Dúvida com escalas maiores sustenido

    Autor Mensagem
    rcchiado
    Veterano
    # fev/11


    Amigos, tudo bem?

    Estou estudando a construção das escalas maiores sustenido pelo ciclo das quintas.

    Meu professor ensinou que no ciclo das quintas a base que usaremos será essa lista: F# C# G# D# A# E# B#.

    Então se vamos montar a escala por exemplo de C#, é só ver qual nota vem antes do C (na ordem de C D E F G A B), que no caso é o B e colocar todos os acidentes que tem até o B# nessa listinha aí de cima. Então no caso da escala de C# terão todo os acidentes. E ficará C# D# E# F# G# A# B# C#, certo?

    Mas por exemplo, a escala de D#, a nota anterior à D é o C e até o C# nessa lista só tem o F#, ou seja, não tem nem o D# que já é o nome da escala. Como monto isso? Ainda mais na pauta, tá mais difícil ainda, porque se do D# eu puser 1 tom, já vou pro F. To comendo bola em alguma coisa simples aí que não tá entrando.

    Alguém poderia me ajudar explicando melhor como utilizo o ciclo das quintas para sustenidos.

    Não sei se deu pra entender direito minha dúvida, tentei explicar o melhor possível, mas de qualquer forma, se não deu pra entender, me ajudem a entender como faço com o ciclo das quintas para sustenidos.

    Obrigado!

    Abraço à todos!

    Gugu tecladista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    rcchiado

    Bem ñ intendi direito sua explicação de como montar a escala
    tipo pegando a nota anterior realmente ñ intendi.
    Mas vamos pelo ciclo das quintas:
    Eu uso pela quantidade de sustenidos na escala então vem na ordem

    do ( 0 sustenido ) sol ( 1 sustenido ) re ( 2 sustenidos ) lá ( 3 sustenidos ) mi ( 4 sustenidos ) si ( 5 sustenidos ) só ai começa as escalas sustenidas

    outro ponto importante é que para montar uma escala existe uma forma q nos baseamos que é a escala de do maior. seria + ou - assim

    DO 1tom RE 1 tom MI meio tom FA 1 tom SOL 1 tom LA 1 tom SI meio tom DO
    essa forma se aplica para todas as demais
    seguindo sua ordem a escala de do sustenido está certa

    F# G# A# B C# D# E# F#
    G# A# B# C# D# E# F ( aqui seria dobrado sustenido mas ñ achei o simbolo ) G#
    D# E# F ( novamente dobrado sustenido ) G# A# B# C (dobrado sustenido) D#
    e assim por diante.
    Não é comum usar escalas D# G# A# B# E# devido a tantas enarmonias mas para fins teoricos é sempre bom saber

    Bom espero ter ajudado um pouco, se tiver alguma dúvida pode perguntar e se a galera achar que falei besteira podem me corrigir

    rcchiado
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Valeu Gugu tecladista, acho que conseguí entender sim. Então na formação de algumas escalas vai existir o dobrado sustenido certo? Pq minha dúvida estava aí......por exemplo, numa escala de D#, de D# + 1 tom caio no Fá (ou E#) e aí tenho que usar o dobrado sustenido pra ir pra G, certo? E pra montar essas escalas na pauta mesmo de partitura, posso inserir o dobrado sustenido então....se for isso acho que saquei! Valeu kra!! Abraço!

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    rcchiado

    só pra reforçar o que o gugu já comentou

    tira esses sustenidos do circulo de 5ª =F C G D A E B .....

    uma coisa é o circulo de 5ª
    outra é a ordem que os sustenidos aparecem

    Mas por exemplo, a escala de D#
    você entrou no lance de Enarmonia, na pratica você escreve a música em Eb


    a regrinha pratica de "ultimo sustenido" é assim:
    ve o tom da escala imagina um semitom abaixo que é o ultimo sustenido

    tom: Si M
    um semitom abaixo = La#
    escala de Si M tem: Fa# do# sol# re# la#

    tom Lá M
    semitom abaixo = Sol#
    escala de la tem fa# do# sol#

    rcchiado
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    a regrinha pratica de "ultimo sustenido" é assim:
    ve o tom da escala imagina um semitom abaixo que é o ultimo sustenido

    tom: Si M
    um semitom abaixo = La#
    escala de Si M tem: Fa# do# sol# re# la#

    tom Lá M
    semitom abaixo = Sol#
    escala de la tem fa# do# sol#


    Oi Fernando....pode cre!! Consegui entender......só que no caso das escalas maiores sustenido como por exemplo o D# vou ter que usar o dobrado sustenido certo? Eu entendi que é melhor usar o Eb por causa do lance da enarmonia, mas é que eu tenho que montar todas as escalas mesmo...lição...kkkkkkkkkk

    E valeu pela força aí que vcs tão dando mano!

    MICHELETECLADO
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    eu toco teclado assim: acordes na direita e tonica e quinta ou oitavado na esquerda, eu quero saber como faço para tocar esses acordes e solar ao mesmo tempo tipo o acorde é dó ai eu arpejo esse acorde até passar para o sol mais não fica bom estou muito confusa pq eu quero tocar teclado solando mais não sei o que fazer eu estou tentando arpejar acordes com quartas, nonas etc quando a musica pede já tentei usar a escala mais na hora que vou solar não dá tempo de fazer o acorde ,
    quero saber como vcs fazem isso tem alguma técnica tenho bastante tempo para treinar mais já não sei como treinar essa bagunça de solo com acordes esta me atrapalhando me ajudeeeee eu preciso saber isso para fazer fundos musicais aqui na igreja e quando o menino do violão faltar eu vou ficar só eu e o baterista o que eu faço?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    só que no caso das escalas maiores sustenido como por exemplo o D# vou ter que usar o dobrado sustenido certo?

    então....

    existe isso
    começa a entrar dos dobrados sustenidos, até a armadura de clave ter 7 dobrados no tom de "do dobrado sustenido maior"
    (na pratica você escreve e toca em Ré)

    nem todos os livros de teoria falam disso, o que eu tenho que entra nesse assim chama-se
    "lições elementares de teoria musical, do Samuel Archanjo" (a pimeira edição dele foi de "1918") e só comenta em duas paginas

    o próprio livro já comenta que é usado muito raramente, como tonalidade secundaria, leitura com transposição ou obras antigas

    -------------------------------
    aqui seria dobrado sustenido mas ñ achei o simbolo
    o simbolo em sim é um X com 4 pontinhos entre as aberturas do X
    exemplo
    mas pode ser usado também "##" com uma ligadura em cima deles (igual ao dobrado bemol)

    --------------------------------

    sobre como colocar na armadura de clave já vi duas formas

    no tom de FA ##
    1 - colocar todos os sustenido e depois os dobrados
    fica asim:

    fa# do# sol# re# la# mi# si# fa## do## sol## re## la## mi##

    2 - já trocar direto os primeiros ##
    fa## do## sol## re## la## mi## si#

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MICHELETECLADO

    é interessante peguntar em outro tópico nesse o assunto tá bem diferente
    nesses acho a melhor coisa, ou fazer aula ou procurar videos no youtube, esse é o tipico caso onde alguem tem que te mostrar pra você ver onde uma imagem vale mais de 1000 palavras

    vê esse video se é o caso do que você quer
    http://www.youtube.com/watch?v=wyaM2_4IHx0

    no lugar do acorde na direita você sola
    em acordes com 7ª, 9ª troca essa oitavada da esquerda pela 7 ou 9ª
    se o acorde for simples esse dó oitavado na esquerda pode ser trocado pela 3ª

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com escalas maiores sustenido