Teclado Arranjador até R$3.000,00

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# jul/11 · Editado por: Gianyny


Olá galera, bom dia.

Estou em busca de um novo teclado arranjador e posso gastar até uns R$3.000,00. Eu tinha um PSR-1100 e o vendi, agora quero pegar outro melhor.

Pesquisando pela Internet e pelo fórum, encontrei alguns modelos que me interessaram. Infelizmente eu não posso testar o teclado pois comprarei pela Internet, então postarei aqui os modelos e peço a opinião sincera dos colegas.

Eu quero um arranjador com timbres brilhantes (se é que me entendem), timbres bonitos, eu tocarei na igreja e preciso principalmente de piano e cordas (Strings, Violino, etc).

Também arrisco montar alguns ritmos e playbacks e pretendo gravar com uma interface de aúdio. No PSR-1100 eu achava bem facinho fazer isso, portanto eu preciso de um teclado que me dê essa opção. Também acho que seria interessante um com entrada usb, ou entrada para pendrive, e que tivesse jeito de passar o playback montado direto para o pendrive.

Bom pessoal, essas são algumas especificações que eu preciso que o teclado me ofereça. Abaixo segue os que eu pesquisei, e peço-lhes que fiquem a vontade para indicar outros modelos, não encontrei nenhum Korg nessa faixa de preço, mas se tiver podem indicar ai.

Roland GW-8 Versão 2.0

Roland E-09

Roland E-480B

Roland Prelude

Yamaha PSR-S550B

Yamaha DGX 230

Yamaha PSR-S710

Desses acima, os que mais me chamaram a atenção foram o Roland GW-8, Roland Prelude, Roland E-480B e o Yamaha PSR-S710.

Aguardo a opinião dos colegas.

Desde já agradeço.

Vlw.

viktor 999
Veterano
# jul/11 · Editado por: viktor 999
· votar


Roland GW-8 Versão 2.0 O PRELUDE SÓ TEM AS CAIXAS DE SOM DE DIFERENÇA O PSR500B UMA AMIGO COMPROU TEM UNS RITMOS ATÉ LEGAL ELE FEZ UMA PERFORMANCE COM ORCHESTRA QUE FICOU DEMAIS OOLHÁ QUE ELE NÃO E LÁ GRANDE COISA MAIS EU PREFERIRIA O gw8 DA ROLAND..

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


Gianyny
Dos que vc citou, entre o Roland GW-8 e Prelude, como o viktor999 falou, a diferença são as caixas que o Prelude tem embutidas, e alguns controles em tempo real que só o GW-8 tem(os knobs).

Eu optaria pelo GW-8 por causa desses controles que acho show de bola, é um recurso que vc não encontra em outros arranjadores. Vc pode controlar a equalização, vai que na hora o cara do som deixou faltar um grave, agudo etc... além de controle de efeitos de reverb, chorus, é uma mão na roda, experimenta testar esses efeitos. E além disso, o GW-8 é mais barato que o Prelude, por causa das caixas. As caixas vão ser úteis só se vc não tiver monitores de referência pra tocar em casa e tirar as suas músicas. Mas se vc tiver, vá de GW-8 sem dúvida.

O E480B eu já tive faz muitos anos atrás rs esse vc tirou do baú né? Nem pensar... Não chega nem à unha encravada dos pés do GW-8, em termos de timbres, recursos, tecnologia antiga, etc. O GW-8 tem se não me engano 4 variações, além das introduções e finalizações. O E480B acho que tem só 2, não tenho certeza. Polifonia de 64 vozes. Terrível. Eu sequenciava músicas em que tinha que economizar, pq senão alguma nota sumia. Tá bom, eu exagerava nos strings. rsrssr Armazenamento de dados via diskete. Diskete, o que é isso?!?!?! Eu carregava um monte de disketes e ficava trocando, um monte de gente vendo, muito feio isso! rssrrssr GW-8 usa pendrive, vc pode tocar de tudo: reproduz arquivos MP3, WAV, AIFF e SMF. Maravilha não?

Dos demais teclados que vc citou, eu optaria pelo Yamaha S710. O seu PSR 1100 não conheço, to vendo no youtube agora... mas deve ser parecido com o S710. O S710 tem alguns timbres legais chamados "Sweet" que vc vai gostar. Sweet Flauta, Sweet Soprano Sax. O display é bem grande. Do GW-8 é bem menor, não tem aquelas figurinhas etc rs o modo de seleção dos timbres é bem diferente entre os 2. Do PSR é bem prático nesse quesito, vc já deve saber pelo PSR1100.

O melhor mesmo é vc testar numa loja. A grande diferença que eu acho está no piano acústico entre os 2. O PSR acho que não muda muito, é sempre aquele timbre. Já do PSR pro GW-8 é bem diferente. Eu prefiro do GW-8. O GW-8 só perde pro S710 nos timbres "Sweet" que falei. De resto, strings do GW-8 é muuuito mais bonito.

Não sei se vc vai usar, mas tem pianos elétricos excelentes para um arranjador. Violino não lembro, que é o que vc procura... não compre sem testar! rs

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


viktor 999

Vlw pela resposta.

kokada

Poxa cara, agora pegou. Eu não tinha reparado que o GW-8 não tinha as caixas, tipo, para eu tocar com ele em casa tenho que comprar um amplificador tipo para tocar guitarra ?

Desses ai eu gostei muito desse GW-8, só que não tenho como testar, como eu disse, eu comprarei pela Internet pois aqui onde eu moro não vendem esses teclados. Depois vou ver uns vídeos dele no youtube.

A única diferença dele pro Prelude são as caixas ? O PSR-S710 fica atrás deles nos timbres e styles ? Será que os kits de bateria, os baixos, metais e cordas (violão, guitarra, etc) do GW-8/Prelude são legais ?


Postem ai pessoal, vlw.

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


Pessoal, pesquisando a madrugada inteira pelo fórum vi que muitos reclamam do GW-8/Prelude em relação a tocarem ao vivo, plugados no som, alguns dizem que o som distorce, outros dizem que perde totalmente a qualidade. Gostaria de saber também os prós e contras desses teclados.

Vlw.

Kabbalista
Veterano
# jul/11
· votar


Também estava com dúvidas semelhantes, acho que isso vai te servir:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/262210/

No demais:

- Eu estava limitado aos "PSR's", agora estou namorando tudo o que é "Roland" e satisfeito com os timbres do GW 8 (adquirido recentemente), neste último, releva-se a praticidade já que você vai tocar também fora de casa, é importante ter um equipamento prático de ser transportado.

- Para "igreja" creio que de qualquer forma vai precisar de um amplificador externo!

- Para casa, se optares pelo GW 8 , podes se valer no início por bons fones de ouvido, em casa plugo o mesmo num monitor Roland CM30 que custa em média R$ 700,00 a R$ 800,00.

- Realmente a diferença significativa do Prelude estão em seus amplificadores internos, se você plugar em um amplificador externo (o que você provavelmente fará em eventos ou igreja), você poderá ter indesejáveis reverberações pelos sons sobrepostos, o que lhe tirará o foco em seus sensos e apurações auditivos.

- Outro detalhe (meu ponto de vista particular), pelo fato do GW 8 se parecer muito com um sintetizador passa um "ar" de mais seriedade, se tratando em eventos "sóbrios", tais como cerimônias, igrejas, formaturas, etc.

- Mas seu gosto pessoal é o que realmente vale, como o amigo acima disse, as flautas suaves do S710 são apaixonantes (meus testes recentes), porém, o brilhantismo das "cordas" do Roland espelham tais instrumentos em sua qualidade e realidade!

Saudações, meu caro e boa sorte!

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


Kabbalista
sensos e apurações auditivos.
Ouvido né! rssrsr


Gianyny
Pra vc tocar em casa, o GW-8 precisa sim de caixas externas. E não pode ser qualquer uma, senão o som fica um lixo e vc vai desanimar de tocar nele. Eu apanhei tanto com isso, mas aprendi que as caixas que vêm embutidas sempre soam melhor, o som sai equalizado e legal. Por isso que os PSR da vida saem aquele som bonito, e ao vivo geralmente sai um lixo num amplificador rs várias vezes ao vivo eu falava pro cara do som que parecia tecladinho de brinquedo quando tocava piano, sem peso, seco.

Por isso, reserve um dinheiro tb pra comprar essas caixas externas, que a gente chama de "monitores de referência". O teclado é ligado direto nele. Tem vários, de vários preços e qualidades.

Eu queria ouvir como fica um teclado nessa da Roland que o Kabbalista mencionou acima. É mais em conta. Quando eu ia comprar esses monitores da Roland mais baratos, o vendedor dizia que não ia suportar o teclado.

Mas sempre fiquei desconfiado, pq em casa eu não gosto de tocar alto, se uso a metade do volume já é demais... mesmo pq moro em apartamento. O som saindo limpinho pra mim ja ta bom. Acho que é negócio esses monitores da Roland mais em conta. Só testar.

Talvez, se isso vá te causar alguma dor de cabeça(pra mim é até hoje encontrar algum que me agrade, pq é sempre difícil testar eles com teclado - geralmente eles ligam um CD e falam que é a mesma coisa, mas não tem nada a ver.), compensa então optar pelo Prelude, que é a mesma coisa que o GW-8, só que já vem as caixas e vc vai ouvir o som em casa bonitão. Só que vai perder aqueles controles em tempo real dos knobs, que é o diferencial do GW-8 e que eu acho show de bola. No Prelude ele tem essa funcionalidade, mas deve ser entrando no menu e acessando por botões, que já perde a usabilidade em tempo real.

Ah, to vendo fotos dos 2 agora, e to reparando que o GW-8 além dos knobs, tem botões pra armazenar favoritos. No Prelude não achei - provavelmente deve estar em algum outro botão ou menu. E a entrada USB do GW-8 tem um compartimento que abre e fecha do lado do painel, bem prático. Do Prelude é atrás, todo mundo vai ver vc com um pendrive espetado rssrsr

Como falei sobre os "Favoritos", que são os timbres que vc mais usa, o PSR eu gostava disso, armazenava tb os styles favoritos, registro, etc Roland acho que é diferente, não sei se vc armazena todos os registros no favoritos: styles, timbres etc. Nesse quesito acho que vc vai sentir diferença tb, por isso é bom ver como funciona, se isso for importante pra vc. Eu vi gente fazendo malabarismos com esses favoritos no PSR, por isso to destacando isso aqui.

Sobre a pergunta sobre os timbres em relação ao S710, violão e guitarra eu prefiro da Roland. O som de guitarra tipo distorcido não tem nem comparação com o S710, é excelente.

De timbre, acho que o S710 só ganha naqueles que te falei, flauta e sax soprano. Esse sax soprano pra vc ter uma idéia eles colocaram no TOP de linha Motif XF, que nem no anterior XS tinha. Mas se vc não usa muito, então não tem problema.

E vc tá parecendo eu, na hora de escolher teclado fica pesquisando na madrugada rsrs

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


Kabbalista
kokada

Ouvi vários demos do GW-8 e alguns do S710. Esperava mais do GW-8, não sei, pensei que iria ouvir um algo a mais, sei lá, mas no geral eu gostei bastante, gostei do piano (estava seco no demo que eu vi), pianos elétricos ótimos, os órgãos são muito bons, guitarra distorção impressionante, metais e acordeon são bons (não tão bons comparados aos Korg) e as cordas não tive tempo de ver, depois verei com tempo. Já o S710, pra mim os timbres e styles são muuuuito parecidos aos do meu antigo PSR 1100. Ouvi o piano (gostei), um violão de nylon muito bom, enfim.

O que pesa realmente é a falta dos falantes no GW-8, realmente eu precisaria muito.

E vc tá parecendo eu, na hora de escolher teclado fica pesquisando na madrugada rsrs

É que eu trabalho de noite rsrs.

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
É isso mesmo, os pianos elétricos nem se compara, são muito bons mesmo. Cordas vc quer dizer strings né. Vai gostar então... Os timbres do PSR 1100 acho que são mesmo muito parecidos com os que vc ja tem, tirando os Sweet que no seu não sei se tem. Se vc precisa muito dos alto falantes, pega um Prelude então...

Kabbalista
Veterano
# jul/11
· votar


Kokada diz:

(Eu queria ouvir como fica um teclado nessa da Roland que o Kabbalista mencionou acima...)

R = Creio que o "cara" do vídeo utiliza um monitor Roland CM30, dá para você ter uma ideia do som. Repare no monitor ao lado esquerdo do teclado de computador dele!...Parece que tem mais vídeos demonstrativos (do respectivo tecladista) e semelhantes oriundos da expomusic.

Ah,...sim, sensos e apurações auditivos = ouvidos! rsrsrs


http://www.youtube.com/watch?v=6PQsVJA6j_o&feature=player_embedded

Abs.

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


Kabbalista
ah vou ter que ver em casa, to no trampo, youtube bloqueado rs

Matheus Constantino
Veterano
# jul/11
· votar


Eu só falo do PSR s710 pois só tenho experiencia com ele.

Tem excelentes baixos, violões, violinos, sax e mais ou menos órgãos, (detalhe que nele, é possível editar os órgãos tipo adicionando o som de flauta, vibrato, chorus, reverb e tal) bateria e pianos elétricos; guitarras e metais são um pouco ruins. Destaco que apesar do Piano não ser muito real nas notas agudas, principalmente, tem o piano Live! que é muito bonito, assim como as flautas.

Os ritmos de Ballad, Pop, Rock são muito bons, principalmente os ballads, tipo LoveSong, PianoBallad e OrganBallad são tops.

Vou lembrar que todas voizes e ritmos do PSR s910 podem ser inseridos no PSR s710, mas o 710 já vem com a maioria dos ritmos e vozes do seu irmão mais velho.

Gianyny
Veterano
# jul/11 · Editado por: Gianyny
· votar


kokada
Kabbalista

Cordas vc quer dizer strings né.

É isso mesmo.

Se vc precisa muito dos alto falantes, pega um Prelude então...

Ai é que está. Eu preciso muito dos alto falantes, estive pensando e um monitor de aúdio pra mim não seria ideal, os alto falantes são indispensáveis, e não gosto de jeito nenhum de tocar com fones de ouvido, ainda mais cantando, hum, não tem jeito, o jeito vai ser pegar o Prelude eu acho, mas:


Realmente a diferença significativa do Prelude estão em seus amplificadores internos, se você plugar em um amplificador externo (o que você provavelmente fará em eventos ou igreja), você poderá ter indesejáveis reverberações pelos sons sobrepostos, o que lhe tirará o foco em seus sensos e apurações auditivos.

Como eu posso resolver este problema? Será que isso não irá me atrapalhar? Pois eu irei plugar o teclado na mesa de som na igreja, para o som do teclado sair nas caixas. Será que abaixando o volume do teclado e deixando apenas o da mesa não resolveria?

e alguns controles em tempo real que só o GW-8 tem(os knobs).

Isso não tem no Prelude? Até que ponto isso pode me ser útil? Eu nem sei o que é isso hehe.

Vc pode controlar a equalização, vai que na hora o cara do som deixou faltar um grave, agudo etc... além de controle de efeitos de reverb, chorus, é uma mão na roda, experimenta testar esses efeitos.

No Prelude não tem esses efeitos e não tem jeito de controlar a equalização como você disse, ajustando os agudos, médios e graves?

Outra coisa, no PSR 1100 que eu possuia,, tinha um botão que quando você apertava ele criava duas vozes, duplicava os timbres, tipo fazendo 1° e 2° voz (não me lembro o nome, dual voice, harmonia voice, não lembro). Os Roland também possuem esta opção ? E transpose?

E também nos styles do psr, eu mudava os instrumentos, tipo, um style tem 5 instrumentos, eu desligava alguns, trocava outros, tirava um piano e colocava um piano elétrico, será que no roland tem jeito de fazer isso?

Bom, no mais, tudo o que tem no GW-8 tem no Prelude? Tipo, os timbres, styles, gravação de playbacks e criação de ritmos e tudo mais?

A respeito dos timbres Sweet que vocês tanto falam, no meu antigo 1100 também tinha, tipo Flauta Pan Sweet, soprano sweet, e etc., e isso não faz diferença pra mim, eu quase não uso esses timbres, não sou muito fã não.

A, e outra coisa, eu li também que os styles do GW-8 são muuuito ruins, tem que trabalhar com eles pra ficarem bons, já os do yamaha é só colocar e tocar, será que procede?

Notei que também que o GW-8 tem uns controles do lado esquerdo parecendo controles de volume, em cima está escrito Analog Modify, e no Prelude não tem. O que seria isso?

Imagem GW-8 com os controles

Imagem Prelude sem os controles

Bom, se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto aqui. Por enquanto obrigado pessoal

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


Matheus Constantino

Ah man, como eu disse, eu não vi muita diferença de timbres entre o PSR-1100 e o PSR-S710. Eu já tive o 1100, gostava dele, mas ele eu usava pra outro objetivo, agora eu preciso de outro tipo de som, então acho que não vou pegar um yamaha não.

Gianyny
Veterano
# jul/11 · Editado por: Gianyny
· votar


Kabbalista

Ah, e sobre as teclas pequenas do GW-8? O que você achou? O Prelude deve ser do mesmo jeito não é?

E sobre os monitores, eles realmente dão conta? O som é equivalente aos dos alto falantes embutidos? Tem ficar equalizando pra sair um som decente? Será que com uns R$250,00 não dá pra pegar um monitor bom?

- Outro detalhe (meu ponto de vista particular), pelo fato do GW 8 se parecer muito com um sintetizador passa um "ar" de mais seriedade, se tratando em eventos "sóbrios", tais como cerimônias, igrejas, formaturas, etc.

Poxa, isso também me chamou muito a atenção, achei o GW 8 muito mais bonito esteticamente, mas fazer o que.

petu_ce
Veterano
# jul/11 · Editado por: petu_ce
· votar


E sobre os monitores, eles realmente dão conta? O som é equivalente aos dos alto falantes embutidos? Tem ficar equalizando pra sair um som decente? Será que com uns R$250,00 não dá pra pegar um monitor bom?

Gianyny, já usei o GW8 com caixas da Edifier R1000TCN em casa. Não é exatamente um monitor de estúdio, mas tem características similares (blindada magneticamente, circuitos profissionais, woofer de 4,5", construída em MDF, etc), além de possuir 2 entradas (RCA L/R) em que você pode ligar o teclado num par e o computador noutro. Resolve o problema que você citou e é encontrada na faixa de preço pretendida. Mas, se fosse hoje, talvez investiria logo na Edifier R1600. Segue o link da importadora: http://www.agoradigital.com.br/edifier/produtos/produtos_categorias.ph p?linha=1

Veja também estes tópicos do fórum:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/191451/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/212998/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/199448/

Por outro lado, existe a CM-30 da Roland que é bem mais cara que a Edifier, porém, além de melhor qualidade sonora (já tive até a R1900 TIII da Edifier e não deixaria de pegar uma Roland se eu pudesse), pode ser utilizada tanto em casa (compacta e leve), quanto em ambientes externos (possui cantoneiras, grade metálica, etc), suprindo até pequenos eventos. Este modelo pode ser comprado por unidade. Veja os links:

http://roland.com.br/roland/produtos/198]
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/253770/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/183712/
http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=6852

Independente da caixa que você escolher, o GW8 possui um eficiente equalizador, por meio de knobs, para ajustar o som ao seu gosto e aproveitar melhor o equipamento.

Guizynhux
Veterano
# jul/11
· votar


Cara tenho algumas perguntas para fazer ... Voce vai tocar com ritmos? e usar os arranjos? Pq eu tinha a mesma duvida antes de comprar o gw8... E se fosse hj eu teria comprado o juno stage Pq eu tiro tudos os acompanhamentos e toco piano e baixo no split....
tipo isso ai o stage e melhor
[url=null]null[/url]
Agora se voce usa acompanhamentos e todo o arranjo... compra o psr s710 a linha da yamaha tem arranjos melhores... que o gw8...

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


petu_ce

Cara, valeu pela indicação dos tópicos. Já decidi, vou pegar mesmo as caixas Edifier R1000TCN. Vi nos posts que todo mundo se impressiona com a qualidade delas, apesar de não serem monitores de referência. Vou dar uma pesquisada para ver se encontro uma com um preço baixo.

Sobre o GW-8, li nos posts que nele não há possibilidade para troca de timbres no modo style, infelizmente, isso seria legal, no meu PSR eu fazia sempre isso, mas enfim.

Até ontem eu estava em um dilema tremendo entre pegar o Prelude e o GW-8. Gostei muito mais do GW-8, entretanto o Prelude tem os auto falantes. Mas como essas caixas Edifier dão conta do recado, vou ficar mesmo com o GW-8 (a não ser que alguém surgira outro melhor e do mesmo preço hehe).

O preço mais barato que eu encontrei o GW-8 versão 2.0 (que eu acho que monta ritmo nele mesmo) foi R$2.390,00 à vista com frete grátis. Acho que está no preço, não? Vou pesquisar bastante antes de comprar, tentarei achar o preço mínimo possível, já que não vou testar e terei que comprar pela Internet. As caixas encontrei no valor de R$285,00 + 29,06 de frete.

Valeu pela ajuda man.

Guizynhux
Cara tenho algumas perguntas para fazer ... Voce vai tocar com ritmos? e usar os arranjos? Pq eu tinha a mesma duvida antes de comprar o gw8... E se fosse hj eu teria comprado o juno stage Pq eu tiro tudos os acompanhamentos e toco piano e baixo no split....
tipo isso ai o stage e melhor


Bom cara, eu vou usar sim os ritmos. No momento estamos sem músicos na igreja, temos os intrumentos (Bateria, baixo, violão, guitarra e em breve um GW-8 hehe) mas não temos os músicos por enquanto, então no começo eu usarei os styles sim, como se fosse uma banda. Sobre usar os arranjos, não entendi o que você quis dizer. E o Roland Juno é o dobro do GW-8, com esse dinheiro acho que já daria para pegar um PA-50.

Agora se voce usa acompanhamentos e todo o arranjo... compra o psr s710 a linha da yamaha tem arranjos melhores... que o gw8...

A não man, psr não, já tive um psr-1100 e sempre tive vontade de ter um Roland. Além do que quase não vi diferenças entre o meu antigo PSR-1100 e PSR-S710.



Uma dúvida, eu não achei nenhum korg arranjador no mesmo nível de preço do GW-8, será que o mais barato dos Korg é PA-50?

Valeu.

petu_ce
Veterano
# jul/11 · Editado por: petu_ce
· votar


Sobre o GW-8, li nos posts que nele não há possibilidade para troca de timbres no modo style, infelizmente, isso seria legal, no meu PSR eu fazia sempre isso, mas enfim.

Isso não é verdade. Você deve ter lido postagens antigas. A partir da versão 2, o GW8 passou a ter o STYLE MAKEUP que permite mudar os timbres de cada parte do style, além de ajustar o balanço de volume e efeitos.

Uma dúvida, eu não achei nenhum korg arranjador no mesmo nível de preço do GW-8, será que o mais barato dos Korg é PA-50?

Sim. O teclado arranjador da Korg mais barato é o PA-50 SD (igual ao antigo PA-50, porém agora lê cartões SD, ao invés de disquetes).

Apenas para complementar... atualmente, o único arranjador da Korg sem falantes embutidos é o PA3X, que é um teclado TOP. Neste caso, a solução adotada pela marca foi oferecer um conjunto opcional de caixas com amplificadores, similar ao sistema de som desenvolvido pela Yamaha para o Tyros.

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
hummm muitas análises enquanto eu estive fora do forum rssrrs é que eu estive pesquisando nas lojas o meu futuro teclado rssrrssr

Mas pelo jeito já decidiu pelo GW-8... essas caixas Edifier eu não conheço, mas se forem boas, me diz pq aí eu vendo as minhas e compro elas! rs

Hoje passei na Teodoro e por acaso tinha um Prelude lá ligado, dei uma leve tocada no piano pra ver como saía nos alto-falantes dele e sai muito bonito, gostei. Uma dica de OURO que eu recebi aqui no forum, foi que, sempre que vc for testar algum teclado, teste com um fone. E um fonde de qualidade, não esses xing ling. Pq no fone vc vai ouvir o som real do teclado. Eu já dispensei muitos teclados pq testei ele usando as caixas ou fone porcaria que o vendedor tinha na hora.

Sobre a questão dos arranjos do PSR ser melhor que o GW-8 isso já não sei tb, mas se vc não gostar, é só criar os seus estilos próprios. Lembro uma vez tb que o site da Roland estava oferecendo download de alguns styles legais do Michael Jackson rsrs olhei agora no site não tem mais, mas vc deve conseguir com alguém que tenha pego.

Se vc não gosta dos timbres "sweet" do yamaha tipo soprano sax, melhor pra vc, então não vai sentir falta. Eu gostaria de ter no meu teclado! rs

Aqueles controles que vc disse "Analog Modify", que parecem controles de volume na verdade são os tais "knobs" que vc vai ganhar. Vc vai poder controlar a equalização de graves e agudos, efeitos de Reverb(eco, bom para piano, cordas) e Chorus(bom para pianos elétricos e violão, guitarra, dá uma distorcida no som, não sei dizer bem o efeito, só testando pra vc ver como é), cuttof e ressonance(esses são mais usados para música eletrônica, o cuttof principalmente, em timbres analogicos, sabe aquelas músicas eletronicas que tem hora que abafa o som e depois abre totalmente? Então... eu acho legal - isso em conjunto com o ressonance dá um efeito legal). E o attack(hm não sei explicar rs mas é algo como o tempo que o teclado leva pra emitir o som da tecla tocada) e release(tempo que a nota vai durar após vc tirar o dedo da tecla). O botão select é pra vc selecionar o efeito que vc quer, e os knobs controlam a intensidade.

Sobre juntar os sons pelo que to vendo na foto tem o botão Dual, mas tá escrito piano mode, então não sei se é só com o piano que dá pra juntar o som com outro. Tem tb o modo perform, não sei como funciona isso num arranjador.

Sobre as vozes duplicadas, no PSR é o harmony. No GW-8 não sei se tem rs pelo menos não tá à vista no painel. Mas sério que vc usa isso?

Alguém comentou sobre Juno Stage (a série Juno tem o Juno-Gi e o Juno-D tb), mas aí é outro foco de teclado, não são arranjadores, e sim sintetizadores.

As teclas acho que são iguais, Prelude e GW-8.

No mais, boa sorte com o seu futuro teclado. Teste bastante os teclados que vc estiver em dúvida pra depois não se arrepender.

Gianyny
Veterano
# jul/11 · Editado por: Gianyny
· votar


Editado.

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


petu_ce
Isso não é verdade. Você deve ter lido postagens antigas. A partir da versão 2, o GW8 passou a ter o STYLE MAKEUP que permite mudar os timbres de cada parte do style, além de ajustar o balanço de volume e efeitos.

Maravilha então. Isso é uma mão na roda. Dá pra modificar os styles, dando uma "outra cara".

kokada
Uma dica de OURO que eu recebi aqui no forum, foi que, sempre que vc for testar algum teclado, teste com um fone. E um fonde de qualidade, não esses xing ling. Pq no fone vc vai ouvir o som real do teclado. Eu já dispensei muitos teclados pq testei ele usando as caixas ou fone porcaria que o vendedor tinha na hora.

Man, como eu já disse, infelizmente não tem como eu testar o teclado. Aqui na minha cidade só tem duas lojas de instrumentos e só vendem casio e os mais baratos da yamaha. A solução seria eu ir em Goiânia só pra testar o teclado, pois pesquisei e os preços lá são bem mais altos que de outras lojas. Só que ai o eu já iria gastar com passagem, mas enfim, vou ver o que da pra fazer.

Sobre a questão dos arranjos do PSR ser melhor que o GW-8 isso já não sei tb, mas se vc não gostar, é só criar os seus estilos próprios.

Cara, eu não entendi esse negócio de arranjos, poderia me explicar o que seria isso?

Aqueles controles que vc disse "Analog Modify", que parecem controles de volume na verdade são os tais "knobs" que vc vai ganhar. Vc vai poder controlar a equalização de graves e agudos, efeitos de Reverb(eco, bom para piano, cordas) e Chorus(bom para pianos elétricos e violão, guitarra, dá uma distorcida no som, não sei dizer bem o efeito, só testando pra vc ver como é), cuttof e ressonance(esses são mais usados para música eletrônica, o cuttof principalmente, em timbres analogicos, sabe aquelas músicas eletronicas que tem hora que abafa o som e depois abre totalmente? Então... eu acho legal - isso em conjunto com o ressonance dá um efeito legal). E o attack(hm não sei explicar rs mas é algo como o tempo que o teclado leva pra emitir o som da tecla tocada) e release(tempo que a nota vai durar após vc tirar o dedo da tecla). O botão select é pra vc selecionar o efeito que vc quer, e os knobs controlam a intensidade.

Isso parece ser muitíssimo útil. Ainda mais esse release, pra finalizar uma música com um String por exemplo, creio que gostarei desses recursos :)

Sobre juntar os sons pelo que to vendo na foto tem o botão Dual, mas tá escrito piano mode, então não sei se é só com o piano que dá pra juntar o som com outro. Tem tb o modo perform, não sei como funciona isso num arranjador.

Nem lembro de ter falado disso. Mas, esse "juntar os sons" seria colocar um piano e um string na mão direita e um baixo na mão esquerda por exemplo? Será que ele tem esse recurso? Isso também é essêncial.

Sobre as vozes duplicadas, no PSR é o harmony. No GW-8 não sei se tem rs pelo menos não tá à vista no painel. Mas sério que vc usa isso?

Uso sim. Acho legal duplicar as vozes, mas dependendo do instrumento não fica legal. Eu tenho uma composição em que só há piano e acordeon. De vez em quando eu duplico o acordeon e fica muito bonito.

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


Gianyny
Viaja pra SP e testa eles! rs eu nunca compraria um teclado sem antes testar! Um bom lugar pra se testar teclado é na Playtech da Teodoro Sampaio em SP. Um andar inteiro só de teclados e pianos, uma beleza. Fale com o vendedor Marcelo que ele atende super bem.

Se for testar na Made in Brazil, não vá na matriz, que fica atrás do shopping ibirapuera. Apesar da loja ser a maior, parece que o vendedor acha que o teclado é dele e tem medo que vc mexa e estrague o teclado. Além de ficar te secando pra vc ir embora logo dali. rs Se testar na Made in Brazil, prefira o da Teodoro Sampaio ou do Shopping Analia Franco, que o atendimento é beeeem melhor!

Sobre os arranjos, são os styles... vc tinha dito que o GW-8 não tinha styles legais... aí eu falei que se não gostar, vc mesmo pode fazer os seus.

Sobre juntar os sons, é quando vc tá tocando com style, e na mão direita vc quer colocar um violino, junto com um string na mão direita. Nâo sei se dá.

Isso de colocar um piano e string na mão direita e um baixo na mão esquerda, deve dar no modo Performance... mas é tudo um "achismo"... tem que ver no manual. Faz o download no site e vê.

O harmony tb vc pode ver se tem no manual, isso eu acho que não tem. Mais um "achismo". rs

Gianyny
Veterano
# jul/11 · Editado por: Gianyny
· votar


kokada
Viaja pra SP e testa eles! rs

Quem dera eu pudesse rsrs. O problema maior é meu trabalho, e por sinal eu estou trabalhando agora o.O

Mas vou ver se consigo algum jeito de ir em Goiânia pelo menos testá-lo.

Sobre os arranjos, são os styles... vc tinha dito que o GW-8 não tinha styles legais... aí eu falei que se não gostar, vc mesmo pode fazer os seus.

A sim, agora eu entendi. Mas isso não é problema não, posso aprender a editá-los. Criar styles no yamaha eu criava, não saiam 100% mas eu nunca me dediquei muito à isso.

Sobre juntar os sons, é quando vc tá tocando com style, e na mão direita vc quer colocar um violino, junto com um string na mão direita. Nâo sei se dá.

Pois é, nos psr tem como fazer isso, como juntar um trombone e trumpete, um small acordion com tutti acordion, mas eu estou com o manual aqui, vou começar a lê-lo.

Só por curiosidade, você já teve o GW-8? Qual o seu teclado atualmente? Qual o que você está querendo pegar agora?

Ah, e o preço do GW-8, o mais barato à vista foi R$2.390,00 com frete grátis. Foi na Teclacenter. Será que está muito caro? Conhece essa loja?

kokada
Veterano
# jul/11 · Editado por: kokada
· votar


Gianyny
Criar styles no yamaha eu criava, não saiam 100% mas eu nunca me dediquei muito à isso.

Qdo tinha arranjador, eu tb não tinha muito saco pra ficar editando styles rsrsrssr

O GW-8 nunca tive, mas se fosse pra esolher um arranjador, escolheria esse por causa dos timbres nele. Estou sem teclado atualmente. Já tive vários PSR, o último acho que foi o PSR740, bem velhão. O último teclado que eu tive foi um TOP de linha da Yamaha, um Motif XS7, mas infelizmente tive que vende-lo pq não conseguia pagar as prestações rsrsrs era muito caro, eu exagerei na conta!

Agora, depois de noites mal dormidas e muitos testes nas lojas, muitas caras feias dos vendedores(pq a maioria atende muito mal né), e alguns vendedores que te atendem bem, decidi que vou pegar um Korg TR 76. É uma outra categoria de teclado, que um dia vc vai chegar com certeza. Não que eu toque melhor(pelo contrário, toco bem quadradão rs comparado a esses caras profissionais, não toco absolutamente nada! rs).

Mas optei por sair dos arranjadores por causa dos timbres, queria timbres mais profissionais, mais próximos das músicas que ouvimos nas rádios, nos cds, etc.

E principalmente queria um timbre de piano mais bonito, mais expressivo. Quando vc tocar em um piano digital de qualidade, um sintetizador ou um workstation, desses tops de linha, aí vc vai ver o que estou falando. Inclusive eu prefiro o piano do GW-8 do que do PSR. É muito melhor!

O workstation Korg TR 76 (76 é pq ele tem 76 teclas) não é considerado um Top level - sim, quando vc passa pra esse nivel de teclado eles dividem entre TOP level e MID(ou entry) level. O TR é um teclado MID level. Ou seja, tá no meio termo dos teclados profissionais. Mas pra mim, o piano dele é equivalente a um TOP level, entende? Eu tive um TOP level, que era o Motif XS7, em que não gostava do piano dele, parecia o piano de um PSR melhorado. Hoje, o TOP da Yamaha é o Motif XF, da Roland é o Fantom G, e o da Korg é o Kronos, que não foi nem lançado ainda no Brasil. Como agora eu fiquei maravilhado pelo piano da Korg do TR, não saio mais provavelmente. rs Se vc perguntar pra todo mundo, vendedores inclusive, todos falam que os pianos da Korg são horríveis, guarde bem essa palavra: artificiais. Tanto que eu ficava longe da Korg por causa disso, nem testava. Mas pura mentira: pro meu gosto, é o timbre mais bonito de piano que já ouvi num teclado, esse do TR. Tem outros modelos da Korg que não gostei mesmo, mas especificamente esse, é "O" piano. Apesar do teclado ser mais antigo, de 2005, ele pra mim é melhor que o modelo mais novo, que é o M50. O piano do M50 é muito tosco rsrsrs mas todo vendedor fala que ele é melhor, só pq é mais novo e tem tela touch screen, blablabla aquelas coisas. O Korg TR 76 pra vc ter ideia, foi fabricado em 2005. Tem memoria de 64MB ROM(somente, uma mixaria), enquanto o modelo "mais novo", o M50 tem 256MB de memoria WAVE, ou seja, bem mais. Mas isso não quer dizer que os timbres sejam melhores. Eu sempre achava que era, pela lógica do mais é sempre melhor. Mas nesse caso não. Por isso o teste é tão importante e crucial na escolha de um teclado, ainda mais nessa faixa de valores.

O Korg TR 76 é um workstation, quer dizer, vc consegue fazer de tudo nele: tem as funções de um sintetizador, onde vc pode editar os timbres e deixar do jeito que vc quer, tem sequenciador, tem sampler, onde vc pode colocar timbres de outros teclados nele, ou seja, é completo. Só não tem arranjador rs

A qualidade dos timbres é outro nível. Se vc puder testar algum deles, experimenta ver... eu sou fã dos pianos elétricos, tem uma mais bonito que o outro... violão e guitarra também... muito próximos do real.

O TR 76 tá super caro, R$ 5.490,00... não sei se arrisco parcelar no cartão agora... da vez que tentei fazer isso com o ultimo, deu no que deu e tive que vender. Não quero que aconteça de novo... rs

Aliás, vc não está trabalhando agora, vc está navegando na internet rs parece eu durante a semana no meu trabalho! rs mas eu tb fico ansioso quando estou pra comprar um teclado!

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


kokada

Bom, muito boa sorte na compra do seu teclado.

Eu, pelo menos por enquanto, não me importo muito com edição de timbres, essas coisas, até porque nem sei se o que eu penso ser edição de timbres é realmente edição de timbres rsrs. Sei lá, até hoje só tive esse psr 1100 arranjador, e também penso quando for tocar sem banda, o arranjador quebra um galho muito grande.



O Korg TR 76 é um workstation, quer dizer, vc consegue fazer de tudo nele: tem as funções de um sintetizador, onde vc pode editar os timbres e deixar do jeito que vc quer, tem sequenciador, tem sampler, onde vc pode colocar timbres de outros teclados nele, ou seja, é completo.

Pode montar playbacks neles, digo, como bateria, baixo? E os timbres desses instrumentos são bons?

O TR 76 tá super caro, R$ 5.490,00

Hum, que dinheirão. E os roland Fanton G8 que tanto falam, ? Pra você não serve não?

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


Aliás, vc não está trabalhando agora, vc está navegando na internet rs parece eu durante a semana no meu trabalho! rs mas eu tb fico ansioso quando estou pra comprar um teclado!

Trabalho duro esse meu rsrs

kokada
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
Trabalho duro esse meu rsrs
To vendo rsrs

Guizynhux
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
Membro

Sobre usar os arranjos,
não entendi o que você
quis dizer.
OS arranjos prontos do teclado (styles)Gianyny
Membro

Sobre juntar os sons, é quando vc tá tocando com style, e na mão direita vc quer colocar um violino, junto com um string na mão direita. Nâo sei se dá.
NAO DA OU SO SPLIT OU DUAL....
cara como falei ( e minha humilde opiniao ) O gw8 Tem timbres de cordas muito melhor que yamaha.Mas em questao a styles Yamaha e melhor.. em questao as pianos eu se foce fosse testaria antes ve se gosta do gw8.... E bem stridente( eu gosto de piano assim)...
(cara em questao as knobs ate o psr e423 tem tb) as mesmas funçoes....

A sobre os stylos do psr 1100 e psr s710 nem de perto sao parecidos ... o Que e parecido em Yamaha e os timbres...
Espero ter ajudado

Kabbalista
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny,


Parece que todas as perguntas que se dirigiu a mim os amigos acima responderam com eficácia!

Quanto as teclas menores é caso de adaptação e nada que tirar os métodos para piano do armário não resolva, afim de lhe devolver a agilidade.

Não estranhe se ele vier sem porta partituras, o modelo é o básico dos sintetizadores.

Como acima dito, você já possuiu o PSR 1100 e quanto aos timbres e ritmos não verá mudanças relevantes no S710.

(...) Apenas um mero detalhe que me deixa saudade dos PSR's no tocante aos ritmos (as suaves baladas acompanhadas por piano e os sons de flauta), no todo o demais são compensados pelos excelentes pianos, strings, sax e guitarras!

Boa sorte amigo e, não esqueça de tecer comentários após sua compra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclado Arranjador até R$3.000,00