Novo Roland FA-06/08

Autor Mensagem
f76
Veterano
# ago/14
· votar


Aos que têm FA-06 ou 08 por favor me falem sobre os timbres de hammond dele. Eu uso muito este tipo de sonoridade e é muito importante pra mim saber se são bons, já que eu tive um Fantom X6 com placa SRX 07 e não gostei de nenhum timbre de hammond deles. Gostei do que ouvi do VR-09 e sei que os hammond do FA não devem ser comparados com um dedicado mas se forem pelo menos bons vou de FA.

pety_ocampos
Membro Novato
# set/14
· votar


ola a todos !

Vi aquele video do sidinho leal, onde ele montou um multisample de acordeon.

Pela especificao da Roland isso nao e possivel, entao poderiamos concuir que ele tem multisample, porem nao autorizado?

alguem tentou fazer, ou viu algo parecido nesse teclado?

ebrsantos
Membro Novato
# out/14
· votar


André Luiz Keys
Li quase todas as paginas desse fórum e gostei bastante das suas considerações.

Se possível, gostaria da ajuda de todos:
Da mesma forma que nos amigo Abimael, toco em igreja, bandas gospel e etc., sou um grande fã da Roland. Na igreja onde toco tem um RD170 e na minha humilde opinião, ele ainda é melhor que muitos outros pianos de palco. Desde quando lançou o RD300SX tomei a decisão que comparia um RD, hoje tenho um RD300NX e olha, não acho notória a diferença das teclas do RD300NX para o RD700NX, pelo o pouco que toque no 700.
Mas enfim, não estamos aqui para falar de RD.

Há algum tempo estou extremamente admirado com os JPs, e decidi comprar um, como não tenho poder aquisitivo para ter um JP80 vou comprar um JP50, masssssss confesso que fiquei um pouco na dúvida depois que ví alguns videos do FA06.

Minhas questões são:
O FA06 se compara ao JP50 ?
Caso o FA06 seja inferior, será que compensa gastar um pouco menos nele ?
Em questão de timbragem, qual é melhor ?

Só para esclarecer mais minha questão:
A princípio tenho o preço pelo JP50 novo por R$5.900 á vista e pelo que ví, o FA06 está uns R$5.300, talvez uns R$5.000......

Não entendo nada de questões técnicas comparado ao que li aqui e em outros fóruns, então gostaria da ajuda de vocês.

Obrigado a todos por suas considerações aqui, de alguma forma elas já me ajudaram....

macba
Veterano
# out/14
· votar


ebrsantos
Estava com a mesma questão, conversando pelo Face com dois grandes conhecedores, me indicaram o FA06, estou com ele, e como diria o Tite, "Fala muito", indico também. Só aviso que o Black Piano dele risca muito fácil, então mesmo com todo cuidado ele vai riscar, se conformando com isso, fácil operação, poderosíssimo, já tem 8 expansões gratuítas, as que testei, digo que são ótimas, então se sentir que precisa de reforço em algum quesito elas estão lá, mas com o que vem de fábrica já e muito bom, tambem toquei em igrejas, e ele atenderia todas as necessidades, sons encorpados e pesados, tenho um Korg Kronos, e uso junto, vendi um MOXF6 com placa flash de 1 GB e não me arrependo em nada de ter trocado por ele.

André Luiz Keys
Veterano
# out/14 · Editado por: André Luiz Keys
· votar


ebrsantos

Já tive o Jupiter e hoje estou pegando o FA.

Também toco música gospel e o FA vem mais pronto pra esse tipo de repertório, vários "timbres de crente" rs…

Fato é que tecladistas como o Ronaldo Gomes (Renascer Praise), Junior Camilo (Pregador Luo / Ex-Thalles), estão usando o FA-08 ao vivo…

Eu indicaria o FA sem medo de errar… além de ter boa parte dos principais timbres do Jupiter ele tem sons a mais, sobretudo aqueles pianos elétricos clássicos da Roland que todo "igrejeiro" vai pirar...

ebrsantos
Membro Novato
# out/14
· votar


André Luiz Keys
Hummmm legal legal!

Me diz uma coisa...
Vamos supor que eu queira tocar um oficina g3 ou elevando o nível ao extremo, se eu quiser tocar um DreamTheater, comparando com o JP50, o FA06 atenderia se falarmos de rock/progressivo ?

Estou ficando feliz com essa ideia do FA!

ebrsantos
Membro Novato
# out/14
· votar


macba
Vi seu post ontem e no meio da correria esqueci de agradecer sua ajuda.... rsrsrs

valeu!

macba
Veterano
# out/14
· votar


ebrsantos
Sim atende sim, ele tem todos os synths do Jupiter e le programas do Integra-7

ebrsantos
Membro Novato
# out/14
· votar


Fui testar ontem o produto !!!
O vendedor só deixou eu ver o FA08, porque ele já estava montado e disse que tudo oq tem no 08 tem no 06.
A informação procede ?
Pela demonstração que tive ontem, também vou mudar para um FA, o único problema é que estou acostumado com teclas pesadas. Estranhei um pouco quando toquei nas teclas do 06 mesmo com ele desligado. Ainda preciso testar o 06 para ficar convicto da junção teclas + timbres, isso se as funcionalidades e timbres forem a mesma coisa do Fa08.


valeu a ajuda! !!!!

fulaneto
Veterano
# out/14
· votar


pety_ocampos

Não é um Mlti-samplar, mas da pra fazer isso com Wavs de Samfona e fica bem legal, porem não se pode fazer alguns controles no Studio Set
Estou colocando um link aqui para quem quizer baixar e testar:

Na pasta vai um tuturial para carregar no FA06 ( Accordion Master)
https://www.dropbox.com/sh/1bise35e1iogb74/AABHWnpfo9uWmFtGd9uxgpR9a?d l=0

macba
Veterano
# out/14
· votar


ebrsantos
São a mesma coisa recursos e sons.

ebrsantos
Membro Novato
# out/14 · Editado por: ebrsantos
· votar


São a mesma coisa recursos e sons
Muito bom !
Estou vendo bastante coisa dele, estou até pensando em trocar meu RD e pegar um FA08 ao invés de pegar um FA06 ...rs Nunca fiquei tão confuso na minha vida...rs
o problema de pegar o FA08 é o tamanho, e o "problema" de pegar o FA06 são as teclas leves....

BigBug
Veterano
# out/14
· votar


Plásticos. Por que algumas pessoas ainda têm preconceito contra eles?

Os automóveis antigos tinham pouco plástico. Tudo era de aço, inclusive o painel. Resultado: um acidente, mesmo em baixa velocidade era fatal para os ocupantes. Pouco a pouco o plástico foi substituindo os componentes automotivos atendendo às resoluções mundiais em prol de um veículo mais seguro. Tanque de combustível, para-choque e até para-lamas hoje são de plástico, um material reciclável, durável e de custo mais barato. Até mesmo os aviões e os ônibus espaciais da NASA utilizam plástico em sua construção.

Com os instrumentos musicais foi a mesma coisa.

Os primeiros teclados Roland, Korg, Oberheim, Arp Strings, Prophet e os pianos Fender Rhodes e Wurlitzer eram feitos de madeira e aço. No máximo, uma fibra de vidro aqui e ali.

Porém, a evolução e aperfeiçoamento dos plásticos o colocaram no seu merecido lugar na cadeia de produção e hoje é difícil imaginar algum produto eletrônico que não seja feito de plástico. O plástico fez caírem custos de produção democratizando a compra de instrumentos antes inimagináveis para um músico do terceiro mundo.

f76
Veterano
# out/14
· votar


André Luiz Keys,
E aí, já está com o FA? Poderia me dizer como são os timbres de hammond dele comparados com o VR-09?

bravo57
Veterano
# jan/15
· votar


Tenho visto alguns videos do FA 06 utilizando samples nas teclas... Isso não está claro pra mim. Afinal, pode ou não pode tocar timbres sampleados pelas teclas nesse teclado?

Se não pode, porque dos videos de pessoas tocando assim, pode dar algum bug?

André Luiz Keys e Sidinho Leal seria uma boa se vcs puderem esclarecer.

Shadad
Veterano
# jan/15
· votar


bravo57



bravo57
Veterano
# jan/15 · Editado por: bravo57
· votar


Shadad
vlw irmão, esclareceu legal! Abraço

bravo57
Veterano
# jan/15
· votar


Acho que entendi por que tantos videos mostrando o sampler do FA usando acordeon como timbre sampleado. Analisando a sound list do FA só tem sanfona no banco GM2 (aquelas bandoneon, Accordion Fr, Accordion It), nada nos presets de fabrica ou SUPERNATURAL.

Pra quem toca baile (ainda mais hj em dia com sertanejo universitario em alta), em igreja ou outros eventos em geral (festa de são João por exemplo, rsrs) sabem como uma sanfoninha ajuda no orçamento do tecladista. Se for isso mesmo é uma pena. Não sei se da pra baixar alguma coisa no Roland Axial, mas seria ótimo pelo menos umas duas daquelas Supernatural do Jupiter 50 por exemplo.

Segue a lista de timbres pra quem tiver interesse em conhecer.

http://roland.com/support/article/?q=manuals&p=FA-06&id=63078474

André Luiz Keys
Veterano
# jan/15
· votar


pety_ocampos
Pela especificao da Roland isso nao e possivel, entao poderiamos concuir que ele tem multisample, porem nao autorizado?


Ele não tem multisampler. Ainda que seja possível com esse "gato" (brasileiro não desiste nunca rs) há limitações quanto a quantidade de samples, edição, etc.

Os Fantom possibilitavam o mapeamento tecla a tecla, controle de volume, efeitos. Pra efeitos e sons simples pode rolar, mas pra um piano ( o que acho que FA não precisa) ele não poderia fazer de forma convincente.

Samuca_teclas
Membro Novato
# fev/15
· votar


Depois dos fiascos que estão ocorrendo com o korg krome eu decidi ir de roland FA 06 para substituir meu atual Juno DI.

MetalKey
Veterano
# fev/15
· votar


Do que já ouvi desse Fa eu gostei, mas aquelas teclas eu não gostei.

Alguém sabe me explicar como funciona o Supernatural nos pianos, por exemplo? A Roland não divulga, mas existem layers com crosfade por tecla? Quantos níveis de velocidade .Existe loops na amostra? São amostradas as 88 teclas? Qual será o tamanho dos arquivos. Aos que possuem, como funciona isto? Eu sei que meu pensamento é baseado na tecnologia PCM e que esta é um novo conceito, mas acredito que não passa de algo melhorado do que já existe e que o resto é tudo marketing.

Mblood
Membro Novato
# fev/15
· votar


undefinedShadad
vlw irmão, esclareceu legal! Abraço


Bravo57
O vídeo com a explicação do sampler "gato" não está disponível. Poderia fazer algum resumo sobre o conteúdo do vídeo ou mandar o link para um outro vídeo que explique?

Mblood
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: Mblood
· votar


Pessoal, existe algum lugar onde eu possa escutar todos os sons das expansões antes de decidir qual usar? No site da Axial além da expansão para FA06/08 existem outras expansões: Integra-7, GAIA SH-01, Jupiter-80, Jupiter-50, Juno-Di e Vcombo-VR09. Quais eu posso usar no FA06?

Mblood
Membro Novato
# fev/15
· votar


Pessoal é possível, usando o adaptador wireless wna 1100 rl, mandar uma música do garage band para o FA e tocar por cima?

André Luiz Keys
Veterano
# mar/15
· votar


Mblood
Pessoal é possível, usando o adaptador wireless wna 1100 rl, mandar uma música do garage band para o FA e tocar por cima?

Não é possível

Mblood
Membro Novato
# mar/15
· votar


Pessoal, onde posso comprar um case para o FA06?

Mblood
Membro Novato
# mar/15
· votar


HARDCASE!

marceloteclado
Membro Novato
# abr/15
· votar


Bom dia pessoal...
Vou tentar reabrir os questionamentos sobre o FA com uma demanda bem específica que, inclusive já fiz por outro canal ao Sidinho, mas que queria ver outras opiniões tão abalizadas quando as dele (que pode ser repetida aqui, por ser uma dúvida de outras pessoas Sidinho, eu mesmo tenho 2 amigos com ela).
Sou músico hobbista, não trabalho com música, tenho pouco tempo para tocar e decidi que não dá para fazer tudo, minha ideia é priorizar o que mais gosto, que é a praia de pianos (ACs, EPs e Rhodes).
Pois bem, estava com a ideia de adquirir um RD-300NX, quando conheci o FA08.
Ambos os teclados tem, em tese, o mesmo sistema de teclas e preços equivalentes.
Assim, considerando as teclas e os sons de pianos acústicos, elétricos e rhodes, ao comprar o FA08 eu teria tudo que o RD-300NX tem + os demais recursos e sons? Ou, ao contrário, o teclado dedicado (RD) teria diferenciais no quesito sons dos pianos?
Tentarei testar os teclados no próximo fim de semana para tirar minhas próprias conclusões, o FA08 já sei onde, mas o RD ainda não achei para disponível em minha região.
A ajuda será fundamental, porque minha ideia é fazer a compra já na próxima semana.
Espero uma força amigos!!!
Abraço e paz de Deus!!!

André Luiz Keys
Veterano
# abr/15
· votar


marceloteclado

Não pense duas vezes pra pegar o FA-08. Ele te dá muito mais possibilidades.

São 16 sons simultaneos contra 3 do RD (cada um com um efeito dedicado)
Sequencer
Sampler
Interface de áudio e MIDI via USB

Etc etc etc

FA-08 SEM DÚVIDAS!

Fox Wendt
Veterano
# abr/15
· votar


Boa noite pessoal, hoje fui a uma loja pra colocar as mãos no FA06... e devo dizer: Conforme já foi dito, MEU DEUS que teclas ruinzinhas... Tava querendo substituir meu Juno Stage por algo com timbres mais modernos e mais recursos mas não animei MESMO. É uma pena não existir uma versão com teclas dignas de um teclado de mais de 5 mil reais... uma pena mesmo, pois agora que renovei meu setup, o JS ficou desnecessariamente grandinho, e esse 61 seria uma boa opção.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Roland FA-06/08