Roland rd-300GX (novo) ou Kurzweil k-2500X (semi-novo)

    Autor Mensagem
    alexotani
    Veterano
    # fev/09


    Olá pessoal,

    Cheguei a me formar em teclado, contudo não aprendi muito sobre synths e controladores MIDI. Estou mais habituado a tocar piano, e como surgiu a necessidade de um teclado, peço a vocês algumas dicas para entrar mais facilmente nesse mundo.

    Encontrei algumas ofertas sobre estes dois teclados, e apesar de terem algumas diferenças básicas, como um sendo workstation e o outro piano digital, gostaria que me indicassem qual o melhor para o meu caso.

    Nota: o RD é novo, enquanto o Kurzweil semi-novo.

    Tenho a pretensão de adquirir um teclado para sons de rock nacional, como piano, piano elétrico, órgão, brass, strings... mas também tenho interesse em timbres de lead para músicas mais pesadas.

    Possuo um Yamaha PSR-640, que pretendo usar como controlador através de notebook, mas nunca tentei. É possível? Qual o software mais recomendado para tocar ao vivo? Sonar, Brainspawn?

    Se eu pegasse logo o K-2500X, isso dispensaria a utilização de um synth? Vi que ele possui apenas polifonia de 48 sons. Isso não compromete?

    Qual tem as melhores teclas (pesadas) e timbre de piano?

    Quais as vantagens e desvantagens de um e de outro?

    Em relação ao RD-700GX... quais as mudanças para o RD-300GX? E o RD-500, é bom?

    Desculpem-me a ignorância, mas estou me envolvendo mais com teclado só agora. Já toquei outros instrumentos em big band (sax) e orquestra (violino), mas como sempre gostei de piano, nunca procurei muito sobre synths e controladores. E se tiverem alguma sugestão de outra máquina, como já ouvi sobre o CP-33, agradecerei...


    Valeu, galera! Abraços...

    Pedrão kurzweil
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    cara pra sua aplicação eu recomendaria um k2500
    mas se tiver uma grana pega um pc3 ou um k2600 usado q são melhores
    o rd300gx eh mto bom tbm, até comprei um mas soh chega lah pra dia 20........
    ele eh mais pra usar sons de piano e coisas mais simples jah o k2500 eh bem melhor pra timbres de pad etc......................
    quando ao psr, jah tive um e eh mto bom, mas creio q com o k2500 ou 2600 ou pc3 vc nem precise dele se jah tem o notebook.......
    eu aconselharia a vender ele e junto com a grana do k2500 vc compra um k2600 ou pc3................
    e a diferença do rd700 pro 300 eh bem grande:
    rd300gx:
    Teclado


    88 teclas com sensibilidade, mecanismo Progressive Hammer Action Alpha II

    Polifonia


    128 vozes

    Partes


    16 partes multitimbrais

    Memórias de Onda


    128MB – 16bit linear

    Memória Preset


    Tones: 110 + 256GM2, Kits de Percussão: 5 + 9GM2

    Setups


    32 Memórias

    Efeitos


    Multiefeitos: 78 tipos Reverb: 6 tipos Sound Control Equalizador digital de 2 bandas

    Reprodução de arquivos


    SMF formato 0 e 1, WAV, AIFF (44.1kHz/16bit), mp3 via pen drive

    Rhythm Pattern


    200 Estilos

    Controles


    Slider x 3 (configuráveis), knobs equalização, Pitch Bend/Modulation, switch x 2 (configuráveis)

    Memória Interna


    1MB

    Display


    16 caracteres, 2 linhas (LCD backlit)

    Conexões


    Fones de ouvido, saída (L/MONO, R): ¼", pedal Sustain, pedal Control, MIDI (IN, OUT), USB (MIDI, pen drive), adaptador de força

    Alimentação


    DC 9V Adaptador

    Dimensões


    1.444 largura x 336 profundidade x 134 altura (em mm)

    Peso


    16.4kg


    rd700gx:
    Teclado


    88 teclas com sensibilidade, mecanismo Progressive Hammer Action II com Ivory Feel Escapament

    Polifonia


    128 vozes

    Partes


    16 partes multitimbrais

    Memórias de Onda


    256MB – 16bit linear

    Memória Preset


    Tones: 242 + 10 E.Piano SuperNATURAL + 10 ToneWheel Órgãos + 256 GM2, Kits de Percussão: 5 + 9 GM2

    Slots de Expansão


    2 placas de expansão de formas de onda SRX

    Setups


    100 Memórias

    Efeitos


    Multiefeitos: 125 tipos Reverb: 6 tipos, Chorus: 3 tipos, Sound Control: compressor 3 bandas, equalizador digital de 43 bandas

    Reprodução de Arquivos


    SMF formatos 0 e 1, WAV, AIFF (44.1kHz/16bit), mp3 via pen drive

    Arpejador


    150 estilos

    Rhythm Pattern


    200 Estilos

    Controles


    4 sliders (configuráveis), knobs equalizador, knob reverb, knob chorus, knob multiefeitos x 2 (configuráveis), Pitch Bend/Modulation, switch x 2 (configuráveis)

    Slots Expansão


    2 placas SRX

    Memória Interna


    4MB

    Display


    LCD, gráfico 128 x 64 pontos (backlit)

    Conexões


    Fones de ouvido, saída (L/MONO, R): ¼", saída (L,R): XLR, pedal Sustain, pedal Control 1 e 2, MIDI (IN, OUT1, OUT2, THRU/OUT3), USB (MIDI, pen drive), Conector AC

    Alimentação


    AC 117 V (50/60 Hz)

    Dimensões


    1.444 largura x 375 profundidade x 148 altura (em mm)

    Peso


    25kg

    jah o rd 500
    eh um piano bem basicão e mais antigo (não to falando q seja ruim)
    eh mto bom tbm mas no seu caso meio fora de cogitação............

    espero ter ajudado.
    abraço

    Pedrão kurzweil
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    esqueci de citar o yamaha s90es q vc acha usado por uns 6000 ou noov por 7 e pouquinho.............
    e ele mais um notebook não tem pra ninguém..............

    Andre XP
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Acho que só pelo fator idade e facilidade de venda eu ja iria no Roland. O Kurz hoje é teclado para quem gosta.. na hora de vender é dor de cabeça..

    O Rd500 vc vai cair na mesma.. muito antigo... timbres não muito atuais...

    Entre os que citou eu iria no RD700Gx.

    O Cp33 te ajudaria somente no quesito teclas/piano. NO resto ele ficaria devendo e vc precisaria de um módulo para compensar a falta de timbres.

    Agora como opinião pessoal (pensando no custo benefício/teclas/timbres) pense na possibilidade de pegar o Yamaha S90Es... tenho plena certeza que ira te agradar muito,

    alexotani
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mas o RD700GX está mais para piano digital, não é? Lendo alguns tópicos, percebi que é mais vantagem ter um workstation (+ controlador) a um synth + piano digital. Enfim (...)

    Procurei mais sobre o K2500x, e vi que ele não é sampler como o K2500xs... isso implicaria na impossibilidade de rodar outros timbres nele? Como é feito, por exemplo, a instalação de um B4?

    Quanto à polifonia de 48 vozes, não compromete o teclado?

    Placas, como a KDFX, é fácil de ser encontrada?
    (uma vez que o K2500 já saiu de linha)

    Esse S90ES seria realmente um piano digital com "flexibilidade de um sintetizador" - como dizem as infos da Yamaha - ou está mais para piano digital mesmo? Teria os timbres de que necessito?


    Valeu pela atenção, pessoal!

    Pedrão kurzweil
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    se eu fosse vc meio q descartaria essas possibilidades........
    prefira um s90 ele eh bem mais do que falam no site da yamaha eh a mistura de piano digital, synth, wokstation.............
    como eu disse, um s90 mais um notebook, não tem graça nem pra k2600xs expandido =P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland rd-300GX (novo) ou Kurzweil k-2500X (semi-novo)