Como Conseguir um Diploma para dar Aulas.!

    Autor Mensagem
    hadames
    Veterano
    # fev/08


    Bom Pessoal,toco teclado desde os 8 anos de idade. Fiz curso em 2 escolas. Na 1a Aprendi o Básico. Na 2,fui mas afundo. Fiz 4 anos de curso,com aulas práticas e teóricas,mas não me lembro,qual método minha professora usava,mesmo senda ela formada. Quando terminei esse período,aos 13 anos. Ela iniciou um estudo,bem mais afundo com a parte teórica mesmo.Eram 4 livros,eu fiz 1.(se não me engano acho q até tenho a apostilva) Só q no entanto. Nunca,em qualquer desses períodos eu recebi algum diploma. E eu gostaria de saber,o que eu teria que fazer,para conseguir um diploma,e poder dar aulas de teclado,para poder também formar alunos com diplomas né? Desde já obrigado a todos.

    expedifer
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Diplomas mesmo, com reconhecimento público é de universidade de curso de música ou conservatório nacional entre outros orgão municipais e estsduais. Fora isso existem cursos técnicos como do Senac (artas, cultura e música em algumas unidades e épocas do ano).

    Diplomas SÓ podem ser expedidos por instituições atorizadas pelo MEC ainda com profissionais nivel superior formados em musica, do contrário estará emitindo diploma falso e no crime de estelionato e falsidade ideologica.

    Veja a legislação e pre-requisitos pra emitir diplomas:

    "Em conformidade com o parágrafo 3° do artigo 37 e artigo 81 do Regimento Interno do CEP/EMB; com o artigo 166 e seu Parágrafo Único do Regimento Escolar das Instituições de Ensino da Rede Pública/privada e com o artigo 5°, do Decreto 2.208/97 (decreto que regulamenta os artigos 39 a 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96), além da autorização estadual de ensino e licença de funcionamento municipal"

    Em outras palavras, quer emitir diplomas? Faça universidade de música (licenciatura) e requeira a autorização legal.

    Para saber mais sobre legislação de músicos, veja aqui a lei federal:

    http://www.ombmg.org.br/ombmg/modules/articles/index.php?cat_id=1

    expedifer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Da lei:

    Art. 29. Os músicos profissionais (que possam ganhar dinheiro com música), para os efeitos desta lei, se classificam em:

    a) - compositores de música erudita ou popular;
    b) - regentes de orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão, ciganas, jazz, jazz sinfônico, conjuntos, corais e bandas de música;
    c) - diretores de orquestras ou conjuntos populares;
    d) - instrumentistas de todos os gêneros e especialidades;
    e) - cantores de todos os gêneros e especialidades;
    f) - professores particulares de música;
    g) - diretores de cena lírica;
    h) - arranjadores e orquestradores;
    i) - copistas de música.


    Art. 33. Incumbe privativamente ao instrumentista:

    a) - realizar festivais individuais;
    b) - participar como solista de orquestras sinfônicas ou populares;
    c) - integrar conjuntos de música de câmara;
    d) - participar de orquestras sinfônicas, dramáticas, religiosas ou populares, ou de bandas de música;
    e) - ser acompanhador, ser organista, pianista, violonista ou acordeonista;
    f) – lecionar, a domicílio ou estabelecimento de ensino regularmente organizado, o instrumento de sua especialidade, se portador de diploma do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de Música ou estabelecimento equiparado (universidade) ou reconhecido.

    Art. 35. Somente os portadores de diploma do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de Música, do Curso de Professores do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico ou de estabelecimentos equiparados ou reconhecidos poderão lecionar as matérias das escolas primárias e secundárias.

    Art. 36. Somente os portadores de diploma do Curso de Formação de Professores da Escola Nacional de Música ou estabelecimento equiparado ou reconhecido poderão lecionar as matérias das escolas de ensino superior.

    Victorkeyboard
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    pronto pode fechar o tópico

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Curso Superior de Educação Artística (Licenciatura) com habilitação em música também é uma opção.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    E eu gostaria de saber,o que eu teria que fazer,para conseguir um diploma
    formar-se em música por conservatório (no minimo)

    dar aulas de teclado,para poder também formar alunos com diplomas
    abrir um conservatório oficialmente legalizado, não escolinha livre de música

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pra terminar:

    Como Conseguir um Diploma para dar Aulas.!
    Ralando muito, a sua vida toda daqui pra frente.

    hadames
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ahuahuahuahu...hmm...eh verdade. Bom, expedifer,mto obrigado pela ajuda,muitíssimo bom saber disso. Eu me recordo,que uma outra professora de música(que não era formada por universidade não,mas por uma outra escola) Ela aplicava um curso aos alunos,se não me engano chamado CROMÁTICA. A cada livro terminado(1 por ano) o Aluno recebia um diploma. E no final,recebiam um certificado de conclusão do curso inteiro. Bom,quis apenas tirar dúvidas,pq foi numa dessas escolas q aprendi a tocar, e só não terminei a teórica "profunda" mesmo,pq não tinha tempo. Bom,mas obrigado a todos pelos esclarecimentos.

    mazza
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: mazza
    · votar


    hadames
    Em São Paulo tem a faculdade Anhembi Morumbi que fornece curso de pós graduação que te habilita a dar aulas, acesse o site deles e procure a informação, eles vivem me mandando email pra fazer mas nunca consegui horário livre, mas conheço gente que fez e achou que é uma boa (se vc já for graduado em alguma Universidade antes, claro).

    Abraços

    leandro rodrigues
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ken Himura
    Ralando muito, a sua vida toda daqui pra frente.

    Menos né?

    CheshireCat
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    leandro rodrigues
    mas pra ser um bom professor de música tem que se esforçar e se atualizar sempre... meu professor de teoria estuda até hoje
    aliás, pra ser um bom profissional em qualquer coisa, não pode se estagnar

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Menos né?

    Você quer formar concertistas ou aqueles caras que tocam 4 ou 5 acordes por música?


    Tem que estudar pra caralho sim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como Conseguir um Diploma para dar Aulas.!