Como conseguir alunos?

Autor Mensagem
and92272
Veterano
# out/11


Pessoal, vou tirar a carteria de músic profissional da OMB de São Paulo...
Vou dar umas aulinhas como curso livre, afinal, recebi elogios de produtores e de outros músicos e sinto que estou preparado pra isso, mas agora a grande questão é:
O que eu faço pra conseguir um bom número de alunos?

Eu tenho uma banda de sertanejo univerrsitário... Será que isso ajuda na divulgação?

_BLACKMORE_
Veterano
# out/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


O que eu faço pra conseguir um bom número de alunos?

divulga ... monta uma arapuca ... uma ratoeira .... cata no laço .. no anzol!!! hehehe

fernando tecladista
Veterano
# out/11
· votar


O que eu faço pra conseguir um bom número de alunos?

-plaquinha na porta de casa
-avisar seus amigos para indicar você
-mural de escola, igreja...
-colocar no teu perfil de orkut facebook...
-ter um cartão de visita, cada troca de conversa passa um cartão

Eu tenho uma banda de sertanejo univerrsitário... Será que isso ajuda na divulgação?
talvez, uma coisa é legal seus alunos saberem que você toca em uma banda e isso é o sonho deles, atrair mais alunos talvez não bandas tocama longe a ponto de ser dificil ter algum retorno de alguem que assistiu e vai fazer aula com você, a não ser que sua banda toque fixo por ai na tua cidade
o lado ruim é não se rotular como "professor de teclado setanejo" o que pode espantar alunos mais "rock 'n roll" ou outros bicho grilos

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Realmente eu não tinha pensado nisso fernando tecladista: No meu caso, é melhor não me rotular como sertanejo, mas sim como tecladista "Geral"... hehehe

NillMaker
Veterano
# out/11
· votar


and92272
Parcero, apenas complementando as respostas acima:

- Faz um site bacana pro pessoal ter fácil acesso a você!

- E o principal: Monta um método legal de dar aulas! Num faz como muitos professores que têm por aí que só fica passando musiquinha pros alunos tirarem! Trate individualmente, faça o aluno se sentir "a vontade", "em casa!". E não se mantenha à aquela coisa de só aluno x professor! Mantenha um relacionamento amigável com a pessoa! Até porque agora, você vai fazer parte da história dela!

Indicação é tudo! Se ela gostar, vai te indicar! rsrsrrs!!


Abraço mano!

Artref
Veterano
# out/11
· votar


Eu não falaria sobre a banda de sertanejo. Pode ser que afaste alguns.

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Artref:

Por que? Em que aspectos vc acha que seria ruim falar da banda?

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Se eu toco rock nunca vou para um professor de sertanejo, você toca tudo, fala de sertanejo quando o aluno mostrar interesse por isso

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


Raramente encontrarei alguém que não gosta de sertanejo aqui, mas de qualquer forma, aceito sua dica! Obrigado.

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


and92272
Aqui onde? Só por curiosidade...

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


Periferia (lugar distante do centro) de Campinas.

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


O problema é: Será que consigo alunos que TENHAM um teclado? Fica meio difícil ensinar alguém que não tem né...

tecladistapvh
Veterano
# nov/11
· votar


Monta uns vídeos e posta no youtube, com isso vc pode até dar aulas a distância. Se seus vídeos forem bons, rapidinho você ficará conhecido.

BuriedAlive
Veterano
# nov/11
· votar


and92272
O problema é: Será que consigo alunos que TENHAM um teclado? Fica meio difícil ensinar alguém que não tem né..

Mais aí nao é sua responsabilidade né?
Cada um faz sua parte, a sua é ensinar e a do aluno é aprender ( o que inclui ter um instrumento pra praticar ne)

Sei la, leva o cara na tua casa, ou leva o teclado na casa dele, pra ele ver como é tocar teclado de perto, pra ver se ele se anima mesmo...acho que pode ajudar...

Abraço!

fernando tecladista
Veterano
# nov/11
· votar


O problema é: Será que consigo alunos que TENHAM um teclado? Fica meio difícil ensinar alguém que não tem né...

isso aparece mesmo, alguns nem sabem o que comprar, nem onde comprar, então você acaba tendo que dar algumas dicas dos teclados basicos pra ele pensar em ir atras, se vai comprar em loja ou site, geralmente quando a pessoa cai de paraquedas eu indico alguns modelos básicos: psr 323, 423, CTK e comento algumas lojas da região e indico alguns sites basicos: playtech, madeinbrazil, teclacenter... pelo menos pra ele ter ideia de preço

El Cabriton
Veterano
# nov/11
· votar


Olha cara, tenho um conhecimento razoável sobre promoção de marcas, quem sabe isso lhe ajude:

1 - Página no facebook, web site, twitter e tudo mais que envolve mídia online. A relação custo/benefício desse meio é interessante (sim, tem custos, tanto de $$ como de horas de dedicação para gerar conteúdo)

2 - Placa na porta de casa, adesivo no carro e amigos fofoqueiros.

3 - Rádio é caro mas é bom. Se você anunciar durante 30 dias, com 3 inserções diárias de 30 segundos cada, já dá um gás legal. Mas sempre use no mínimo 3 inserções diárias, é uma técnica.

Dica: organize-se, use contratos, legalize-se conforme manda o figurino, cumpra horários e prazos. Isso para que seu investimento não vá por agua a baixo.

Espero ter ajudado, abraços

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


El Cabriton:
"legalize-se conforme manda o figurino "---

Mas o que devo fazer pra legalizar? Onde devo ir, o que fazer?

"use contratos" -

Eu posso usar contratos mesmo pra quem vai fazer curso livre?

MestreJuca
Veterano
# nov/11
· votar


and92272

Mas o que devo fazer pra legalizar? Onde devo ir, o que fazer?

Vá a prefeitura e peça um alvará de funcionamento. (Se for dar aulas em casa, não precisa)

Eu posso usar contratos mesmo pra quem vai fazer curso livre?

Poder, pode. Mas isso não atrai alunos, e sim os dispersa. Cobre a mensalidade adiantado, é mais seguro.

E tem uma coisa. Se você tem a intenção de viver como professor por toda sua vida, aprenda a tocar outros instrumentos. Principalmente violão popular. A média de uma escola de música é de 5 alunos de teclado para 50 de alunos de violão popular.

El Cabriton
Veterano
# nov/11
· votar


and92272, boas dicas do MestreJuca.

Só pra complementar: No seu caso, o público alvo e os clientes potenciais são pessoas diferentes. O público alvo são seus futuros alunos, já os clientes potenciais são os pais dos alunos(geralmente), que vão pagar você. Por isso, saiba oferecer um tratamento diferenciado para cada um, seja sempre profissional.

Te digo isso por que quando passei de funcionário para micro-empresário(fora do ramo musical) tive de me adaptar bastante para ganhar confiança de clientes. Parece fácil, mas nem sempre é. Se quizer mais dicas pede ai, senão vai ficar muito extenso hehe.

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


El cabriton: Me explique melhor pois ficou meio confuso isso do público alvo..

Mestre Juca: Na verdade eu táva pensando em "abrir uma escola" sendo que eu darei aulas de teclado, e meu irmão, de violão... Será que adianta entrar em sócios? hehehe

El Cabriton
Veterano
# nov/11
· votar


Público alvo é quem você quer atingir, ou seja, seus futuros alunos. Eles entram com o problema (querem fazer um curso), e você entra com a solução (quer ensinar).

Clientes potenciais são aqueles que querem e podem pagar pelos seus serviços, que geralmente são os pais dos alunos.

Por exemplo, uma boneca barby. O interesse é despertado na criança, mas quem vai pagar são os pais.

Claro que, o cara pode ser cliente potencial e público alvo ao mesmo tempo, esse seria aquele cara que toca em uma banda, paga suas contas, e quer fazer um curso para se aperfeiçoar. Mas no tempo em que eu estudava música, a grande maioria dos alunos eram patrocinados pelos pais. Às vezes até meio contra a vontade dos alunos, mas nunca contra a vontade dos pais.

Ficou claro?

Pé de chinelo
Veterano
# nov/11
· votar


and92272

O que eu faço pra conseguir um bom número de alunos?

Propaganda é a alma do negócio, gaste seu tempo procurando sites de classificados na internet, a maioria aparece nas pesquisas do Google. Use o youtube tb.

Tem q mostrar pra quem tá interessado em aulas que vc existe! carteira da OMB é bom ter, mas totalmente dispensável.
Eu dou aulas desde 2007 , e só agora q vou tirar minha carteria da omb, só por desencargo de consciência, pq nunca me pediram.

Abs!

MestreJuca
Veterano
# nov/11
· votar


and92272
Será que adianta entrar em sócios?

Isso eu não sei.
Mas como sócios pode até ser. É uma divisão simples. Você recebe pelos alunos que der aulas e ele recebe dos dele. E no final divide as contas a pagar.
E se forem bons professores vão ter uma vida digna, e podem viver razoavelmente bem financeiramente. E lembre que se você conseguir ensinar o que o aluno quer aprender, e não impor o seu método e suas regras, você irá mais longe. Não tem como você querer ensinar música secular para um aluno evangélico. Então aprenda a ensinar tudo. Se perde muito dinheiro nesta área por falta de criatividade.

MestreJuca
Veterano
# nov/11 · Editado por: MestreJuca
· votar


Pé de chinelo

e só agora q vou tirar minha carteria da omb, só por desencargo de consciência

É a forma mais fácil de você provar que é músico. Mas ela não faz de ninguém melhor ou pior músico.
Quer ser bom? Estude, estude, estude, estude, estude...

Pé de chinelo
Veterano
# nov/11
· votar


Não tem como você querer ensinar música secular para um aluno evangélico. Então aprenda a ensinar tudo. Se perde muito dinheiro nesta área por falta de criatividade.

Pura verdade, fazer o método flexível para vários estilos e conhecer pelo menos o básico de todos é fundamental. Não forçe jamais o aluno alguma música que ele não gosta, deixe ele escolher o estilo, dps cabe ao professor procurar músicas fáceis dentro desse estilo.

Depois tu escolhe uns 3 estilos pra se aprofundar mais e é isso!

abs!

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


Certo

El cabriton:
"3 - Rádio é caro mas é bom. Se você anunciar durante 30 dias, com 3 inserções diárias de 30 segundos cada, já dá um gás legal. Mas sempre use no mínimo 3 inserções diárias, é uma técnica "

Alguém sabe quanto custa um anúncio no rádio? (Mesmo que seja diferente de um local pra outro, me digam pelo menos a média)

Edson Caetano
Veterano
# nov/11 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Aqui em Santos custava na Kiss pelo que me lembre, duas inserções rapidas por dia por um mês 1200,00, não me lembro muito porque foi uma troca aqui com a doutora e rolou a propaganda, mas acho que é daí para mais tranquilamente

O pessoal por aqui esta trabalhando muito com cartão de visitas, deixando em lojas de instrumentos, em lojas de shopping, foi assim que uma vez eu achei um professor

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


Bem caro hein! hehehe

Agora a grande questão: Em que tipo de rádio anunciar?

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


and92272
Se a sua especialidade é sertanejo, encara uma rádio sertaneja, aqui em Santos é facil, mas as grandes radios sao muito caras, então da para encarar algumas menores... mas é um investimento muito alto para ser professor particular, não iria nesta alternativa mesmo porque não sei se iria virar para este ramo de atividade, eu que sou dentista não funfou, outras midias são melhores para minha atividade

Pé de chinelo
Veterano
# nov/11
· votar


and92272

Pra que rádio cara? Quem procura aulas de música normalmente vai no google ou procura nas lojas de música, não vai sintonziar rádio pra esperar ver se aparece alguém anunciando aulas de música...
além do q tu vai gastar uma grana pra fazer o jingle/spot e botar na rádio, vai precisar dar mtas aulas só pra atingir o retorno desse investimento.

Pense em vc procurando aulas de música, onde buscaria primeiro? Acho q o último lugar q eu ia procurar é na radio ou tv.

o youtube taí de graça, atinge mto mais pessoas que rádio..

sem falar em myspace, soundcloud, 4shared... tudo de graça

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como conseguir alunos?