Na sua opinião quais as maiores qualidades e os maiores defeitos do seu teclado?

    Autor Mensagem
    MontanhaSong
    Veterano
    # mar/06


    Pessoal...

    Andei pensando em como poderia contribuir para o fórum... e me veio a idéia desse tópico, como forma de contribuição de todos nós para quem está chegando ou para quem pretende adquirir um novo teclado.
    A ídeia é que cada um um relacione as qualidades e os defeitos do(s) teclado(s) que possui. Tomara que seja um tópico que contribua, como disse antes, e que não cause brigas.

    PA 50 - Está comigo há menos de um mês...até agora pude perceber:
    Qualidades : Bons rítmos/muitos timbres (de fábrica) bons - bateria, baixos,metais e sopros/ótimos recursos de edição de rítmos/duplo sequenciador (para quem usa midis)/atualização do sistema operacional (o que faz com que não fique "defasado" logo)
    Defeitos: Poucos recursos de edição de timbres/meio complicado de programar (requer muita leitura de manual e muitos erros e tentativas)/longo tempo de "boot"/teclas (muito "macias" para o meu gosto)

    À medida que for conhecendo melhor o teclado posto novas impressões...

    Abraços...

    kseven
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: kseven
    · votar


    Vou fazer diferente: vou contar os pros e contras de teclados tocando em salao. E nao detalhes de ediçao (já houve demais isso por aqui). Os que vi dia de ontem e de hoje foram o 630, G800, Va7 e PA50.

    O 630 tem um som deficiente, seu baixo distorce muito e praticamente nada de bateria. Seu ponto forte é seu acordeon/sanfona, inconfundivel e muito bom. Quebra o galho pra "barzinhos" de esquina!! Vale seu preço.

    O G800 tem um som "violento", muito bom, parece ate um Korg e enche um salao com seu som, com baixo e baterial legal. Seu defeito é ter poucos timbres bons para solo e limitado pra diversos ritmos.

    O VA7 quando toca solo é um semi-fantom (dos antigos), é bom. Possui timbres bons mas peca nos metais. Porem tocando ritmos fica uma M....!! Conheço bem seu defeito, é de fabrica mesmo. Quando se poe a bateria sozinha ate que soa bem, ou tb qualquer outro timbre fora metais. Seu problema (e grave) é interno. No processador. Quando se poe ritmos com batera, baixo e demais timbres, parece que se "sobrecarrega" o processador com seu baixo e começa a distorecer alem do proprio baixo e tb batera, os demais ritmos tb. Já toquei uma vez e senti isso. Mas agora ao ver ele alto e em "bom" som, vi o absurdo de distorçao. Parecia um 630 mas com um pouco mais de batera. Esse processador tem que ser remodelado (e foi no G70). É por isso q o G800/1000 sao considerados "melhores" q o VA7. Nao verdade nao sao melhores, apenas nao distorcem pois seu processador nao se sobrecarrega, dá conta bem do conjunto (baixo, batera, etc). Quem tiver um que faça o teste e me diga.

    Já o PA50 nao distorce NADA. Aguenta ate o dobro do tranco sem distorcer, mesmo com o baixo no maximo, ou batera lá em cima. Ajuda muito suas boas saidas para amplificaçao. Excelente baixo/batera (sao muito fortes e absurdamente audiveis) alem dos belos metais. . Percebi que peca apenas nos demais canais de acompanhamento (guitarra, acordeon, etc). Ficam muito baixo. Na verdade o ponto fraco do PA50 é o som dos medios, nem aparecem em contraposiçao dos agudos (batera) e graves (baixo/bumbo) q sao fortes. A nao ser que se use metais para medios, ai gritam alto. Mas os demais para isso sao insuficientes. Mas no conjunto é o melhor de todos os citados.

    Já em casa tenho o malhadissimo (mal falado) 3000. Mas é o q mais me rendeu lucro (é o melhorq há pra montar ritmos e midis). Seu ponto fraco é a batera fraquinha onde nao se ouve bem a "pancada" ou "porrada" como se diz falando de batera, alem dos timbres como triangulos q nem aparecem ou seu fraco chimbau. Seu baixo é bom (parece do PA50 contra o baixo do 630 q parece do VA7) alem das cordas q tb sao boas e alguns pianos (do motif e tyros). Mas lembra ainda um pouco os yamahas anteriores.
    E por ultimo tb meu i30 q ainda é o melhor q existe em baixo/batera (passados pro PA1X) e os acordeon/metais (q estes já se foram pra todos + novos q ele). Enche qualquer salao sem absoluta distorçao. Muito fiel e altissima definiçao no som. Saidas profissionais e distribuidas em 4 canais o que enche qualquer salao. Seu ponto fraco (fraquissimo) sao os demais timbres de solo tirando os citados: sao uma M....!

    Ainda na ouvi os novos G70 e PA1X em nenhum salao. Talvez um dia. Ai comentarei. Entao tai um comentario do melhor e pior de cada (arranjador) MAS TOCADOS EM PUBLICO, de quem o vê por tras e de longe e nao de frente. E nos mesmos locais, aparelhagens e mesa de som, etc. Só assim mesmo pra comparar.

    TONY BLANCO
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Devo concordar com o kseven, ou ficar com um pé lá e outro aqui.

    Então e aí ?

    [ ]´s

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Vou falar sobre os meus três teclados.
    _____________________________________________________________

    Casio Privia PX-300 - piano digital

    Qualidades:
    - Timbre de piano bem fiel ao acústico;
    - 88 teclas confortavelmente pesadas;
    - Possui também bons timbres de pianos elétricos, órgãos, cravo, vibrafone e outros;
    - Pesa apenas 15kg - é muito leve se compararmos aos usuais 20+kg de outros pianos digitais portáteis.

    Defeitos:
    - Baixa polifonia no piano stereo (só 16 vozes);
    - Muitas funções estão "escondidas" e é necessário sempre consultar o "User Guide";
    - Banco GM não está à altura dos timbres de painel.
    _____________________________________________________________

    Roland EM-50 - arranjador

    Qualidades:
    - 354 timbres de alta definição;
    - Poucos, mas bons ritmos (64 internos + 8 Flash ROM + 1 Disk User);
    - Funções "Style Morphing" e "Style Progression" permitem criar variações de ritmos sem qualquer necessidade de programação;
    - Som de piano bem limpo e cristalino. Vou postar uma demo em seguida;
    - Controlador "D-Beam" para edição do som em tempo real e trabalho com ritmos de forma alternativa;
    - Som "porrada", 20W no total (10W + 10W), com "Bass Boost";
    - Entrada de áudio RCA stereo com volume independente;
    - Pode ter seu sistema operacional atualizado (o meu está na versão 1.10);
    - Apesar das grandes dimensões, é bem compacto e fácil de transportar;
    - Funções MIDI avançadas.

    Defeitos:
    - Mais uma vez, pouca polifonia (24 vozes);
    - Teclas muito leves e frágeis;
    - Display muito escuro durante o dia. À noite, isso não acontece.
    _____________________________________________________________

    Yamaha PSR-E203 - arranjador básico

    Qualidades:
    - Timbres muito bons para um teclado desse porte;
    - Teclas bem macias, e isso o torna ótimo para controlar módulos e VSTs;
    - Possui um kit de efeitos que pode ser bem usado por DJs. Loops de bateria também estão presentes nele;
    - Extremamente fácil de usar, e também pequeno e leve.

    Defeitos:
    - Apesar da maciez, as teclas não são sensitivas, e para quem gosta de tocar piano, por exemplo, isso não é bom;
    - Possui apenas o "Reverb", sem "Chorus".
    _____________________________________________________________

    COMO UTILIZO MEUS TECLADOS:

    - Privia: ligo-o no EM-50 via MIDI para controlar seu timbre de piano;
    - EM-50: é daí que saem a maioria dos timbres que uso para minhas músicas e arranjos. Uso também para tocar em eventos;
    - PSR-E203: ligo-o no computador para controlar VSTs.

    MontanhaSong
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: MontanhaSong
    · votar


    kseven:

    Vou fazer diferente: vou contar os pros e contras de teclados tocando em salao. E nao detalhes de ediçao (já houve demais isso por aqui).

    Uma boa descrição sob um outro ponto de vista...acho que vale da mesma forma....

    Tony Blanco:

    Devo concordar com o kseven, ou ficar com um pé lá e outro aqui.

    Então e aí ?


    Acho que vc pode fazer da forma que achar melhor Tony. A intenção é listar qualidades e defeitos...onde quer que vc use o teclado e da forma que vc usar...nada tão rígido...

    mano_a_mano:

    É mais ou menos a forma que eu tinha em mente ao abrir o tópico...mas como eu disse..nada tão rígido...qualquer forma de comentário é válida e bem vinda... os seus foram excelentes...


    Abraços...

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Aqui está a demo, como eu havia prometido:

    Roland EM-50 - piano

    Eu usei o Privia como controlador. O que vocês acharam?

    gustavorino
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Kawai Mp4..

    Fortes
    Timbre de piano excelente!
    Timbres de Hammond e efeito leslie.
    Em geral os timbres ficam otimos no palco.. ao contrario de alguns teclados que o som fica otimo no fone e um lixo ao vivo.
    4 Knobs e 4 Slides!
    Capacidades como controlador Midi

    Fracos
    Os orgaos sao mto parecidos em geral..dos 15 há 5 variacoes quase identicas.
    Falta variadades de EPS classicos..embora os poucos que tem sao bons.
    Faltam Synths.
    Pesa 20 kilos.. seria mais conveniente uns 15.. : /

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    01/W - korg


    vantagens:

    no sequenciador:
    da pra carregar até 10 músicas em uma paulada só e deixar ali, tem a opção de next song que após terminar uma já vai pra tela da segunda direto com a opção de play (tocar direto) ou esperar que você de o play
    dá por exemplo colocar 5 músicas pra tocar seguidas, dar um tempo enquanto faz alguma coisa combinada e só dar o play de novo e toca o resto

    você pode ter um layer (combi, performance) de até 8 timbres e jogar essa combinação pro sequenciador e uma trilha só acionar todos os timbres sem ter que ficar copiando track pra ter o nipe inteiro tocando igual
    --------
    poucos botões no painel, mas dá pra ir facil a qualquer parametro com no maximo uns 5 toques sem ter que andar com cursor pra cima e pra baixo + enter + shift +... como nos outros

    otimo display com graficos do ASDR e só sem bobeiras, desenhinhos, carinhas....

    timbres otimos, otimo teclado para ser usado "em cima" bom pra solo, otimos pads

    opção de timbre MONO para solos

    entrada para cartão com amostras novas de ondas ( multisounds) e outra entrada para cartão com + memoria

    otimos efeitos, todos com regulagens de ganho, tempo, forma... é possivel fazer copia de um efeito de um timbre para outro

    ____________________________________________________________

    contras:

    formatação do disquete não é padrão de DOS, pra fazer backup e transferir arquivos é chato

    não tem o banco GM, mas acho que isso acaba deixando o tecladista burro " [i] não vou usar esse timbre fodão do meu teclado na sequencia porque não é do GM então vou por esse tal de "sci-fi" horrivel mas resolve

    não tem alguns potenciometros ou botões configuraveis
    não tem a função portamento

    os outros contras são recursos, tecnologias ou ideias que surgiram após este teclado, então isso não é uma falha do projeto como por exemplo: usb, hd, mais memoria....

    MontanhaSong
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    fernando tecladista:


    não tem o banco GM, mas acho que isso acaba deixando o tecladista burro " [i] não vou usar esse timbre fodão do meu teclado na sequencia porque não é do GM então vou por esse tal de "sci-fi" horrivel mas resolve

    Ihhh rapaz....é isso mesmo...toda "padronização" faz isso com a gente..já fiz centenas de vezes isso que vc descreveu aí..."não vou usar o timbre X porque não é GM"...e a maioria dos timbres GM são pobres prá burro...eu sempre me perguntei...de que vale um teclado com 600 timbres se é para usar só 128 do padrão GM?

    os outros contras são recursos, tecnologias ou ideias que surgiram após este teclado, então isso não é uma falha do projeto como por exemplo: usb, hd, mais memoria....

    Isso nem dá prá contar como contra... na época do lançamento do 01/W não existia nada disso...o bom...é que até sem isso o 01/W continua sendo um tecladaço....

    Abraços...

    ALL Produções
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Motif 6

    Prós - tudo

    Contras - muito pesado para um teclado de 5 oitavas

    Andre XP
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    SP76

    PRÓS
    Bom sistema de teclas
    Bom piano AC
    Bom controlador midi (pra quem sabe programar)

    CONTRAS
    Não tem um rhodes estilo classico descente
    Órgãos deixam muito a desejar assim como os outros timbres.

    Motif Rack

    PROS
    Timbres imbativeis (ou tudo como disse o amigo ALL produções hehehe)

    CONTRAS
    Não é o teclado... ia ser bem melhor!!!

    ALL Produções
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Andre XP

    Mais um que fecha comigo....!!!
    A partir de agora, sou seu amigo..ehehehe

    Hugo Mariutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    meu teclado eh 1 q a minha vo me deu
    mas como eu n tenho paciencia pra estudar ele soh serve pra fazer bases para improviso na guitarra, e ritmos de bateria qnd eu to afim
    entao eh mto bom noq faz =D

    MontanhaSong
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Hugo Mariutti:

    meu teclado eh 1 q a minha vo me deu
    mas como eu n tenho paciencia pra estudar ele soh serve pra fazer bases para improviso na guitarra, e ritmos de bateria qnd eu to afim
    entao eh mto bom noq faz =D


    Maior qualidade do seu teclado: foi sua vó quem te deu ( presente de vó é presente de vó) :-P

    Maior defeito do seu teclado: ser seu ( vai estudar rapaz)...:-))

    Diz aí menino...qual teclado que sua vó te deu que só serve prá fazer base de improviso para a guitarra...:-)

    MontanhaSong
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Andre XP
    ALL Produções

    Vou acabar indo a uma loja só para experimentar um Motif qualquer hora dessas...acho que nunca lí ninguém falando mal dele...;-)

    abraços...

    ALL Produções
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    MontanhaSong

    Faça isso, para o seu bem...

    MontanhaSong
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    ALL Produções


    Faça isso, para o seu bem...

    Nunca fui fã de Yamaha...mas vc foi tão " enfático" que farei isso o mais breve possível...comento depois...

    Abraços camarada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Na sua opinião quais as maiores qualidades e os maiores defeitos do seu teclado?