Talk Box pra teclado

Autor Mensagem
José das Couve
Veterano
# mar/11 · Editado por: José das Couve


Galera, eu tenho dúvidas sobre talk box pra teclado. É o mesmo que usa pra guitarra? É ligado direto na saída de audio mesmo? Quais as marcas mais usadas e as melhores?? Abraço!

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


José, acho que estás falando de um VOCODER, não? Se estiver sugiro dar uma olhada no alesis Micron que tem um excelente de 40bandas.

Marcos Martini
Veterano
# mar/11 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Edit...

yurikat
Veterano
# mar/11 · Editado por: yurikat
· votar


kkkkkkk
Entendi a pergunta... é talk box no teclado mesmo... não vocoder

Acho q liga na saida como na guita mesmo... tenho vontade de comprar um destes pra brincar um pouco.
http://www.youtube.com/watch?v=phnJi7veFY4&feature=relmfu

marphy
Veterano
# mar/11
· votar


José das Couve

Não pessoal, não é isso não. Acho que ele esta falando de talk box mesmo, não é vocoder e tambem não é direct box. Pra quem não sabe o direct box da aquele famoso som das musicas do Peter Frampton ou entao do Bon Jovi... é um efeito bem legal. E como o amigo José das Couve perguntou ele pode sim ser usado em um teclado do mesmo jeito que é utilizado em uma guitarra, ligando no cabo P10... eu mesmo ja usei, ele da um som bem legal com determinados timbres... principalmente nos solos. Espero ter ajudado. Abraço.

fernando tecladista
Veterano
# mar/11
· votar


dá pra usar

esse maluco aqui até fez uma caseira:
http://www.youtube.com/watch?v=9EIQxwotn3k

tem esse outro mostrando como liga
http://www.youtube.com/watch?v=HmJwvKei8Js

José das Couve
Veterano
# mar/11
· votar


marphy

Voce disse que já usou... Qual modelo?

José das Couve
Veterano
# mar/11
· votar


Eu ja vi alguns caras usarem talkbox, mas só fica no "uauauauaua" mesmo. Mas tem cara que sabe usar muito bem. Tá aí o Stevie Wonder pra provar o que eu tô falando.



_BLACKMORE_
Veterano
# mar/11
· votar


marphy

Pra quem não sabe o direct box da aquele famoso som das musicas do Peter Frampton

explicado pelo guilherme rizzo ... direct box

Cleber Vaz
Veterano
# mar/11
· votar


dá pra usar

esse maluco aqui até fez uma caseira:


Faz tempo que venho a fim de fazer uma dessas, conheço um cara que fez, maseu estava pensando só na guitarra, agora depois de ver esse maluco ligando no synth me empolguei :D

fernando tecladista
Veterano
# mar/11
· votar


Cleber Vaz
eu arrisquei fazer uma igual do vídeo mas não deu resultado, também o cara pegou uma caixinha "roland" eu peguei uma de 1,99
parecia que tinha uma mosca em uma tuppeware

marphy
Veterano
# mar/11 · Editado por: marphy
· votar


Opa gente disculpa a demora...

vamos por partes...

_BLACKMORE_

Me disculpa ai cara... é que com tanto "boxes" eu acabei me confundindo... shaushuahsuauhsu... foi demais pra mim (direct box, talk box, vocoder, e afins... shaushuahsu). Mais na verdade eu quis dizer talk box... tentei editar meu post e corrigir ele, mais nao sei pq nao estou consiguindo, valew pela dica.

José das Couve

Entao cara... eu usei por pouco tempo um daqueles talk bem simplezinhos, era de um amigo meu, o modelo era Heil alguma coisa... nao me lembro direito... mais sei que depois que eu testei fiquei com muita vontade de comprar um pra mim... shauhuahsuahsua...

Bruno Y
Veterano
# mar/11
· votar


alguém aí sabe se dá pra usar talk box em qualquer teclado?

marphy
Veterano
# mar/11
· votar


Bruno Y

Sim cara... qualquer teclado que tenha saida de audio... o talk box voce liga ele no proprio cabo p10 que sai do teclado... mais "easy" que isso impossivel... shaushuahsuahus...

klesiometal
Veterano
# mar/11
· votar


o direct box q eu conheço tem outra ultilidade. ja o talk box de guitarra eu acredito q faz o mesmo efeito em alguns timbres do teclado, a questao é saber ligar ele, porq na guitarra tem o chaveamento q direciona o som pro talkbox ou para o cubo.

Cleber Vaz
Veterano
# mar/11
· votar


fernando tecladista
eu arrisquei fazer uma igual do vídeo mas não deu resultado, também o cara pegou uma caixinha "roland" eu peguei uma de 1,99
parecia que tinha uma mosca em uma tuppeware


Pois é, na legenda do vídeo aparece a sugestão de usar, preferencialmente, um drive de corneta...
Tenho um par de alto falantes 6' com um amplificador que acredito servir ao propósito, falta agora desencava-los do "arquivo sucata" e testar se precisaria ou não de um pré antes da potência pois a coisa está fora do equipamento original, só a etapa de potência mesmo...o cara que fez uma talkbox aqui na minha cidade usou uma caixa de madeira como "câmara", do tamanho de uma caixinha de leite, ao ver o maluco do vídeo com uma tampa de cano PVC não sei se um exagerou no tamanho ou se o outro exagerou no aperto...só testando...sem falar que não foi explicado no vídeo do maluco como ele captou o som que saia da boca dele, com o microfone da câmera? Ou será que tinha um condensador fora do enquadramento da imagem? Pela quantidade de equipamento naquela sala pode ter sido feito de várias maneiras...

Rick Santos
Veterano
# mar/11
· votar


...sem falar que não foi explicado no vídeo do maluco como ele captou o som que saia da boca dele, com o microfone da câmera? Ou será que tinha um condensador fora do enquadramento da imagem? Pela quantidade de equipamento naquela sala pode ter sido feito de várias maneiras...

Aparece ele com a talk box próximo a um mic condensador, assista com atenção que você vai ver, mais perto do final.


Abraços

Rick Santos

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


José das Couve
Talk box pra teclado segue o mesmo esquema do para guitarra. Neste tópico eu mostro como fazer um. Estou pra fazer um outro tópico com uma atualização do projeto.

José das Couve
Veterano
# mar/11
· votar


pô galera! A crise tá braba... ninguem por aí tem um pedalzim de talkbox feito na fabrica não? Tá todo mundo fazendo em casa. E na hora de ir pro palco tocar? Levar aquela "caixinha" de pvc é osso... ehehehehe...

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/11
· votar


Será que tem disso dai industrializado p tecladista?

Cleber Vaz
Veterano
# mar/11
· votar


Aparece ele com a talk box próximo a um mic condensador, assista com atenção que você vai ver, mais perto do final.

OK, na parte com efeitos coloridos e etc mas entre 7:53 e 8:06 não vejo microfone nenhum nem entre 8:11 e 8:20 e pode-se ouvir bem o som do troço...

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


José das Couve: E na hora de ir pro palco tocar? Levar aquela "caixinha" de pvc é osso... ehehehehe...

Acho que isto não é um problema ignificativo para tecladistas. Acho que ninguém fica olhando o pé dos tecladistas...

Maestro Mittmann: Será que tem disso dai industrializado p tecladista?

Acho que qualquer talk box deve servir pra guitarra. Vale lembrar que eles usam drivers de corneta, que têm um capacitor ligado em série para filtrar frequências abaixo de 500 Hz - ou seja, o talk box não tem graves pra não foder a membrana do driver. De resto, ele não "colore" o timbre a ponto de tirar a característica flat necessária para teclados.

Thallyz
Veterano
# mar/11
· votar


Sobre Direct box, leiam ESSE TÓPICO criado por mim que explica sobre o uso do Direct Box VOLTADO PRA TECLADISTAS! ! !

marphy
Veterano
# mar/11 · Editado por: marphy
· votar


Pronto pessoal... acho que com esse video vai dar uma clareada pra todo mundo... e nada melhor do que um video no bom e velho portugues.... valew.


http://www.youtube.com/watch?v=6qJL5bYjBkI

José das Couve
Veterano
# mar/11
· votar


enrico.ascencao: Acho que ninguém fica olhando o pé dos tecladistas...

Cara, tudo que tá no palco o público vê. Acho que é uma questão importante o visual no palco. Não primordial, mas importante. E além disso é uma questão de praticidade também. Teclado já num é uma coisa muito prática pra ficar carregando, além de suporte, as vezes amplificador. Quanto menos coisa pra carregar melhor...

has4
Veterano
# mar/11
· votar


Talk box pra teclado segue o mesmo esquema do para guitarra. Neste tópico eu mostro como fazer um. Estou pra fazer um outro tópico com uma atualização do projeto.
erico.ascencao

Ohhh legal \º/

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/11
· votar


José das Couve

ninguem por aí tem um pedalzim de talkbox feito na fabrica não?

eu tenho 2 ... para usar em estéreo !!! hahahaha

fernando tecladista
Veterano
# mar/11
· votar


Será que tem disso dai industrializado p tecladista?

se ver no mercado livre por exemplo tem varios por lá

Cleber Vaz
Veterano
# abr/11 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


fernando tecladista

Já comecei o meu talkbox caseiro, tirei do armário um amplificador Giannini que era de um KPS61, esse amplificador é feito em cima de um TDA2009 e parece que vai ficar com 10W pois vou usar só um dos canais.
A carcaça consegui com um vizinho, era de um alarme residencial, hoje pretendo refurar para acomodar as placas e vou ver se bato umas fotos pra postar aqui...

Cleber Vaz
Veterano
# abr/11 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Já consegui adiantar um pouco as coisas

http://img844.imageshack.us/img844/9031/talkbox.jpg

http://img218.imageshack.us/img218/8377/talkbox2.jpg

Todo o conjunto é original do KPS61, transformador, fonte, amplificador e alto falante, tá tudo fixado na carcaça, levei toda a manhã nessa, agora só falta soldar o jack do INPUT, a chave de ON/OFF, o cabo de força, os fios do alto falante e dar uma selada na "câmara" de MDF para não vazar som, além de fazer o buraco na tampa para encaixar a mangueira que ainda não comprei.
Até agora gastei R$1,00 em parafusos, porcas e arruelas para fixar as placas, o resto tinha tudo em casa, veremos se gastarei menos do que os U$6,00 daquele maluco do youtube rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Talk Box pra teclado