Como conseguir aquele timbre de órgão "chorado"?

    Autor Mensagem
    Felip
    Veterano
    # jul/09


    Pessoal! Sou novo por aqui. É o seguinte: já pesquisei por todo canto aqui no Fórum e não achei exatamente o que eu queria, então quem puder me ajudar eu agradeço.

    Pra quem assistiu o shoy de Roberto Carlos sábado agora na Globo, eu queria saber que órgão é aquele que o tecladista usou em algumas músicas (numa ele fez um solo massa), a exemplo da do "Calhambeque". Sempre procurei informações sobre aquele timbre, que é fantástico. Tenho um Roland GW-8, porém não tem esse timbre, mas acho que editando algum órgão dá pra chegar a ficar parecido. O problema é saber como fazer isso. Saber no que mexer. Alguém pode me dar alguma luz como posso fazer? Qualquer informação a respeito desse timbre. Já o vi em várias músicas. É meio "chorado".

    Felip
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Na música "Mais uma vez", de Jota Quest, esse érgão que eu falo é utilizado também.

    Felip
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    E pro pessoal que conhece música evangélica, na música de Fernanda Brum, aquela "É DEUS NO MEIO DA IGREJA", esse órgão é usado também, principalmente num solo massa.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Você deve ta falando de Hammonds dê uma olhada no Youtube usando isso Hammond Organs, B3, B4... e confirma isso pra gente...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Mauro Lacerda
    · votar


    O instrumento é um orgão Hammond, esse orgão é ligado em uma "caixa" feita especialmente para ele, que se chama Leslie. Ela funciona de 3 jeitos: parada, lenta e rápida. Os autofalantes dela giram, o que dá aquele efeito que você está procurando. Talvez no seu teclado você escolhe algum orgão tipo Rock Organ ou algo parecido e mexe na roda de modulação, geralmente essa é uma programação básica, que dá ao timbre de órgão essa característica:

    Procure saber sobre:
    Hammond
    Leslie


    OBS: aqui no fórum sei que tem tópicos e links falando disso, use a busca e seja feliz hehehe

    Packo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tem varios topicos aqui que falan sobre isso..

    mas tenta usar um dos teus multiefeitos, entre os 78 que tem no Roland GW-8 deve ter algo como rotor ou tremolo. talves vc consiga chegar bem perto do que vc ouviu.. abraço

    lusojunior
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Normalmente nos teclados um efeito que simula (não espere muito) a ação da Leslie aparece com o nome "Rotary".

    No Juno-G temos o Rotary e o VK Rotary, por exemplo.

    Felip
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Pessoal valeu mesmo pelas respostas. No GW-8 há a opção de modificar o "Vibrato" aí fica meio parecido sabe... É que eu já vi um cara tocando um Roland (não sei qual era o modelo) sem caixa especial e o som era bem parecido com esse timbre que falo. Só não deu pra perguntar a ele como ele tinha conseguido. Mas valeu mesmo pela atenção de vcs. Quem puder comentar mais fique à vontade.

    new-dawn
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Felip
    kara tem um efeito chamado ROTARY este effeito permite vc ter um resultado assim!!!

    no Juno D eu uso o "Organ D-50" + o efeito "08 ROTARY" .

    Felip
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu achei no meu Roland GW-8 o próprio timbre "Rotary B3". Não é assim aquele órgão meeeeesmo, mas é parecido. :D
    Agora o efeito "ROTARY" eu acho que o meu teclado não tem não.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como conseguir aquele timbre de órgão "chorado"?