Se fosse comprar um Roland XP em 2011, qual seria?

Autor Mensagem
Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11


Olá pessoal do fórum, tudo em cima? Esse ano quero deixar meu set bem redondo: fechar o meu Rack com o segundo módulo que ainda n tenho certeza de qual é (entrem aqui pra me aconselhar na escolha http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/250165/), comprar um controlador pro rack, o meu Tokai TX5 classic, e alguns apetrechos como DI, Midi Merge, Hard Cases e Pedais além de um bom teclado "faz tudo" pq sou adépto da filosofia de qto menos coisa se levar p palco menor a chance de dar merda. No quesito do Faz-Tudo estou entre alguns instrumentos como Alesis QS6.1 (ou .2) e Algum dos Roland XP que estão mais ou menos do que estou disposto a gastar então surge-me a Dúvida: qual seria o Melhor dos XP hoje em dia? O XP30 perde em algo pros anteriores (com excessão do sequencer que n uso)? Ajudem ai.

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


Seguinte, muitos vão falar pra voce pegar o Juno Di, ou Juno G, mas eu te aconselho o XP30 se é o que voce quere pra ele ficar mais show, aconselho duas placas, Vintage Synth e Keyboard 60´ 70´, com o que o XP30 tem mais essas duas placas voce não vai ter problemas, o meu tem a placa Vintage Synth e a Dance, que no fim é o mesmo estilo que a Techno que vem on board, porém a Dance também é um classico muito raro, essa é minha opinião, vai fundo no XP30.

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


Certo, ha pouco tempo tinha um XP30 pra vender numa loja aqui em Porto Alegre e eu fui testar, deu q o som do piano me saiu temerosamente parecido com o do meu falecido Juno-D, estou enganado ou precisa de uma edição forte pra coisa rolar ali no piano?

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


eu iria de XP30
e nao acho q ele tenha um piano parecido com o juno d,
talvez a textura seja semelhante mas nao hora do vamo ver mesmo, o xp sai disparadamente a frente do juno, sem contar a quantidade de timbre, o xp30 é o mais completo em timbre em sua serie,
hoje eu nao ligo pra sequencer, mas se isso fosse algum problema para mim eu compraria um sequencer avulso futuramente.

Maestro Mittmann

voce ja ouviu o nice piano do xp30
mid grand piano do xp30
eles arrebentam

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


ah e com certerza se meu juno nao fosse financiado eu teria ido de xp30 de olhos fechados

MAB Keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


Maestro Mittmann

O DuduXP e o kazu keyboard já disseram tudo. XP30 na cabeça! Ôpa, e no set também. rsrsrs

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


HM, talvez eu só estivesse usando uma amplificação ruim mesmo. Não tenho nenhuma dúvida ou ilusão sobre os Junos modernos, n me interessaria por nenhum deles, já tive a minha cota de entry levels pra uma vida, com um Juno-D entre eles e agora a coisa tende ser mais séria. Se puder ser encontrado em boas condições, prefiro sempre um Top antigo e abro exceções para alguns entry levels de valor.

Buhbor
Veterano
# mar/11
· votar


Maestro Mittmann

Acredito que o Piano do XP30 não tenha nada haver com o do Juno-D não. Tendo como pase o Juno-Di e o XP80 que são os que eu conheço, o timbre de piano ac é bem diferente.

Acho que o melhor seja o XP30 mesmo por ser o mais novo de todos.

Marcos Martini
Veterano
# mar/11
· votar


Maestro Mittmann

Vai de ROLAND XP-30!

Buhbor
Acredito que o Piano do XP30 não tenha nada haver com o do Juno-D não. Tendo como pase o Juno-Di e o XP80 que são os que eu conheço, o timbre de piano ac é bem diferen

O XP-30 tem o A-04 NicePiano que é o mesmo tem todos os XP's e JV's ( tbm é o piano mais famoso da roland.

Na Placa Session:

St.consert e o Euro-Classic que são pianos muito bons mais reais e modernos que o NicePiano porem com o mesmo poder de fogo que o Nice.

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


De fábrica o XP30 vem com qtos timbres?

DuduXP

Cara, mto engraçado, tu me aconselhou a comprar justamente as 2 placas que me interessam.

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


Maestro Mittmann

Eu não estou proximo ao teclado agora mas se não me engano sem as placas adicionais ele tem 1400 e alguma coisa, são bancos A, B,C, D, E, User, Placa Session que tem mais de 200 patches, placa Orquestral, placa Tecno, quando eu chegar em casa eu coloco o numero certo, se ninguém o postar antes.

Sobre as placas que citei, acho que são as que melhor completam o XP, a vintage Synth pela qualidade, pois o XP ja tem on board muito som de sintetizador, mais a 60´70´Keyboard, essa sim resolve diretamente o ponto fraco dos XP´s.

cesio137
Veterano
# mar/11
· votar


Maestro Mittmann
Em primeiro lugar... XP não tem comparação com Juno. É comparar fusca com ferrari.

Em segundo lugar, uma breve historia triste.
Vendi um XP-30 a cerca de um ano atrás com 2 placas extras (60 & 70 + Piano) para comprar um Motif ES7. Passei quase um ano sem o XP, senti tanta, tanta tanta falta até que finalmente me cocei e comprei um outro XP-30 *de barbada* por estar bem detonado. Mas estou reformando pra deixa-lo 100%. Me arrependo muito de ter vendido meu XP até hoje, pois estava muito novo e a placa 60 & 70 é praticamente impossível de encontrar. *ainda bem que o motif tem excelentes orgãos*. Resumo, pra quem toca com XP, os timbres são viciantes de tão bons que são.

Quanto a quantidade de timbres presets o DuduXP errou por 6:
1.406 (640 mesma que JV-2080 + 766 de "Session," "Orchestral" e "Techno Collection")
26 Rythm Set (Bateras)

E a parte legal pra quem curte brincar com synth. Formas de onda no XP-30:
448 waveforms internos (A e B)
206 Placa session
174 Orchestral
255 Techno
Ao total são 877 formas de onda pra se divertir criando timbres com todo o "peso" dos XPs. (Sem contar os waveforms dos kits de bateria).

Eu fui um feliz proprietário de uma placa 60's 70's do XP-30. É a melhor placa de expansão da série, com órgãos fantásticos. Mas para aqueles que não curtem órgão do XP, dou uma dica. Dá pra trabalhar em cima do Perky B "Organ" (preset A-050 , sai um som muito bom com muito peso e bastante bastante "gritante". Infelizmente não tenho mais as configurações, mas fica a dica pra quem curte montar o proprio path )


Logo,
XP-30 na cabeça e não te arrependerás. :D

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


palavras de pessoas q relamente conhece os xps
um dia quero tem um...
mas uma fase por vez comecei nos arrangers da vida, estou saindo fase de synth para começar com vst, ai depois vou ver se consigo juntar tudo (mas isso vai custar tempo e muito dinheiro).
fazer o q sonho só deixa de ser sonho qdo é realizado

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


Certo então o XP30 é melhor inclusive que os outros XP?

kazu keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


Maestro Mittmann
de uma maneira simplificada "sim"

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


kazu keyboard

Mas como assim simplificada? Algo além de faltar o Sequencer.

cesio137
Veterano
# mar/11
· votar


Maestro Mittmann
Não tem sequencer. Mas já vem com 3 placas de expansão onboard.
A diferença entre eles:

XP-10: Só tem XP no nome. Não presta. Nem deveria ter XP no nome por ser outro equipamento totalmente diferente.

XP-50: É o mais antigo. Leva desvantagem por ter o sequenciador complicado de programar. A Roland resolveu o problema com o XP-60.

XP-60: Como disse, é um XP-50 com sequenciador melhorado. Mesmos timbre do que do XP-50.

XP-80: Sequenciador intuitivo como o XP-60, com 88 teclas semi-pesadas. Mesmos timbres do XP-50.

XP-30: O mais novo da série traz consigo 3 placas de expansão. Tem todos os timbres do XP-50 mais os das placas Session, orchestral e tecno, deixando com mais opções para quem usa como synth ao vivo. Inclusive trazia o inovador comando de busca de timbres pelo tipo (piano, epiano, cordas, orgaos, etc.)

Desde qe não seja um XP-10, qqer escolha é uma boa escolha. Se usa sequenciador, se quer teclas semipesadas, se quer mais timbres, depende de vc. Lembrando que as placas session, orchestral e tecno podem ser adicionadas nos XPs 50,60 e 80 como cartoes de expansao.

Seja feliz.

petu_ce
Veterano
# mar/11
· votar


XP-80: Sequenciador intuitivo como o XP-60, com 88 teclas semi-pesadas. Mesmos timbres do XP-50.

O XP80 tem 76 teclas (com excelente resposta!).

Também acho que o XP30 é uma boa dica por ser mais recente e ser bem completo em relação aos timbres.

cesio137
Veterano
# mar/11
· votar


petu_ce
76 teclas. Isso isso isso isso! :D

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


Hahaha, tranquilo sobre o XP10, sei que ele na verdade não é um XP, assim como o Roland D70 não é um "D" a Roland tem uma certa falta de respeito com os usuários já repararam? Juno-D, VariOS, XP10 e D70 são exemplos disso.

Vou dar uma passada naquela loja ver se o XP30 que eles tinham já foi ou ainda tá lá. Realmente os orgãos dele são vejaminosos e como sou organista é uma falta sentida. Mas ai colocamos a Keys of 60's and 70'" e tá tudo resolvido. Quero justamente um teclado que eu possa trabalhar tudo nele sem me preocupar com mais cabos e equipamentos pra shows de médio e pequeno porte.

MAB Keyboard
Veterano
# mar/11 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


cesio137

Você ajudou, mas deslizou feio em algumas informações.

"XP-50: É o mais antigo"

Foi lançado ao mesmo tempo que o XP80. Comprei um XP50 novo importado dos EUA na época do seu lançamento. O XP60 foi que veio depois dos dois.

"Leva desvantagem por ter o sequenciador complicado de programar"

Não vi complicação nenhuma. O grande diferencial do XP60/80 para sequenciar é o display.

"XP-60: Como disse, é um XP-50 com sequenciador melhorado."

Muito pelo contrário. O XP60 é um XP80 de 61 teclas. Há mais coisas que diferenciam o XP50 para o XP60.

Primeiramente o layout do painel do XP60 é bem diferente, mudam o local dos botões, bem como o número de botões que no XP60 é maior, tem um display maior e na cor verde, e uma coisa interessante que no XP50 não tem, é a disposição dos botões de acesso aos bancos como na série JV do tipo 1.1, 1.2, 1.3... 2.1, 2.2, 2.3 .....

Além da aparência tem uma diferença que jugo muito mais importante, as teclas, que no XP50 não possuem aquelas plaquinhas de metal que ficam coladas por baixo das teclas e que fazem contrapeso. Já as do XP60 e XP80 são iguais e, diga-se de passagem, influenciam demais na dinâmica.

"XP-80: Sequenciador intuitivo como o XP-60, com 88 teclas semi-pesadas."

Além de não serem 88 teclas, pelo contrário são 76, elas não são semipesadas (entende-se por semipesadas as do Kurzweil SP76), são de synth, mas com a qualidade de um TOP.

Agora para os a débitos de teclas pesadas, a Roland lançou um versão 88 teclas Hammer Action com o mesmo layout do painel e a mesma disposição de timbres do XP30, mas com um diferencial, ele tem 128 vozes de polifonia.

Estou falando do Roland XV88. Já toquei num e comprovei, muito bom!!!

Buhbor
Veterano
# mar/11
· votar


MAB Keyboard
Além da aparência tem uma diferença que jugo muito mais importante, as teclas, que no XP50 não possuem aquelas plaquinhas de metal que ficam coladas por baixo das teclas e que fazem contrapeso. Já as do XP60 e XP80 são iguais e, diga-se de passagem, influenciam demais na dinâmica.

Eu nunca havia notado que no XP80 e XP60 tem essas plaquinhas de metal em baixo.

O único synth atual que conheço e tem essas plaquinhas é o JUNO STAGE ( e tem peso e dinâmica ótimas na minha opinião). Existem outros que tambem tem?

Esse sim eu recomendaria em lugar de qualquer XP. Mas como o valor ta bem acima de qualquer XP, o XP30 seria sem dúvida uma melhor opção.

cesio137
Veterano
# mar/11
· votar


MAB Keyboard
Obrigado pelas correções! :D
Vivendo e aprendendo. Como só tive um XP-50 e XP-30 tentei ajudar no que pude! :D

Pelo menos "até que ajudei!"

Abç

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


MAB Keyboard
As téclas do XP30, são iguais as do XP80 e 60, tive os dois, e tive a oportunidade de estar com os dois ao mesmo tempo por alguns dias.

MAB Keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


Buhbor

O XP30 também tem as plaquinhas em baixo das teclas. Na série XP, não considerando o XP10 que não tem nada haver, só o XP50 que não tem.

XP60, XP80, XP30, Fantoms. Todos têm.

cesio137
Veterano
# mar/11
· votar


DuduXP
Agora fiquei curioso. Sempre ouvi falar nas teclas com os tais contra-peso do XP-80 (que pra mim significava semi-peso nas teclas).
Na verdade não notei nada parecido no XP-30.

cesio137
Veterano
# mar/11
· votar


Aliás complementando, já até substitui algumas teclas no meu antigo XP, e não vi nada de contra-peso nas teclas. o.O

MAB Keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


cesio137

EDITADO: Você ajudou. :D

DuduXP
Veterano
# mar/11
· votar


cesio137
O contrapeso das teclas dos XP é colado, diferente dos Alesis e Kurzweil que são peças de metal revestidas pelo mesmo material de que é feita a tecla, e voce também pode considerar que os contrapesos do seu atigo XP podem ter sido retirados, pois eu ainda tenho o teclado e ele possui, inclusive o meu está como se tivesse sido comprado recentemente de tão novo, e eu tinha o XP80 até 2 meses atrás e ele tinha as mesmas placas embaixo como o XP30 que tenho atualmente. E esses contra pesos não são para pesar as teclas, e sim para diminuir a velocidade de recuo das mesmas, dando uma sensação mais agradável quando se toca, quem ja tocou em teclados como X5D e S03 sabe que as teclas tem um recuo muito rapido, fazendo com que a sensação de toque seja pior que as teclas sitadas aqui no tópico, mas o peso quando voce aperta é quase o mesmo.

MAB Keyboard
Veterano
# mar/11
· votar


cesio137

"já até substitui algumas teclas no meu antigo XP, e não vi nada de contra-peso nas teclas. o.O"

Se você tem um XP30, o que pode ter acontecido com o seu, fui que elas caíram e o antigo dono não se preocupou em recolocá-las.

Infelizmente essas placas eram coladas com um tipo de cola que não resistia ao calor do nosso clima tropical, e esse tipo de dano aconteceu com muitos XP no Brasil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se fosse comprar um Roland XP em 2011, qual seria?