha necessidade nesse momento se fosse o E343 também com certeza supriria.

e paguei caro ainda no teclado paguei no dinheiro a vista 1800 reais se tivesse comprado na net tinha economizado 400 reais, mas optei a compra na cidade mesmo com receio de dar algum problema, pois comprando aqui fica mais fácil de resolver.
Mas pura bobeira porque dificilmente um aparelho dá problema na garantia antes de um ano. acontece de quebrar na garantia mas isso é mais raro.

dom de Deus
Veterano
# jan/14
· votar


a diferença de preço no interior é muito cruel.
vi esses dia um baixolão AB500 por 1200 reais.
O meu comprei na net incluído o frete 600 reais, metade do preço.

Piano ON GRACE
Veterano
# jan/14
· votar


augusto9636

Não foi só você que sofreu, já tive que tocar em teclados ridículos, só esse ano comprei alguma coisinha melhor que foi meu primeiro controlador.

augusto9636
Membro Novato
# jan/14
· votar


comecei aprender recente e comprei o psr E433, que é o mesmo E343

estou contente com ele futuramente em alguma oportunidade talves pegarei um melhor, mas o E433 está suprindo mais que minha necessidade nesse momento se fosse o E343 também com certeza supriria.

e paguei caro ainda no teclado paguei no dinheiro a vista 1800 reais se tivesse comprado na net tinha economizado 400 reais, mas optei a compra na cidade mesmo com receio de dar algum problema, pois comprando aqui fica mais fácil de resolver.
Mas pura bobeira porque dificilmente um aparelho dá problema na garantia antes de um ano. acontece de quebrar na garantia mas isso é mais raro.


Aqui na minha cidade só tinha o E 333 e aqui tava saindo a R$1078,00 a vista, um absurdo.
Então optei por comprar pela net mesmo, no mercado livre. Comprei pela loja titanis (recomendo) paguei no E 343 R$830,00 com o frete, tive muito medo, mas no fim correu tudo bem, não tive nenhuma dor de cabeça.

augusto9636
Membro Novato
# jan/14
· votar


Acho que vocês tem razão, estou apenas começando, o máximo que fiz foi tocar em bandinha de igreja de bairro, a qual não faço mais parte. Ta certo que não é o melhor teclado do mundo, mas é o que eu posso ter e isso é o importante. No momento toco apenas pra mim é pra minha mãe ouvir, de frente pra parede do quarto. Não compensaria gastar mais de R$ 1000,00 pra tocar só dentro de casa. Vou aprender tudo que tiver pra aprender e curtir muito meu psr.

Ismah
Veterano
# jan/14
· votar


Nao se apegue tanto... se vc tocar bem num teclado simples, vai tocar bem num complexo... Creio que a saida mais em conta hoje sao os controladores, que com 2 000 ou 3 000 vc faz o mesmo que com um teclado de 14 ou 15mil

kokada
Veterano
# jan/14 · Editado por: kokada
· votar


augusto9636
hj em dia, dá pra vc conectar esse seu PSR no PC, usar VSTs e ter um som de piano bem melhor se estiver sentindo falta(além de muitos outros tipos de sons - eu por ex tenho um coral épico tipo Senhor dos Anéis! rs). Em 1900 e bolinha era impensável isso! Obs: através da entrada USB TO HOST do seu PSR.

tuskz
Membro Novato
# jan/14
· votar


hj em dia, dá pra vc conectar esse seu PSR no PC, usar VSTs e ter um som de piano bem melhor se estiver sentindo falta(além de muitos outros tipos de sons - eu por ex tenho um coral épico tipo Senhor dos Anéis! rs). Em 1900 e bolinha era impensável isso! Obs: através da entrada USB TO HOST do seu PS

Qual programa eu uso para tocar com som de piano?

Quanto ao tópico, eu também tenho um psr 343! É limitado? Muito! Mas me divirto bastante nele e to aprendendo várias músicas. Hoje eu vejo q meu foco é o piano, quem sabe um dia piano acustico, mas não adianta eu pagar 3 mil agora em um yamaha p 105 pois ainda to na fase da asa branca, minueto, ode à alegria haha. Espero em 1 ano, 1 ano e meio ter agilidade suficiente nas notas para encarar um piano digital e suas oitavas a mais! Enfim, vamos nos divertir com nosso PSR, se quiser trocar MP ai para compartilhar experiencias é só falar. Abraços

Artref
Veterano
# jan/14
· votar


Pessoal, uma dica: sempre tem um piano acústico jogado por aí em algum canto. Tentem perguntar, pesquisar, se informar. Às vezes em escola, ou igreja, ou na casa de alguém que tocava e parou, etc. E aí vocês podem comprar a preço de banana, ou então GANHAR - eu juro, um amigo ganhou um piano de uma senhora - ou então, ter o local pra ir estudar em um acústico de verdade, o que é uma experiência fantástica para ajudar a desenvolver a técnica, a sonoridade, o relaxamento, etc.

Eu procurei igual água no deserto e acabei achando um hotel perto de casa com um piano novinho. Não é top, mas é novo! E bastou um xaveco e uma indicação de um afinador para ganhar acesso ao menino nas horas que não tem evento, se eu quiser. Também tem uma escola que tinha um lá parado, sendo usado de mesa. Eu vi que estava legal, então paguei do bolso uma ajeitadinha e batata: posso ir lá estudar quando quiser.

Sábado eu fui numa igreja e vi um lá parado que não está sendo usado, já estou paquerando esse pra trazer pra casa, rsrsrs.

El_Cabong
Veterano
# jan/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


augusto9636
Uma coisa é verdade.

O tecladista geralmente tem que ser o mais rico da banda, por exemplo:

- Uma guitarra profissional: Se consegue em torno de R$ 800 à R$ 9.000
(da guitarra Squier Strato à Gibson Les Paul)
- Um baixo profissional: Se consegue em torno de R$ 1.000 à R$ 10.000
(do baixo Squier Jazz Bass ao Yamaha BBNE2 japonês)
- Uma bateria profissional: Se consegue em torno de R$ 1.500 à R$ 8.000
(da bateria RMV à Yamaha Stage Custom japonesa)
- Um teclado profissional: Se consegue em torno de R$ 2.000 à R$ 15.000
(do teclado Yamaha MM6 ao Korg Kronos X 88)

A faixa de preços dos teclados (desde o profissional entry level até os modelos Top de linha) é sempre mais acima dos outros instrumentos.
___________________________________________________

Mas cara !! Não esquenta !! Eu começei com um Casio CT700 (muito pior que este que você tem) e hoje estou com um Yamaha Motif XS7.
Fui aos poucos vendendo e comprando um melhor.
Só uma coisa !!!! Não te apega com teclado (ahh mas foi presente do fulano) Esqueçe isso !! Surgiu uma boa oportunidade de venda. Vende logo e vai comprando teclados melhores.
É o que eu costumo fazer.

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


Artref

Um amigo meu literalmente salvou um piano do séc XIX do lixo. O instrumento já estava alocado por padres de um seminário para ser levado por um desses catadores de entulho!

Ele conversou e concordaram em dar para a ele o instrumento de graça (até por esse amigo ser ex-seminarista). Obviamente foi preciso reformar e reparar algumas coisas, mas no fim o piano ficou ótimo, tanto no som quanto no aspecto visual.

Como é um piano antigo foi preciso deixar ele afinado em 418Hz, para não estressar demais a estrutura. Mas nem era problema, pois esse meu amigo é muito ligado em música antiga, e 418Hz (assim como 415Hz ) é inclusive um dos padrões de música de câmara antiga.

No fim das contas ele migrou para a Dinamarca uns 5 ou 6 anos depois da reforma, e ainda conseguiu vender o piano antes da viagem.

dom de Deus
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator


makumbator vc é musico a quantos anos?

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


dom de Deus

Sei lá, eu toco há uns 20 anos mais ou menos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música x poder aquisitivo