Procurando um VA Entry Level

    Autor Mensagem
    rpavflu
    Veterano
    # ago/12


    Recentemente comecei a me interessar mais por síntese, em parte por uma certa "onda" de tópicos sobre o assunto aqui no fórum.

    O problema é que sou iniciante no assunto e conheço apenas o básico do básico. Portanto, estou procurando um synth de entrada que me permita aprender mais sobre o assunto.

    A faixa de preço é de R$ 1500 a 2000 e o estilo de música seria um soul/funk/fusion anos 70.

    Os modelos são os Korg Microkorg e R3, Alesis Micron, Akai Miniak, Roland Gaia, M-Audio Venom e Novation Ultranova.

    Eu sei que alguns desses são bem mais difíceis de se ver por aí, mas incluí por estarem dentro do preço.

    Como iniciante, penso que talvez o mais indicado seria o Gaia, pela interface clara e com muitos knobs e sliders, mas penso que valeria a pena sacrificar um pouco a interface em prol de outro synth que, porventura, tenha um melhor som.

    É claro que os colegas que já tiveram contato com pelo menos alguns dos equipamentos e conhecem muito mais do assunto do que eu vão poder opinar melhor.

    Grato

    silvG8
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rpavflu
    A pouco tempo atrás estive sugerindo um equipamento deste nível a um colega através de email. Vou tentar colocar aqui pra você o que acho que vale a pena.

    De cara eu já elimino alguns: Korg Microkorg, Akai Miniak, M-Audio Venom.
    Dos modelos que você citou eu tenho preferência por 2 deles pela facilidade de edição: Roland Gaia SH-01 e Novation Ultranova. Os outros 2 tem uma sonoridade legal, mas acho que são muito chatos para editar e perde um pouco o sentido de ser um VA - faltam botões e knobs para usar.

    Pesquisei um pouco sobre o Ultranova para poder fazer a indicação a este colega. No final das contas, como ele queria algo com uma interface amigável, a dúvida ficou entre ele e o Gaia.

    O Gaia possui uma interface muito boa, com tudo bem na cara e é muito fácil de usar. De um modo geral é improvável que se consigo outro equipamento nesse valor com uma interface melhor. De qualquer forma, ele tem o problema de não enviar MIDI através dos sliders e é bem limitado em termos de edição mais profunda. Já tive um Gaia e conheço suas limitações... de qualquer maneira, é um bom equipamento.

    O Ultranova é pra mim a melhor escolha nessa faixa de preço. Não só é um bom equipamento em termos de acabamento como também em possibilidades de edição. É realmente bem mais profundo e permite coisas muito além do Gaia. Ele possui vários controles, coisa não existente no Gaia... tem vários destinos para modulações (acho que são 20), vários diferentes tipos de oscilador, roteamento, efeitos, etc. No geral é um equipamento mais completo mesmo. A interface é também muito simples e é possível aprender a usar o equipamento apenas de ver os vídeos.

    Acho que a escolha final é sua, mas o Ultranova é um equipamento mais completo e vai permitir a criação mais livre. Vale a pena ver/ouvir bastante cada um deles e de preferência conhece-los "pessoalmente".

    Se quiser dar uma olhada, tem um review do Gaia SH-01 no meu blog: http://synthway.wordpress.com . Basta entrar e procurar por lá, não deve ser muito difícil de encontrar.

    Boa sorte!

    rpavflu
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    silvG8

    Primeiramente, muito obrigado pela resposta. Já ansiava pela contribuição do colega e, como esperado, ela veio com muita competência.

    Por acaso eu estive pesquisando muito a respeito do Ultranova esses últimos dias. Gostei muito do visual, dos oito knobs (que, inclusive, podem alterar parâmetros só por toque) e o fato de que apertando o botão respectivo (osc, filter, lfo etc) os knobs passam a editar parâmetros relativa a esse item.

    A minha dúvida em relação a ele é que fala-se muito dele como boa opção pra quem toca estilos de música eletrônica. Será que seria para o meu caso? (acho que sim, pois eu creio que os sons dos estilos que eu mencionei não sejam muito complexos de se montar).

    A segunda dúvida é em relação ao suporte da marca aqui no Brasil. Não sei se a Novation tem representação aqui e fico com um pé atrás a esse respeito e também em relação a procedência dos equipamentos. Seriam todos trazidos do exterior por importação independente?

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    cara, se me lembro do painel de todos os V.A's sitados, o GAIA seria o que é mais fácil de trabalhar... gostei dos timbres de Trance que fizeram nele (uTube)
    mas para esse, não chegeui a ver...

    silvG8
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: silvG8
    · votar


    rpavflu
    De nada! :)
    A grande verdade é que todos estes VA atuais focam no mercado voltado para música eletrônica, porque é um público muito maior. Isso não quer dizer que o equipamento se limita a isso.

    O Ultranova possui recursos para produzir sons mais contemporâneos, focados em um público de música eletrônica/pop, mas também pode criar timbres mais "vintage", como cópias/simulações de Moog, Jupiter, e toda essa galera mais das antigas. Não espere uma sonoridade analógica destes equipamentos...



    De qualquer forma, acho que ele consegue fazer bem o que você quer sim. Quanto ao suporte, imagino que não tenha um representante aqui no Brasil como a Roland, mas provavelmente tem um importador oficial que redistribui os equipamentos para as lojas. A qualidade dele é muito boa, sendo que as teclas dos Novation são FATAR, uma das melhores do mercado. Não acho que é um problema que deve se preocupar... qualquer problema de fábrica a loja em que comprar é obrigada a trocá-lo. Representante é um problema para a loja e não para o comprador...

    rpavflu
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    silvG8

    Novamente, obrigado pela ajuda.

    É, parece que ele é a melhor opção mesmo. As suas respostas têm ido ao encontro do que eu já imaginava.

    Quanto ao vídeo, o japa é mestre. Hahaha. Já assistia a esses vídeos dele mesmo antes de aparecerem legendas em inglês

    waltercruz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    silvG8
    pq eliminar o microkorg logo de cara?

    silvG8
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    waltercruz
    Cara, o Microkorg é um saco pra editar e possui aquelas mini-teclas. Pra mim aquilo não é pra tecladista, então EU NÃO INDICO.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    silvG8
    é tão ruim assim? nunca pensei que fosse tão chato trabalhar desse jeito...

    Artref
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pelo amor de Deus tocar com mini teclas. Aquilo deveria ser proibido, hahahaha.

    Maestron
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    As respostas do SilvG8 já são mais do que completas, apesar de que eu não eliminaria o Microkorg assim tão de cara... rssss...

    Então só posso dar a minha opinião pessoal sobre VAs... Em primeiro lugar gostaria de dizer que gostei bastante do Ultranova... Já tinha lido uns reviews sobre ele, como o da revista SOS, mas nesse video aí acima gostei bem mais do que ouvi... Mas não achei tão fácil como o Gaia, por causa do menu, acho que nem se compara em termos de amigabilidade...

    Tenho o Gaia e o R3 (que é sonoramente bem diferente do Microkorg). Para aprender síntese, o Gaia é desparaaaaado imbatível. E justamente por suas limitações é mais indicado ainda para quem quer aprender... Sei sobre síntese menos de um décimo do que o SilvG8 e ainda estou começando a descobrir suas limitações rsssss( mas não me incomodam).

    O R3 é mais chato para editar, mas é bem fácil de entender e talvez aprender, tem menos polifonia, menos oscilador, mas tem um som bem diferente que eu adoro, sons sensacionais! Pelo menos para o estilo que eu sigo...

    Portanto a minha sugestão é pesar também o quesito "gosto pessoal do som" Sua preocupação sobre qual se sairá melhor com seu estilo "soul/funk/fusion" só será sanada satisfatoriamente com o teste ao vivo, as sugestões aqui pra o som são literalmente sem sentido... Testar, ouvir o som, experimentar tocar algo pessoal no instrumento... De repente, um instrumento que pouco considerava antes, se torna o favorito depois de testar o som!

    Boa sorte!

    Rogertronics
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu acho o Microkorg XL um dos MELHORES. Tirando as mini-teclas, a síntese é a mesma MMT do Radias, tem alterações das formas de onda SAW, pulse-width para SQUARE, tem 64 formas de onda PCM que podem ser utilizadas e uma coisa que eu acho fundamental num Synth de verdade:

    - Os dois osciladores e o gerador de ruído são mixados e mandados para os filtros (coisa que o gaia não faz!). Nesse caso, se quiser separar os osciladores para cada filtro, é só usar o modo paralelo

    - Os virtual patches simula o roteamento do sinal de várias maneiras, como faziam os synths analógicos via cabo.

    - Os filtros são aqueles LPF, BPF e HPF mas eles tem variações de rampa gradual e não estático.

    - O arpejador dele é simplesmente fantástico. Não consigo reproduzir seu sistema nem no Motif e nem no Fantom.

    - Os 128 timbres podem ser substituídos facilmente pelo editor ou podem ser mandados via MIDI por outro teclado.

    Eu acho na verdade que ele é mais um módulo do que um teclado por causa do tamanho. As mini-teclas servem pra usar durante a programação, mas pra tocar é um saco mesmo. No caso do Gaia, muitos forums dizem que as ondas são estáticas, não dá pra alterar a fase inicial, portanto, não dá pra simular realmente as flutuações de pitch características dos synths (no caso dos Fantoms e Junos tem como fazer isso, além do analog feel). Conclusão, o Gaia é mais intuitivo, o MicroKorg tem mais som , o Novation,,, ainda não testei.

    silvG8
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: silvG8
    · votar


    Maestron
    Sua resposta é interessante e bem válida. Com toda certeza, sonoridade é muito individual! Só acho que o R3 é vendido a bem mais que o colega procura, não? Deve sair por pelo menos R$2500...


    Rogertronics
    Cara, comparar um Microkorg com um Radias é quase uma blasfêmia! É como dizer que o SH-201 é semelhante ao V-Synth - nem em sonho!! Se parar pra observar mesmo, o pessoal inventa um monte de nome (ex.: MMT) pra mesma coisa. No final das contas todos esses sintetizadores utilizam síntese subtrativa.

    Eu concordo que ele pode soar melhor que o Gaia, mas é uma questão de gosto. Aliás, a parte mais fraca do Gaia são os osciladores (na minha opinião aquilo é PCM).

    Os osciladores serem mixados para depois ir pra um filtro em comum no Gaia é realmente um "defeito". Pra mim seria mais interessante usar os 3 filtros da forma que eu quisesse, encadeando de forma mais livre. Isso também não quer dizer muita coisa, pois o roteamento da maioria dos equipamentos é bem limitado. E os filtros do Microkorg são tão ruins quanto qualquer outro digital, não tem nenhuma diferença como você está falando.

    Quanto às teclas, o amigo acima procura um instrumento, não um brinquedo. Aquilo lá não é pra tecladista. É um equipamento de sucesso de vendas porque é o de escolha de guitarristas/baixistas/vocalistas que apenas querem enriquecer o arranjo.
    De forma alguma digo que é um equipamento ruim... se for pra ir atrás de um Korg, o R3 é bem mais negócio e muito mais instrumento. O problema é o preço (que ao meu ver, não é justificado - coisas da PRIDE).

    De qualquer forma, ainda acho que o Ultranova é infinitamente superior aos outros entry-level.


    rpavflu
    A dica permanece a mesma, mas dê uma boa lida na resposta do Maestron. Vale a pena testar tudo antes de comprar!! Leve um bom fone de ouvido!!!! :)

    waltercruz
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    o Chick Corea tocava com mini-teclas na década de 80 :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rpavflu
    pesquise sobre o MS-2000 da korg
    eu tenho e sou feliz
    não posso falar muito dos outros porque conheço mais de internet

    outro fato é que você tem que considerar em alguns V.A. é a polifonia
    por exemplo esse meu tem uma polifonia de 4 notas, ele tem pads muito bons, mas se você sonha em pegar um pad tocar duas notas oitavadas na esquerda, mais o acorde cheio I-III-V-VIII na direita, já estourou
    nessa você já tem que pensar, ou a esquerda vai pra outro teclado ou menos notas
    mas fora isso pensando em solos, 4 é muito

    rpavflu
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Maestron

    Concordo que a interface do Ultranova não é tão amigável como a do Gaia, mas ao mesmo tempo penso que talvez compensaria sacrificar um pouco esse aspecto em prol de uma qualidade sonora superior.

    Sobre a possibilidade de testar ao vivo, realmente seria o ideal. O problema é a dificuldade em encontrar estes modelos disponíveis para teste. O único que talvez eu consiga seja o Gaia.

    Rogertronics

    Minha restrição quanto ao Microkorg seria justamente as miniteclas, já que pretendo usá-lo como um segundo teclado ao vivo. Sobre a qualidade do som, realmente eu gostei do que ouvi do XL até hoje.

    fernando tecladista

    Parabéns pelo instrumento! Já tinha ouvido falar do MS2000 (inclusive acho que a engine do Microkorg foi "baseada" na dele, certo?) Mas a polifonia de 4 notas não seria suficiente pra mim. Eu precisaria fazer pads e strings, por exemplo.

    Mr Madruga
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    O Gaia é o que tem mais recursos simples, mas eu gostava bem mais do visual do antigo Roland SH-202, parece bem mais profissional e destruidor do que um VA branco com coisas coloridas que nem o Gaia.

    Shadad
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    silvG8
    Cara, o Microkorg é um saco pra editar e possui aquelas mini-teclas. Pra mim aquilo não é pra tecladista, então EU NÃO INDICO.

    Quanto às teclas, o amigo acima procura um instrumento, não um brinquedo. Aquilo lá não é pra tecladista.

    Artref
    Pelo amor de Deus tocar com mini teclas. Aquilo deveria ser proibido, hahahaha.

    Rogertronics
    As mini-teclas servem pra usar durante a programação, mas pra tocar é um saco mesmo.

    Eu entendo a birra de vocês com miniteclas, já pensei de forma parecida. Mas, por favor, me respondam uma coisa: quantas horas de experiencia voces tem com equipamentos que possuem essa característica?

    Não me levem a mal, sei que voces escreveram opiniões pessoais, mas acho que dizer que o Microkorg não é feito para tecladistas ou chamá-lo de brinquedo em razão das miniteclas ou dizer que as miniteclas só servem para podermos escutar os timbres quando estivermos progamando são afirmações exageradas e preconceituosas. Voces também acham essas coisas de acordeons e escaletas? Miniteclas não são um defeito, são uma característica e, na minha opinião, não devem ser encaradas como uma limitação.

    Digo isso porque possuo um Microstation a alguns meses e, com fins experimentais, fiz alguns shows usando somente ele. Foram 3 shows com 4 horas de duração cada, sempre tocando com as duas mãos nas teclas. Adimito que não é a mesma coisa que tocar com um teclado com teclas de tamanho normal o qual estou mais acostumado, mas não percebi muita queda no meu desempenho, apesar de eu não ser nenhum Raphael Vernet da vida. Claro, tive bastente tempo para treinar e me adaptar ao equipamento. Acho que é esse o segredo. Tempo! Nenhum tecladistas/pianista que só está acostumado com teclas de tamanho grande vai pegar um instrumento com teclas de tamanho não muito convecional (escaleta, acordeon, Microkorg...) e saír fazendo misérias, no bom sentido da palavra.

    Miniteclas foram feitas para tecladistas, sim! Talvez não tenham sido feitas para pianistas, mas aí já outra história. Acho que um tecladista não deve ser versátil somente nas técnicas e nos timbres que usa, mas também nos instrumentos com teclado que tocam. A definição de tecladista para mim é: "aquele que toca instrumentos com teclas".

    Shadad
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    rpavflu

    No início desse ano eu pensei em criar um tópico exatamente igual a esse, pois estava no mesmo impasse que voce. Acabei mudando de idéia e não comprei um V.A.

    Enfim, na época eu achei esse comparativo entre o Ultranova, o Venon e o Gaia:

    http://www.modulatethis.com/2011/06/novation-ultranova-vs-m-audio-veno m-vs-roland-gaia.html

    De acordo com as espeficicações, o Ultranova realmente é a melhor pedida e as vantagens reais do Gaia em relação aos outros 2 concorrentes são somente os controles e a polifonia.

    Os únicos V.A.s nos quais eu realmente toquei foram o Microkorg MK I, o Microkorg XL, o SH-201 e o Gaia. Nas minhas experiencias os Microkorgs sempre soaram mais "gordos" aos meus ouvidos. A edição pelo painel dos Microkorgs é realmente complicada mas, assim como o Ultranova, o Gaia, e quase todos os teclados de hoje, o Microkorg XL possui um software editor, o que torna a coisa bem mais fácil. É necessário estar com o teclado ligado ao computador para editar os timbres facilmente de uma forma mais profunda mas, cá entre nós, modificar muitos parametros dos timbres em tempo real e enquanto estamos tocando na vera não é uma coisa muito usual ou comum de se ver e ouvir. Em geral, o que os tecladistas costumam modificar ao vivo é só um filtro aqui e outro ali. E olhe lá! Por essa razão, não acho que a falta de muitos controles seja uma razão forte para deixar de comprar um determinado V.A.. Quanto a vantagem da intuitividade do Gaia, realmente ajuda muito. O Ultranova tem os botões dispostos de uma forma muito bem organizada no painel. Dá para saber direitinho por onde o som tá passando. Gostei disso!

    silvG8
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Shadad
    Cara, eu vim originalmente do piano, que toco desde os 12 anos.
    As mini-teclas são, na minha opinião, um brinquedo. Existe um motivo para as teclas dos instrumentos terem um tamanho padrão. Já vi gente aqui reclamando de achar as teclas do Juno-D pequenas, essas mini então...... acho que o músico deve utilizar instrumentos que permitem um conforto natural, e no caso de instrumentos de tecla, é fundamental que a mão fique confortável no instrumento.

    Não acredito que você esteja falando que toca naturalmente nas mini-teclas, apenas acho que está me dizendo que você conseguiu se habituar a tocar nelas, e, quando precisa de fazer alguma coisa mais rebuscada, volta para as teclas de tamanho normal. O que estou indicando ao amigo acima não é apenas um instrumento que quebra um galho como sintetizador e que precisará de um controlador, e sim um instrumento por si só.

    Acho importante também frisar que disse: EU NÃO INDICO. As letras maiúsculas são propositais, mostrando que é a minha opinião. O fórum existe para discussão de idéias, então acho válida sua colocação.

    Mesmo tendo pouca (quase nenhuma) experiência com equipamentos com essas teclas, acho que não permitem ninguém a tocar tão confortavelmente quanto utilizando teclas de tamanho normal. Na minha cabeça, as mini-teclas se adaptam bem aos dedos de crianças pequenas, e mesmo que para estudo destas, as mini-teclas são prejudiciais pelo fato de não exigirem um alongamento gradual da abertura dos dedos/mãos.

    Fica aí a minha opinião... não sei se todos concordam, mas é o que acho.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Procurando um VA Entry Level