Qual pegar, Motif XF7 ou Kronos 61?

    Autor Mensagem
    jr_corintiano
    Veterano
    # set/12 · Editado por: jr_corintiano


    Olá, tenho um Motif Xs7 e um Juno Stage, e surgiu uma oportunidade de trocar esses 2 por um Motif Xf7 (R$ 9800 com hard bag) ou por um Kronos 61 (R$ 9900). Gostaria de saber qual tem o melhor piano, e órgãos, e também gostaria de saber qual se sai melhor no palco. Sei que tem alguns tópicos falando sobre os dois, mas nenhum achei a resposta que eu queria. Me ajudem ai, obrigado

    Se tiverem tbm alguma outra idéia o estilo que toco é gospel.

    pernalonga_uftm
    Veterano
    # set/12 · Editado por: pernalonga_uftm
    · votar


    jr_corintiano
    Olha isso vai muito de gosto... Você vai sentir falta das 76 teclas caso pegue o Kronos 61? A Yamaha costuma ser muito popular no meio gospel, porém acredito que o Motif XF vá ser substituído logo... diferente do Kronos, que eu acredito ficar pelo menos uns bons quatro/cinco anos no mercado. O Kronos tem samples internos, então os sons são amostras reais dos timbres internos. No Motif, são várias amostras que são modificadas através de filtros para criar os timbres, embora sejam muito realisticos, não são tão fieis quanto os do Kronos. Agora, no xf você tem possibilidade de 76 teclas... tem que pesar isso tudo... Eu? No teu lugar? Iria de Kronos 61, depois desembolsava uma grana boa em um controlador ou piano digital...

    Ps.: Ambos se saem muito bem no PA/Amplificação... e ambos tem pegada... são tops

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jr_corintiano
    Como não achou a resposta hehe, é o seu gosto pessoal que vai mandar aqui, são duas máquinas violentas, mas o Kronos é superior, em praticamente todos os aspectos

    Vai perder apenas para a sessão de Brass (original de fabrica) é inferior ao do Motif, e a sessão de arpejadores deste é mais completa, não vejo mais nada

    O que deve colocar na pauta mesmo, é se prefere 61 ou 76 teclas que é a grande diferença entre os dois modelos

    Eu pela facilidade do transporte e superioridade do key, ficaria, como já fiquei, com um Kronos 61

    neto souza
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jr_corintiano

    adquirí recentemente um motif xf6 e estou muito satisfeito, com todos os timbres, principalmente o piano. Pelo que sei a diferença entre o xs e o xf é só memórias, arpejos e alguns timbres que foram acrescentados, penso que se vc trocar estes 2 por apenas 1, vc vai sair perdendo pq o xs tem muitas possibilidades e o JS é tb uma boa máquina e tem a possibilidade de expansão, agora se fosse a opção kronos x 73 seria mais tentador. Tb toco gospel e imagino que nossa busca por timbres é semelhante, e o kronos por sua vez oferece mais recursos, porém ambos são tops.

    jr_corintiano
    Veterano
    # set/12 · Editado por: jr_corintiano
    · votar


    pernalonga_uftm
    Edson Caetano
    a respeito das teclas, creio que não terei problemas para me adaptar, embora tenha dois teclados com 76 teclas.
    Vocês acham que as teclas do Kronos de 61 será melhor que do Motif? Pois andei lendo em alguns tópicos, parece que as teclas do Kronos 61 não é lá grandes coisas.

    Uma outra opção que pensei, seria pegar uma Nord Electro 3, mais um Juno G ou um MOX6. Mas o ruim será transporte e ficar montando isso.

    Os sons que mais uso sâo: Piano, órgãos, e Warm Pad. Mas não posso ficar sem os outros efeitos, pq tecladista gospel, além de tecladista, é quem toca metais, e por ai vai.. hehe

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jr_corintiano
    Leu um monte de coisa de gente que nunca mexeu no Kronos, típico perfil de flamers da net, eu acho o teclado do K excelente, e o que dava problema, já foi substituido, isso mesmo, o keybed dos modelos 73 e 88 davam problema no lançamento do kronos original e este foi substituido em todos os novos modelos, não tem mais esta ocorrencia, então milhares de tópicos pela net estão desatualizados, e tem gente que ainda hoje manda esta info

    Agora se é melhor ou pior do que o motif, é pessoal, eu gosto muito das teclas de ambos

    Eu não mexeria no seu set para trocar 6 por meia duzia, e nada de juno G, Mox, vai decair de padrão porque? tem que ser de motif para cima

    Se o interesse é unico em timbres, eu esqueceria os works, e partiria para um Nord com certeza

    Artref
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Trocar Motif XS por XF pra mim é gastar um dinheirão e pegar algo levemente melhorado; não tem graça.

    Dê uma boa olhada no Kronos, isso SE você usa sampler, sequencer, se programa muito split, se configura efeitos e etc. Se nada disso faz diferença, você irá pagar por muita coisa que não vai usar. Nesse caso você deve olhar os dedicados: piano digital, ou esses Nords aí da vida.

    jr_corintiano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Artref
    Edson Caetano
    vocês conhecem o Electro 3? quantos tipos de presets ele tem de diferente, piano, órgaos, e o que mais?

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jr_corintiano
    Piano, EPs e órgãos e o que mais conseguir colocar de timbre sampleado na memória livre

    jr_corintiano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    entao posso expandir os timbres no nord?

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pode, ele tem 65mb livre para os multisamples que bem entender... Mas é bem pequeno isso, nãodá para inventar

    E tudo que vem carregado pode ser substituído pelos timbres do site e que cem incluídos no DVD

    Mas acredito que com o nord electro 3 você precise de outro key para fechar as brechas de timbres

    jr_corintiano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    isso era o que tinha pensado. Acho que a melhor opção então será trocar meus 2 teclados num Kronos, já que no momento não estou usando o Juno Stage, estou usando só o Motif, então já que estou usando somente 1 melhor ter um Top né? Ou vcs acham que eu ainda podia fica um pouco mais com o Motif Xs e o Juno?

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jr_corintiano
    Porque não um Júpiter 80 aí fica bonito heim

    O Kronos é excelente também, mas é um workstation bem complexo pode assustar...

    J.Dionatan
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Trocar os dois pelo XF7 não te acrescenterá praticamente nada. O ideal seria passar o Xs e voltar a diferença em dinheiro, mantendo o Juno Stafe e suas 76 ótimas teclas mais o Kronos.

    Tiago Teclas
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Kra trocar XS pelo XF é investir em um pouco mais (não vai fazer muita diferença) Kronos é uma tecnologia bem mais avançada, mais com samplers vc consegue muito timbre bom no Motif como terá no Kronos...
    Eu partiria para um Nord Electro 3 sem duvida !

    Maestron
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Motif XF/XS, Kronos e Juno são três teclados taãããããão diferentes... Sem falar na adrenalina de comprar teclados novos que é bom demais... Por isso tenha cautela, sugiro pesquisar muito, mas muito mesmo antes de ter uma decisão, pois é muita dinheirama em jogo para a maioria dos mortais... Nessas horas é bom apelar para a razão...

    Nunca toquei num Juno Stage, mas acredito que seja um teclado muito subestimado (um XS com um Juno é um belo setup), avalie seriamente a possibilidade de manter os dois por mais tempo, veja se consegue controlar o seu desejo por novidades, se não conseguir, passe para a fase da pesquisa intensa.

    A diferença do XS para o XF é muito pouca, memória flash, um pouco de timbres e padrões de arpejos a mais se bem que tem o dobro de memórias de onda... Mas você precisa mesmo desse upgrade no Motif?

    O Kronos está na dianteira da tecnologia, tem muitos recursos a mais que o Motif e um preço matador para o que oferece, mas na questão de timbre, fora umas evidências de cada lado, deve valer muito o gosto pessoal.

    Se leu meus posts nos tópicos referentes aqui, já estive numa dúvida cruel entre Kronos e Motif e a minha decisão foi estritamente pessoal. Uma das coisas que me afastou do Kronos foi o fato dele ser um computador em forma de teclado, isso pode até ser o futuro, mas me deixou apreensivo, pois era uma tecnologia muito nova e não era bem isso que eu queria, preferia uma workstation mais tradicional e de prestígio já garantido.

    Mas a decisão pesou mesmo foi na quantidade e qualidade de timbres do Motif (pois pude testar bastante) e na inigualável quantidade de padrões de arpejos (mais de 7000). O Karma do Kronos soa lindamente, mas eu não queria o arranjo do Karma em si, queria apenas combinar padrões melódicos, isso era bem mais provável no Motif. Minhas dúvidas acabaram.

    Pense bem e jamais tome uma decisão por impulso, passe se possível muitos meses pesquisando, comparando e pesando suas necessidades reais para no fim, tomar a decisão final, Boa sorte!

    silvG8
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Maestron
    Resposta bem equilibrada... gostei!

    jr_corintiano
    Veterano
    # set/12 · Editado por: jr_corintiano
    · votar


    eu pensei em trocar pelo seguinte, desde que comprei o Motif xs eu parei de usar o Juno Stage, e isso faz uns 20 dias, e como uso só 1 teclado e o Juno Stage está parado, daí pensei em pegar um melhor. O que acham seguro mais um pouco com o Motif Xs7 ou já pego um "melhor" Kronos ou Motif Xf?

    Pois essa troca que irei fazer será sem voltas, então não vou gastar e nem ganhar nada, será pau a pau.

    **gostaria de uma ajuda meio rápido, pois terei que ir pra SP no sábado, e se decidir trocar tinha que decidir até amanhã, então se puderem me dar umas ajudas ai, eu agradeceria, no caso vou testar lá os teclados, mas mesmo assim, gostaria de ir com uma ideia meio fixa

    jr_corintiano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Tiago Teclas
    já pensei em pegar um Nord Electro 3, mas a questão de timbres, me complica, pois tocar musicas gospel, tem que ter variedades de timbres e com o Nord, não terei isso. A não ser que pegue um teclado menor só para esses timbres que irão faltar, mas dai iria ter que pegar um Juno g ou MOX 6

    Maestron
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jr_corintiano

    Rapaz, no seu lugar, eu não me arriscava. Você acabou de comprar um tecladão como o Motif XS, ainda está descobrindo-o e é normal escantear o teclado antigo por um tempo. Pelas suas necessidades, não vale mesmo a pena trocar o XS pelo XF, então manteria o setup, manteria o Juno ainda por algum tempo... Sua compra foi muito recente e decidir assim na lata, com pressa, por sua viagem a SP, pode ser arriscado.

    Essa é a minha opinião, afinal são negócios de 10000 reais, isso exige muita cautela. Pode ser que você comprando o Kronos fique maravilhado e muito satisfeito (provavelmente), mas você só deve fazer isso se tiver absoluta certeza do que está fazendo, não tome decisões como essa na correria.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Concordo com o Maestron, mas acrescento

    - já que usa apenas um key, venda o Juno, com calma, para particular, vai arrecadar muito mais dinheiro

    - não perca a oportunidade de testar o Kronos, conhecer maquinas diferentes sempre é bacana

    - 20 dias com o XS não deu para ver nem 10% do que ele faz, eu ficaria pelo menos um ano com ele me aprofundando na arte do workstation

    - aí sim, daqui este tempo terá, quem sabe, mais modelos tops para arrebentar

    jr_corintiano
    Veterano
    # set/12 · Editado por: jr_corintiano
    · votar


    Edson Caetano
    voce tem o Kronos né? Me diga uma coisa, em termos de timbres tem uma diferença grande da linha Motif XS/XF? Falo em timbres e não em recursos que o teclado oferece.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jr_corintiano
    Em timbres de fábrica não tem uma diferença muito grande não, ambos são tops, ganha em alguns, perde em outros, principalmente nos metais e nas cordas, (guitarra) conforme o gosto pessoal, mas a grande sacada do Kronos é poder usar samples enormes dentro dele, então teoricamente, qualquer falha que você imaginar, pode ser corrigida com samples externos

    A memória do Kronos é de 3Gb, mas ele faz streaming do SSD, que são no mínimo 32 no Kronos classico, 64 no x e nos tunados pela galera, muitos tem 150, 256Gb , então imagina aoinde chega

    O Streaming é simples, o Kronos carrega uma pequena parcela do timbre na Ram e acessa o resto do SSD, sem latencia alguma, sem falha, e ainda mantendo os timbres nas trocas, ainda não chegamos numa razão exata, mas multisamples de 1,5Gb ocupam na RAM 75mb... apenas

    Isso hoje, em matéria de Sample é imbativel, aí meu camarada, você pode substituir todos os timbres do K, inclusive eu tenho os Samples do XS, se eu quiser um timbre do Motif, basta eu lançar na maquina

    As sanfonas eram fraquinhas, hoje as minhas são mega turbo, pouquissimos tem algo tão bom, os synths é todo o poder da Korg, os órgão de fábrica mal utilizaram o CX3, mas um pequena programação externa da Ksound, jogou estes timbres um patamar acima, a deficiencia mesmo timbral é nos metais, mas já estou correndo atrás de amostras para trabalhar

    Ou seja é um teclado com recursos violentos, edição até o talo, se aprender a mexer nele, é um teclado para a vida toda

    'Hoje só perde para teclados especificos de uma unica tarefa, top de linha, que se somados todos daria tranquilamente centenas de milhares de reais

    Dá água na boca né hehe, mas não se precipite, é uma máquina dificil de se lidar, pode assustar um pouco e afastar os que não tem paciencia

    jr_corintiano
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Amigos estou desde quinta feira, internado, assim, que voltar de alta, volto ao topico, mas quem puder ir ajudando ajude ai. Obrigado, em breve voltarei

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Qual pegar, Motif XF7 ou Kronos 61?