Desempenho no PA - Quais miam, falam e gritam?

Autor Mensagem
Mestre Duarte
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mestre Duarte
· votar


muito teclado só tem o L/R pra efeito de pan, a amostra sampleada é a mesma que sai no L e no R

fernando tecladista

Não é o caso do P-85. Caso pelo qual considero este um problema mais preocupante do que o fato dele ter apenas saídas head Phone. Portanto, cabo mono no P-85, nem pensar!

A. Cordeiro
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte

Amigo, como já disse aqui, tive o P-95, gostava (e continuo gostando) muito dele pq proporciona boas teclas com um som de piano legal por custo-benefício. Tive tb problemas com a saída dele, por ser headphone, mas não chegavam a sumir não. Usei o P-95 tanto em mesas com bons amplificadores, caixas e mesários experientes, como tb com simples caixas multi-uso como os wattsom's da vida, e mesmo deixando o piano mais magro e com graves e agudos "desregulados", apareciam na banda, claro que nem sempre da mesma forma, mais até que apareciam, e eram com cabos mono.

Mas em se tratando dos M1 e 01/W, não dá pra se comparar com teclados/pianos digitais feito o P-95, uma vez que este não tem projeção alguma pra fins de amplificação em palco, ao contrário dos dois synths.

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


A. Cordeiro

Concordo com o amigo.

É engraçado e ao mesmo tempo dramático, se não trágico: Ter que aceitar a ideia de que o P-85/95 foram feitos para tocar em casa. Melhor acostumar-me :-(

A. Cordeiro
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte

haha...é verdade!! Mas a Yamaha faz isso pra valorizar e empurrar vc pras linhas CP's mesmo, como o CP33, que realmente são muito melhores e destinados pra palco. A linha P destina-se a estudo, ou no máx. a controle via MIDI pra uso das teclas e extensão num estúdio ou coisa do gênero, a gente é que sem grana a mais quer fazer de tudo com ele hehe...

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


A. Cordeiro

Além de falar bem nos P.A's, os CP's têm entrada pedal unit, possibilitando o uso de três pedais? Qual deles?

tmurback
Veterano
# ago/11
· votar


A. Cordeiro
Não podemos esquecer do recente P-155, que tem saída pra PA e teclado GH.

A. Cordeiro
Veterano
# ago/11 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Mestre Duarte

Pedal unit não. Creio eu que a projeção que a Yamaha deu ao CP33 não necessita de fato do pedal unit, senão o teria. Mas além do sustain ele tem uma auxiliar.

tmurback

Claro, mas de um modo geral a linha P é mais destinada a estudo, mesmo tendo saídas pra P.A. não significa que o forte dele seja palco, e teclas GH são só uma questão de qualidade ao produto.

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


A. Cordeiro

Não querendo fujir do tópico, mas só para matar mais essa dúvida:

Para que um piano digital sem os três pedais seria mais adequado?

Rick Santos
Veterano
# ago/11
· votar


Alguém já testou um P-155 num PA???






Abraços

Rick Santos

A. Cordeiro
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte

Para que um piano digital sem os três pedais seria mais adequado?

Vc usa os três pedais nas músicas com banda em palco?

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


A. Cordeiro

Ainda não. Meu piano está incompleto.

jrguedes
Veterano
# ago/11
· votar


Alguém já testou um P-155 num PA???

ja testei em uma caixa da Roland, KC-110(stereo) e KC-150.

Deu o mesmo som do CP300 que testei tbm no mesmo dia.
Muito bom mesmo!

bravo57
Veterano
# ago/11
· votar


jrguedes

Deu o mesmo som do CP300

Que blz, hein?

Mestre Duarte
Veterano
# set/11
· votar


Agora sim, uso os três pedais.

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Roland e66 - fala baixo
Roland Juno di - fala baixo
Kurz sp88x - manda bem
Apro + audiobox presonus - manda bem
Umx250 + iPad - fala baixo
Kronos 61 - fala muito bem

jrguedes
Veterano
# set/11
· votar


bravo57
cara... se nao o mesmo som, chegou bem... mais bem proximo.

kokada
Veterano
# set/11
· votar


Po, como que vcs dizem que o Korg M50 e TR mandam bem numa PA? Eu testei com uma Roland KC150, e ficaram com som magro magro, comparado a um Kurzweil PC2.

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


kokada
Hehehehehehh... quero até ver a polêmica! =D
Eu até concordo com você. Muita gente aqui no fórum bota os Korg's nas alturas, quando na verdade são semelhantes aos demais. Obviamente, um top como o PC2 vai soar melhor no PA. Fato.

Valeu!

Gus79
Veterano
# set/11
· votar


Algo que eu posso afirmar com toda a certeza é que o Korg 01/W tem mais "presença" no PA que o JV-1010.

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


o engraçado e que geralmente os teclados antigos falam melhor no P.A que novos que vergonha...

Maestron
Veterano
# set/11
· votar


O que percebo nos comentários em fóruns, tanto nacionais quanto estrangeiros, é que os teclados antigos sempre, ou quase sempre, são melhores qualificados em termos sonoros do que os teclados de hoje...

Mas isso não seria um contra-senso? Ora, se lidamos com sintetizadores, instrumentos atrelados ao desenvolvimento tecnológico, não seria de se esperar que a qualidade do som também progredisse?

Ou será que nos acostumamos com os sons antigos e só por isso tendemos a varolizá-los mais?

A opção pelos sons dos antigos seria então apenas emocional?

Gus79
Veterano
# set/11
· votar


Maestron

Para mim, a questão tem a ver com a resolução dos timbres e com a qualidade dos conversores D/A, que levam o timbre digital para a saída analógica.

Um timbre com menor resolução tem imperfeições que podem deixar a sensação sonora de um preenchimento maior das frequências.

E eu acho que os conversores D/A de antigamente eram mais "quentes". Esse "calor" não tem a ver com volume, senão era fácil compensar isso com o ganho nas mesas de som. Acho que eram mais quentes porque, como eram menos perfeitos do que os atuais, geravam sub-frequências aleatórias que também contribuíam para o preenchimento maior das frequências.

Já um teclado atual é tão digital que muitas vezes o som sai alto, bonito, mas "limpo" demais (é essa a sensação mesmo). Não tem o "calor" característico de alguns outros instrumentos.

No extremo da comparação, pega um Minimoog e liga num PA, junto com a banda. Depois, no mesmo ampli, liga um Motif com sample de Minimoog. Eu aposto que vão sair muito parecidos, mas que o Minimoog vai ter um timbre mais "quente".

Ou será que nos acostumamos com os sons antigos e só por isso tendemos a varolizá-los mais?

Isso não tem sentido, porque o propósito do sintetizador é fazer timbres novos. O "calor" de um instrumento não tem a ver necessariamente com o timbre específico utilizado. Por exemplo, o meu 01/W consegue se sair muito bem no PA quer nos órgãos, quer nos leads, quer nos pads, quer nos pianos (tudo isso corta muito bem no mix e sobressai mesmo com menos ganho, menos decibéis, do que os os outros instrumentos na mesa. Isso NÃO acontecia com meu Yamaha S03, sintetizador puro muito interessante e quase quinze anos mais novo. Com ele, precisava dar mais ganho).

A opção pelos sons dos antigos seria então apenas emocional?

Claro, porque é questão de gosto de timbres, e isso é bastante subjetivo e emocional mesmo. Só por que a opção é determinada emocionalmente não quer dizer que não exista diferença real dos timbres.

Por exemplo: pega uma boa guitarra Fender dos anos 70 e liga num amplificador valvulado clássico dos anos 70.

Depois, compara com uma guitarra top atual e liga num amplificador valvulado atual, ambos tentando imitar aqueles acima.

Depois, pega uma boa guitarra atual e liga num Behringer V-Amp 2 para simular aquele timbre dos anos 70 e liga direto na placa de gravação.

Nenhum dos três vai sair a mesma coisa. Alguns vão preferir o antigo, outros o moderno, e outros a simulação da pedaleira. E essa opção é emocional, claro.

Maestron
Veterano
# set/11
· votar


Gus79


Hummm... Bastante esclarecedor... Sua comparação me fez lembrar a comparação que fazem entre som de CD e Vinil... O som dos analógicos seriam como os discos de vinil, mais gordos e cheios de frequências. Já os teclados digitais seriam puros e limpos como um CD, seria isso?

Ainda assim, se não me engano, 01/W é um teclado digital, o que faria um teclado desse ou um XP-80 ter um som mais gordo do que os teclados de hoje com tecnologia superior?

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


Maestron
em fóruns em geral tem muita superstição por exemplos , sempre dizem que pianos de Korg são Ruins , testei um korg triton extreme e achei muito bom , dizem que Roland's não aparecem no P.A olhá os show da internacionalmente famosa ASIA [só usa Roland}, quero ver algum desses caras que falam isso dizer alguma coisa, o cara tem Fantom X6 , X7 , Juno G , V synth , SH201 e mais um tanto, isso vai muito do cara que toca no teclado , teve um show que fiz com outro usuário daqui do foruns ele tem Um triton extreme e um Roland sh201 parece que o Sh201 se escutava mais que o extreme , mas tem que se levar em conta que ele usava no extreme piano e no Sh201 synth bem pesadões.....

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Yamaha, Roland, Korg, as tres grandes, Kurzweill, Clavia, Hammonds, controladores Akai, Cakewalk e tantas dezenas e centenas de equipamentos

Cada um vai ter a sua opiniao sobre cada equipamento, mas normalmente equipamentos vintages, sao ou foram TOPS, e os melhores atualmente são o que? TOPS

Ou seja para falar bem no PA, para ter timbre perfeito, tem que ser um instrumento acima da média, ou seja, tem que ser um instrumenti TOP não tem choro nem vela hheeheh essa é velha heim

kokada
Veterano
# set/11 · Editado por: kokada
· votar


Edson Caetano
É isso mesmo, até agora, não vi nenhum teclado Mid Level que fale bem numa P.A. Só TOP tem peso na minha opinião. No fone os Mid Level são uma maravilha, na P.A. é outra história. Aumentar o volume pra ouvir aí não é som, vira barulho - qualidade no timbre é outra história.

catamilho
Veterano
# set/11
· votar


Tenho uma duvida sobre pré que talvez alguns compartilhem.

Um pré híbrido solid state valvulado de baixo custo como o BlueTube da presonus (stereo), melhoraria aveludando o som do teclado nos graves mantendo os agudos e médios originais funcionando como um loudnes dos amplificadores antigos?

Tenho um PA 400 da signus, e gostaria se possível aproveitar ele como som de meu teclado, pensei nesta possibilidade antes de enviar o sinal para uma mesinha, eu ligaria o headphone na mesa, pois este pré não tem entrada de fone.

O raciocínio procede ou este pré de mic não faria esta função.

Sera que pelo menos vai amornar um pouquinho o som esta unica vauvula deste bluetube?

Abraços a todos.

PS: eu fiz esta pergunta no forum de amplificadores mas não tive resposta, por isso tentei por aqui...

principio isso é para tocar em casa somente.

tmurback
Veterano
# set/11 · Editado por: tmurback
· votar


Olha, honestamente, esse negócio de TOP antigo é melhor que MID novo nunca me convenceu. Não tô falando, óbvio, de PC2 x M50, pois são gerações próximas, mas de M50 x 01/W, por exemplo. Na maioria das vezes, a tecnologia evolui e aconetece que até os instrumentos atualmente mais baratos passam a contemplar uma tecnologia que antes era muito cara.

Uma vez toquei num X3 (top antigo) e achei que ele falou melhor que o X50 (entry atual). Acontece que a ROM do X3 é muito menor que a do X50, os timbres possuem bem menos detalhes, assim, o timbre do X3 fica na cara mesmo, com muita presença, bem definido, sem variações, nuances ou mesmo efeitos.

Não sei se é trauma de quem usa VST, mas, quanto maiores as amostras, mais detalhados os timbres ficam, tornando-se necessário equipamento de som cada vez melhor para o timbre soar bem. Por isso que os tops antigos soavam bem em tudo o que é lugar, até em caixa ciclotron, porque eles eram aquilo mesmo, sem muita frescura.

Gus79
Veterano
# set/11
· votar


tmurback

Korg x3 nunca foi top.

Era uma versao simplificada justamente do 01/w.

Se e' pra classificar o x3 na linhagem de workstations korg, ele estava no lado entry-level, igual ao x-50.

So o fato de voce ter gostado mais de um entry antigo que de um entry atual ja diz alguma coisa, nao? :)

tmurback
Veterano
# set/11
· votar


Gus79
Então, cara, eu acho isso mesmo, os antigos não tem a riqueza de detalhes que temos nos novos, então fica bom até em caixa ciclotron, pois o timbre é aquele mesmo, sem frescuras. Ou seja, o órgão do x3 fica mais longe do original que o do x50, mas acaba tendo mais "peso" pela falta de detalhes, por ser aquele "timbrão" na cara mesmo. Por isso que eu acho que os novos teclados precisam de um sistema de som de melhor qualidade, senão todo aquele glacê da amostra, que é o que faria a diferença, fica sem aparecer. Já usei o X50 num sistema de som profissional e ficou animal, soou muito bem.

Mas, acho que o x3 não é entry level não, ele era um MID level com sequencer e tals, mas também não era TOP, como eu havia falado, pois o TOP era o 01/W, que tinha disquete... huahuahua... que fase essa hein?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desempenho no PA - Quais miam, falam e gritam?