Acordes abertos e acordes fechados

    Autor Mensagem
    Nelnato
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Nelnato


    Olá malta do forum!...

    Eu sou novo aqui nesse negocio de teclado, e de forum, ... toco teclado a 6 meses. A minha duvida é a seginte:
    Li numa apostila de um curso básico de teclado que: Se um tecladista tiver acompanhando alguém que está cantando, ou se tiver acompanhando uma banda, ele deve usar na mão esquerda acordes aberto ( 1ª+5ª+8ª), e na mão direita acordes na 1ª inersão (3ª+5ª+ª1). (este livro só se baseia no estudo de acompanhamentos musicais sem o solos de teclado).
    À um mês atrás comprei um livro de Eurico Cebolo[i][/i][b][/b] (músico português), e neste livro ele ensina, tocar teclado com base em solos, isto é, fazer o acorde com a mão esquerda(1ª+3ª+5º) e solar com a mão direita.
    O meu antigo professor de teclado me ensinou que tanto para acompanhar como para solar eu devo usar na mão esquerda acordes aberto ( 1ª+5ª+8ª), e na mão direita acordes na 1ª inersão (3ª+5ª+ª1). Tudo isso faz confusão na minha cabeça, e nasce a pergunta:
    Qual é a forma correta de tocar quando se está solando ? E qual é a forma correcta de tocar quando se esta fazendo apenas acompanhamento?

    Aguardo a vOssa ajuda malta!!!.......

    Artref
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Não existe uma forma correta de se tocar, não tem regra para isso. Vai do seu ouvido, bom senso, criatividade e conhecimento.

    Se você seguir sempre a mesma receitinha de bolo, você vai tocar quadrado pra caralho.

    Use o bom senso. Vai tocar solando? Normalmente você precisa fazer o baixo, a harmonia e o ritmo com a mão esquerda. "Como", é problema seu. Isso também depende do estilo musical, do instrumento, da música, enfim...Não fique nessa de "mão esquerda 1 5 8, mão direita 3 5 1", você tem que variar enquanto toca, inverter acordes, variar oitavas, criar, enfim...

    Se você for acompanhar alguém, você não precisa fazer a melodia e tem que ter consciência de que deve ouvir o que o cara canta. Ir junto, fazer as dinâmicas, subir no agudo para dar aquele "tchan", sei lá.

    Escute bons músicos tocando, preste atenção ao que eles fazem. Espero não ter te confundido ainda mais, mas realmente esqueça essas regras. Sinceramente não sei como um músico tem coragem de escrever um livro dizendo isso.

    Victorkeyboard
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Artref

    Escreveu o q eu tava pensando hein

    Algumas músicas permitem vários jeitos de tocar que ficam bom, vai de voce escolher e seguir, é claro, precisa de prática e conhecimento também ajudam muito

    ronaldobrum
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Simplificando, quando alguem está cantando, o teclado apenas acompanha, normalmente utilizo os acor des de mão esquerda e direita iguais para o fundo ficar mais cheio(como se diz) e o arranjo é ´por conta de criatividade

    blinkboy
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cara os jovens ae de cima já disseram tudo, quando eu comecei também tinha essa dúvida...
    ae comecei a tocar com os acordes da mão esquerda sempre abertos, mas depois de um tempo descobri que eu tava limitado a isso e minha mente pedia algo a mais. :S

    faça o que você acha que fica mais bonito aos olhos dos ouvidos. :D

    PS: tanto é que se você for solar com os acordes abertos na mão esquerda fica legal, mas dependendo do ritmo fica mais legal com acordes fechados na mão esquerda não apenas essa formação 5-3-1, ae vezes com 7º, 9º e por ae vai, e se for usar o acorde fechado não se limite a essa inversão 5-3-1.

    williberg
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Boa noite pessoal,

    galera uma duvida, com relação a montagem de acordes gospel, sei que pra se diferenciar o acorde maior de um menor, a terceiro grau é o fator principal para dizermos se acorde é maior ou menor, porém vi um vídeo em que o rapaz monta alguns acordes gospel menores sem o terceiro grau do acorde, vi que esse tipo de acorde se trabalha muito com a 7º, 9º,e 13º mais e o terceiro grau onde fica na arquitetura do acorde para diferenciarmos a tonalidade Maior e Menor?

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    williberg
    relação a montagem de acordes gospel

    Não existe isso. Existem acordes. Uso os mesmo para música sacra e profana.

    o terceiro grau onde fica na arquitetura do acorde para diferenciarmos a tonalidade Maior e Menor?

    É suprimido. Geralmente acordes com 13 (normalmente grafado por 4) e 9 é maior, pq soa razoavelmente dissonante colocado no lugar de um menor.

    williberg
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Ismah

    esse é o video olha os acordes por favor! se possivel me explica , o video mesmo é depois de uns 6 minutos

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    williberg

    Esse qual?

    williberg
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: williberg
    · votar


    [b]Ismah[/b

    desculpa achei q tivesse postado o video mais é esse aqui

    ta ai

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Boa noite pessoal,

    galera uma duvida, com relação a montagem de acordes gospel, sei que pra se diferenciar o acorde maior de um menor, a terceiro grau é o fator principal para dizermos se acorde é maior ou menor, porém vi um vídeo em que o rapaz monta alguns acordes gospel menores sem o terceiro grau do acorde, vi que esse tipo de acorde se trabalha muito com a 7º, 9º,e 13º mais e o terceiro grau onde fica na arquitetura do acorde para diferenciarmos a tonalidade Maior e Menor?



    Os acordes que ele esta fazendo são em geral uppers ou acordes sobrepostos, os acordes contem essas tensões referidas porém com a 3 menor, por ex Cm ele faz um acorde Eb7M = Mib sol sib re que são respectivamente terça menor[i][/i] 5 justa 7 menor e 9maior de Do contendo a terça menor do acorde, mais pra frente ele cita a passagem do acorde Cm para Ebm considerado uma passagem maior menor, porem considerando a relativa maior de Cm que é Eb, e transformando esta relativa em menor, é uma harmonia razoavelmente complexa, este video requer um conhecimento basico de harmônia, relativas maiores e menores, e acordes sobrepostos. Se ainda tiver duvida avise.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Gonzalez_keyboard

    Básico não, exige conhecimento médio. Faz quase uma década que me dedico oficialmente ao teclado e deu nó no cérebro essa sua "conta"

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Procura por acordes de apoio pra intender melhor o uso das relativas maiores para formar acordes menores com 7 e 9, é realmente precisa estudar um pouco, eu acho isso basico mas depende do conhecimento de cada, qualquer duvida se eu puder te ajudo, pq pra intender esses deveriam haver videos prévios com a teoria necessária.

    williberg
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Gonzalez_keyboard

    ex: C poderia ser formado com o acorde de G sobre C, formção
    C E G B D ?


    uma duvida, seria possivél usar esses acordes com essas sonridades pra ambos os tom, tanto maior quanto menor, ou a formação seria diferente?

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Gonzalez_keyboard
    · votar


    Seria posivel sim, mas seria legal abrir esses acordes, por exemplo fazendo Do Sol Mi (nesta ordem o mi fica uma oitava acimaformando um inertvalo de 10) ai na mao esquerda logo em seguida do mi vc entra com sol si re, agora camos ver quais sao os graus em relacao a do maior, do = tonica sol = 5 justa mi = 3 maior si = 7 maior re = 9maior.

    Agora em relaçao ao acorde menor, teria que mudar os acordes, obviamente inves de C seria Cm, Do Mib Sol, soh que o acode sol maior em cima deste acorde teria um choque porque ficaria Cm7M do menor com setima maior, devido ao si ser a setima maior do tom de Do, entao seria melhor o Gm pois tem o Sib que é a setima menor, mais comum em acordes menores, ai ficaria Cm79 considerando Cm na esquerda e Gm na direita, mais uma sonoridade que fica muito boa é Cm na esquerda e Bb invertido na direita, sendo Do sol mib(8 acima) nesta ordem sendo apenas o mi na outra oitava e depois vem Fa Sib e Re (Bb invertido) ai v pc transpoe isso para outros tons.

    Essa formaçao Cm + Bb gera um acorde menor, Cm7 9 11 do menor com setima nona e decima primeira, é uma sonoridade muito bonita.

    Esse assunto ja nao é acorde de apoio, se quiser pesquisar mais sobre o assunto no google em foruns gringos e ate videos no youtube, procura por upper structure, polychords ou triades na estrutura superior, tambem podem ser tetrades, mas começa por triade que é mais facil.

    É muito dificil explicar isso sem poder exemplificar no piano, mas qualquer dúvida só perguntar.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    williberg


    Meu caro o assunto e pratica não é tão difícil e com super explicações:


    Desde que esteja usando o tom de C:

    C E G - NORMAL
    E G C - DOBRADO
    G C E - INVERTIDO

    Se você segurar a nota C grave na mão esquerda, durante a melodia e harmonia, as possibilidades que você terá nas mãos direitas são muitas.

    Poe exemplo: Desde que estejas no tom de C

    Se o seu teclado é de 5 oitavas você segura o C da segunda oitava e:

    Tipo C B D G - Tens aqui um C7M(9)

    ou C G Bb Eb - Tens aqui um Cm7


    Tem casos de tons que você consegue omitir a terceira maior ou menor, durante uma harmonia ou melodia.

    Exemplo: C G Bb D - Este grupo de notas tocadas juntas serve tando para o acorde de C7(9) e Cm7(9)

    Faz o teste ai meu caro. Serve para qualquer tom. Não é uma questão de visualização e sim de ouvidos. Depois de alguma pratica, você irá acostumar.

    Não adianta ficar fazendo cálculos do tipo: quarta, quinta, nona, décima, milésima, etc... (É lógico e claro que esta é uma parte teórica importante da música)


    Desde que sua música esteja dentro de um determinado tom, você pode fazer o que quiser com as notas dos acordes que você tocar. Não existe regras para isto.

    Depende da sonoridade que o músico quer alcançar em determinadas partes da música.

    Abrir, Fechar, Dobrar, Inverter, são apenas nomenclaturas da música popular, mundialmente falando.


    Seja feliz nas suas músicas meu caro.

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Synth-Men
    Eu expliquei os acordes que ele pediu que estão no video, por isso expliquei detalhadamente.

    Outra o assunto não era inversao de acorde, ele nao quer fazer tetrade ou triade invertida, ele quer entender o assunto do video que ele postou que são triades sobrepostas.

    Por isso dei uma "super explicação" como voce ironizou.

    Respeito sua opinião mas não concordo que não se deva saber que acorde esta fazendo.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Gonzalez_keyboard

    Equivoco vosso prezado.

    O meu comentário refere-se ao 1º post do sr° williberg. Não faço comentários de comentário, somente do assunto abordado.

    Todos explicaram detalhadamente. Se o senhor observar apuradamente, até mesmo o meu comentário está explicado com detalhes.

    O senhor explicou o que sabes e eu expliquei o que sei.


    Respeito também a vossa opinião, mas acorde é acorde e volto a escrever novamente que Abrir, Fechar, Dobrar, Inverter, Sobrepor são apenas nomenclaturas de técnicas de músicas populares, mundialmente falando, para que pessoas possam entender de forma fácil e rápido, estilos, práticas e aplica-las em seus instrumentos. São métodos criados para facilitar a vida de quem está ou vai tocar algo.

    Utilizei, utilizo e utilizarei sempre estes recursos, que estão no vídeo.



    Respeito sua opinião mas não concordo que não se deva saber que acorde esta fazendo.

    Não vi nenhuma descrição, conforme o vosso escrever.
    Também concordo que quem toca, deva saber o acorde que está fazendo.


    Outra o assunto não era inversão de acorde, ele não quer fazer tétrade ou tríade invertida, ele quer entender o assunto do vídeo que ele postou que são tríades sobrepostas


    Exemplos que citei: Considerando que C seja executado na mão esquerda

    - C G Bb D - Perceba, aqui o acorde de Gm está sobreposto ao C.


    - C G Bb Eb - Aqui o acorde de Eb está sobreposto ao Cm

    Note que a armação do Eb, não está organizada no seu formato Fundamental, Terça Maior e Quinta Justa (Eb, G e Bb). Mas no formato: G, Bb e Eb

    NORMAL: Eb, G, Bb
    DOBRADO: G, Bb, Eb

    É o mesmo acorde sobreposto, com opções de montagens e sonoridades (no quesito oitava) diferentes,

    Por este motivo, citei o assunto que o senhor falou "não ter nada haver" com a dúvida do sr° williberg Note que estou sendo detalhista novamente, quanto as explicações.




    Quanto a parte da ironia, na qual que refere-se ao meu post, não foi comentado sobrepondo o vosso post e nenhum outro. Apenas interagindo com a dúvida e a troca de idéias originais.

    Equivoco vosso.

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Synth-Men
    Okay, entao me desculpa, pelo mal intendido porque pensei mesmo que estava me ironizando.

    Eu respondi esse post com essa explicação devido aos videos, e os acordes sobrepostos nao sao sobrepostos sobre uma tonica, e sim sobre outra tríade por isso tem este nome, uma triade de G (sol si re ) sobre uma triade de C (do mi sol ) isso que ele me perguntou, oque voce postou é apenas uma tonica Do na mao esquerda e um acorde Gm na direita e isso nao é uma triade sobreposta (upperstructure) e sim uma tetrade normal, no maximo poderia dizer que é um slash chord ou um baixo pedal fazendo acordes variados na mao direita, sendo escrito G/C onde G é sol si ré e C é apenas a nota Do muito diferente de G sobre C, no primeiro caso é um acorde C7M9 sem a terça e no video nem esta em questão o nome do acorde e s a sonoridade e como ele esta distribuído.

    Unica coisa que nao concordei com oque falou foi sobre nao se importar com as tensoes.

    Voce abordou acordes mais simplificados que os de vídeos, que sao sobre acordes "neosoul", é muito bom porque esse tema é complexo e quanto mais gente ajudar, melhor. Mais um vez desculpe meu equivoco.

    williberg
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Gonzalez_keyboard
    Synth-Men

    pessoal quero agradecer desde já, a ajuda e o tempo em que vcs tem dedicado para responder minhas dúvidas, realmente confesso que são fundamentos muito complexo, na teoria mais a sonoridade é extramente alucinante, muito bom de ouvir, a maneira em que o acorde é formado, está sendo um mundo totalmente novo pra mim, mas quero crescer e ter um pouco do conhecimento pra poder expressa-lo na pratica...espero não esta sendo chato mais gostaria de pedir para que continuem me ajudando..

    obg..

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    williberg
    Magina, o forum é pra nos ajudarmos um aos outros, suas duvidas de hoje foramas minhas de ontem, qualquer duvida só falar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes abertos e acordes fechados