Pensando em aprender teclado

Autor Mensagem
J.Dionatan
Veterano
# jan/12
· votar


kkkk

Ta parecendo Facebook já!!!

macaco veio
Veterano
# jan/12
· votar


no teclado:
bend no pitch bend
vibrato no aftertouch
ligadura no portamento.

não é mesma coisa, na guitarra ta ali no dedo com ela clean, e não no eletronico que depende do timbre e do som que se coloca e no caso de bend precisa da outra mão. A vantagem que acho do teclado é que eu por exemplo tenho uma mão esquerda muito boa, nunca como a do cara do tres do rio que vi fazer, mas consigo fazer varios baixos e contrasolos com ela enquanto improviso na direita.
Ja na guitarra, que dediquei minha vida no violão classico, toco bem, mas nunca consegui chegar a Stanley Jordan ou Tommy Emanuel, que são unicos que fazem uma guitarra parecer duas. O resto so faz barulho de distorção. Isso eu faço brincando.

Jube
Veterano
# jan/12
· votar


Não estou puxando a sardinha para o "meu" instrumento. Quanto ao teclado e a guitarra, se me perguntar qual eu prefiro, fico encima do muro, embora eu treine mais a guitarra, faço mais trampos com o teclado. Só queria deixar meu ponto de vista para o colegas, já que me encaixo no perfil do companheiro com duvidas, já que tento aprender ambos os instrumentos.

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


macaco veio
se pensar em teclado comum, até concordo com você, mas teclado vai alem... pega um synth analógico e vai sentir todo o poder do som na pontinha dos seus dedos, vai pegar um piano real e sentir todo o feeling que um instrumento desse proporciona, e detalhe, sem nenhum fiozinho elétrico, sem nenhuma plaquinha de circuito, pre-histórico né, nada eletronico hehehe

Jube
Você manda bala nos dois instrumentos, um dia eu chego lá na guita para encarar as jams com ela, pena que depois de estudar teclado, estudo baixo, estudo a daw, fico no fcc, depois vou para o violão, dou umas batidas na percussão e finalmente chego na minha strato hehehehe já viu que vou longe com ela, posso chegar a roma com ela debaixo do braço hehe

Nathinho
Veterano
# jan/12
· votar


Cara não sou nenhum profissional, tenho 16 anos e comecei com 9 no acordeon, mas eu toco teclado, guitarra, baixo, batera e acordeon (sou o famoso faz de tudo(substituto de tudo) da minha Igreja), tenho uma Memphis Tagima, aquela mais baratinha, e um PSR 225 com um pedalzinho de sustain que fiz com um grampeador, sei que é um equipamento abaixo do mínimo mas é isso que eu tenho e uso na igreja(ultimamente toco teclado 2 anos no PSR 225). Muitos aqui falaram de equipamento e tal'z... Isso interfere sim, mas a sua dedicação é o faz a diferença!

Daqui um tempo vou comprar um Yamaha S-03 e um baixo (pra substituir quando o baixista faltar), pois a guitarra agora fica com meu irmão.

Espero ter te ajudado.

F1GHT3R
Veterano
# jan/12
· votar


Vlw Gente vocês me esclarecerão muitas duvidas, e a conclusão que acho que cheguei e que não importa o instrumento, as possibilidades são infinitas, e que para um leigo como eu sobre teclado vejo as coisas superficialmente, e sei que o teclado e muito mais do que meus olhos e meu ouvidos podem perceber. agradeço desde já

J.Dionatan
Veterano
# jan/12 · Editado por: J.Dionatan
· votar


o teclado e muito mais do que meus olhos e meu ouvidos podem perceber

Excelente definição !!!

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Lord fafe:

De quem exatamente você esta falando?


Ué "se a carapulsa serve..." A propósito, uma pessoa com um nick desses deve ñ saber mesmo de teclado...

Alex guitar man
Veterano
# jan/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Lord fafe:

Isso não é começo de uma briga né?



Eu Toco violão, baixo, teclado e guitarra, mas meu foco principal é a guitarra.


Nem um momento eu critiquei o teclado, eu só falei que a guitarra é mais complexa em equipamentos, se você acompanhar o tópico direitinho, parte por parte, vai ver que eu fiz uma comparação. Inclusive eu tive que fazer apresentações com a guitarra e teclado, e posso dizer que foi muito fácil ligar o PSR 510 meu, do que a minha guitarra.

A guitarra não precisa de equipamentos porque o guitarrista quer, ela é um instrumento muito vulnerável e dependente.

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Vei para de falar do que vc ñ sabe... Vc então quer comparar sua guitarrinha, que provavelmente é top com um PSRzinho??? Sabia que vc ñ sabia do que estava falando!!!! Vei o teclado é tão dependente de artifícios quanto a guita!!! Isso depende do nível de som que vc quer tirar...

macaco veio
Veterano
# jan/12
· votar


Edson Caetano
com certeza, a mim mais me agrada tocar syntetizador e orgão onde eu posso ter feeling atuando nas teclas. O instrumento que menos me encanta é o piano real puro, porque tocou a nota ali é aquela, quase nada mais pode ser feito, quero expressar um vibrato ou um bending que sinto que o solo precisaria e não sai, não tem como, ja no violão puro sai. São as limitações de cada instrumento.

J.Dionatan
Veterano
# fev/12
· votar


PSRzinho???

Epaaa!!! Eu também tenho um PSR 510 :-(

Fight!!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Lord fafe:

Minha guitarra não é top, nem chega perto.
-
Vamos ao resumo, responda essas perguntas (se faltou algo acrescente):

Vamos pular a areá de Efeitos, isso vai de musico pra musico, mas na guitarra é vital pelo menos Clean e distorção.

Quero fazer uma "comparação sem compromissos"


O que é preciso pra ligar um teclado ao vivo?



O que é preciso no teclado pra ter um bom timbre?



Amplificação do teclado, o quanto influencia no timbre?



Manutenção do teclado, o que é feito? De quanto em quanto tempo?



Cuidados com o teclado?

Lord fafe
Veterano
# fev/12
· votar


O que é preciso pra ligar um teclado ao vivo?



O que é preciso no teclado pra ter um bom timbre?



Amplificação do teclado, o quanto influencia no timbre?



Manutenção do teclado, o que é feito? De quanto em quanto tempo?



Cuidados com o teclado?


Minha resposta é a mesma!!!
Isso depende do nível de som que vc quer tirar...

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Lord fafe:

Eu digo que o teclado esta "pronto", agora a guitarra é crua!

Sem os "equipamentos" ela é "nada".

Lord fafe
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Pra mim isso tbm se aplica ao teclado, ñ consigo tocar sem pelo menos pedal e note... Mais é o q eu to te falando!!! Cada um tem sua cocepção!!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Lord fafe:

Ta chegamos a conclusão que depende de cada musico.

Ok! End of Fight!!

Flw!

Lord fafe
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Ok! End of Fight!!
kkkkkk Finalmente KKKKK

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Lord fafe:

Que teclado é o seu? ou quais?

Lord fafe
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Ao vivo ultimamente to usando só o E403 + note, mais em casa ainda tenho SP76 e MM6

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Lord fafe
Vamos esticar o assunto hehe

Chegar com apenas 01 único teclado para um evento, realmente é a coisa mais simples do mundo, mas díficilmente é assim que rola

O que é preciso pra ligar um teclado ao vivo?
- Uma fonte de energia confiável, um nobreak ou excelente filtro de linha, frescura?? vai que dá uma sobrecarga na rede precária e você perde tudo??
- Cabos, muitos cabos, de boa qualidade, voce não vai querer virar uma antena de ruido usando cabo meia boca né
- Suporte (Stand) de confiança, ou vai confiar naquele palco safado ou na movimentação de pessoas ao redor
- Extensão decente, ou acha que a tomadinha do teclado vai estar naquele cantinho que você imagina
- Um par de DI funcionando, se tiver vários canais, um bom mixer
- ferramentas básicas para pequenas intervençoes ou consertos, lanterna

Ufa só isso hehe

O que é preciso no teclado pra ter um bom timbre?
Um teclado/módulos/softs decentes, um bom tecladista, e boas edições, só não precisa afinar, mas tem muita coisa a se regular

Amplificação do teclado, o quanto influencia no timbre?
TUDO... teclado mal equalizado, sem peso, facilmente é encoberto por todos, simplesmente some

Manutenção do teclado, o que é feito? De quanto em quanto tempo?
É um equipamento eletronico, tem que se ter os mesmo cuidados que qualquer eletronico, não deixar em locais muito umidos, muitos quentes, não deixar cair, proteger de poeira, pano umido para limpar a carcaça, o básico, se cuidar vai ter um teclado por décadas, nosso luthier é um técnico de eletronica hehe

Cuidados com o teclado?
Transporte, essencial, ser em um case no mínimo semi rígido, o meu é hardcase feito por mim, compensado de 15mm todo revestido internamente com espuma, o transporte é o principal cuidado

Por isso que tem que ver a realidade de cada um antes de generalizar,, eu com meu set é uma verdadeira mudança, é muito maior ainda do que eu descrevi acima, é muito mais coisa ainda para montar, muitos detalhes, muitos detalhes mesmo, agora o guitarrista, pega sua guitarra, pluga na pedaleira, dois cabos e pronto, em menos de 15 minutos já está paquerando as gatinhas, tomando breja, e eu me matando

E na hora de embora??
nem sombra de ninguem, tá lá eu sozinho com um equipamento que ultrapassa 20k implorando pela ajuda de uma boa alma para ajudar... torcendo para o carro não estragar, porque vai abarrotado até o bico

Enquanto isso, o guitarrista, já embalou seu instrumento, falou que ia embora com a gatinha, oou vomitar em algum canto a cana, e ainda pede para eu levar o seu equipo hehehe

Realidade do tecladista é mole heim hehehe

Jube
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano
Você manda bala nos dois instrumentos, um dia eu chego lá na guita para encarar as jams com ela, pena que depois de estudar teclado, estudo baixo, estudo a daw, fico no fcc, depois vou para o violão, dou umas batidas na percussão e finalmente chego na minha strato hehehehe já viu que vou longe com ela, posso chegar a roma com ela debaixo do braço hehe

Fico feliz com a citação! Eu to com vontade de incluir um baixo nos estudos hehe. Teclado, guitarra, daw e baixo!

Piano ON GRACE
Veterano
# fev/12 · Editado por: Piano ON GRACE
· votar


então eu estou pensando em aprender a tocar teclado, ai quando eu tiver com uma condição financeira melhor eu volto para guitarra

Errou aí. Teclados custumam ser bem caros!

Piano ON GRACE
Veterano
# fev/12 · Editado por: Piano ON GRACE
· votar


Aproveitando o embalo tbm estou pensando em comprar uma trompa.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


O que é preciso pra ligar uma guitarra ao vivo?

-Cabos de boa qualidade;
-Pedaleira ou set de pedais;
-Simulador de altofalantes para não detonar o som da guitarra;
-Um direct box;
-Extensão pra fonte dos pedais ou pedaleira e simulador de falantes (as tomadas ficam longe de proposito!).


O que é preciso na guitarra pra ter um bom timbre?

- bom guitarrista;
-guitarra boa (captadores, madeira, cordas etc);
- Pedal ou pedaleira boa;
-Simulador de falantes otimo;
- Se precisar, amplificador bom.

Amplificação da guitarra, o quanto influencia no timbre?

90% do timbre da guitarra é o amplificador, a guitarra é crua, o amplificador que vai cozinhar o som. Por isso que a guitarra não pode ser ligada direto na mesa.

Manutenção da guitarra, o que é feito? De quanto em quanto tempo?

-Troca de cordas (3 meses + ou -);
-Regulagem de braço;
-Limpar as cordas após tocar.

Cuidados com a guitarra?

-Cuidado com a posição em que ela vai ficar;
-Não deixar em lugares umidos;
-Não colocar quáquer corda (pode empenar o braço);
-Transporte adequado;

E na hora de embora?? > essa é nova!

Geralmente é rápido, mas quem ganha não é a guitarra e nem o teclado. É o baterista!

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Porque o Baterista, em qualquer evento decente a equipe contratada para a sonorização leva uma bateria, o cara só tem que levar os pratos, o pedal duplo e uma caixa se assim o desejar, o resto tá sempre lá, o da minha banda é dois Bags só, senta na passagem de som 5 minutos, para passar umas músicas com a banda, nem dá para fazer muita coisa mesmo, afinal as outras bandas vão mudar tudo hehe

Mas se for ter que levar tudo, o baterista se lasca mesmo hehe

Só discordo um pouco de uma coisa de você, colocou muitas vezes que precisa de um simulador de amp, mas você irá usar este recurso sempre?? mesmo se tocar em algum lugar com amps bacanas ?? ou porque já se acostumou com a timbragem

[Modo Provocation On ]
Essencial mesmo para o guitarrista, é um par de cabos decentes, cara nunca toquei com ninguem que caprichace neste detalhe hehehe, já vi nego com a guitarra top das tops, muito bem blindada, e coloca um cabo que mais parecia um para raio ou antena de radio Am hehehe, ou um puta set de pedais e uma fonte de 1A para todos...

Brincadeira, temos em todas as categorias pérolas da musicalidade hehehe

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano:

Hahaha, no meio do show pega radio!!

Só discordo um pouco de uma coisa de você, colocou muitas vezes que precisa de um simulador de amp, mas você irá usar este recurso sempre

Quando você tem um amplificador bom não precisa. Mas se você for ligar a guitarra em linha ele é vital!

Estou fazendo uma matéria sobre ligar a guitarra em linha, e vou gravar o som, sem simulador e com o simulador.

Se você se interessar!

Lord fafe
Veterano
# fev/12
· votar


Aff gente nem fala... Dá trabalho de mais, por isso gosto mais de piano erudito kkkk

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
por favor manda para mim sim os seus testes, vai ser bacana escutar

Lord fafe
Se dá trabalho hehe, mas o piano erudito não é molezinha não hehehe

Lord fafe
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano
Se dá trabalho hehe, mas o piano erudito não é molezinha não hehehe


Mais tu só vai lá e toca!!! Se não tiver lá, nem precisa carregar pq é muito pesado kkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pensando em aprender teclado