Dúvida com escalas maiores sustenido

    Autor Mensagem
    rcchiado
    Veterano
    # fev/11


    Amigos, tudo bem?

    Estou estudando a construção das escalas maiores sustenido pelo ciclo das quintas.

    Meu professor ensinou que no ciclo das quintas a base que usaremos será essa lista: F# C# G# D# A# E# B#.

    Então se vamos montar a escala por exemplo de C#, é só ver qual nota vem antes do C (na ordem de C D E F G A B), que no caso é o B e colocar todos os acidentes que tem até o B# nessa listinha aí de cima. Então no caso da escala de C# terão todo os acidentes. E ficará C# D# E# F# G# A# B# C#, certo?

    Mas por exemplo, a escala de D#, a nota anterior à D é o C e até o C# nessa lista só tem o F#, ou seja, não tem nem o D# que já é o nome da escala. Como monto isso? Ainda mais na pauta, tá mais difícil ainda, porque se do D# eu puser 1 tom, já vou pro F. To comendo bola em alguma coisa simples aí que não tá entrando.

    Alguém poderia me ajudar explicando melhor como utilizo o ciclo das quintas para sustenidos.

    Não sei se deu pra entender direito minha dúvida, tentei explicar o melhor possível, mas de qualquer forma, se não deu pra entender, me ajudem a entender como faço com o ciclo das quintas para sustenidos.

    Obrigado!

    Abraço à todos!

    Gugu tecladista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    rcchiado

    Bem ñ intendi direito sua explicação de como montar a escala
    tipo pegando a nota anterior realmente ñ intendi.
    Mas vamos pelo ciclo das quintas:
    Eu uso pela quantidade de sustenidos na escala então vem na ordem

    do ( 0 sustenido ) sol ( 1 sustenido ) re ( 2 sustenidos ) lá ( 3 sustenidos ) mi ( 4 sustenidos ) si ( 5 sustenidos ) só ai começa as escalas sustenidas

    outro ponto importante é que para montar uma escala existe uma forma q nos baseamos que é a escala de do maior. seria + ou - assim

    DO 1tom RE 1 tom MI meio tom FA 1 tom SOL 1 tom LA 1 tom SI meio tom DO