acordes tipo F/A, etc! como toco esses acordes com acompanhamento? é o baixo?

    Autor Mensagem
    Rmc
    Veterano
    # abr/05


    Galera eu toco com rítmos, sei os acordes básicos!! mas fico todo perdido quando me mandam tocar músicas que tem cifras do tipo:

    F/A, E/Bb, G/C, etc

    Como toco isso sendo que toco com acompanhamento sempre? tenho o psr 3000 e pra sair o acompanhamento preciso apertar pelo menos 3 teclas do acorde!! só que não sei fazer acordes que tem essa /

    Me disseram que o que está depois da barra !! é o baixo...tipo tocar F/A é só tocar o acorde F normal e o dó como baixo!! mas pow isso não funciona quando se toca com acompanhamentos... sei lá!! fica zuado

    Procurei no dicionário do cifraclub de acordes e sempre que tem acordes desse tipo ele mostra o acorde básico na mão esquerda 1 nota na mão direita (seria o que tá depois da /) mas isso é pra quem toca sem acompanhamento (style)

    alguém pode me ajudar a como tocar com acompanhamento esses tipos de acorde?

    Valeu

    sarpa
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rmc, a nota que vem após a barra (/) é o baixo.

    Para tocar com styles, você deve ativar um modo (que eu não sei como se chama), mas ele mantem como baixo a nota mais grave do acorde, ou seja, na montagem do acorde, você deverá colocar a nota que vem após a barra como a mais grave.

    Espero que tenha entendido.

    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rmc
    Olha, de fato, para o F/A é atríade de F (F-A-C) com o baixo em A...não conheço como funciona o acompanhamento do psr 3000 mas, se o teclado reconhece, no acompanhamento, a nota mais grave como sendo a nota do baixo, é só vc iniciar o acompanhamento com o A e o restante das notas sendo a tráde de F...

    Ou, na pior das hipóteses vc terá de fazer só o baixo no acompanhamento (apenas o A sem tocar o acorde!) e o acorde de F na mão direita, para esse tipo de situação...

    Espero poder ter ajudado e não ter escrito muita besteira...

    Phalow...

    dutcl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rmc
    toco tecaldo a 8 anos....olhe F/A quer dizer...fa na mao direita e lá na mao esquerda...é invertido entendeu!!!

    no caso de acompanhamento....da a mesma coisa.... eu tenho psr 3000
    existe varios tipo d acompanhemento ex: full keyboard(acho que e´asim que se escreve...es..)éum deles eo que eu uzo.. o acompanhamento vai ficar na mao direita e nao na esuqrda..é difernte mais é legal...eu toco assim so que eu desligo o baixo do acompanhamento e deixo o resto ligado e toco com fusion bass na mao esquerda fazendo baixo manual. emuito legal..fica mais legal se vc colocar peso no left do equalizador..muito legal e difrente de muito tecladistas...tente fazer isso ...irá gostar...acompanhmeto vc so fica no mensmo comtra baixo no ritimo todo ..enjoa...entendeu....com o baixo manual...vc poderá variar...os tecladistas da igreja universal..que fazen isso e muito bem... as vezes qunado eu vo tocar com bateria eu uso ...a love song, na mao esquerda com o sustain desligado o fusion bass(se vc apretar forte ele da slap)e na mao direita piano com o stirngs live,ou violao..etc...

    qualquer coisa lemesdu@bol.com.br

    falo aí

    Rmc
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Falae galera valeu pelos replys!! entendi mais ou menos!! to boiando um pouco ainda!! vou tentar verificar os modos de acompanhamento do teclado!! dutcl c tem msn?

    é que sempre pensei e toquei a mão esquerda o acompanhamento e a direita a melodia da música....

    dutcl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rmc
    dulemes_21@hotmail.com

    Rmc
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    testei no teclado... mas ainda não ta 100% esses acordes são uma merda...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    dutcl
    toco tecaldo a 8 anos....olhe F/A quer dizer...fa na mao direita e lá na mao esquerda...é invertido entendeu!!!
    nada a ver... nao eh uma ironia cara, mas recomendo q vc estude um pouco formação de acordes!

    não é isso... na verdad, isto são acordes normais... porém, está com inversão:

    tipo:

    F/A - Fá maior com baixo em lá

    a triade do fá maior é a seguinte:
    F A C

    então, o F/A está com a 3ª no baixo, ficando:

    A C F...
    logo este é um fá com 3ª no baixo

    isto vale pra os outros... observe a triade...

    Rmc
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Se eu entendi direito então quer dizer que sempre os acordes com baixo tipo F/A, ou B/Bb, etc eu toco o acorde igual porém na hora de pressionar as teclas eu começo pressionando a do baixo? igual o MTI_Player disse logo acima no tópico?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tipo... F/A

    qual é a quinta do F??? o Lá, logo o F/A eh Fá com quinta no baixo... então vc começa o acorde com o A, continua com o C e termina com o fá

    rickwakeman
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Se vc inverter o acorde, o Ritmo automatico não vai entender a inversão, não adianta.

    Tem dois jeitos de fazer

    Primeira opção é usar o Fingered 2, no qual o teclado vai interpretar como "baixo" sempre a nota mais grave da inversão. Porém, fica bem mais difícil de tocar pq vc tem que inverter tudo da forma correta. E você deve trabalhar com pelo menos duas oitavas.

    Como ninguém nunca conseguiu me responder a essa pergunta q vc fez, eu montei uma planilha com substituições de acordes que você pode fazer pra obter o som do baixo invertido! Usando os acordes SUS com alguma nota adicional, podemos obter a maioria dos acordes.

    Vc vai fazer o ACORDE que está escrito no lado direito, usando o A como tônica. De resto, é só fazer a fórmula do acorde q vai dar certo ok?

    A substituição é um novo acorde cuja tônica vai ser o baixo do acorde a ser substituído.

    menor com baixo na 3a m = Maior com 6a M
    menor Maj7 com baixo em 3a M = 5+
    Maior com 7 com baixo em 3a M. = m(5-)
    Maior Maj7 com baixo em 3a M. = Sus4
    Maior com baixo em 4a J = Sus9Maj7 da 4a J
    menor com baixo em 4a J = Sus9(7) da 4a J
    menor Maj7 com baixo em 5a J = 5+
    Maior com 9 e baixo em 5a J = Sus4 da 5a J
    Sus2 /7 com baixo em 5a J (add 11a J) = m11
    Maior com 6a M e baixo em 6a = m7
    menor com 6a m e baixo em 6a m. = Maj7
    menor com 6a M e baixo em 6a M = m(5-)7
    Sus4/7 e baixo em 7 = Sus9

    No caso, F/A tem duas opções

    Maior Maj7 vai dar Am
    Maior com 7 vai dar Am(5-)

    Boa sorte

    dutcl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    aJonathas Lacerda
    amigo....quem sabe eu posso ter entendido errado...logico que com bateria tocar no acompanhamento nao irá dar certo.isso vc que diz...mais ja que vc falou...acho que nem vc estudou musica...todos os professores de piano que conheco tecladista fazen isso..e me explicaram assim....a nao ser que todos eles estao errados...mais eu nao toco com acompanhamento automatico..eu uzo baixo manual na mao esquerda...um estilo proprio...acho que vcs so estao confundindo o rapaz aí..um querendo saber mais que o outro. isso nao da certo...eu nao ia explicar algo pro rapaz ..que nunca tinha ouvido falar,ou algo que nao faço...para depois os outros ficaren me zoando...toco a a 8 anos e acho que tenho um pouco a passar para os outros...logico quem quiser absolver....

    falo amigo...boa sorte

    dutcl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jonathas Lacerda
    e outra vc tem muita teoria...e teoria muita gente nao qyer saber...que pena que eu nao tenho queria tb ter...mais tenho pratica...

    que pena minha e sorte sua!!!

    mazza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    dutcl
    quem quiser absolver....

    tá ABSOLVIDO!!!! zuera... todo mundo posta alguma coisa no sentido de ajudar o outro, tá limpo... sem encanação....

    eu na prática toco o acorde que tá indicado depois da barra, pois no piano essas inversões não soam muito bem, não...na guitarra e no violão a inversão do baixo é gritante, mas no piano nem tanto... pelo menos eu acho... na prática o que vc faz é uma substituição do acorde, eu particularmente acho muito legal o som das inversões de acordes com 3M por acordes Sus4, fica mais legal... mas a tabela que o rickwakeman montou parece ser fera !!! vou experimentar... valeu

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    dutcl
    e outra vc tem muita teoria...e teoria muita gente nao qyer saber...que pena que eu nao tenho queria tb ter...mais tenho pratica...

    que pena minha e sorte sua!!!


    cara... de modo algum quis ser grosso com vc ou ser irônico... desculpe se o fui... mas tipo... qdo falei pra vc estudar, foi pra se aprimorar mesmo... eu não tenho muita teoria, como vc disse... sei um pouco... minha prática também não é das melhores... só opinei pq sei sobre este assunto...

    vou mandar a seguinte tabela para tirar dúvidas:

    Acordes maiores com inversão de terça:

    são acordes maiores, porém invertidos no baixo. por exemplo, o acorde de dó maior, representado por "C", quando invertido com terça no baixo, temos o seguinte acorde:

    E - G - C... por que???

    o "E" é a terça maior da escala de dó (consequentemente do acorde também)... Se o acorde é o "Dó com terça no baixo", a primeira nota será o E, seguido pela 5ª (Sol = G), terminando pela nota Dó.

    dada então, através da fórmula do acorde maior com inversão de terça a seguinte tabela:

    "3ª" 1,5 tons "5ª" 2,5 tom "8ª" (a 8ª é a dominante oitavada, visto q a o baixo é a 3ª, ou seja o MI (E)

    sendo a 3ª, 5ª e 8ª as notas em relação ao acorde estudado, o C maior

    Tabela dos acordes com inversão de terça:

    C/E = E G C
    D/F# = F# A D
    E/G# = G# B E
    F/A = A C F
    G/B = B D G
    A/C# = C# E A
    B/D# = D# F# B

    vc pod formar os outros da mesma maneira... (os acordes # e b)

    Tabela dos acordes com inversão da quinta (agora, o baixo, será a 5ª)

    C/G = G C E
    D/A = A D F#
    E/B = B E G#
    F/C = C F A
    G/D = D G B
    A/E = E A C#
    B/F# = F# B D#

    obs.: os acordes menores também são obtidos da mesma forma, porém substituindo as terças maiores por terças menores...

    também existem os acordes com inversão de sétima dominante (C/Bb, por exemplo)...

    que são obtidos pela inversão da sétima para o baixo, e continuando o acorde com a formação original, por exemplo:

    C/Bb = Bb C E G
    D/C = C D F# A

    e assim por diante...

    espero ter ajudado e peço desculpas se causei confusão...





    rickwakeman
    Se vc inverter o acorde, o Ritmo automatico não vai entender a inversão, não adianta.

    Tem dois jeitos de fazer

    Primeira opção é usar o Fingered 2, no qual o teclado vai interpretar como "baixo" sempre a nota mais grave da inversão. Porém, fica bem mais difícil de tocar pq vc tem que inverter tudo da forma correta. E você deve trabalhar com pelo menos duas oitavas.

    Como ninguém nunca conseguiu me responder a essa pergunta q vc fez, eu montei uma planilha com substituições de acordes que você pode fazer pra obter o som do baixo invertido! Usando os acordes SUS com alguma nota adicional, podemos obter a maioria dos acordes.

    Vc vai fazer o ACORDE que está escrito no lado direito, usando o A como tônica. De resto, é só fazer a fórmula do acorde q vai dar certo ok?

    A substituição é um novo acorde cuja tônica vai ser o baixo do acorde a ser substituído.


    eu percebi a pergunta do cara... a explicação q eu dei NÃO serve para interpretações com ritmos automáticos, visto q cada marca tem seu jeito de formação do Fingered... e eu tb não uso rítmos automáticos!!!!

    esta formação de acordes é usada em todos os instrumentos harmônicos, não fui eu quem inventou... basta pegar qualquer livro que trate sobre harmonia básica... de teclado ou violão...

    sua tabela está ok... muito show... parabéns...

    dutcl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jonathas Lacerda
    eu acho qur vc entendeu errado...aquilo F/A é uma cifra....seria pra fazer baixo invretido como eu expliquei acima.....

    agora acoredes invretidos ex: vou falar facil...tem trs jeito spra vc fazer dó C E G, ou E G C ou G C E ....mais eu acho que nao isso que o rapaz quer saber....falei com ele pelo msn e o cara me mostoru cifras...e me pediu ajuda foi isso que eu entendi...

    desculpa se fui grosso ou ironico...achei que vc estava sendo

    falô

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rmc
    Galera eu toco com rítmos, sei os acordes básicos!! mas fico todo perdido quando me mandam tocar músicas que tem cifras do tipo:

    F/A, E/Bb, G/C, etc


    tem quem entenda????? Isto são cifras né?? os acordes são representados por cifras né?? então vou dar uma tabela de escalas ou de cifras pro cara????

    dutcl
    eu acho qur vc entendeu errado...aquilo F/A é uma cifra....seria pra fazer baixo invretido como eu expliquei acima.....
    agora acoredes invretidos ex: vou falar facil...tem trs jeito spra vc fazer dó C E G, ou E G C ou G C E ....mais eu acho que nao isso que o rapaz quer saber....falei com ele pelo msn e o cara me mostoru cifras...e me pediu ajuda foi isso que eu entendi...


    Baixo invertido e acorde invertido??? vc viajou um pouco né??? quando se dá uma cifra como esta, ou qualquer outra, ela representa um acorde, nunca uma nota separada... só usei as sequencias de cifras pra representar os acordes de minha tabela (EX - Dó - C E G) porque não dá pra escrever partitura aqui...

    quando os acordes começam por uma nota que não é a tonica, por exemplo, a 3ª e a 5ª, diz-se que ele é INVERTIDO em 3ª ou 5ª, respectivamente...

    e de modo algum quis ser grosso ou irònico... soh acredito q vc devia aceitar q está errado e procurar estudar mesmo... como todo mundo deve...

    dutcl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ]Jonathas Lacerda[/b]
    filhoooooooooo ele nao quer saber acorde invertido nao filhooooooo....eu falei com ele pelo msn e acho que vc esta viajando meu!!!vc nem sabe que a gente conversou rapaz....

    que pena todos mundo que conheço os pianistas masi d 10 anos estao errados...!!!!vo avizar pra eles que um cara bastante conhecido no mundo da musica que sabe tudo de teoria e pratica...falou que esta errado...tenho certeza qu ele vai querer que vc ensine ele!!![b][/b]

    dutcl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jonathas Lacerda
    vou mandar pra vcs uma musica como exepmplo...

    MTI_Player
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Pra mim ficou claro a dúvida, o Rmc quer saber como tocar acordes, no acompanhamento do teclado, cujo baixo não seja a tônica do acorde.
    O problema, na verdade não é a teoria, que na verdade é simples (a tríade do acorde com baixo diferente da tônica) mas, sim de recursos que o teclado oferece.

    Uma coisa é entender o q são as cifras do tipo F/A, C/E, etc. (me parece que isso já foi entendido)
    Outra coisa é descobrir como fazer o acompanhamento do teclado "expressar" esse tipo de acorde. (essa é a dúvida...)

    Rmc
    Se eu entendi direito então quer dizer que sempre os acordes com baixo tipo F/A, ou B/Bb, etc eu toco o acorde igual porém na hora de pressionar as teclas eu começo pressionando a do baixo?

    Se o acompanhamento do teclado interpreta o acorde tocado dessa forma (a nota mais grave como sendo o baixo ou a 1ª nota como sendo o baixo, independente das outras notas) é isso mesmo. A questão é verificar quais são os modos de acompanhamento que o teclado oferece...
    Por exemplo: no caso de C maior e Am7 (Lá menor com sétima) a tríade não é a mesma (C-E-G)? A diferença é a nota do baixo (C ou A). Se vc tocar só a tríade, qual é o baixo que o acompanhamento vai considerar? C ou A?...tudo isso depende das "regras" que o acompanhamento do teclado segue pra cada tipo de acompanhamento...nesse caso é bom dar uma olhada no manual do teclado pra tirar alguma dúvida...

    Creio q esse é o "x" da questão...
    Phalow!

    Carlos Garofali
    Veterano
    # set/05
    · votar


    a explicaçao do LACERDA esta corretissima.

    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # set/05
    · votar


    É o seguinte: o acompanhamento tem que estar no Fingered1, que é o melhor modo para qualquer acompanhamento. Se o acorde for F/A, vc toca as notas A(baixo) e F(tônica). Não tem erro. Sempre o baixo e a tônica. Esqueça a quinta. Se for Fm/A? G# e F.

    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Galera, só pra corrigir o exemplo acima: se for Fm/G#, vc deve tocar G# e F. Ok?

    forrofamyliar
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Amigo, suponha que voce precise fazer o acorde de G/A, no modo Finger. Ao inves de você tocar só o as notas do acorde de G (G-B-D) você vai tocar primeiro A (que é a nota forte do acorde) depois G, B e D, terminado assim o acorde. Mas há um porém. Até onde eu sei, o teclado não "entende" esse acorde no modo Finger (acompanhamento). Para que o acorde saia com o som desejado, o som certo da nota, é necessário que ele tenha essa "função". No meu caso eu tenho um Korg. Se eu tocar essa nota no modo de acompanhamento normal, o acorde sai zuado como voce disse. Mas se eu ativar esse recurso que eu citei (no meu teclado chama-se BASS INVERSE) daí sim ele reconhece que eu quero um SOL MAIOR com o baixo em LÁ. Espero que tenha entendido.

    Felipe Felix
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Respondi aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/208480/

    Para futuros tecladistas.

    metaltenacios
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tenho uma pergunta,guando faço por exenplo um re maior,,o gue eu faço para deixalo bemol e sustenido?eu tenho gue subir uma casa para ser bemol ,e decer uma casa para ser sustenidos?tenho gue usar pestana?PURO METAL<<<<<<<<<<

    mazza
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    metaltenacios
    acho que vc tá no fórum errado, aqui é TECLADO, aonde entra a pestana?? e que casa vc tá falando???

    jajah160
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    salve amigos! me desculpem mas li todos os topicos e ficou a duvida , perdoem minha ignorancia! mas como fica F/A ? que notas toco com a mão esquerda? e com a direita?outra coisa , para acionar o acompanhamento do teclado toco uma nota ou o acorde inteiro?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    jajah160
    tocando sozinho, em banda ou com arranjador?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a acordes tipo F/A, etc! como toco esses acordes com acompanhamento? é o baixo?