【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box

Autor Mensagem
Thallyz
Veterano
# ago/10


Depois de pesquisar dentro do FCC percebi que muitos tecladistas tem duvidas sobre o titulo desse tópico.

Então, de uma forma SIMPLIFICADA vou explicar como funciona tudo direitinho.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


MONO: sinal de audio transmitido por meio de UM canal, podendo ser Balanceado ou Desbalanceado.

STEREO: sinal de audio transmitido por meio de DOIS canais, podendo ser Balanceado ou Desbalanceado.

P10 ou 1/4": padrão de pinagem de áudio, dividido em dois tipos: P10 TS e P10 TRS.
DIFERENÇA: TS soldam-se DOIS fios nesse tipo de plug.
TRS soldam-se TRÊS fios nesse tipo de plug.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Existem dois tipos principais de transmissão de sinal de áudio em teclados:

1 > Saídas L e R. (são duas saídas separadas, dois CANAIS separados, portanto são STEREO)
2 > Saída PHONES (embora também seja STEREO, a transmissão ocorre por meio de UM plug TRS. Já observou que, mesmo sendo só um plug, tem DOIS fios saindo dele? Isso ocorre porque, dentro de cada fio existem dois FIOZINHOS, uma malha e um condutor, sendo assim canais separados. Por isso muita gente diz ERRONEAMENTE que TODO PLUG com tres soldas é STEREO. Veremos isso adiante).

Tem teclado que tem os dois tipos e tem teclado que tem só um (os mais básicos só tem saídas PHONES)

Há ainda teclados que vem escrito assim: L/MONO R. Esse tipo de saída é para que o instrumentista possa transmitir o sinal de seu teclado por meio dos canais L e R ou simplesmente pelo canal L.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Se você possui um teclado com saída L/MONO R e plugar um cabo somente na saída L/MONO, seu instrumento envia os dois sinais por meio dessa saída. Se você plugar um cabo em cada saída (L e R), seu instrumento envia os sinais SEPARADOS em cada saída, daí sim ele funciona com sinal STEREOFÔNICO.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Raríssimamente tem teclados com outro tipo de saída: XLR, conhecida por ser usada em microfones, ex: KORG OASYS.
Embora possa ser usada como descrito acima, esse tipo de saída também é um PADRÂO de transmissão de áudio, sendo usado quase, senão exclusivamente em sinais BALANCEADOS.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Outro quesito a observar: se você possui um teclado que tenha somente a saída PHONES, é quase certo que, se você conectar um plug TRS nele e na outra ponta tiver outro igual e você conectá-lo em UMA SÓ ENTRADA da mesa, cubo etc., será transmitodo apenas UM sinal.
Faça o teste: conecte como descrito acima e gire a chave PAN de seu instrumento para a direita ou esquerda. Observe que em um dos casos não sairá som! ! !
Isso ocorre porque, embora seu instrumento transmita o sinal stereofonico, na outra ponta o seu cubo, mesa etc. a entrada recebe sinal mono, a não ser que vc faça o chamado CABO Y. Uma ponta (a que vai no seu instrumento) fica o plug TRS e na outra DOIS PLUGS TS. Se observar bem, a malha é comum às duas pontas, mas o fio não. É pelo fio que o sinal é transmitido.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


BALANCEAMENTO/DESBALANCEAMENTO

Um sinal, para ser balanceado, precisa ter, na transmissão e recepção, um AMPLIFICADOR DIFERENCIAL. Se tiver somente em uma delas, o sinal não será balanceado.

Portanto, seu teclado tem que ter esse "negocinho" embutido para enviar o bendito sinal balanceado. Mas não se preocupe, 99% dos teclados não tem...! ! !

É o tal AMPLIFICADOR DIFERENCIAL que faz a conversão entre sinais balanceados e não balanceados.

O DIRECT BOX entra em ação! ! !

É importante destacar aqui a principal função do DIRECT BOX, que é a ATENUAÇÂO OU/E ELIMINAÇÂO de ruidos provenientes de fontes externas (radiotrasnmissão, ruidos de outros fios próximos etc...).

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Portanto, o sinal sai DESBALANCEADO de seu teclado (lembrando que, se for mono, somente um cabo, se for stereo, dois cabos) com plugs TS, ou seja, cabos com dois fios, na verdade uma malha e um fio.

A partir de uma certa distância (geralmente 7 metros) entre o instrumento e o misturador (mesa) ou cubo, o cabo tende a captar sinais estranhos e os "incorpora" na transmissão, gerando assim os ruídos e barulhos que tanto nos incomodam, lembrando que isso pode acontecer em distânciam menores.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Isso não ocorre em sinais balanceados, pois neles há a completa eliminação de ruídos, por isso os sinais balanceados são usados na transmissão entre componentes distantes entre si.

O DIRECT BOX recebe o sinal desbalanceado de seu Teclado e o envia BALANCEADO via conexão XLR. Isso porque o DIRECT BOX tem embutido em seu interior o tal AMPLIFICADOR DIFERENCIAL. E a mesa também. Ela recebe o sinal em sua entrada XLR ou TRS ( na entrada XLR geralmente está escrito MIC e na TRS está escrito LINE.

É importante esclarecer que NEM TODA entrada de mesa TRS ou XLR é balanceada (leia o manual).

O DIRECT BOX tem uma saída adicional que apenas REPETE o sinal de seu instrumento. Essa saída é TS.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Porque tenho que usar cabos e plugs TRS para conexões Balanceadas?

Porque a transmisão é feita por DOIS FIOS mais o terra. Então um cabo TRS é mono mas balanceado se ligado em transmissores-receptores com suporte a essa tecnologia. Multiplique por dois e será STEREO.

Então, se eu quiser fazer o som chegar limpo ao destino e a transmissão for mono, usarei a seguinte composição:

Conexão Teclado> Direct BOX: cabo com conexão TS nas duas pontas.
Conexão Direct BOX> Misturador: cabo com conexão XLR nas duas pontas (uma macho e uma Fêmea).
Conexão Direct BOX> Cubo: cabo com conexão TS nas duas pontas.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Se a transmissão for Stereo, multiplique por dois a composição acima.


Qualque dúvida é so deixar a pergunta.

Direct BOX usado como exemplo: BEHRINGER DI 100.

FaLKeyboards
Veterano
# ago/10
· votar


Muito bom kara!

marcusVinicius
Veterano
# ago/10 · Editado por: marcusVinicius
· votar


Bom demais Thallyz!

Quer dizer que a Direct Box não é somente um hub de intrumentos, é um elemento ativo que corta ruído...

Se usa Direct Box em estúdio, na gravação? Acho que nunca vi as caixinhas em estúdio, só no palco.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


marcusVinicius

Em estúdio depende. Sou leigo quanto ao uso do Direct box em estúdio. Mas sabendo da função dele e dependendo do caso, sim.

FaLKeyboards, valeu! ! !

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# ago/10
· votar


Thallyz

Opa. Só uma dúvida. Se eu tiver uma direct box e usar cabos TS, o sinal que está sendo enviado continua desbalanceado?

ThiagoMafra
Veterano
# ago/10
· votar


Thallyz

Achei um excelente tópico!!! Só achei que faltou citar um outro que, teria esse aqui como um bom complemento:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/222938/#6478067

Abrçs.

Thallyz
Veterano
# ago/10 · Editado por: Thallyz
· votar


Carlos_Souza_Jr

O que faz um sinal ser balanceado ou não é o Amplificador Diferencial embutido no equipamento que Envia e Recebe o sinal. Para isso acontecer, o Amplificador Diferencial precisa de TRES fios para enviar/recebr o sinal. na malha vai o "TERRA", em um fio o sinal com voltagem POSITIVA e no outro o mesmo sinal com voltagem NEGATIVA.
Sendo assim, na saida do DIRECT BOX em que vc pluga o cabo TS, o sinal vai desbalanceado, pois aquela saida é apenas uma REPETIÇÃO do sinal enviado do teclado. A saída BALANCEADA vai por meio da conexão XLR.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


ThiagoMafra

Realmente, se juntarmos os dois topicos serão sanadas TODAS as duvidas do FCC relacionadas a esse assunto.

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Existem mesas com entrada TRS BALANCEADA. Laiam o manual da mesa que forem plugar seu equipamento, pois dependendo do caso vcs poderão usar cabos com a seguinte composição:

XLR na saída do Direct Box e na entrada da Mesa plug TRS

Felipe_MP
Veterano
# ago/10
· votar


Up no tópico, venho parabenizar aos participantes, me tiraram muitas duvidas, e me deram outras novas....

Vejam se conseguem entender meu caso:

Tenho e uso dois teclados um Kurzweil SP2 e um Yahamha PSR 620, estou vendo a possibilidade de utilizar um DirectBox, Gostaria de saber qual equipos comprar/utilizar? Quais cabos marcas e modelos indicados?

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Felipe_MP

Use um DI pra cada canal do seu instrumento. Saídas L/Mono R.

Aconselho o uso do DI 100 (eu uso) pela flexibilidade que o mesmo oferece. Só que vc gastará 70% a mais na compra de dois DI 100. Ou até três, já que vc usa dois teclados, podendo chegar a quatro. especifique como são as saídas de seus instrumentos para eu poder te ajudar.

Gugu tecladista
Veterano
# ago/10 · Editado por: Gugu tecladista
· votar


seria aconselhavel usar um cabo trs na saida L/R Mono?

Thallyz
Veterano
# ago/10
· votar


Gugu tecladista

Não, pois o sinal enviado por essa saída é MONO. Vc vai gastar mais dindin comprando um cabo de três vias e não vai resolver o problema.

Thallyz
Veterano
# ago/10 · Editado por: Thallyz
· votar


ATENÇÃO USUÁRIOS

MONO e STEREO são SINAIS DE ÁUDIO. Portanto, não é o cabo que é stereo ou mono e sim, o sinal.

Felipe_MP
Veterano
# ago/10
· votar


Thallyz

No SP2 eu tenho as saidas separadas L e R e tb tem uma saida chamada PHONE.

No Yamaha 620 tem uma saida L/Mono R (quase isso).

Me aconselha a comprar dois cabos TRS e ligar cada um em um DI100 e apartir dele usar um cabo Balanceado XLR??? No caso um para cada teclado, correto??? e da saida de cada um eu ligo em um canal do meu ampli(retorno de palco).

Isso seria só para shows/eventos que utilize mesa, pois no ensaio só utilizo o AMPLI então posso ligar direto??? ou continuo usando o DI?

Felipe_MP
Veterano
# ago/10
· votar


Thallyz

No yamaha é esse(peguei no manual):

AUX OUT R, L+R/L Jacks (são duas saidas uma escrita R e a outra escrita L+R/L

No Kurzweil continua sendo akele mesmo a saida Phone sai o sinal em estereo, no caso acho até que posso utilizar a saida PHONE como retorno e as outras saidas para a mesa.

tem ideias?

claudenir
Veterano
# set/10
· votar


Thallyz

Parabéns pelo tópico.

E aproveitando, tenho uma dúvida.

Comprei um piano digital Yamaha P95 que tem 2 saídas para fones, mas não tem saída Line (L,R). Como preciso ligá-lo ao PA, gostaria de saber se a utilização de um direct box para fazer a conexão da saída de fone do teclado para a entrada do mixer trará melhora na qualidade do som e impedirá aqueles "rachados" nos falantes.

Gugu tecladista
Veterano
# set/10 · Editado por: Gugu tecladista
· votar


Alguem saberia me dizer se o xp 80 tem aquela saida com os dois sinais tipo L+R mono pois no teclado não tem nada indicando isso

ThiagoMafra
Veterano
# set/10
· votar


Gugu tecladista

No painel trazeiro a ordem é: saída de fones -> mix L -> mix R -> direct L -> direct R e por aí vai.

Gugu tecladista
Veterano
# set/10
· votar


Ou seja para realmente ter o som completo tenho q utilizar as 2 saidas Mix? Pois nos teclados q tinha antigamente tinha a opção de usar somente uma saida com todos os Sinais, ñ com a mesma qualidade claro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box