Acordes de ouvido

Autor Mensagem
johnnyalves
Veterano
# out/11


ñ consigo tirar acordes de ouvido... mas somente ''acodes'' ,notas eu consigo.

quem souber como me ajudar eu agradeço...

.omni
Veterano
# out/11
· votar


...estude harmonia?

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


.omni

estou estudando isso ha quase 7meses.

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


johnnyalves
Eu estou estudando a uma vida... só 27 anos

Estudar é para o resto da vida, tenha paciencia

Baixe programinhas de percepção musical para ir aguçando o ouvido, tem um bom chamado Teoria, mas existem diversos do genero, comece procurando no audioware do próprio cifra

Vai treinar intervalos, melodicos e harmonicos, e aprender a distinguir tudo isso

Uma boa para ir sentindo as notas e cantar junto, isso mesmo, cante as escalas, se você afinar sua voz com o piano, vai sentir drasticamente a diferença

E estude

sirmcca
Veterano
# out/11
· votar


tira nota por nota ué
pega a tônica coloca a terça e quinta. Já está ae um acorde careta!
Cara não tem como alguem te falar um jeito de tirar musica de ouvido. É prática mesmo...associação...cada um é cada um...
Vai metendo as caras ae!

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


sirmcca

Cara não tem como alguem te falar um jeito de tirar musica de ouvido

eu sei,o que eu quero é algo para treinar que me ajude a tirar ''ACORDES'' de ouvido.
tipo uma progressao,essas coisas...


ae pra aqueles vão entrar no topico pensando numa soluçao magica entenda isso:
Tirar musica de ouvido ñ se ensina somente se pratica e aprende...

sirmcca
Veterano
# out/11
· votar


ok
voce tira nota por nota e monta o acorde justamente como disse antes
pega a tonica. Ela é facil pra voce neh!. Se a tonica for um C voce confere se a terça é menor ou maior. SE for maior a proxima nota é um E e logo após seria um G. Pronto. C maior formado!

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


sirmcca

tambem funciona com quem toca oitavado?
EX:C
mao esquerda:1 - 5 - 8 ou 1 - 8.
mao direita: C - E - G.

.omni
Veterano
# out/11
· votar


johnnyalves
estou estudando isso ha quase 7meses.

Legal. Continue assim. Pra sempre.

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


postem o nome de umas musicas faceis, para mim tentar tirar os acordes.

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


musicas .help-me

Zenicola
Veterano
# out/11
· votar


Jump - Van Halen

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


Zenicola

essa ai eu já sei tocar...

Zenicola
Veterano
# out/11
· votar


johnnyalves
Cara... eu faço tipo assim : Identifiquei a nota, tento descobrir se o acorde é menor ou maior ( pela 3ª ) e daí vejo qual é a dissonancia que se encaixa melhor ( 7M, 5+, 6, 9 etc )
Sacô ?
Abçs

johnnyalves
Veterano
# out/11 · Editado por: johnnyalves
· votar


Zenicola

ochente ome rêi é paidegua mermo


OBs:nao falo desse jeito

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


quem quizer postar mais musicas ,fiquem avontade...

julius2009
Veterano
# out/11
· votar


Ai Johnny, primeiramente você tem que saber identificar a qualidade dos acordes, se eles são maiores ou menores.

Acorde Maior: tem sonoridade alegre, feliz...

Acorde Menor: tem a sonoridade triste, melancólica, lembra um dia nublado...

Esse é o primeiro passo e o mais básico... agora pegue músicas simples (músicas sertanejas) e escute-as (mesmo se não gostar) e tente identificar se os acordes são menores ou maiores...


Depois de bastante treino isso se tornará simples e fácil.

O próximo passo é perceber as dissonâncias (acorde com 7+, 7, 9, 4, etc).

Vamos lá:

Acordes com 7+ (sétima maior ou major 7): são acordes de repouso, substituem facilmente os acordes naturais e não carecem de complemento. Sempre que você estiver escutando uma música e ouvir um som de repouso, arrisque um acorde com 7+ para ver se bate. Esse tipo de acorde é muito usado também para finalização de músicas.

Acordes com 7: são acordes de preparação, obedecem um esquema de pergunta e resposta. O acorde com sétima pergunta e um outro acorde responde. Por exemplo,quando você faz Dó com 7, esse acorde chama por um outro, carece de complemento, de uma resposta e a resposta para ele é o Fá Maior ou menor...

D7 ---- G
E7 ---- A
F7 ---- Bb
G7 ---- C
A7 ---- D
B7 ---- E
F#7 --- B
G#7 -- C#
A#7 -- D#

Tente usar esse esquema de preparação pelo ciclo de quintas para ir acostumando ou se ouvido com as perguntas e resposta e isso se tornar mecânico.

Ciclo de Quintas:

G7, C, C7, Fa, Fa7, Bb, Bb7... etc.

Acordes com 9 (nona): são acorde de soridade sofisticada e doce. Muito utilizados na harmônia moderna. Os acorde com nona podem substituir praticamente qualquer acorde, tanto menor como menor por haver a ausência da terça, a não ser que a nona seja add (9add).

Acordes com 4, 5º, 5#, 11, 11b, 11#, 9b, 9#, 13, 13#, 13b: são todos acordes de tensão e você pode usar essas dissonâncias separadas ou em conjunto para criar preparações e cadências...


Um outro tópico essêncial que você tem que conhecer para que possa tirar com facilidade e rapidamente qualquer música de ouvido é o Campo Harmônico, que é a região onde há maior probabilidade dos acordes se combinarem de forma harmoniosa. Quando você se acostuma com o CH, qualquer acorde fora do mesmo é rapidamente apontado por sua percepção.

Como exemplo veja o CH de C construido sobre tétrades:

C7+, Dm7, Em7, F7+, G7, Am7, Bm7/5b(Si menor com sétima e 5menor);

Esse é o campo harmônico de C, os acordes dentro dele se combinam harmoniosamente fazendo perguntas e obtendo respostas e quando aparece um acorde estranho ao CH, como exemplo um Bb, o mesmo brilha de modo diferente e pode ser reconhecido.

Recomendo, por experiência própria, que estude muito o CH (campo Harmônico), pesquise sobre harmonia funcional e pratique muito as seguintes progressões:

[b]Sequência 1:[/b] C7+, G/B (esse acorde está substituindo o Bm7/5b, por não precisar de complemento e está fazendo uma ligação de baixo entre o C e o Am), Am7, Am7/G (ligação de baixo), F7+, C/E, Dm7, F/G (Sol sus ou Fá com Sol, tem a finalidade de preparar para Dó), C7+

Sequência 2: F7+, G/F, Em7, Am7, Dm7, F/G, G7, C7+

Sequência 3: C7+, Bb/C, C7, F7+, Fm7, C7+, Am7, Dm7, G7, C7+ sequência de preparação para o IV grau);

Sequência 4: C7+, Gm7, C7, F7+ (sequência de preparação para o IV grau);

Sequência 5: C7+, Bb/D, C/E, F7+ sequência de preparação para o IV grau);

Sequência 6: Am, Am7+, Am7, Am6, Dm, Dm7+, Dm7, Dm6, F/G, F5+/G
G, G5+, G13, G13+, C7+


Existem milhares de progressões, esses são apenas alguns exemplos que se você dominar estará tirando músicas em pouquissímo tempo, pois de modo geral 75% das músicas populares ocidentais obedecem essas progessões.

Todas as sequências acima, tem uma explicação e uma lógica que é estudada na parte de harmonia.


Espero ter ajudado,

Vlw.

Júlio C.
Pianista


Fonte: eu mesmo.

brolynfera
Veterano
# out/11
· votar


julius2009

Que dica legal. :D

Ciclo das quintas, preciso colocar isso em mente. O negócio e pegar firme na harmonia funcional.
Tenho um professor que tira qualquer coisa de ouvido, esta ai o segredo, harmonia mais uma vida inteira de estudo.

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


johnnyalves
estou estudando isso ha quase 7meses.

Ô, quanto tempo hein champz...

Pega uns programas de percepção pra ajudar, tem o EarMaster, Earope, Auralia...

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


julius2009

que conteudo em cara ,tiver um tempo vou ler;

julius2009
Veterano
# out/11
· votar


Só um pouquinho do que aprendi quando estudava teclado e não tirava nada de ouvido... o segredo é estudar, mas se você tiver um norte para seguir a coisa se torna ainda mais fácil. O norte no caso, é o estudo da harmonia...

julius2009
Veterano
# out/11
· votar


Vlw brolynfera.

julius2009
Veterano
# out/11 · Editado por: julius2009
· votar


Espero ter ajudado, se precisar é só dar um alô. Vou tentar sempre estar aqui no fórum, mas se não me encontrar pode mandar e-mail: juliocesar_usc@hotmail.com

paulohlog
Veterano
# out/11
· votar


julius2009


Parabéns pelas dicas, entre em contato comigo pelo I-mail/msn e a gente troca uma idéia sobre música!

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


julius2009

como assim preparaçao para o IV?

toca isso tudo antes de ir para o quarto grau?

paulohlog
Veterano
# out/11
· votar


como assim preparaçao para o IV?

toca isso tudo antes de ir para o quarto grau?



É!

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


paulohlog

caraca ,num é acorde demais ñ ,para uma preparaçao?

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Não existe limites para um preparação, pode ficar a gosto do freguês

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


Edson Caetano

a pessoa que escolhe como vai ser a preparaçao.

saquei...

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


ai essa musica , é nivel iniciante?


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acordes de ouvido