Leo_FV Veterano |
# out/11
· votar
Johnny
Não sei se é o caso ou se ja deram essa dica. Mas eu aprendi a "pegar" a musica de ouvido na igreja. Muitos iam lá e começavam a musica e eu ia no rastro. No começo é meio complicado, vc não vai achar muita coisa e tal. Como eu moro no interior, poucas igrejas tem musicos.
Pegar em CD hoje ta muito facil, pq vai no cifraclub, pega a cifra e só confere. Mas tente praticar sem auxilio de cifra, tentar desenvolver seu cérebro a "entender" as notas. Com o tempo (anos e não dias) vc aprende.
Quanto a estudar harmonia, não é estudar pra decorar, mas estudar pra perceber. Perceber como? Perceber as cadencias dos acordes nas musicas. Vc não vai ouvir e adivinhar que acorde é quando ouvir uma musica na tv, mas vc vai saber pra que acorde em teoria ela está indo. Tipo, se começou em C, vc já saber na hora se o proximo acorde foi um Am, F, G, Em, etc. os acordes que normalmente pertencem a este campo harmonico.
Como disseram aí, são anos e anos de estudo e nada vem por mágica ou entra sozinho na cabeça. Se vc estuda 1 hora 3x na semana, vc não aprender mais rápido do que quem pratica todo dia. Estude os campos harmonicos simples, sem 9, 7, 6 e o que mais tiver. Depois disso dominado e aplicado com confiança nas musicas que vc toca, depois parta pra improvisação, escalas diferentes, dissonantes etc.
|