Pensando em aprender teclado

Autor Mensagem
Gus79
Veterano
# fev/12 · Editado por: Gus79
· votar


Alex guitar man
O que é preciso pra ligar uma guitarra ao vivo?
-Cabos de boa qualidade;
-Pedaleira ou set de pedais;
-Simulador de altofalantes para não detonar o som da guitarra;
-Um direct box;
-Extensão pra fonte dos pedais ou pedaleira e simulador de falantes (as tomadas ficam longe de proposito!).


O que é preciso para ligar um teclado ao vivo?
- Cabos de boa qualidade
- Set de pedais (eu, pelo menos, uso)
- Direct box é recomendável
- Extensão para a fonte dos pedais (ou lembrar de trocar as baterias)
- Estante de teclado
- Banquinho de teclado
- Filtro de linha / no break

O que é preciso na guitarra pra ter um bom timbre?
- bom guitarrista;
-guitarra boa (captadores, madeira, cordas etc);
- Pedal ou pedaleira boa;
-Simulador de falantes otimo;
- Se precisar, amplificador bom.


O que é preciso no teclado para ter um bom timbre?
- bom tecladista
- teclado bom
- amplificador bom / PA bom com técnico bom

Amplificação da guitarra, o quanto influencia no timbre?
90% do timbre da guitarra é o amplificador, a guitarra é crua, o amplificador que vai cozinhar o som. Por isso que a guitarra não pode ser ligada direto na mesa.


Amplificação do teclado, o quanto influencia no timbre?

100% do timbre do teclado depende do amplificador, pois é do amplificador que sairá 100% dos sons do teclado. Teclado de 10.000 reais em amplificador multiuso mata o timbre.

Manutenção da guitarra, o que é feito? De quanto em quanto tempo?
-Troca de cordas (3 meses + ou -);
-Regulagem de braço;
-Limpar as cordas após tocar.


Manutenção do teclado, o que é feito? De quanto em quanto tempo?
Anualmente, recomenda-se a abertura do teclado para limpeza das teclas e dos contatos.
De cinco em cinco anos recomenda-se a troca da bateria interna.

Cuidados com a guitarra?
-Cuidado com a posição em que ela vai ficar;
-Não deixar em lugares umidos;
-Não colocar quáquer corda (pode empenar o braço);
-Transporte adequado;


Cuidados com o teclado?
- Cuidado com a posição em que vai ficar
- Não deixar em lugares úmidos
- Não colocar em qualquer estante
- Cobrir as teclas quando não estiver tocando
- Somente ligar com filtro de linha / no break

E na hora de embora?? > essa é nova!
Geralmente é rápido, mas quem ganha não é a guitarra e nem o teclado. É o baterista!


E na hora de ir embora?
Dependendo do teclado ou do set de teclados, o tecladista tem equipamentos muito mais pesados e em muito maior quantidade que o baterista.

Em suma: se você acha que tocar teclado é só chegar, ligar o cabo para a mesa de som e sair tocando, é porque nunca tocou ao vivo com banda em projeto sério. ;)

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Amplificação do teclado, o quanto influencia no timbre?

100% do timbre do teclado depende do amplificador, pois é do amplificador que sairá 100% dos sons do teclado. Teclado de 10.000 reais em amplificador multiuso mata o timbre.



90% do timbre é porque 10% esta na guitarra!

Liga a guitarra em um multiuso tmb, vira uma gororoba!

Jube
Veterano
# fev/12 · Editado por: Jube
· votar


Já vimos que ambos os instrumentos são "complicados" na hora de ligar, mas e tocar?

Toque um C
Teclado: Aperte a tecla C
Guitarra: Procure o C e sua respectiva altura, posicione o dedo pressionando a corda contra o traste, posicione a outra mão segurando a palheta encima da ponte, palhete

Trocando sample
Teclado: selecione o desejado
Guitarra: troque de instrumento

Aprendendo a utilizar suas funções:
Teclado: leia o manual de 1000 páginas
Guitarra: Não tem segredo, uns 4 knobs, uma chave para mudar a captação e uma alavanca.

Cuidados basicos
Teclado: limpe, guarde em local protegido
Guitarra: limpe, troque de cordas, afine, guarde em local protegido e muita atenção ao braço.

Em caso de queda:
Teclado: Ataque do coração
Guitarra: Ataque do coração

Fazer base e solo:
Teclado: Mão esquerda harmonia, direita solo
Guitarra: Seja asiatico e aprenda chord melody

Na hora de comprar:
Teclado: Ta brincando que um circuito do tamanho do rádinho am de casa com algumas teclas custa 2000 reais?!
Guitarra: Ta brincando que esse pedaço de pau com cordas custa 2000 reais?! O que?! ainda precisa de amplificador?!

Na hora de vender:
Teclado: Paguei 2000 e vo vender por 1000 antes que não valha 10 reais amanhã, santa unjustiça.
Guitarra: Uma boa madeira, daqui 10 anos é uma reliquia que vale 10.000.

Meio superficial, mas é o que eu lembrei, ainda fico com a guitarra na dificuldade!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Em caso de queda:
Teclado: Ataque do coração
Guitarra: Ataque do coração


Nossa mano, hahaha!

J.Dionatan
Veterano
# fev/12
· votar


Só o fato de não ter que afinar teclado já vale a pena.. Vejo o quanto a galera das cordas penam com isto rsrs.
Mas que só fica o batera depois de mim no palco só fica...

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Aff, para, o vocalista é o que mais sofre com equipamento.


[para os lentinhos, eu estou sendo sarcástico]

Gus79
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Mas o vocalista é o que mais exige do equipamento mesmo.

Com o diferencial que se quebrar não dá pra comprar outro.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Gus79:


Valeu, eu não tinha pensado por esse lado :S

F1GHT3R
Veterano
# fev/12
· votar


Galera ainda não decidi ainda, não vou abandonar a guitarra so vou dar um tempo, olhem so minha situação eu tenho 17 anos, estou trabalhando num mercado de segunda a sábado das 8:30 as 5:20, e de quebra agora vai começa as aulas ai se eu não tinha tempo para nada agora não vou ter mesmo, vou ir direto do serviço para a escola e vou sair dela as 11:00, isso desanima qualquer um que queira tocar, nos domingos que vou ter um pouco de tempo e não da para ficar com fazendo o santo barulho que eu queria, e eu já tava afim de aprender a tocar teclado, acho que o teclado incomoda menos e tal... se de um lado eu penso isso de outro meu lado de sensatez acha que vou compra e não vou conseguir aprender e apenas gastar dinheiro, aff vou ficar maluco o que vocês achão

guibarcelos
Veterano
# fev/12
· votar


vou repetir oque ja escrevi aqui

F1GHT3R

quer um conselho?tenho a sua idade 17.toco teclado a 8 anos.
sempre fui apaixonado pelas teclas e ano passado por impulso comprei um saxofone.é lindo tmb.mas me arrenpendi por não ter tempo(comecei a trabalhar e agora vem a faculdade)musica pra mim é apenas hobby não planejo nada profissional a não ser tocar na igreja.

o pior e que eu sei que isso e coisa da minha cabeça, não sei se compro uma guitarra melhor, se compro um teclado?

é isso que falei...você terá tempo pra estudar teclado ou pagará caro pra deixá-lo encostado na sua casa?pense nisso.se tem(tempo) e vontade de aprender você conhecerá o melhor mundo instrumental(na minha humilde opinião o mais encantador e apaixonante de se tocar)

espero ter te ajudado...pois igual ao teclado(pra você) foi assim com meu sax ano passado(ta aqui encostado e eu sem tempo de estudá-lo)

Jube
Veterano
# fev/12
· votar


F1GHT3R
To de folga agora parceiro. Mas durante todo o ano eu estive trabalhando e estudando a noite, fora outras tarefas como amigos, garotas e familia, mesmo assim não deixei de estudar teclado e guitarra. Esse ano além de tudo o que eu já citei, resolvi cair de cabeça em alguns cursos e-learning. Mas mesmo assim não largarei mão de minhas paixões tecladisticas e guitarristicas. Se bate vontade de compra, manda ve rapaz.

F1GHT3R
Veterano
# fev/12
· votar


Jube
vlw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pensando em aprender teclado