Novo Roland FA-06/08

Autor Mensagem
André Luiz Keys
Veterano
# abr/14
· votar


Relato do tecladista Ivan Teixeira que comprou recentemente um FA-08.

Ele usou em dois shows no fim de semana: com a Luiza e Zizi Possi e depois com a Wanessa:

o Roland FA-08 surpreendeu todo mundo:

Logo de cara, antes de chegar no palco: os Roadies (o teclado é realmente mais leve do que os usuais 88 teclas - 4 roadies na mesma noite disseram literalmente "que teclado leve! Pelo tamanho..." )
Os músicos que estavam tocando outros instrumentos, pela clareza e precisão do instrumento.
Os técnicos de P.A. e monitor - pelo timbre encorpado
As artistas, que adoraram o som do piano, nos momentos em que ficavam apenas com a sua voz e o ROLAND FA-08.

E principalmente a mim, que mais uma vez fui surpreendido com um equipamento ROLAND! Pude usar um teclado que pôde expressar junto comigo a minha música. A minha arte.

Sem sombra de dúvida, uma grande aquisição para 2014.

Nicacio
Veterano
# mai/14
· votar


Estarei comprando o meu semana que vem. Qualquer coisa podem me perguntar.

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


Nicacio

Vai ser FA 06 ou 08? Faz um "review", ok?

Nicacio
Veterano
# mai/14
· votar


Ok, será um FA06, estarei fazendo um review e colocando o link aki

tiko_y
Veterano
# mai/14 · Editado por: tiko_y
· votar


Olá galera, hj estive na loja SOMMEXE, aqui no RJ, pra levar um teclado meu pra manutenção, e acabei testando o FA06. Qm quiser dar uma olhada, fica aqui o registro do meu primeiro contato com o instrumento...



abçs

Richmiranda
Veterano
# mai/14
· votar


tiko_y

Diz aí o q vc achou do mecanismo das teclas?

tiko_y
Veterano
# mai/14
· votar


Richmiranda
Cara,
nada de diferente de outros Rolands como o VR09, ou Junos...

Richmiranda
Veterano
# mai/14
· votar


nada de diferente de outros Rolands como o VR09, ou Junos...

Eu estava quase indicando este teclado para uma igreja evangélica, mas depois de saber que o mecanismo das teclas é semelhante ao VR09, Juno Di, G, desanimei mesmo. Já toquei no Juno Di e G e detestei as teclas que são pouco menores que o tamanho padrão. Neste quesito a Roland peca por vender um teclado no Brasil que custa mais de R$ 5.000,00 nas lojas, mas que vem com teclas de teclados que custam quase a metade do preço. Poderia ter vindo pelo menos com o jogo de teclas do Juno Stage que é bem diferente e prazeiroso de tocar.

tiko_y
Veterano
# mai/14
· votar


Richmiranda

Se o problema são as teclas, talvez seja melhor indicar o FA08.

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


tiko_y

Cara, achei que o acompanhamento percussivo atrapalhou a percepção dos timbres...

Richmiranda
Veterano
# mai/14 · Editado por: Richmiranda
· votar


Se o problema são as teclas, talvez seja melhor indicar o FA08.

Na Teclacenter o FA06 custa R$5.899,00 e o FA08 custa R$8.199,00, ambos divididos em 12 vezes. Acho que vou indicar o Yamaha MOXF6 (tá mais barato na loja) mais uma placa flash de 512mb. Assim posso ter uns pianos decentes nele.

André Luiz Keys
Veterano
# mai/14
· votar


Richmiranda

5309 não?

Acho que mesmo esse valor a vista, negociando da pra parcelar em algumas vezes.

O grande lance do FA é que os timbres de fábrica já são muito bons.. você ainda pode expandir as waves gratuitamente, através dos packs que a Roland está disponibilizando..

Infelizmente meu tempo ta curto.. queria muito gravar uma demo com alguns timbres dele (se bem que há coisas bem legais no Youtube).. a Roland acertou a mão nesse modelo..

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


Richmiranda
Cara, pega um Fantom X7!! E um excelente instrumento e vai sair pelo preco de um MOXF... alem disso, fala muito mais bonito que um MOXF, mesmo sendo datado e voce ainda pode usar samples e etc. + SRX. Vale a pena!

Quanto ao preco atual dos teclados.... surreal! Eu vendi meu Fantom G8 barato, mas mesmo assim, foi por 8500 com a Teclacenter. Nao acho que esses mid-level chegam nem perto.

O jeito e apelar pras importadoras independentes. Por enquanto e a melhor alternativa...

tiko_y
Veterano
# mai/14
· votar


Greenwood
Pode ser,...

Mas infelizmente o áudio da gravação q postei é da câmera.

Se pularem pros 6:20 do vídeo, eu testo os timbres sem ritmos acompanhando. Porém mais uma vez, com o audio da camera fica difícil tirar conclusões.

TrebleH
Veterano
# mai/14
· votar


Bem, sabendo que ele e um TOP antigo como Fantom G6 ou X6 estão mais ou menos na mesma faixa de preço... o que vocês diriam como argumento para pegar esse e não um TOP?
Sei que os timbres do FA são melhores.. mas tem tbm pegada no PA? Recursos são bons tbm? Quais foram as impressões sobre o teclado (inclui as críticas)

Um vendedor que testou ele numa loja (acho que foi em SP) falou mal desse teclado... e me alertou para pegar TOP's como o Fantom... estou meio cismado agora :/

DuduXP
Veterano
# mai/14 · Editado por: DuduXP
· votar


Pessoal, teclados no Brazil estão ficando como carros, preços absurdos, sabem porque? Porque existe quem pague, somos todos uns trouxas, o último teclado novo que comprei, foi um Yamaha S70XS, comprei ele à vista por 4.449,00 reais, nesse caso achei o preço justo, acho que valeu a pena, mas fica a pergunta, se me venderam neste preço, porque ainda existe loja que o vende por mais de 8000 reais? Porque uma loja consegue me vender quase pela metade do preço? Enquanto outras vendem muito caro na minha opinião, fica no ar para que todos pensem, o Brasil é o paraíso das multinacionais.
P.S. Meu teclado foi comprado novo, lacrado, com todos os acessórios na caixa, e 1 ano de garantia pela Yamaha do "Brasil", se é que posso dizer que é do Brasil mesmo.
Desculpem o desabafo, mas não agüento mais ver este abuso.

Richmiranda
Veterano
# mai/14
· votar


silvG8

O problema é que o Fantom X7 é mais difícil de encontrar nas lojas. Como é para igreja, o pessoal da direção só aceita negociar com loja (CNPJ). Estava agora pouco pensando no Korg Krome pela Holland Export que está bem mais acessível apesar de ser um mid-level.

DuduXP

De fato, isso é uma triste realidade em nosso país. Pelos absurdos que cobram nas lojas brasileiras, vejo que nao compensa gastar uns R$10.000,00 em um equipamento que nos EUA custa em torno de U$$ 2.500,00. Para se ter uma ideia, em 2012 comprei um Yamaha Motif XF6 na Holland Export pelo preço de R$ 6.420,00 (dividido em 12 vezes sem juros) e gastei para retirá-lo dos correios em torno de R$ 500,00. Na Teclacenter que foi o local mais barato (com garantia Yamaha Brasil), o mesmo teclado custava em torno de R$ 11.000,00 à vista. Ou seja, com essa diferença toda, dá pra ter um top e mais um mid-level, ou um bom piano digital de palco. Por isso que muita gente está se socorrendo à lojas que importam estes equipamentos. O Roland FA06 na sweetwater, por exemplo, tá custando U$ 1.199,00. Convertendo para o real, este teclado não passa dos R$ 3.000,00. Mas claro, tem os 60% de imposto, lucro da loja, do distribuidor e aí vai custar à vista em torno de R$ 5.309,10 na Teclacenter, à título exemplo, ou R$ 5.899,00 à prazo. Dá pra aceitar isso? Lamentável.

Artref
Veterano
# mai/14
· votar


Estive lendo os manuais do FA-06 e parece realmente ser um instrumento bem prático, flexível e com muitas possibilidades. Mas me dá vontade de chorar cada vez que vejo que ele não pode usar amostras (samples) para a síntese interna.

Eu, por exemplo, mesmo não gostando do timbre de sanfona, não tendo a linguagem, não conhecendo o instrumento tão bem, precisaria de uma boa, o que não tem nos presets. Uma pena.

André Luiz Keys
Veterano
# mai/14
· votar


Artref

Consegui montar uma bem legal com os instrumentos internos no FA..

Artref
Veterano
# mai/14
· votar


Opa, André Luiz Keys, poste aí pra gente ver ;)

André Luiz Keys
Veterano
# mai/14
· votar


Artref
Opa, André Luiz Keys, poste aí pra gente ver ;)

Vou ver se consigo gravar.. ta fogo estes dias! rs!

Nova coleção de sons para o FA:
http://axial.roland.com/articles/exp-03-world-collection/

SIDIM
Veterano
# mai/14
· votar


[i]Sabe o que eu acho engraçado? Todo mundo opinando cheio de propriedade sobre o FA, e ninguém tocou nele ainda.

É uma pena julgarem um produto sem nem se quer ter tocado, rs, eu penso exatamente como voce amigo.....

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


SIDIM
Comparando demonstrações na internet é possível avaliar um instrumento sim. Sempre fiz minhas compras dessa forma e nunca me enganei. Depois de ver vídeos e etc. nunca fui surpreendido positivamente com nenhum instrumento... no máximo acho pior do que parecia ser, o que é o caso de muitos mid-level. Acho viagem isso de falar que é impossível avaliar sem usar........

Filipe_Tabernaculus
Veterano
# mai/14
· votar


Para mim que preciso de um segundo teclado para timbres diversos, disparar sampler e sequencer, e um teclado pratico e leve para ensaios, pois ja tenho um stage piano, o Fa seria ideal, porém pelo preço muito alto, pegaria facil um korg m3, e para quem pensa em ter um só key, da para pegar um fantom g6 ou mesmo um motif xs., Eu acho que a roland acertou de vez em disponibilizar um work poderoso e pequeno, porém o preço aqui no brasil não ajuda em nada.Pelo preço que está nas lojas não compro mesmo,

Bruno Sousa Hulk
Membro Novato
# mai/14
· votar


Alguém já tocou nele? Como estão as teclas do 06 e 08? Ele é de plástico ou aluminio?

Abraço!

Eraques Neto
Veterano
# mai/14
· votar


Eu não toquei ainda, mas visualmente dá para perceber que tanto o FA6 como o FA8 são de plástico. As teclas do FA6 parecem as mesmas teclas pequenas utilizadas no Juno Di, G. Gi e etc... Já as teclas do FA8 não reparei.

Uma outra coisa que eu reparei e que me deixou intrigado é que, aos meus olhos, parece que o Roland RD-800 é de plástico!!!! É isso mesmo???

Artref
Veterano
# mai/14
· votar


Tive ontem a oportunidade de testar bastante o FA-06 e gostaria de expor minhas opiniões. Primeiramente, o teclado é lindo! Gostei muito do Black piano com detalhes em vermelho. Os botões e knobs são belos, e o visor realmente é um show: grande, bonito, bem organizado, com boa resolução e com processamento bem adequado (não é lerdo pra trocar de tela, etc).

Fisicamente o teclado é bem leve (ainda mais leve que meu M50) e muito compacto e portátil.

O timbre de piano principal até me agradou quando tocado de pp até mf; é um timbre brilhante e que pra mim é uma grande melhora em relação aos Junos e etc em qualidade da amostra e da expressividade. Não é um piano acústico, não tem a mesma qualidade de um top ou de um Júpiter 50, mas é um timbre que "passa bem", com exceção de quando tocado f ou ff - aí ele tem um som "estalado" que não me agradou, inclusive achei um pouco drástica a mudança pra esse som estalado, não sei se é problema na calibragem do timbre ou talvez das teclas (que não ajudam em nada). Tentei algo na mudança de toque no menu "utility" mas não cheguei em nada que me agradasse; pra mim o problema está nas amostras do piano em f ou ff.

Pianos elétricos são bons, apenas senti falta de mais variedade em timbres que fogem dos Rhodes e Wurlitzers.

Organs não gostei muito, nem do timbre, nem da simulação de leslie, mas também não fui a fundo pois não sou muito de organ.

Achei as cordas bacanas, metais idem (acho que dá pra chegar em uma boa sessão programando), contrabaixos elétricos também. Os outros timbres de sax, flauta, vibrafone e etc eu passei rapidamente e me pareceram bons.

Fiquei impressionado com a qualidade de alguns violões, muito bons.

Parte de synth eu só toquei alguns presets iniciais e não curti muito, achei um pouco sintéticos, sem vida, mas também não fui muito a fundo.

Baterias eu fiquei em dúvida. Acho importantes, tem bastante, mas eu não sei, não senti firmeza. Parece que falta um pouco de peso nelas, harmônicos, mas aí eu precisaria comparar no meu sistema de som. Me pareceram meio magras.

Os pads (físicos) são bem legais e funcionais, dá pra fazer muita coisa com eles - disparar samples, timbres, etc. Apenas poderiam ser sensitivos, na minha opinião.

A parte de programação também achei massa, dá pra fazer muita coisa em relação a layers, splits e etc, é bem flexível, e quem gosta de programar vai se deliciar com as possibilidades e com os menus bem desenhados naquele visor lindão.

É um teclado que eu compraria sem pensar se custasse uns 3500 reais ou 4000, no máximo. Pensando bem, por 5500 eu já não acho que valha a pena, pois por esse preço você pode garimpar um M3 ou um MotifXS usados, que são MUITO MAIS TECLADO, sem a menor comparação. É só achá-los em bom estado.

Minha maior crítica vai para o sistema de teclas, eu realmente acho que elas não condizem com o preço do instrumento, e vou além dizendo que a Roland não deveria colocar esse mecanismo em teclado algum. Talvez minhas impressões fossem outras se eu tivesse testado o FA-08.

Bruno Sousa Hulk
Membro Novato
# mai/14
· votar


Acredito que não ele puxa mais para o alumínio pelas fotos e vídeos que vi. Mas acredito que as teclas do 6 devem ser parecidas com a do JUNO-STAGE

Eraques Neto
Veterano
# mai/14
· votar


Não... é plástico mesmo, com certeza absoluta!!!!

É plástico Artref???

Bruno Sousa Hulk
Membro Novato
# mai/14
· votar


Acho que o negócio é comprar o Integra 7.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Roland FA-06/08