Pensando em aprender teclado

Autor Mensagem
F1GHT3R
Veterano
# jan/12


Galera eu tenho 17 anos, to pensando em deixar a guitarra meio de lado, para aprender tocar teclado, estou com vontade de aprender, eu toco guitarra a 3 anos, o que desanima na guitarra e precisa de um amplificador bom,guitarra,pedais,cabos e etc... então eu estou pensando em aprender a tocar teclado, ai quando eu tiver com uma condição financeira melhor eu volto para guitarra, e também vai começar as aulas, eu não vou ter tempo de treinar com a guitarra muito, oque você acham?

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Estou digitando de um agora.

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


Acho uma boa ideia, se tiver dedicação será muito proveitoso

Vai fundo e boa sorte.

F1GHT3R
Veterano
# jan/12
· votar


One More Red Nightmare

obrigado!!!

mateussch
Veterano
# jan/12
· votar


F1GHT3R

Eu acho que você não deveria parar com a guitarra.
Eu toco em uma guitarra ruim, em um amplificador ruim, e em uma pedaleira ruim, mas gosto.
E também tô pensando em começar a tocar teclado, mas sem parar na guitarra.

guibarcelos
Veterano
# jan/12 · Editado por: guibarcelos
· votar


F1GHT3R

o que desanima na guitarra e precisa de um amplificador bom,guitarra,pedais,cabos e etc...

cara se você ta estilando com a guitarra imagina com teclado?
não pense que teclado é apenas liga na tomada e pronto(pode até ser no começo)mas se você mergulhar nessa maravilhoso mundo das teclas(será bem pior em termos de praticidade do que a guitarra) dependendo da sua utilidade para com ele(teclado)

F1GHT3R
Veterano
# jan/12
· votar


mateussch
Sim cara eu não vou parar com a guitarra so estou afim de aprender um outro instrumento, vlw
guibarcelos
o pior e que eu sei que isso e coisa da minha cabeça, não sei se compro uma guitarra melhor, se compro um teclado?

Artref
Veterano
# jan/12
· votar


o que desanima na guitarra e precisa de um amplificador bom,guitarra,pedais,cabos e etc

Aqui as coisas não são diferentes. Eu diria que é até pior, pois um teclado pelo menos razoável de nível profissional não sei por menos de 2 mil reais.

Maestron
Veterano
# jan/12
· votar


E se o teclado for um synth, vai precisar de um amplificador do mesmo jeito...

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


guibarcelos:

Sem começar guerra:

Acho que equipamento pra guitarra é mais complexo...... Principalmente em show.

Artref
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Qual o valor de um set médio e de um set bem profissional de guitarra num show?

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Artref:

Não estou falando em dinheiro, mas sim de equipamentos.......

Agora em preço vai do tipo de guitarrista..

Ele pode ter um pedaleira de 200 reais à um set que ultrapasse 10.000 reais, sem falar a guitarra....

Agora é "muito fácil" eu chegar com meu Psr 510 e ligar em uma mesa do que chegar com a guitarra, vou ter vários problemas..



Antes de tudo eu sou um 'tecladista" (viva meu psr 510)

Jube
Veterano
# jan/12
· votar


Os tecladistas vão me crucificar mas....
Eu toco guitarra e teclado, comecei com a guitarra e posteriormente comecei o teclado. Eu acho que a guitarra é muito mais xarope, você tem que ter pegada, palhetada firme sempre pronta para sweep ou alternar, braço de digitação rapido e preciso, viver afinando e reafinando o instrumento, comprando cordas o tempo todo e regulando com mais frequencia.
No teclado, você liga na tomada, senta na banqueta e aperta umas teclas, tem a visão das notas de maneira muito mais facil e intuitiva que a guitarra. Eu treino muitooo mais a guitarra que o teclado, toco mal pra caramba ambos, mas não adianta, meus trampos em teclado agridem menos os ouvidos que a guitarra.
E para gravar tambem, santa paciencia pra timbrar a guitarra, mexe em knob, mexe em amp, pre-amp, pedal de distorção, overdrive, delay, chorus, fuzz, e comprimir, equalizar, enquanto que no meu humilde teclado eu apenas espeto o cabo midi/usb no meu pc e pronto, ta lá.
E para finalizar, da mesma forma que um teclado bom sai por 2 mangos, uma guitarra boa sai por 2 mangos, mais um amplificador bom por 2 mangos. Mas gosto de ambos.

Agora vou correr, meus companheiros das teclas vão me caçar.

guibarcelos
Veterano
# jan/12
· votar


F1GHT3R

quer um conselho?tenho a sua idade 17.toco teclado a 8 anos.
sempre fui apaixonado pelas teclas e ano passado por impulso comprei um saxofone.é lindo tmb.mas me arrenpendi por não ter tempo(comecei a trabalhar e agora vem a faculdade)musica pra mim é apenas hobby não planejo nada profissional a não ser tocar na igreja.

o pior e que eu sei que isso e coisa da minha cabeça, não sei se compro uma guitarra melhor, se compro um teclado?

é isso que falei...você terá tempo pra estudar teclado ou pagará caro pra deixá-lo encostado na sua casa?pense nisso.se tem(tempo) e vontade de aprender você conhecerá o melhor mundo instrumental(na minha humilde opinião o mais encantador e apaixonante de se tocar)

espero ter te ajudado...pois igual ao teclado(pra você) foi assim com meu sax ano passado(ta aqui encostado e eu sem tempo de estudá-lo)

Maestron
Veterano
# jan/12
· votar


Jube

Talvez possa parecer que a guitarra é mais difícil ou mais complexo, mas a técnica para teclado, dependendo do objetivo, pode superar facilmente a guitarra... Por exemplo, transpor os tons na guitarra é sempre o mesmo desenho dos dedos, já no teclado, cada escala é um desenho diferente... Outro ponto que o teclado é bem mais complexo é que o teclado hoje em dia é um computador, não basta ao tecladista um curso de instrumento, tem que ter também curso para saber mexer no teclado... Nasta comparar os manuais.. hehehe...

Mas gostei da sua discussão polêmica, é coisa que falta aqui no FCC na minha opinião...

guibarcelos
Veterano
# jan/12
· votar


Jube

relaxa pow...
acho que cada instrumento tem seu lado apaixonante e suas dificuldades...
guitarra como teclado tem seus prós e contras.
eu puxo a sardinho pro meu preferidinho(teclado) kkkk

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


desanima na guitarra e precisa de um amplificador bom,guitarra,pedais,cabos e etc...
E no teclado não?? Não se iluda garoto... Se vc quer tocar só de sacanagem tudo bem mais se quer tirar um som legal vai precisar de amp, pedais, cabos, note ou módulo ou sampler... É claro que existem timbres legais, mais se vc quiser timbrar legal vai ter que estudar síntese analógica, física, acústica... Então não é simples, mais eu recomendo!! Não quer trabalho??? Aprenda piano popular ou erudito!!!!!

Alex guitar man
Veterano
# jan/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Guitarra:

Você tem que ter pegada, palhetada firme sempre pronta para sweep ou alternar, braço de digitação rapido e preciso, viver afinando e reafinando o instrumento, comprando cordas o tempo todo e regulando com mais frequencia, paciencia pra timbrar a guitarra, mexe em knob, mexe em amp, pre-amp, pedal de distorção, overdrive, delay, chorus, fuzz, e comprimir, equalizar.

Teclado:

Você tem que ter pegada, velocidade tmb, editar timbres, regular delay, reverb e até wah wha.



Guitarra ao vivo:

Após ter regulado tudinho como ja disse, tem que casar a impedância com a mesa, simular os altofalantes de guitarra, pois estes cortam algumas frequências, sem ele o som fica uma caixa de abelhas!

Teclado ao vivo:

Geralmente é só plugar uma cabo, stereo ou mono, se possível dividir o som stereo pra num mandar exatamente em PAs opostos.



Equipamentos complementares:

Guitarra:

Trocentos pedais e/ou pedaleira

Teclado:

Modulo de efeitos, e um pedal de sustain.


Amplificadores:

Tanto pra guitarra e pra teclado, os preços vão de 200 a 10.000 reais.


Atenção: não estamos citando sintetizadores!



Antes de mais nada, é um comparação, não uma guerra

Jube
Veterano
# jan/12
· votar


Maestron

Talvez possa parecer que a guitarra é mais difícil ou mais complexo, mas a técnica para teclado, dependendo do objetivo, pode superar facilmente a guitarra... Por exemplo, transpor os tons na guitarra é sempre o mesmo desenho dos dedos, já no teclado, cada escala é um desenho diferente... Outro ponto que o teclado é bem mais complexo é que o teclado hoje em dia é um computador, não basta ao tecladista um curso de instrumento, tem que ter também curso para saber mexer no teclado... Nasta comparar os manuais.. hehehe...

Mas gostei da sua discussão polêmica, é coisa que falta aqui no FCC na minha opinião...


Levantou um ponto interessante, realmente o teclado sofre essa mudança no "shape" das escalas, mas a vantagem é que você ve com facilidade as notas da escala. Se for fazer o contrario, transpor um som de teclado para a guitarra, o shape estara pronto, mas as notas embaralhadas. Com o tempo você as decora, mas coloca tempo nisso hehe.

Realmente os teclados são praticamente pcs, é complicadinho, mas ajuda bastante, milhares de timbres diferentes para tocar, você poder colocar batidas e ritmos por exemplo como acompanhamento, isso didadicamente falando é divino, aprendi muitooo mais sobre teoria musical nas teclas que na guitarra.

Alex guitar man
É exatamente por ai mesmo hehe.

Artref
Veterano
# jan/12
· votar


Guitarra é mais complexo? Ninguém tá contando que tecladista tem que programar não? Fazer splits, layers, configurar efeitos, parâmetros, saber a tessitura de cada instrumento que vai emular, síntese, etc, etc, tudo isso sem falar a técnica de piano, às vezes de organ, às vezes de synth, cada uma com sua particularidade. E os manuais que temos que ler? Só os do meu Kronos tem 1400 páginas.

Ligar o teclado no som, pegar preset e tocar um som de cada vez realmente não é muito complexo. Mas tecladista com T maiúsculo mesmo (risos) tem que ser um pouco de pianista, um pouco de programador, um pouco de organista, um pouco de técnico de som..e até um pouco de físico e engenheiro.

Guitarra é um puta instrumento e eu adoro, mas dizer que é mais complexo que teclado, aí não dá, né!?

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


Eu acho que isso relativo!!! Existem guitarristas com trilhões de pedais e guitarras com afinações diferentes e timbres e talz??? Existem tecladistas também que usam um monte de teclado, módulo, sampler, md, notebook e o escambal. Isso aí depende do músico, se ele gosta ou ñ, se ele se interessa ou não. Tanto guita quanto teclado tem suas peculiaridades...

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Artref:

Ainda acho que em complexidade de equipamento a guitarra ganha, programar uma pedaleira não é tão difícil assim, que ganha ai é o teclado.

Nota: Cara, se tem sorte, eu tive que ler o manual do PSR 510 em espanhol!

fernando tecladista
Veterano
# jan/12
· votar


o que desanima na guitarra e precisa de um amplificador bom,guitarra,pedais,cabos e etc...


só muda a mosca a m**** é a mesma

macaco veio
Veterano
# jan/12
· votar


bons tecladistas tocam dois insturmentos ao mesmo tempo, o tecladista da antiga banda "os Tres do Rio" talvez alguem ja ouviu falar, a melhor banda de baile do mundo, era capaz de tocar uma musica na mão esquerda em um teclado e outra musica completamente diferente na direita em outro teclado. Guitarra é um instrumento de uma mão só, so precisa de um lado do cerebro pra controlar, so da seis notas de uma so vez. Teclado precisa dos dois lados do cerebro, um pra cada mão e é possivel dar de 8 a 10 notas ao mesmo tempo (dificil mas da). Eu gosto mais de tocar a guitarra porque sinto o feeling nos dedos (como um bend ou vibrato ou uma ligadura), no teclado não da esse feeling.

J.Dionatan
Veterano
# jan/12
· votar


F1GHT3R
Amigo, pega o teclado e se dedica. Depois com o tempo você vai decidir com qual gastará mais do já escasso tempo que tem para treinar e se aprofundar mais. É dificil manter um bom ritmo de treino com 2 instrumentos portanto mesmo sem abrir mão de 1 sempre haverá aquele "principal" para você. Dificuldades tem nos dois e custo alto também então não se preocupe com isto por enquanto. O importante é tocar aquilo que te realiza como músico. Boa sorte

Gus79
Veterano
# jan/12
· votar


macaco veio
no teclado:
bend no pitch bend
vibrato no aftertouch
ligadura no portamento.

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


F1GHT3R
Vai ser muito bom aprender teclado, vai gostar bastante, mas não se iluda, no mundo dos teclados a grana $$$ rola forte, como em qualquer instrumento é claro, mas este especificamente é beeeemm caro

Alex guitar man
Alem de estar principamente com as keys, toco guitarra, baixo, bateria, sabe aquele moleque que sonhava em saber tudo e acabou não sabendo nada hehehe exatamente eu, mas... tenho aqui sets completos para baixo, guitarra e voz, seus amplis, pedais, cabos, caps, me tiraram uma grana, tempo e dedicação, mas não chegaram nem perto de fazer frente ao investimento que demandou os teclados, o tempo que tenho que levar para destrinchar um workstation, um Synth é estupidamente maior

macaco veio
Eu gosto mais de tocar a guitarra porque sinto o feeling nos dedos (como um bend ou vibrato ou uma ligadura), no teclado não da esse feeling.
Não dá para você hehe

E pra que serve as teclas sensitivas, para que serve o aftertouch, para que serve as ribbons, para que serve os pedais, para que serve as alavancas, para que serve o joystick vetorial, pra que os knobs, faders, pads?? se um tecladista não sentir o feeling nos dedos o cara é não é tecladista hehe, hoje temos muitos artíficios de controle em tempor real, para dinamica, o feeling fica a gosto do freguês, aliás em bons equipamentos a possibilidades em expressar o Feeling em um teclado acabam sendo maiores do que na guita, só depende do músico

All
Cada músico vê a mesma realidade porem por ângulos diferentes hehe, acontece com cada instrumento musical exatamente a mesma coisa, tem os safados, tem os entry levels, tem, tem os tops, os vintages, não existem limites $$

Pode ser teclado, pode ser guitarra, pode ser qualquer um, vai ter opção bem baratinha e vai ter opção que vai custar milhares e milhares de reais, e a gente sempre vai querer estar subindo degrais, sempre almejando o próximo equipamento superior ao anterior, isso é do ser humano

Algums tem a GAS mais controlados, outros são doidos de pedra hehe, mas certamente qualquer instrumento gera investimentos

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


macaco veio:

Cade o seu apoio pros guitars mans?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/279161/

Lord fafe
Veterano
# jan/12
· votar


Gente em ambos instrumentos existem N's possibilidades... Eu to vendo um monte de guitarrista aqui querendo puxar sardinha pro seu instrumento, mais a verdade é que não sabem nada de teclado!!!!

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Lord fafe:

De quem exatamente você esta falando?

http://farm6.staticflickr.com/5082/5340610751_100091154a.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pensando em aprender teclado