acordes diminutos (°)

Autor Mensagem
Lukinhas 37
Veterano
# out/11


desculpem a ignorância... mais tenho tido problemas para montar acordes diminutos(°), alguém poderia me explicar como se faz um acorde diminuto.e também a regra de formação deles,se existir.

desde já agradeço.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Acordes diminutos, sobreposição de terças menores, simples assim

Para facilitar a vida, na montagem a partir da tonica, vai somando 3 semitons a cada nota achada

Deu para entender ou quer mais explicadinho os porques??

Matheus Constantino
Veterano
# out/11 · Editado por: Matheus Constantino
· votar


Terça menor e quinta diminuta. Exemplo: Bdim = Si Ré e Fá naturais.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Matheus Constantino
Uma 5 Justa nunca pode ser Menor, ou ela é aumentada ou diminuta, mas o seu pensamento está correto, somente os termos técnicos equivocados

Matheus Constantino
Veterano
# out/11
· votar


Edson Caetano
Achei que assim ele entenderia mais fácil, mas agora editei meu post.

Poderia dizer 5ª bemol que ele também entenderia.

Wendas
Veterano
# out/11 · Editado por: Wendas
· votar


Acordes diminutos é formado pela:

Primeira, Terça menor, Quinta Diminuída ( meio tom ), e Sexta da Escala...

Exemplo:

Acorde de Dó Maior Diminuta:

( C, Eb, Gb, A )

Dó maior, Mi bemol, Sol Bemol e Lá maior, isso é uma nota diminuta...

Matheus Constantino
Veterano
# out/11
· votar


Wendas
Sem a 6ª, se não vira um acorde diminuto com 7ª menor.

Filippo14
Veterano
# out/11
· votar


acorde diminuto eh com T-3b-5b-7b vcs ai tão falando de meio diminuto T-3b-5b, para ser dimunuto inteiro tem q ser a tetrade

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


O negócio agora não é mais se fazer entender, e sim colocar o certo correto...

Só tem duas sétimas, maior ou menor, se por acaso uma sétima maior ou major sofresse um aumento de mais meio tom, não seria sétima aumentada e sim uma oitava, e se por acaso uma sétima menor sofresse diminuiçao de meio tom, não seria uma sétima diminuta, e sim uma sexta maior

Claro que na prática funciona na mesma forma, já que são nomes distintos para a mesma coisa, e para bom entendedor meia palavra já basta e blá, blá bla, mas a norma existe e deveria ser respeitada para a padronização

Se for para ser facil, basta dizer o que eu já escrevi lá em cima: acordes diminutos são acordes formados com sobreposiçoes de terças menores, simples assim e a gente complicando hehe


Agora só sendo chato mesmo hehe
Wendas
não existe nota diminuta, diminuto é um intervalo ou acorde, sozinha uma nota não consegue ter esta qualidade

Matheus Constantino
Sem a 6ª, se não vira um acorde diminuto com 7ª menor.
não entendi, para ser diminuto exatamente tem a 6 maior, como o colega Wendas disse, se for com 7 menor, vira um acorde meio diminuto

Filippo14
Jä vi a sua fórmula varias vezes, mas não concordo com acorde diminuto eh com T-3b-5b-7b, acho melhor ela assim T - 3m - 5dim - 6M

Mas é isso aí pessoal, fui escrevendo só para a gente debater mais ok

Até

Matheus Constantino
Veterano
# out/11
· votar


Edson Caetano
O amigo citou as seguintes notas: C, Eb, Gb, A

Se tocarmos essas notas no teclado, o acorde será Cdim7.

Entendeu agora o que eu disse?

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Matheus Constantino
Vamos montar então o acorde de Cdim

T - 3m - 5dim - 6M
Dó - Mib - Solb - Lá

Está corrétissimo, uma tetrade diminuta com nomenclatura Cdim, já está certo, porque acordes diminutos são tetrades, não precisa escrever a quarta nota

Agora se quer incluir a 7menor o acorde é Meio Diminuto, apenas a 5 diminuta, sendo formado assim
T - 3m - 5dim - 7m
Dó - Mib - Solb - Sib
Este sim seria o Cdim (bolinha cortada no meio)7

Está me acompanhando, concorda, discorda???

Filippo14
Veterano
# out/11
· votar


mas o A eh 6 do C se for pensa em 6M como vc disse, o correto seria escrever 6# pra facilitar a diferenciação das duas 6 e fora isso pq seria C - Mib-Sob e Bb(A#)

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Filippo14
Porque escrever 6# para diferenciar das duas sextas??
Ou ela é 6m (menor) ou 6M (maior), já esta diferenciado, e cai exatamente sobre a 6M sempre, pois da 5dim mais uma 3m dá 6M

Não precisa facilitar o que já é facilitado

Filippo14
Veterano
# out/11
· votar


ahh entendi, ta, peguei oq vc quis dizer agora, alias eh A mesmo a 6M errei la em cima

Filippo14
Veterano
# out/11
· votar


mas mesmo assim, ainda acho a nomenclatura atual mais facil, pq cada nota da uma intenção e ainda tem o lance da enarmonia então eh melhor ter isso de 6b-6-6# e tambem 7b-7-7M, pq ajuda na visualização de certos acordes q podem ser varias coisas, como pode ver mtu na menor harmonica

Matheus Constantino
Veterano
# out/11
· votar


Edson Caetano
Sua teoria está correta, porém, se tocarmos essas notas no acompanhamento automático, o acorde será dim7.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


no acompanhamento automático
Interessante, então os teclados PSRs, mostram o nome do acorde que esta sendo tocado, estou por fora disso hehe

Se você toca Dó - Mib - Solb - Lá ele coloca Cdim7??

Se sim o teclado está incorreto porque Cdim7 é Dó - Mib - Solb - Sib

É sempre que eu tento conversar com o pessoal sobre nomenclatura e fórmulas de acordes caímos em várias possibilidades, simplesmente porque ainda não criaram um padrão oficial

Por exemplo o Filippo acha melhor colocar b ou # para não confundir enarmonia, não trabalho desta forma, mas tambem não dá para discordar dele, é o seu método para determinar as notas

Filippo14
Veterano
# out/11
· votar


vdd como num posso discordar do seu modo, eh apenas outra forma de ver as notas, pq na hora do vamo ve eh exatamente igual, só mudando a forma de visualizar no meu caso o braço da guitarra e no de vcs o teclado do piano/teclado dependendo doque vcs tocam

Shadad
Veterano
# out/11
· votar


Já explicaram o que é um acorde diminuto aqui. Mas falaram tanta coisa depois disso que o negócio tá ficando confuso.


Como o Edson Caetano disse:

O acorde diminuto é formado por sobreposição de terças menores.

É realemte simples na prática.

Já na teoria...


Exemplos de cifragens: Cº, Cdim, Cm(b5)<===tríade


Existem 3 tipos de acordes diminutos:


Diminuto com função dominante.

Diminuto com função de aproximação cromática

Diminuto com função auxiliar



O acorde diminuto pode ser tríade (3 notas) ou tétrade (4 notas). O diminuto tríade geralmente é usado em passagens rápidas, com função dominante.

Exemplo: G | G#º| Am

Esse G#º tem função dominante por que na verdade ele é um E7, sem a tonica (E). Já que o E foi retirado do acorde as notas que sobraram foram G# B D = G#º. nada impede o diminuto tétrade de também ser usado nessa situação.

O acorde diminuto com função cormática geralmente resolve em um acorde um semitom a baixo.

Um exemplo bem manjado é a música Eu Sei Que Vou Te Amar, do Tom Jobim

C7M(9) Ebº Dm7(9) G7sus4(9)...

Dizemos que um diminuto tem função auxiliar quando ele resolve em um acorde com mesma tonica ou quando a tonica do acorde de resolução coincide com algumas das notas que formam o diminuto que o antecede.

Exemplo: se numa sequencia harmonica depois de um fá diminuto vier uma fá maior ou um fá menor, o fá diminuto será classificado como diminuto com função auxiliar. Se em vez de um fá diminuto vier um G#º, Bº ou Dº eles também serão considerados diminutos auxiliares, por que todos eles contém a nota fá, que é a tonica do acorde onde resolveremos (fá maior ou fá menor).

Na música Eu Sei Que Vou Te Amar, do Tom Jobim Também tem um exemplo de diminuto auxiliar. É o segundo acorde dimunuto que aparece na música. Justamente um Fº antecedendo um F7M.


Basicamente, na prática, só existem 3 acordes diminutos: Cº, C#º e Dº. Todos os outros diminutos resultarão em inversões de um desses 3.

Cº, Ebº, Gbº e Aº são formados pelas mesmas notas.

C#º, Eº, Gº e Bbº também são formados pelas mesmas notas.

Dº, Fº, G#º e Bº ...também!


Como existe vários acordes formados pelas mesmas notas que definirá o nome do acorde será a nora mais grave (baixo).

Lembrando que um acorde diminuto pode vir acompanhado de outras notas: 7M, , 9, 11, b13

Essas notas podem vir tranquilamente nas cifras dos diminutos.

Exemplos: Cº7M, Cº(9), Cº(11), Cº(b13)...


O que definirá as "tensões" do acorde diminuto será a escala dele.


Existe duas escalas diminutas: Diminuta Tom-Semitom e Diminuta Semitom-Tom.


Os nomes dessas escalas são autoexplicativos.

Basta tocar as notas respeitando os intervalos. Ambas as esclas são formados por 8 notas diferentes.


Exemplos:

Escala de C diminuto Tom-Semitom: C D Eb F Gb Ab Bbb B C (essa escala contém 7M, 9, 11 e b13.

Escala de C diminuto Semitom-Tom: C Db Eb Fb Gb G Bbb Bb C


isso é só uma introdução. Existem mais coisas sobre os acorde diminutos.


Wendas

Primeira, Terça menor, Quinta Diminuída ( meio tom ), e Sexta da Escala...

Edson Caetano

...Só tem duas sétimas, maior ou menor...
...se por acaso uma sétima menor sofresse diminuiçao de meio tom, não seria uma sétima diminuta, e sim uma sexta maior...



Amigos, suas afirmações estão equivocadas.


Existe sim a 7ª diminuta. Uma tétrade é formada por 4 notas sobrepostas em terças (maiores, menores ou ambas)

Assim sendo uma tétrade é formada obrigatoriamente por tonica, 3ª, 5ª e 7ª.

No acorde diminuto: tonica, 3ª menor, 5ª diminuta e 7ª diminuta.

Em outras palavras: T b3 b5 bb7

As notas que formariam um C diminuto seriam: dó, mi bemol, sol bemol e sí dobrado bemol (C Eb Gb Bbb).

Claro, ocorre enarmonia entre o sí dobrado bemol e o lá (sétima diminuta e sexta maior, respectivamente), para os nossos ouvidos são a mesma nota, para a teoria não são.


Já que fazemos questão de deixar tudo correto, tive que me manifestar.

:)

Rick Pac
Veterano
# out/11 · Editado por: Rick Pac
· votar


Acorde diminuto é assim:
http://www.youtube.com/watch?v=jYXwZiJmIbk

Matheus Constantino
Veterano
# out/11
· votar


Edson Caetano
Para a Yamaha mostrar somente Cdim, deve-se tocar as notas Dó, Mib e Solb.

Se toca Dó, Mib e Sib, mostra Cm7/5b

Se toca Dó, Míb, Solb e Si, mostra CmM7/5b

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Shadad
Excelente + 01 Positivo

Filippo14
Veterano
# out/11
· votar


Matheus Constantino

e se tocar C-Eb-Gb A?

Shadad
Veterano
# out/11
· votar


Edson Caetano

Excelente + 01 Positivo

huahuahuahua

Já tiraram o +1.

º_º

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Shadad
Já tiraram o +1.

Talvez quem fez isso saiba explicar melhor, e poderia vir aqui discursar para a gente, né não... hehe

J.Dionatan
Veterano
# out/11
· votar


Acho que bugou estes pontos... Eu votei também, daí começei a ler tinha +2, atualizei e sumiraram...kkk

Mas independente de pontos parabéns, não foi um post, foi uma aula.

Mortyus
Veterano
# out/11
· votar


Acorde Diminuto:

I - III(b) - V(b)

Faz a tríade com bemól no 3º e 5º grau.

tiago scott
Veterano
# out/11
· votar


Acorde Diminuto.

A explicação do Edson Caetano está corretíssima. Acorde diminuto é formado por T - 3m - 5dim - 6M. O que sai disso já são outros graus que entram no diminuto, mas a formação original é essa. Graus que podem ser utilizados no diminuto: Sétima e em alguns casos, por exemplo eu gosto muito de tocar o diminuto com (13-), que falando em função seria uma 6 Menor.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Mortyus
Acorde Diminuto:
I - III(b) - V(b)
Faz a tríade com bemól no 3º e 5º grau.


Tem certeza que com está sua fórmula é garantido ser possível montar um acorde diminuto??

Vai furar de cara, se o músico estiver pensando em acorde maior, a terça é maior, se jogar um bemol na terça vai fazer com que o acorde vire menor e não diminuto, sacou

Gozado como temos a tendencia de querer inventar, me mostre algum livro sério ou método que explique a formação de acordes diminutos desta maneira, para eu desde já desconsiderar para sempre tal autor...

A teoria existe por um motivo, e deveria ser seguida e não ignorada, minha opinião apenas, não levem a mal

pomtwo
Veterano
# out/11
· votar


eu aprendi fazer diminutas apenas abaixando meia nota da 3 e da 5 ...

eu acho que ainda eh o termo mais facil de se aprender

exemplo: C - do, mi, sol ...
C° - do , re sustenido , fa sustenido

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a acordes diminutos (°)