Qual o melhor sintetizador para o meu caso?!

Autor Mensagem
tpaulsen
Veterano
# mai/12


Boa tarde, pessoal!

Gostaria da opinião de vocês, eu estava lendo o tópico abaixo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/248647/

Acho que o sintetizador que eu procuro seria com um propósito parecido com o do post acima. Eu tenho uma banda de rock alternativo/indie rock/ post punk etc. Só que a partir de agora eu quero criar composições mais eletrônicas com grandes influencias de anos 80, tais como o New Order, Kraftwerk, Depeche Mode e música eletrônica alternativa como o EBM e o industrial, um grande exemplo seria o Front 242/Skinny Puppy etc Queria apelar muito ao experimentalismo também, com uma boa possibilidade de som uma boa gama de efeitos etc... Eu andei lendo um pouco mas não entendo muito... Gosto muito de som vintage também, eu pensava em um Yamaha DX-7, curto muito a sonoridade de sintetizadores antigos muito presentes em todos os estilos dos anos 80. Mas eu vi que programar os timbres é um pesadelo, tem um pra vender aqui próximo da minha cidade com vários cartões de timbres, manual e tudo mais por uns 1300... Será que valeria a pena? Ou compro um mais moderno que tenha mais facilidade de uso com computador e dispositivos atuais... Tava vendo sobre o Korg Microkorg (esse novo) ele tem vocoder e parece beeem interessante também, e o tamanho é bem menor (interessante) mas ele tem menos oitavas... acho que umas 3 só... Isso faz muita diferença?

Tomara que eu não esteja repetindo tópico pois procurei muito aqui e não encontrei nada a respeito...

Fico no aguardo de vocês! Me dêem uma força!

Abraços!

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


tpaulsen
Não ficou claro, mas parece que você não toca teclado ainda, é isso? para tocar legal mesmo, o ideal é ter 61 teclas pelo menos, abaixo disso apenas como teclados secundários e complementos de set, se não irá ficar extremamente limitado, tanto quanto a harmonia como o range para o solo

O DX7 é díficil pra caramba de programar, mas já existem milhares, centenas de milhares de timbres prontos, mas é um teclado antigo pra caramba, com recursos bem limitados, não entraria nesta não

Microkorg, poderia ser interessante, mas as teclas são Micro, legal como um segundo teclado, como módulo, mas como teclado principal, eu não me adaptaria nunca com teclas tão pequenas

Com a grana que estou estimando que você tem, daria apenas para encarar os synths mais baratos, mas acredito, que alem dos timbres especificos que citou, gostaria dos tradicionais, strings, pianos eletricos, órgãos?? gostaria deles?? se sim, a saída seria Juno Di e Korg Ps60

Se for um synth mesmo, apenas para fazer sons de synth, algo bacana de preço baixo é o Roland Gaia.... de uma olhada

Complicado, o fator grana limita muito as opções, e vamos acabar caindo sempre nas mesmas opções, inclusive se considerar os usados

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


tpaulsen

Bem vindo ao clube... Também sou fascinado pela música eletrõnica da década de 80, vou mais para o lado de Jean Michel Jarre, Vangelis, Kraftwerk... Gosto também do Depeche, do A-ha e muitos outros em estilos parecidos...

Bom, você disse que está numa banda de rock, então pode ser que procure um synth rompler, que tenha bons sons de órgão, talvez eps... A melhor indicação seria o MM6 ou melhor ainda, um juno Di...

Já para a música eletrônica, seria muito melhor, um synth VA, que são sintetizadores próprios para criar sons de música eletrônica, como pads leads, sinos, efeitos... As melhores indicações seriam Roland Gaia (perfeito para iniciantes, pois não tem menus, tem apenas knobs, botões e sliders, o mais fácil para aprender síntese que existe), tem apenas três oitavas.. assim como o Korg R3 ou o microkorg, que tem as teclas pequenas.

Um synth com 3 oitavas não será problema se a sua intenção é apenas criar sons, aprender a sintetizar ou produzir música com uma DAW... Mas se vai tocar numa banda de rock, a depender das exigências da banda, três oitavas pode ser pouco, ainda mais o Microkorg que tem teclas pequenas (questão de adaptação)..

Quanto ao Yamaha DX7, eu não indicaria, é um teclado que vai depender de manutenção, não tem as facilidades tecnológicas de hoje, é difícil de programar... Sem falar que você pode ter o FM7 (o DX7 virtual) com tudo que tem direito e mais amigável. Bastando para isso um controlador... Reveja suas prioridades e escolha um desses ou ainda muitos outros a depender dos seus objetivos musicais

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


tpaulsen
Considere as respostas acima como parte da minha opinião.

Tive um Gaia SH-01 e o considero uma boa escolha pra esse tipo de som. O problema, que com o tempo você terá com qualquer sintetizador digital com o tempo, principalmente neste preço, é que ele é limitado em muitas coisas que são simples de serem feitas com softwares e que estão presentes em equipamentos mais caros.

A grande vantagem do Gaia SH-01 é que não somente é um equipamento pequeno, mas também possui uma sonoridade interessante e permite uma edição de forma didática. As suas limitações podem não fazer muita diferença para pois você pode utiliza-lo apenas como um controlador de softwares quando quiser alguma coisa diferente. Fiz um review completo e mais detalhado no meu blog: http://synthway.wordpress.com (tem um review e um pacote de timbres)

A desvantagem do Gaia é o pequeno número de teclas e quase impossibilidade de produzir sons de instrumentos rítmicos com qualidade (você até consegue alguma coisa, mas bem mais ou menos...). Tem alguns outros comentários sobre vantagens/desvantagens no blog.

Desaconselho o Gaia se você está atrás do som pronto. Se for assim, pegue um Juno-Di, o melhor instrumento da categoria no preço... vai vir com um monte de coisas prontas pra servir como base. Outro fator positivo, é que se algum dia deseja tocar com banda, etc. as 61 teclas te servem bem melhor. Você consegue ainda editar sons no computador.

O Microkorg tem um som até legalzinho, mas não suporto a idéia de tocar em miniteclas sempre. A portabilidade extrema pode ser um ponto positivo. O PS60 não aconselharia... pelo mesmo preço o Di faz muito mais.

Precisando de alguma coisa mais específica pode perguntar. Seria bom saber quanto você pretende gastar... dependendo do valor se consegue coisas bem melhores! :)

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


o pessoal fala bem do n364...

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Só pra complementar:
Uma opção economicamente bacana se você só pretende produzir é CONTROLADOR + SOFTWARE (se já possui um computador que permite).

Indico: Roland A-800 Pro ~R$1250

Vejo que os softwares estão evoluindo bastante e são uma boa opção pra quem quer gastar pouco. Obviamente, se for comprar tudo original, vai gastar uma nota, mas todos sabemos que o brasileiro apela para meios não muito corretos de adquirir as coisas (a la Jack Sparrow - ri muito quando li isso uma vez Edson).

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


kkk

tpaulsen
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano, é eu não toco teclado ainda, minha irmã tem um Casiozinho WK-1200 e eu sempre gostei de fuçar nele. Eu toco um pouco de guitarra e baixo mas eu gosto muito de teclado e sempre fui fascinado por Synths hehe. Eu tenho pouco pra gastar (não tenho na verdade, mas é o que o cartão de crédito permite, kkkk) pretendo gastar tipo no máááximo uns R$2.000,00 estourando.

Maestron, na verdade acho que vou usar o synth mais pra explorar as possibilidades compor bases eletronicas, baterias etc etc Ainda não sei se vou realizar performances ao vivo com ele

Inicialmente quero agradecer a ajuda de todos vocês! Achei bem bacanas as opiniões. Ouvi algumas demos do Roland Gaia e achei muito interessante, parece legal pra aprender mesmo!

Como o Maestron falou, eu só fico com receio de um dia me arrepender de não ter pego um Synth com mais teclas caso quiser alguma performance ao vivo então pra evitar isso talvez seja mais indicado um com mais oitavas mesmo...

Quais são as diferenças entre o MM6 e o Juno DI?
Qual é o mais versátil?

E em termos de possibilidades, versatilidade e criação qual é o mais bacana o Juno DI ou o Gaia? Eu queria ter certeza de que vou ter uma boa possibilidade de criação de sons e que estarei comprando um equipamento com bom custo benefício (até uns R$2.000,00, talvez pouquinha coisa a mais...)

Aguardo vocês de novo pessoal!

Abraços

tpaulsen
Veterano
# mai/12
· votar


Posso usar o Juno D como controlador também?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


tpaulsen
O Di é o mais versátil, tem todos os timbres, incluindo piano, orgao, strings, metais, madeiras, tem bateria, tem mp3, tem as 61 teclas, como vai estar começando, já vai estar com algo muito bom, ele tem melhores timbres do que o mm6, vale a pena tentar parcelar ele no cartão... Mas ele nao cria tantos sons assim, tem só basicamente uns 1000 timbres que podem ser editados levemente

Criar soms mesmo aí é com o Gaia

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


tpaulsen
De uma forma geral podemos resumir da segnte forma:
Gaia SH-01: ótimo para criação de sons sintetizados do zero a partir de formas de onda simples. 37 teclas - suficiente para gravações.
Juno-Di: teclado com timbres prontos suficientes para algumas gravações e permite uma boa dinamica num contexto de banda. 61 teclas.

Ambos servem como controlador e possuem possibilidade de transmitir áudio via USB (até onde sei).

Musica vida
Veterano
# ago/12
· votar


Olá pessoal, sempre acompanho forum mas apenas como observador, descidir me tornar membro e aproveitando o assunto aqui debtido ai vai uma pergunta mas antes falerei um pouco de mim, sou um guitarrista tecladista, toco em uma banda cover do Pink floyd e acabei me apaixonando pelo teclado , entao minha situaçao é a seguinte , meu equipamento hj é:
teclado M-audio 88 sx ( not book carregado de VST usando um pod Xt feijao como interface de audio) e um teclado roland Juno di.
O que acontece tocar com VST é legal mas da muito trabalho as ligações e etc, estou pensando em comprar um outro sintetizador pra ficar mais pratico, gostaria de dicas a respeito de um escolha, estive pensando no Roland Gaia e minha duvida é se ele ira me acrescentar algo em relaçao ao juno Di ?

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Com certeza acrescenta muito em relação ao Di, tem que ver é se você vai se dar bem com ele, o colega silvG8 acima fez um belo review deste equipamento vale a pena tentar achar ele na pesquisa

Maestron
Veterano
# ago/12
· votar


Como disse o Edson, acrescenta muita coisa, principalmente por ser um teclado de outra categoria, a categoria os VAs (Virtual Analogic). Ou seja, é um teclado que simula os analógicos dos anos 70, não tem som de piano ou instrumentos acústicos, é voltado para a música eletrônica. O maior diferencial dele é a facilidade para aprender síntese.

Se é isso mesmo que está procurando, pode ainda comparar com outros VAs, como Microkorg, Korg R3, Ultranova... Que estão numa faixa de preço relativamente semelhante e têm algumas diferenças entre os recursos...

silvG8
Veterano
# ago/12
· votar


Musica vida
Acho que acrescenta sim! Ultimamente tenho indicado o Novation Ultranova para este fim, que é um equipamento mais completo e permite a criação de sons mais interessantes sem perder a interatividade. Dê uma pesquisada sobre ele e tente ouvi-lo antes de se decidir pelo Gaia.

Musica vida
Veterano
# ago/12
· votar


Pois é Edson Caetano eu li o review do silvG8 , por sinal muito bom estar de parabéns. Minha pegada nao é muito pra musica eletronica Maestron quero sons ''vintage'' e ja faz um tempinho q eu estou nessa duvida sobre montar um set pratico que me de um leque de sons com qualidade pelo menos Media, Agora que eu fiquei com a pulga atras da orelha quando li um pouco a respeito do Novation Ultranova culpa silvG8 rs.
Comprar equipamento é uma coisa tao dificl aqui no Brasil, pagamos caro entao fazer escolhas erradas é complicado por isso conto com os conselhos de v6 meus amigos para uma descisao sem arrependimentos, oq me dizem desse esquema ?

M audio 88sx + ( um bom modulo de pianos acusticos e eletricos) a questao qual modulo ?

roland juno di irei trocar depois por um M50 (61) para fazer cordas , orgaos , pads em geral esses sons e algumas perfomaces ( mas irei perde algo importante no juno di que é o MP3 play onde solto os samples das musicas e ainda nao sei a saida para esse caso.....

Roland gaia ou Novation Ultranova ? como um sint V.a ( culpa do silvG8 )

Bem amigos gostaria da opiniao e sugestoes de v6 sobre o set, as possiveis mudanças e upgrade, lembando q meu estilo de som é( pink floyd , A-ha, Yes, duran duran , michael jackson ) gosto dos sons de teclado dessas ''bandas'', e pra finalizar quero agradeçer os comentarios passados de todos.

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


Musica vida
bem cara... o GAIA é mais fácil de se mexer... mas o Ultranova tem aftertouch....
se me permite lançar um novo instrumento na lista... o SH-202, modelo anterior ao GAIA, me parece melhor para vintage....

silvG8
Veterano
# ago/12
· votar


Musica vida
Cara, indiquei o Ultranova pra um visitante do blog e ele gostou muito do que recebeu. O Ultranova é mais completo, permite criar sons muito mais interessantes que o Gaia, possui mais possibilidades de modulação e controles, etc.

Existem vários motivos para hoje eu estar indicando este teclado e não o Gaia. Eu mesmo já pensei em comprar um pra mim... não comprei porque não preciso e vou gastar 2k com outra coisa (possivelmente monitores).

Sempre indico este vídeo pro pessoal ouvir:
http://www.youtube.com/watch?v=7Y-3-4gvxhs

Qualquer coisa é só perguntar...

Musica vida
Veterano
# ago/12
· votar


silvG8 muito obrigado pelo seu ponto de vista, ele pra mim é muito importante pq sei do seu conhecimento no assunto, realmente estou no gas de melhorar o set ,qual seu conselho em relaçao aos meus outro 2 teclados (juno di e m-audio 88sx )? Sobre o V.a depois de ler, ver videos e comparativos é totalmente notavel a vantagem kilometrica que o Nova tem a respeito do Gaia. Agora fica a duvida trocar o juno di por um korg M50 61 ou um Yamaha M0x6 ? E o que fazer com o M-audio 88sx , aproveitar suas teclas e controlar a possivel escolha ( m50 - Mox6 ) ou se desfazer dele e do juno di de vez ? Todos fiquem a vontade para opinar e um otimo domingo.

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


Musica vida
korg M50 61 ou um Yamaha M0x6
essa é a briga do seculo..lol

E o que fazer com o M-audio 88sx
ele tem teclas pesadas? se não tiver, pode vender e comprar um teclado com Hammer Action...

Musica vida
Veterano
# ago/12
· votar


korg M50 61 ou um Yamaha M0x6
essa é a briga do seculo..lol

kkkkkkk vc tem razao..... Tears Of Fire

o M- audio 88sx possui teclas semi pesadas bem confortaveis e aftertouch.

Pense em um dilema........rs

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


kkk
esse 2 não possuem...
pode procurar um modulo... sei lá.. tipo o Motif Rack... ou o Fanton Rack... devem custar o mesmo que o MoX e o M50... e você usa o 88sx para controlar...

Musica vida
Veterano
# abr/13
· votar


É dei uma sumida andei comprando umas coisas e acho q agora estou começando a pegar o rumo das coisas, nao comprei nem um dos teclados que cogitei a nao ser o Gaia, acabei comprando agora o jupiter 80 to muito satisfeito mas estou aprendendo a mecher profudamente nele, a parte boa é essa mas fiquei intulhado de teclado

Prokeys 88sx M-auido
juno di
alesis Qs 0
roland gaia
jupiter 80

Maestron
Veterano
# abr/13
· votar


Musica vida

É... Também estou entulhado de teclado... Em primeiro lugar, parabéns pelo Jupiter 80, você certamente tem um monstro nas mãos e um belo set...

Minha intenção com teclados é buscar sonoridades diferentes, gosto muito da criação timbrística, sons não-convencionais, sons em quantidades!!! Me perder em possibilidades... Gosto da personalidade de cada um dos meus teclados, coisa que nenhum VSTs substituirá... Adoro ter um monte de Knob pra mexer em tempo real... Por isso mantenho a maioria dos meus teclados, só um deles penso em vender, não me acrescenta muito, o total de teclados que tenho são seis.

Se você tem esse tipo de objetivo, dê um jeito de manter seus teclados com você, se não tiver, venda o que não precisa e invista em outros equipamentos, ao menos é o que eu faria.

El_Cabong
Veterano
# abr/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Musica vida
Eu não ficaria com 5 teclados !! Não sei, mas eu gosto de ter tudo em um, pois é mais prático para transportar, para montar o set, para tocar ao vivo, etc ...

Por exemplo, eu venderia os 5, e compraria um TOP:
Ou um Korg Kronos 61, ou um Yamaha Motif XF6 (os TOPs de 61 teclas são bem mais baratos).

... Depois ...
... Se eu quisesse ter em casa todas as teclas de um piano, aí eu pensaria em comprar um controlador Midi do tipo M-Audio Keystation 88es (custa R$ 999), para plugar em midi no de 61 teclas.

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


Musica vida
Vou falar em nome dos que tem muitos teclados tambem hehe

É assim, hoje, eu sou muito preguiçoso, não tenho paciencia de montar set em casa, desmontar, montar, ensaiar, demontar e montar tudo em casa novamente, não tem jeito isso eu não faço mais

Então acontece o seguinte, preciso ter 2 sets, um para ficar em definitivo dentro de casa e outro para ficar andando na rua...

Eu, EU, faria assim...
Compraia um Hard Case cabuloso e colocaria o JP80 aí dentro e saíria feliz da vida para a rua com ele, só ele, sem mais nenhuma firula, quem sabe alem do sustain, um foot e um expression, só isso e nada mais

Em casa, como já tem o equipamento, montaria um Set aliado ao computador, então ficaria o Prokeys e o Gaia, ideal para suas experiencias sonoras, facilidade para gravar, usar VSTs

E certamente o Di e o Qs vão rodar nas mãos de outros músicos, venderia eles...

Ou mais radical, como o colega falou aí em cima, venderia tudo menos o JP e investiria em um work top para casa como o Motif e o Kronos, na versão de 61 teclas o dinheiro iria quase dar para um usado (Avalio para vender rápido em uns 5 mil tudo), por 6mil encontra XF, M3, muita maquina violenta para você, com habilidade e sorte porque não trocar todos por um top

Fica a dica e boa sorte

waltercruz
Veterano
# abr/13
· votar


Edson Caetano

Igual eu. Eu to na base dos controladores né, então o A800pro é pra rua, e tem um Korg K61p que fica montado direto em casa, que é o que uso pra programar timbres, tocar, etc. Só ligo o A800 pro em casa quando quero mapear alguma coisa diferente nele.

Thallyz
Veterano
# abr/13
· votar


Musica vida
Eu não ficaria com 5 teclados !! Não sei, mas eu gosto de ter tudo em um, pois é mais prático para transportar, para montar o set, para tocar ao vivo, etc ...

Por exemplo, eu venderia os 5, e compraria um TOP: ou um Korg Kronos 61, ou um Yamaha Motif XF6 (os TOPs de 61 teclas são bem mais baratos).

Depois, se eu quisesse ter em casa todas as teclas de um piano, aí eu pensaria em comprar um controlador Midi do tipo M-Audio Keystation 88es (custa R$ 999), para plugar em midi no de 61 teclas.


Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


waltercruz
Não temos nem tempo direito para viver, perder este precioso item montando e desmontando hardware é um saco hehe

Estou indo tocar com meu E66 na caruda, teclado de mais de 20 anos, fica quietinho no bag a semana toda, na hora do ensaio já está tudo preparado, é só pegar o tablet ou note e ir para o som

Estou enxugando ainda mais... pena que não dão $$ o que a gente pede, mas a minha meta é para botar um analógico na vaga nova hehe

El_Cabong
Veterano
# abr/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Atualmente eu tenho só um teclado: um Yamaha Motif XS7, mas eu acho ele muito grande e pesado para andar prá lá e pra cá, ...
Dentro do meu carro ele não cabe. Só cabe no porta malas com um dos bancos traseiros rebatido.
_________________

Meu sonho é trocá-lo por um Yamaha Motif XF6 com 2 pentes de memória FL1024m (que seria o meu teclado portátil para levar pra todo lugar)
e depois compraria um M-Audio Keystation 88es para montá-lo em casa, e plugar em midi com o XF6, para ter em casa todas as 88 teclas de um piano.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor sintetizador para o meu caso?!