Desempenho no PA - Quais miam, falam e gritam?

Autor Mensagem
Mestre Duarte
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mestre Duarte
· votar


Por várias vezes toquei em igrejas em que não usávamos o altar (palco). Ficávamos em baixo e em frente ao altar. Já toquei até de costas para a igreja (ridículo mas é verdade). Logo o som que eu ouvia era diretamente o dos P.A's.
Era muito ruim quando o som não aparecia ou ficava muito alto. O teclado que eu usava na época era um WK-1200 da Casio; depois troquei por um DGX-500 (só teclado fraco de peso).
Foi então que eu fiz um teste usando isso que vocês chamaram de barbaridade: todo o grave, todo o médio e todo o agudo. Não há como negar que o som melhorou muito (opinião não só minha, mas da banda e outros).
Hoje eu uso um P-85 o qual não é necessário fazer assim, pois eu uso em flat e fica bom. Se usar todo o grave, médio e agudo, como fazia com o DGX, o piano fica rasoável, porém os E.Pianos e Strings ficam muito estridentes e não dá para usar.
Usar todo o grave, médio e agudo é conveniente em certos teclados, não em todos, é lógico eu jamais quis afirmar isso. Porém, havendo necessidade e constatando a melhora, não é nenhum absurdo não. Basta testar e verão que não vai sair nenhum Bicho-Papão dos P.A's querendo pegar vocês. shuashuashuashua!

Agora, já que gerou polêmica, sugiro que deixemos esse assunto para outro tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/258071/

comunista
Veterano
# ago/11
· votar


E eu ia dar um up para Juno G!

Vou de TR61 ou de XP30/60/80!

bravo57
Veterano
# ago/11
· votar


comunista
Melhor vc ir de TR 61. É mais moderno e o pessoal que tem XP viaja muito no valor de revenda. O piano do TR que não costuma agradar, pode ser resolvido com sampler.

Jeferson Fernandes
Veterano
# ago/11
· votar


bravo57
Melhor vc ir de TR 61. É mais moderno e o pessoal que tem XP viaja muito no valor de revenda. O piano do TR que não costuma agradar, pode ser resolvido com sampler.

Eu usava um sample de piano do PC88, que tinha apenas 2MB de tamanho, carregava rapidinho e era maravilhoso... Curtia demais.. De resto ficava muito feliz com o TR:



bravo57
Veterano
# ago/11
· votar


Jeferson Fernandes
Eu usava um sample de piano do PC88, que tinha apenas 2MB de tamanho, carregava rapidinho e era maravilhoso... Curtia demais.. De resto ficava muito feliz com o TR:

comunista
Viu o exemplo do Jeferson? Agora cabe a vc experimentar e ver se te agrada.

Rick Pac
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte
O assunto não gerou polêmica, só certezas.
Pela 3ª vez : se oriente com um técnico de som experiente.
Até parece que você não está lendo nada que foi postado por aqui.

Rick Pac
Veterano
# ago/11 · Editado por: Rick Pac
· votar


Jeferson Fernandes
O caixa está trigada à um módulo de som ? O som dela está estranho...

Jeferson Fernandes
Veterano
# ago/11
· votar


Rick Pac

O caixa está trigada à um módulo de som ? O som dela está estranho...

Tá não... Esta filmagem foi feita com o um Nokia N95, e o celular está muito perto da caixa... Esta caixa é uma Mapex Black Panther e tem um punch meio forte.. no fim das contas foi o microfone do celular que abriu o bico...rs...

Rick Pac
Veterano
# ago/11
· votar


Jeferson Fernandes
Hehehe. Tá explicado... . A gente estranha porque o som dos pratos está limpo.
E a Mapex ficou com som de Caramuru no celular... hehehe

comunista
Veterano
# ago/11
· votar


bravo57
Curti o Tr61, acredito que vai ser o meu primeiro Korg!!

Jeferson Fernandes
Toda vez que quiser usar o timbre tem que carregar ele? Só é necessário carregá-lo "uma vez por tocada" (tocada = intervalo de tempo de ligar e desligar o key) e ele (o timbre) fica disponível durante toda a sessão. Né isso?

Em qual categoria se encaixa? Synth ou Workstation.?


Valeu

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


comunista

Toda vez que quiser usar o timbre tem que carregar ele? Só é necessário carregá-lo "uma vez por tocada" (tocada = intervalo de tempo de ligar e desligar o key) e ele (o timbre) fica disponível durante toda a sessão. Né isso?


Correto! É exatamante assim!

O TR é workstataion.

A. Cordeiro
Veterano
# ago/11 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Dos teclados com que já estive por ordem de data:

• Juno D: Sumia (principalmente nos pianos)
• PC-88mx: Grita!
• XP 60/30: Falam bem
• SP-88: Fala bem
• SP-2: Fala muito bem (apenas nos pianos)
• QuadraSynth Plus: Fala razoavelmente
• X5D: Fala bem (além do esperado!)
• N264: Grita! (Um dos melhores teclados que já tive!)
• P-95: Fala razoavelmente (como usava um cabo para uma das saídas de phone, o timbre não ficava o mesmo, mas até que aparecia)
• Motif 7: Fala bem! (pianos show no P.A., outros timbres como cordas ensemble não se definiam tanto)
• Triton Pro: Grita muito! (O melhor synth até agora, apesar dos pianos ac não terem tanta qualidade, tem peso no P.A., e no mais do timbres, sensacional!!)

Aqueles que NUNCA me deixaram na mão em diversos P.A.'s/amplificadores/cubos que já passei, foram mesmo o PC88ms, SP-2, X5D, N264, Triton Pro.

Penso que muitas vezes vale mais se investir num synth antigo, que dá garantia de soar muito bem em banda e que se adéqua bem em diversos tipos de amplificação, do que num synth atual que mesmo com maiores e mais detalhadas amostras, mais tecnológico e de maior recurso, não se pode confiar em relação a estarem com banda tocando em todo tipo de som, considerando experiências pessoais e reviews gerais de determinado synth.

Mesmo porque é aquela velha história, com a grana de um entry-level novo, tu pode ter um midi-level antigo, com a grana de um midi novo, tu pode ter um top de linha antigo e com a grana de um top atual, encheu a barriga!!

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11
· votar


Shadad
Cara, nem sempre. Em estúdio as coisas ficam muito mais fáceis. (...)

Valeu o comentário.

A. Cordeiro
Mesmo porque é aquela velha história, com a grana de um entry-level novo, tu pode ter um midi-level antigo, com a grana de um midi novo, tu pode ter um top de linha antigo e com a grana de um top atual, encheu a barriga!!

Hehehe... e quem não gosta de comprar usado, junta mais grana até chegar no mid-leve inicial =)

Agora, é impressionante como isso é verdade; coloquei o Juno Di e o SP76 lado a lado no estúdio numa música que uso piano... sem comparação, o Juno precisa de muito mais volume para ser notado.

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


Existe um "piano" digital (se é que podemos chamar assim) chamado Fenix TG88 15. Algum de vocês já experimentou? Qual a opinião de vocês sobre ele levando em consideração o assunto deste tópico?

Jeferson Fernandes
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte

Fenix TG88 15

Não sei se foi este modelo que já toquei e minha opnião não tem embasamento de fato, mas considero que nas marcas Fenix, CSR, Groovin, Medelli, não se encontram requisitos básicos para comparação da forma que está rolando neste tópico.

Já toquei em um Fenix bonitão, mas que pelo amor de Deus... As teclas eram leves, ocas, frágeis e o timbre sem comentários...

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


Jeferson Fernandes

Concordo contigo.
Eu não só já usei, como tenho um a minha disposição (lá na igreja).
Sobre alguns timbres dele:

- Piano: melhor se não existissem;

- Strings (052): mia, mas dá para usar;

- Sinth Bras e Lead: Falam. Colocando "todo o grave, todo o médio e todo o agudo, são aplicáveis.

- Rock Organ (019): nem mia, nem fala: geme. Mas, se fizer a minha equalização que todos acharam absurda, fala muito bem, tanto nos P.A's como nos monitores.

pomtwo
Veterano
# ago/11
· votar


isso ai eh relativo ... nao existe teclado que fala feio no P.A , apenas existe uma falta de tempo de equalizar seu teclado ao PA de onde vai usar ... tenho um psrb20 {terriver di ruin e bom ao mesmo tempo } ruin por que ele nao tem nenhum recurso e bom por que mesmo ele sendo ruin , nunca me deixou na mao e aparecia no PA ...

esse nao tem equalizaçao nenhuma dentro dele , mas dos synth que ja tive e ja toquei todos tem .. e outra , efeitos como limiter , compressor, e pre amp , fazem uma diferença medonha ...

por isso que eu falo todo teclado fala bem no PA .. mas como a gente nao usa sempre o mesmo PA nao tem tempo de equalizar da forma correta ...

agora quanto a ganho ou GAIN ... isso nao se descute que a korg tem o melhor de todos eles , isso na maioria dos modelos ...

MetalKey
Veterano
# ago/11
· votar


Falar bem no PA depende, além do teclado, do técnico de som.
Vou dizer uma coisa que contraria a opinião de muitos aqui no FCC, o Fantom Xa fala muito no PA!

Os orgãos que editei no Fantom gritam no PA, com definição no meio da banda e tal (Banda de blues). Tenho a SRX-11 e editei uns pianos e falaram bem no PA. Os timbres de synth são ignorantes!

Já tive Korg X3 que falava bem também nos Strings, Leads e Organs.

O piano do SP76, apesar de longe de ser um bom piano, aparece bem.

Artref
Veterano
# ago/11
· votar


pomtwo, claro que existem PA's ruins, buracos no espectro das frequências, mas pra mim não é relativo não. Pra mim tem teclado que mia sim, e tem diferença de desempenho sim. Olha, sendo bem franco, não tem equalização, nem compressor nem nada que resolva teclado ruim! No máximo ameniza um pouco. E eu pego praticamente um PA por fim de semana, então não é questão de estar sempre no mesmo...

Se fosse assim seria ótimo, eu levaria sempre o meu M50, equalizava e fazia ele soar igual ao M3. Não é assim. Não é questão apenas de frequência: é harmônico, é qualidade dos componentes, etc.

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


Galera, sem querer ser chato, mas já sendo, estamos desvirtuando muito esse tópico e deixando de responder a pergunta do autor.

Os detalhes que estamos discutindo deveriam ser postados aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/226769/

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


Como eu também deixei de responder a pergunta do tópico, vou dar a minha opinião agora.

Dos teclados que eu me lembro que usei na vera:

N264 - grita
Triton Le - grita
TR - grita
Juno G - fala em tom de discurso
Kurzweil SP76/88 - fala bem
Kurzweil SP2 - fala menos que os SP76/88
Prokeys 88SX - fala pouco
Prokeys 88 - grita
MM6 - sussurra
PSR 540 - coitado
PSR 550 - coitado
PSR 630 - coitado
Technics KN2000 - fala em tom de discurso
Yamaha S08 - fala em tom de discurso
Roland SH-201- Fala bem

Artref
Veterano
# ago/11
· votar


Juno G - fala em tom de discurso

hahahahaha...

Esqueci de comentar um que eu tive, que é o Alesis QS7.1: falava bem.

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


Comparando algumas postagens deste tópico, fiquei com uma dúvida:

Dos teclados mais antigos, comparando o 01W com o M1, qual fala melhor nas PA's?

Gus79
Veterano
# ago/11 · Editado por: Gus79
· votar


tenho um 01/w e ele realmente grita. o melhor teclado que ja tive em relacao a som no pa.

nunca toquei em m1 em pa, mas ja li que a saida do m1 e' ainda mais estupida que a do m1, chegando ate a clipar o som na propria saida do m1 quando usando alguns timbres no volume max.

outros equipos que eu tive:

sp88: fala alto e bem
xp50: grita
jv1010: fala polidamente
tx5: fala bem e bonito
s03: fala gentilmente
rs9: fala educadamente
kawai gmega: fala polidamente
tx81z: fala bem
casio cz3000: fala bem alto cortando o mix
d-20: fala educadamente
d-50: fala alto e bem

ha priscas eras eu tocava com um psr b20 numa banda de rock. colocava no preset 19, rock organ (se eu nao estou enganado), e lembro que saia bem no mix! levavamos doors e outros bons rocks e o biccho segurava a onda (pelo menos para meu ouvido na epoca).

camiloaquino
Veterano
# ago/11
· votar


[Gus79
i]nunca toquei em m1 em pa, mas ja li que a saida do m1 e' ainda mais estupida que a do m1, chegando ate a clipar o som na propria saida do m1 quando usando alguns timbres no volume max.[/i]

Não entendi sua frase......

Gus79
Veterano
# ago/11
· votar


camiloaquino

É isso mesmo. Sabe quando você manda tanto ganho para o amplificador que chega a clipar, a estalar?

Li em algum fórum gringo de um cara que tem (ou tinha) o M1 e o 01/W que o M1 tinha uma saída com tanto ganho que chegava a clipar na própria saída. Exemplo: você coloca o volume máximo com um timbre pesadão e toca bem forte - com o volume do ampli baixinho. Segundo o cara, a saída do M1 era tão forte que chegava a clipar NO M1, e estalava com o ampli baixinho - ou seja, não era o ampli, mas sim o M1.

Segundo ele, por isso o M1 tinha um som mais gordo e potente que o 01/W (que ele já considerava bem potente).

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mestre Duarte
· votar


Gus79

Valeu.

Na verdade, é até engraçado. Corrija-me se eu estiver errado, mas as saídas do M1 e 01W são, realmente, saídas R/L. No entanto, as saídas de head phone do P-85 são tão baixas, mas tão baixas, que mesmo sendo saídas para fone não chega nem aos pés do M1.
Tudo bem que o 01 e 01W são legendários e o meu P-85 é um pianinho medíocre, mas por favor! Eu já usei o P-85 no volume máximo e mesmo assim a impressão que se tem é de que o som continua baixo, pelo menos para mim, nos monitores. O jeito é confiar no mesário e acreditar que nos P.A's o som está bom. hehehe

André Perucci
Veterano
# ago/11
· votar


posicione os knobs de seu(s) canal(is) da mesa usando "todo o grave", "todo o médio" e "todo o agudo".

que loucura vei, tu vai fazer a parada soar como um canivete entrando no ouvido alheio

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


André Perucci

Ha, Ha, Ha.
Pior que o P-85, se fizer isso, no Grand Piano, na Watson lá da igreja fica audível, já fiz. Todavia, no E Piano 1 (DX) e Strings, não apenas enlouquece como é capaz de matar em massa. Se o Bin Laden soubesse disso, hein?!

fernando tecladista
Veterano
# ago/11
· votar


a saída do M1 era tão forte que chegava a clipar NO M1
Segundo ele, por isso o M1 tinha um som mais gordo e potente que o 01/W

eu chamo essas coisas de "ilusão auditiva"

do teclado ao público você tem 4 controles de volume
-o do teclado
-o ganho do canal
-o volume do canal
-o master da mesa

é só saber regular

o meu 01/w também tem um ganho maior na saida algo se comparar o volume no ponto 3 é igual ao ponto 6 dos rolands que tenho, isso usando a mesma regulagem no mixer
acertando o mixer no ganho e volume eu consigo trabalhar com os 2 iguais, o mesmo ponto de volume no painel do teclado de um soa igual ao do outro
o que acontece com o dono desse M1 é que na hora que "o couro come" na banda ele tem mais opção pra subir o volume e se destacar na banda

----------------------------------

outra coisa que vejo que o povo acha que o teclado passa a falar mais, mas cansei de testar aqui e vi que o resultado é o mesmo

ligação mono X ligação stereo
muito teclado só tem o L/R pra efeito de pan, a amostra sampleada é a mesma que sai no L e no R

usar a L/mono é a mesma coisa que usar a L/R
porém quando você usa dois canais do mixer passa a ter mais volume o que deixa o teclado com mais volume, só isso
se trabalhar timbres com pan e usar o p.a. em stereo nesse caso você acaba tendo algo mais "3D" já que tem timbre vindo de lugares diferentes, o timbre em si não melhora, melhora a ambiencia dele no local

prova de que uma saida mono ou L/R não faz diferença
é só ver teclados como os moogs (moog little phatty), dx-7 e mais uma leva dos antigos que só tem uma saida mono e fala mais que qualquer coisa em p.a.

---------------------------------------------------------

falar mais em P.A. está ligado a qualidade da sintese/sampler frequencia harmonicos.... não é questão de ter volume pra socar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desempenho no PA - Quais miam, falam e gritam?