teclado pra metais: fantom g-7 com expansao arx pra metais ou korg tr?

    Autor Mensagem
    de baixista a tecladista
    Veterano
    # abr/10


    tenho um motif xs06, mas quero comprar outro synth de 7 oitavas, em especial pra os metais (brass). então qual seria melhor: korg tr ou o fantom g-7 com expansao arx pra metais. Alguns indicam o korg trinity, que ele seria melhor que os outros dois em termos de metais, só que ele é muito antigo. achei um desse novo por R$4.000,00. me ajudem a escolher! grato

    marphy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: marphy
    · votar


    Cara eu tenho um korg le, eu toco em uma banda de reggae e em uma banda de black entao pra mim os timbres que eu mais uso são os metais e os orgaos... quando eu fui comprar meu teclado eu cheguei a testar um fantom (só que era o fantom g-6, mais acho que é a mesma coisa do g-7 fora o numero de oitavas), a maior diferença eu notei foi na parte de orgãos, achei que os orgãos do triton le se sobressaem muito aos do fantom, os metais tambem eu achei melhor mais ai ja foi uma diferença mais sutil.... Agora se voce vai usar bastante pianos tambem ai o fantom ja é de se pensar, eu lembro que os pianos do fantom era bem superiores ao do korg (os do korg pareciam uma coisa meio artificial sabe, meio com som de lata... mais nada que uns samplers nao resolvam). Fica ai minha dica: se voce vai precisar realmente so dos metais o korg é a melhor opção, sem contar que depois voce pode editar e combinar seus proprios timbres deixando eles ainda melhores (eu mesmo não uso nenhum metal pre-programado no teclado, eu fasso meus proprios metais) e tambem voce ainda tem a opção de samplers.
    Mais sei la neh.... essa é so minha opinião, vamo ve o que o pessoal acha.... ^^

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Que conversa estranha... comprar ARX de Brass e um G7 com um TR76... sou fã do TR, até tenho um...

    Mas isso tá um papo meio Fake...

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Vamos aos preços:

    Korg TR 76: R$4.500,00 (+ ou -)
    Fantom G7 + ARX : R$7.000,00 (do teclado) + R$1.200,00 (exp)

    Acho que não é muito justa a comparação.

    de baixista a tecladista
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    vejam bem, só quero a opinão de alguns de vocês que talvez já tenham experimentado e comparado os metais do korg tr e do fantom g (com placa de expansao de metais arx). o pessoal fala muito bem dos metais da korg, dizem que são os melhores, o ponto forte da korg e aquela coisa toda. eu por exemplo fiquei gamado no som desde korg trinity, usado pelo tecladista de irmao lazaro na musica eu sou de jesus, cujo link do youtube está a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=MggHhwXbGiw . agora não sei se o tecladista tá usando um som de metal sampleado ou se seria uma placa de expansao ou se seria só uma questão de edição dos voices, só sei que os metais desta musica são matadores na minha opinião. minha pergunta é: será que o fantom g com expansao de brass arx chega perto disto ou se eu comprar um korg tr, que é bem mais barato, consigo este naipe (fantastico) de metais? ou será que o trinity antigão é o melhor ainda que os outros dois neste quesito???

    MAB Keyboard
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    de baixista a tecladista

    Amigo, se o valor dos equipamentos não importam neste momento, digo, nesta comparação, o Fantom G está anos luz a frente em relação ao Korg Tr.

    Veja aonde a tecnologia empregada nos Synths modernos já chegou:

    http://www.youtube.com/watch?v=lmtGc68dNMc

    http://www.youtube.com/watch?v=UMvDs2nhLKY&feature=related

    Agora me responda, há como comparar?

    marphy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAB Keyboard

    Disculpa ai discordar de vc cara, mais respondendo a pergunta do topico eu posso afirmar com certeza que o korg tr eh melhor que o fantom g em metais e principalmente em orgãos pois eu mesmo ja testei os dois ao mesmo tempo, um ao lado do outro... o fantom concerteza é um teclado anos luz a frente do tr em varios pontos como por exemplo sons acusticos, efeitos, visual, e outros fatores; mais ainda assim quando se fala de metais e de orgãos o tr ainda esta superior; basta voce testar os dois para ver por si mesmo. Apesar de um modelo um pouco antigo o tr assim como muitos outros teclados tem varios pontos fortes em relações a teclado atuais. xD

    MAB Keyboard
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    marphy

    Tranqüilo, agente está aqui pra trocar idéias e opiniões mesmo. Agora, porque você insiste em afirmar que o Tr é melhor nos órgãos? Eu também sei disso e concordo com você, mas por acaso o tópico pede essa informação? Vamos rever as palavras do de baixista a tecladista:

    "mas quero comprar outro synth de 7 oitavas, em especial pra os metais (brass)."

    "korg tr ou o fantom g-7 com expansao arx pra metais"

    Você disse que já teve a oportunidade de testar um Tr ao lado de um Fantom G, eu também já o fiz e concordo com você, mas o meu não estava com a placa de expansão ARX-03 e com certeza o seu também não. Estou certo?

    Amigo, ainda não pude testar uma ARX-03 pessoalmente, e estou me baseando em pesquisas, mas é impressionante o realismo e as possibilidades que se pode alcançar com essa placa. As demos dão uma boa amostra do que digo.

    Vamos para a aula de matemática!

    Exercício de fixação

    1º) No quesito metais, expresse matematicamente quem se sai melhor?


    R. Fantom G + ARX-03 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Korg Tr

    Brincadeirinha só para descontrair.

    marphy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAB Keyboard

    Sahusahsuhaushaus... agora que voce falou que eu vi, tambem nao sei por que eu tava batendo tanto em cima da questão dos orgãos xD. Mas mesmo assim ta ai um ponto que pode ser levado em consideração (quanto a placa arx-03 realmente eu acho que o fantom nao estava com ela).

    Mas quanto aos metais na minha opinião o korg ainda se sai melhor, não é a toa que ele tem a fama de possuir os melhores metais do mercado, eles não são perfeitos, muito pelo contrario, deixam muito a desejar se comparados com metais reais... mais em se tratando de teclados acho que a linha korg é a melhor opção. Agora quanto a placa do fantom (ARX-03) eu a desconheço, quando eu testei o fantom acho que ele provavelmente não possuia tal placa, pode ser com que com essa placa de expansão o fantom venha a superar o tr no quesito metais (embora eu duvide muito.... shuashahsauhs) ^^

    Ta ai minha dica entao....

    MAB Keyboard
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    marphy

    Cara você assistiu os vídeos? Dá uma olhada aí.

    http://www.youtube.com/watch?v=lmtGc68dNMc

    http://www.youtube.com/watch?v=UMvDs2nhLKY&feature=related

    Se ainda assim você não concordar comigo, então não tem jeito, encerra-se o diálogo sobre o assunto.

    de baixista a tecladista
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    concordo que por mais evoluidos que sejam os melhores teclados de hoje, eles ainda não estão perto de ter um som fiel ao de um instrumento de sopro real com facilidade.... o que representa uma frustação pra mim, pois adoro metais, mas não estou disposto a comprar e aprender e tocar um sax, por exemplo. não é minha praia.

    agora, vocês acessaram o link que coloquei acima mostrando as capacidades de um korg, no show de lazaro? se não viram, faço questão que vejam, é bem fiel a instrumentos de sopro reiais...

    daí eu pergunto será que ainda vale a pena comprar um trinity novo (na cheiro de musica vende) nos dias de hoje por 4 pilas?

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    daí eu pergunto será que ainda vale a pena comprar um trinity novo (na cheiro de musica vende) nos dias de hoje por 4 pilas?

    Não se iluda!!! O Trinity já saiu de linha há muuuuito tempo. É praticamente impossível existir um NOVO à venda.

    Com relação àqueles metais da música que você postou, realmente são bacanas sim, mas para chegar àquele resultado, tem que apanhar muito na edição (isso se for mesmo só do Trinity aquele nipe... deve-se considerar possibilidade de ter módulos ligados via midi, entre outras coisas).

    Antes de gastar "tanto" dinheiro em um teclado SÓ por causa de um timbre, você tem que saber se ele realmente tem este timbre, e se você conseguirá tirar este som dele, caso ele tenha. Para ter certeza, só se a câmera desse um close no tecladista, ou se você perguntasse para ele. Eu não vi o vídeo inteiro, mas vi uma boa parte, e nem consegui ver o teclado que o cara estava usando...

    marphy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAB Keyboard

    Eita cara acho que vai ser dificil a gente entrar num acordo em... shuashaushuahsuhs... ^^
    Eu vi os dois videos, realmente os metais do fantom sao muito bons... mais eu nao sei, acho que é questão de gosto mesmo cara, pra mim a linha da korg tem timbre de metais com mais peso e fidelidade.... mais isso acho que é um pouco de gosto de cada um...
    Mais sem querer criticar voce cara... to so fazendo um comentario na boa, por que eu tambem concordo que os metais do fantom sao muito bons.... =)

    MAB Keyboard
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    marphy

    Bom, estou tratando de tecnologia e o que essa tecnologia pode nos oferecer em matéria de som. Tecnologicamente é impossível você fazer com o Tr o que se pode fazer com o Fantom G + ARX-03.

    Agora você tocou num ponto que mata a charada, gosto pessoal. Não estou dizendo que você tem que aceitar que o timbre do FG+ARX-03 seja melhor que os timbres de metais do Tr, nessa hora o gosto pessoal influencia demais, mas estou questionando sobre as possibilidades de execução, que no FG+ARX-03 possibilitam muito mais realismo. Entende agora?

    marphy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: marphy
    · votar


    MAB Keyboard

    Realmente cara devido a estrutura do fantom como um todo ele oferece uma tecnologia em se tratando de sons bem maior que o TR, mais o X da questão é como toda essa tecnologia foi utilizada... É a mesma coisa que dizer que o K2600 da kurzweil por ser antigo e fora de linha (e por nao ter tanta tecnologia) possui um som inferior aos teclados atuais, mais na verdade o que importa é como a tecnologia foi empregada dentro do kurzweil, que apesar de ser antigo e um pouco ultrapassado ainda é melhor do que 80% dos teclados atuais...shaushuahsushasushu... xD

    Mais vamos entrar num acordo vai, porque senao essa discussao vai longe... vamos fazer assim, no quesito metais o Fantom e o TR estão meio que empatados, ok ? Dai pra desempatar essa disputa vai do gosto pessoal de cada um.... xD

    de baixista a tecladista

    Resumindo cara... é aquela velha historia... va na loja e teste os dois teclados e veja qual dos dois agradam mais o seu ouvido e qual deles atende melhor suas necessidades... ^^

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sou fã do TR, mas na moral, entre um TR e um Fantom G. Fantom G na cabeça com certeza absoluta. Top é Top.

    Acho que só dedicados competiriam com os tops em um nicho específico.

    marphy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: marphy
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    Amigo sem querer ser chato, mas nao é esse o foco do topico... a pergunta foi qual dos dois tem melhores metais... e nao necessariamente por que um teclado é top que ele tem que ter bons metais ok ? xD

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    marphy
    Amigo sem querer ser chato, mas nao é esse o foco do topico... a pergunta foi qual dos dois tem melhores metais... e nao necessariamente por que um teclado é top que ele tem que ter bons metais ok ? xD

    :-) Não precisa ser chato, vou traduzir pra vc a minha opnião, que é claro vc pode e deve discordar, afinal é assim que progredimos.


    Acho que só dedicados competiriam com os tops em um nicho específico.


    Dedicados: teclados com uma função em especial. ex.: pianos elétricos, stages pianos, simuladores de hammond, e etc

    nicho: ramo específico, ou algo do tipo:

    Então, facilitando pra você (aproveita a colher de chá):

    Um piano do MO6 perde pra um piano de um Fantom G(lógico que quando vale tudo, edição, sample, e trocentas coisas). Agora, o mesmo não vale se compararmos o dedicado da yamaha,um s90es, ou s80 por exemplo.

    Meu amigo, se isso não tem a ver com o tópico, então eu estou louco. (existe realmente essa possibilidade!!)(Ah e é só uma opnião minha)(gosto de parentesis)

    marphy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: marphy
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    Puts cara realmente nao entendi nada de nada do que voce tentou me dizer.... hsuashaushuahsuahu.... mais concordo com voce (o que voce falou parece ser algo bem bonito)(tambem gosto de parenteses)... xD

    viktor 999
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    de baixista a tecladista
    não e mais facil vc comprar um g7 que um sample muito bom e samplear um tr,,,fica mais barato que uma placa de 1500..rsrsrsr

    MAB Keyboard
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    viktor 999

    não e mais facil vc comprar um g7 que um sample muito bom e samplear um tr,,,fica mais barato que uma placa de 1500..rsrsrsr

    Gostei da idéia. Afinal, dá para ter um Tr dentro do Fantom G, mas não dá para ter um Fantom G dentro do Tr. Não é verdade?

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAB Keyboard

    Afinal, dá para ter um Tr dentro do Fantom G, mas não dá para ter um Fantom G dentro do Tr. Não é verdade?

    Nem um nem outro. O teclado não é feito só de waves, toda a arquitetura interna de um teclado é que define o produto final do som que ele emite... É claro que um sample ou outro pode nos fazer pensar isto, mas dizer que todos os sons que se faz em um teclado dá para fazer em outro modelo, de outra marca, só sampleando, é meio complicado...

    Falando agora do lance dos metais do Fantom-G + ARX x Korg TR, eu, que já tive TR, X50 e Trinity Rack, tenho uma coisa a dizer: os metais da Korg têm um som bacana sim, dá para ser bem pesado, dependendo do tipo de metais que se quer/edita, mas os metais da Korg (ao menos esta linha mais "antiga" que conhci) são muito pouco flexíveis. Estes teclados fornecem recurso apenas para ter aquele timbre metálico e agudo, que se usa, geralmente, nestas bandas de axé, por exemplo. Tentar fazer um timbre de metal mais "orgânico", com timbres de sax no meio, e sem aquele trompete ardido, fica complicado nestes Korg (pelo menos, eu senti esta dificuldade).

    Mas, já que estamos falando em metais da Korg, certa vez ouvi um timbre de metais do M3, bem configurado, que era lindo, com um realismo incrível, bem diferente dos que eu já tinha ouvido nos Korg mais antigos.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    fábio_soul

    Eu quis dizer que se só colocássemos os sons do Tr dentro do Fantom G, poderíamos fazer com FG tudo que se pode fazer com o Tr, mas a recíproca não é verdadeira, visto que se colocássemos apenas os sons do Fantom G dentro do Tr, não poderíamos fazer tudo que se pode fazer com o Fantom G.

    É justamente nesse sentido que me refiro às possibilidades do Fantom G+ARX-03. Existem enumeras possibilidades que a placa de expansão oferece, que por melhor que seja os timbres de metais do Tr, nunca conseguirá fazer as coisa que se pode com a ARX-03.

    Exemplo: Todos os instrumentos de sopro possuem uma área específica de notas que se pode executar dentro da escala musical, de forma, que não são respeitadas essas áreas nos teclados convencionais, permitindo que se possa executar uma nota muito grave ou muito aguda quando colocamos um som de Sax Alto por exemplo, quando sabemos que na realidade não é possível executar uma nota tão grave como a C2 do teclado. Mas nos teclados convencionais, por exemplo, um de 76 teclas, todas as notas podem ser tocadas, quando na prática isso não pode acontecer.

    Na placa de expansão ARX-03 Brass, cada instrumento só toca dentro da sua área específica, tornando a execução muito mais realística, como podemos ver nas demonstrações.

    Acho que agora ficou claro.

    Um abraço.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAB Keyboard
    Até os samples do Reason fazem isso! Isso vem do conhecimento do músico de não usar essas notas!

    marphy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MAB Keyboard

    "Existem enumeras possibilidades que a placa de expansão oferece, que por melhor que seja os timbres de metais do Tr, nunca conseguirá fazer as coisa que se pode com a ARX-03. "

    Cara, alem do fato de cada instrumento só tocar dentro da sua área específica quais seriam todas essas inumeras possibilidades que a placa de expansão oferece ?

    silvG8
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: silvG8
    · votar


    marphy
    Uma coisa muito legal que ela faz, é que, no caso de tocar um acorde, ela divide os instrumentos que tocam cada nota. vamos supor....... você fez um C9... a placa divide cada nota desse acorde tocado por instrumentos diferentes, mesmo que seja uma área que abrange todos os instrumentos. Vale a pena ver o video.

    Valeu!

    marphy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    silvG8

    Legal... não sabia que a ela tinha esse recurso... xD

    de baixista a tecladista
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    agora uma coisa me deixou intrigado: é que nos videos que falam do fantom g com expansao ARX que procurei no youtube, de maneira geral, as demonstrações "solo" de intrumentos de sopro foram esparsas e poucas; por exemplo, não demonstraram um solo de sax ou de trombonete... parece que só querem mostrar os pontos fortes da placa, não tendo coragem de mostrar "na lata" o som de um sax, pois desconfio muito que o som de um sax advindo de um teclado seja no minimo razoável... já o mute trompet gostei muito do som no solo, que foi o unico que vi. em relação ao do motif são bem fraquinhos os metais quando em solo... as demonstracoes do fantom + arx foram apresentando os metais em seção, ou seja, um somatorio do som simultaneo do sax, trombone, trompete e tal... acho que sou muito exigente com os metais dos teclados pois deixam a desejar, que pena... (pelo menos dos que eu já ouvi, que não foram muitos confesso). até os sons de brass da korg não consegui ainda encontrar na net uma demo... sabem onde encontro? falam tanto dos metais da korg. quero demonstração deste naipe de trimbre isaladamente!

    marphy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    de baixista a tecladista

    Realmente cara falam muito bem dos metais da Korg mais eu tambem nunca consigui achor algum video ou demo antes de comprar o meu teclado, tive que ir na loja e testar por conta propria... =(

    MAB Keyboard
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    marphy

    Outra coisa interessante nessa nova linha de placas de expansão, até agora, ARX-01 Drums, ARX-02 Eletric Piano e a ARX-03 Brass, é que elas funcionam como se fossem um módulo acoplado ao teclado, pois ela já vem com seus efeitos de inserção e com polifonia própria, para não consumir a do teclado durante as execuções, além de você poder regular a posição em que supostamente o microfone estaria captando o som do instrumento, dentre outras possibilidades.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a teclado pra metais: fantom g-7 com expansao arx pra metais ou korg tr?