Dúvida sobre sustenido na partitura.

    Autor Mensagem
    izakee
    Veterano
    # jan/14


    Seguinte galera, procurei aqui no fórum mas só me deixou mais confuso.
    Se olharem nessa partitura, logo no começo após a primeira clave de Sol tem dois sinais de sustenido, mas o que eu não entendi é pra que eles servem, alguém pode explicar? Abraços!

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    eles servem para indicar a tonalidade da música, no caso, Ré maior.

    Rock With Salad
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    As notas que estão marcadas com o símbolo do sustenido (Fá e Dó) serão sustenidos quando aparecerem na partitura.
    Todo dó será sustenido, assim como todo fá (com algumas exceções, como quando aparece o bequadro, etc.).

    Serve também para descobrir o tom da música, que no caso é ré.

    Espero que eu tenha ajudado em alguma coisa.

    izakee
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Então é isso? No caso quando a linha tiver um sustenido, a nota vai ser sempre tocada meio tom acima, exceto quando a nota vier com bequadro, certo?

    Rock With Salad
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Exatamente!

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    izakee
    isso!

    izakee
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Obrigado então pelas dicas!

    Eu "aprendi" ler partitura com o tutorial em pdf aqui do Cifraclub, mas na apostila não diz nada sobre isso, alguém teria que fazer uma revisão, sei lá, pra colocar na apostila!

    makumbator
    Moderador
    # jan/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    izakee
    ´
    Além do que já comentaram, é importante frisar que as alterações (sustenidos ou bemóis) que estão na armadura (como no seu exemplo) valem para todas as oitavas.

    Resumindo, todas as notas de mesmo nome (mesmo que em uma oitava diferente do acidente da armadura) sofrerão a alteração, ao contrário dos acidentes ocorrentes (que aparecem no decorrer da música, junto às notas) que valem apenas para a oitava em que ele foi colocado.

    izakee
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Entendi, só me explica uma coisa, se o sustenido estiver na clave de Sol, vai afetar apenas as oitavas que são da clave de Sol certo?

    makumbator
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    izakee
    vai afetar apenas as oitavas que são da clave de Sol certo?

    Se o instrumento usa dois pentagramas (como o piano) ou mesmo 3 pentagramas (como o grande órgão ou a harpa muitas vezes) em geral a tonalidade será a mesma para todos os pentagramas. Mas mesmo assim ela será escrita em todos eles, e não apenas em um deles.

    Quando há exceções nesse esquema (que acontece em música mais moderna), em que cada pentagrama do mesmo instrumento tem diferentes armaduras isso vem escrito claramente na parte.

    izakee
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Valeu amigo pela explicação, mais uma dúvida, em certas partituras, encontrei um sustenido em parênteses (#), o que significa?

    makumbator
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    izakee

    São acidentes de precaução. Ou seja, a nota pelas regras já seria um sustenido (ou por estar na armadura esse acidente, ou por ter havido muitas alterações dessa nota para sustenido anteriormente na música, ou mesmo por ter aparecido no mesmo compasso algum bequadro na mesma nota mas em outra oitava).

    Esse acidente é apenas para confirmar para o executante que é mesmo um sustenido, pois como falei pelas regras ela já teria essa alteração. Os acidentes de precaução podem vir com ou sem parêntesis.

    Recomendo que você pegue um bom livro de teoria, pois esses são conceitos muito básicos.

    izakee
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Então!
    Tem algum pra me recomendar?
    Eu aprendi ler partituras com as aulas em PDF aqui do Cifraclub, como sugeri, teria que fazer uma revisão e colocar essas coisas, que a gente fica na dúvida né!

    Mas valeu, entendi direitinho agora!

    makumbator
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    izakee

    Tem o Teoria da Música, do Bohumil Med (editora Musimed).

    izakee
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Encontrei o livro por 49,90 na Saraiva, é a quarta edição.
    Seria esse?

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4262620

    TG Aoshi
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    izakee
    Esse mesmo

    kikorg
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    não se esquecer dos acidente recorrentes que só valem para o compasso em que estão escritos. Por exemplo se há um sol sustenido num compasso em que a musica esta escrita em Dó maior, este sol sustenido somente terá este valor dentro do compasso, voltando a natural ´nos próximos compassos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre sustenido na partitura.