___-- Órgão Eletrônico | Tópico Oficial --___

Autor Mensagem
JEFF_SAN
Veterano
# dez/10 · Editado por: JEFF_SAN


Para quem toca esse instrumento, para os que apreciam sua sonoridade, para os que tem dúvidas e gostariam de saber mais coisas, e para quem ainda não conhece tão bem e tem interesse de saber em quais músicas, dos mais diferentes estilos, este fascinante instrumento se fez presente, este é o tópico definitivo.

Do órgão Hammond, passando pelos transistorizados Vox, Farfisa e tantos outros, até os órgãos de hoje, como os Hammonds XK 2,3... e o nosso nacional Tokai, e suas emulações nos mais diversos sintetizadores, o plano é abordar de tudo um pouco com relação ao instrumento.

E nada melhor do que começar com uma demonstração rápida do som do poderoso Hammond, nas mãos de um dos que melhor tocou esse instrumento: Keith Emerson



Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


Hammond não é tudo - Em defesa dos transistorizados

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Hehehe, concordo!

Po, ultimamente, eu tenho tocado mais com o VST do Vox Continental do que com o meu Native Instruments B4. Sou grande fã de bandas como The Doors, The Animals, e sei da importância dos transistorizados. Vamos falar muito deles aqui também!

DuduXP
Veterano
# dez/10
· votar


JEFF_SAN

Parabens pela iniciativa, eu tenho um Tokai TX5 e gosto muito.

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


Por que as oitavas mais graves dos transistorizados, principlamente o Vox, tem um volume tão alto? Fica difícil tocar com as duas mãos, pois o grave sai muito alto e atrapalha o som, e isso reforçado pelo fato do Vox ter só 4 oitavas. Com o Hammond, eu não tenho esse problema.

Daniel Orp.
Veterano
# dez/10
· votar


Ei gente. deixa eu fazer uma pergunta besta de um leigo no assunto, eu toco guitarra mas me aventuro tocando piano também HAHA e gosto muito do som dos orgãos (?).
 
Porque eles tem 2 partes? as de baixa são mais graves?
e os pedais, pra que servem aquele monte?

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


Po, o órgão Hammond, em praticamente todos os seus modelos, tem dois teclados, mas ambos são configuráveis, para ficar com a equalização e timbre que o organista preferir. Dá maiores possibilidades musicais para quem está tocando. Já quanto aos pedais, eu peço que alguém que saiba explicar com precisão, o faça.

DuduXP
Veterano
# dez/10
· votar


Daniel Orp.

Aquele monte de pedais serve pra tocar o baixo. Os Hamonds tem um pedal de expressão tambem, me corrijam os melhores imformados, se aquele pedal separado é configurável.
Vlw!

Daniel Orp.
Veterano
# dez/10
· votar


Ah sim, muito obrigado :)

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


Uma grande exibição de Billy Preston com seu órgão Hammond B3:



JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


THE DOORS - LIGHT MY FIRE: Essa é provavelmente a melhor gravação de uma música com um órgão transistorizado, no caso o Vox Continental tocado por RAY MANZAREK.



Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


JEFF_SAN
no caso o Vox Continental tocado por RAY MANZAREK.


Legal o Som do Continental.
Mas isso me lembrou do Farfisa sendo simulado no Hammond por Lafayette.

Neste tópico isso é comentado:

O órgão do Lafayette

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Marcos Martini

Po, o Lafayette é uma das minhas maiores influências. Recentemente, fui a um show do novo conjunto em que ele toca, "Lafayette e os Tremendões", e ainda consegui trocar algumas palavras com ele no camarim. É um cara de um simplicidade sem igual, e é um dos mais importantes organistas do Brasil.

A seguinte música, "De que vale tudo isso", é um sucesso do rock nacional dos anos 60, cantada por Roberto Carlos, e tem uma das mlhores participações de Lafayette no órgão Hammond:



Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


JEFF_SAN

kara Realmente o Lafayette no órgão Hammond é koisa incrivel !!!

Agora me deu vontade de ter um TX-5

El_Cabong
Veterano
# dez/10
· votar


Eu queria ter um Hammond XK1 pra fazer uma dupla no setup com o meu Yamaha Motif XS7 !!!

O Motif XS7 até que tem uns órgãos muito bons, e tem até um que se simula as drawbars nos controles deslizantes dele.
Só que aí é que está o problema !!!
Ele tem 8 controles deslizantes e não 9 !! E aí não dá pra simular um Hammond com perfeição. sempre fica faltando uma drawbar !!

E a maioria dos sintetizadores são assim também, com 8 controles deslizantes !!
Puxa!! O que custava colocar mais 1 drawbar (ou 2 pra ficar 10) ???

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


El_Cabong
O que custava colocar mais 1 drawbar (ou 2 pra ficar 10) ???

Pois olha !!! Este Motif XF deveria ter pelo menos os 10 ctrl's, Mas já ñ o fazem assim justamente para vc comprar mais um equipo.

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


JEFF_SAN

THE DOORS - LIGHT MY FIRE: No Roland D-50 (Onde ele tira um resultado muito bom nem parece Roland, Menos ainda no D50.)

Apartir dos 01:13 min...


JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


Marcos Martini

O timbre é um tanto peculiar, mas eu gosto dos improvisos que o Manzarek faz. E ver o Eddie Vedder cantando com o Doors é legal também.

marcusVinicius
Veterano
# dez/10
· votar


Este vídeo do Billy Preston é animal... inspirador... clássico.

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


Yamaha W7

Vendo o especial de natal do Roberto Carlos.
Ví que o Tutuca usa um Yamaha W7 para os solos de Organ.

Estou impressionado com o timbre de Organ do Yamaha W7!

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


Marcos Martini

O timbre realmente não é ruim, mas não me satisfaz completamente. Falta algo de vintage nele, é fácil reconhecer que não é um órgão, mas um sintetizador o emulando. Já quanto a performance do Tutuca, ele foi ótimo, é um grande tecladista.

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


JEFF_SAN
Falta algo de vintage nele, é fácil reconhecer que não é um órgão, mas um sintetizador o emulando.

É de "vintage" ñ tem nada no timbre, mas o teclado este sim já é bem vintage.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gus79
Veterano
# dez/10
· votar


nao e' so' porque o teclado nao e' modelo 2010 que ele e' vintage...

alem disso, a maior parte dos grandes tecladistas que conheco ou vi tocar nao usam o, digamos, "ultimo lancamento"...

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


Aí o Tutuca, tecladista do Roberto, tocando o teclado em questão na música Eu te Amo, Eu te Amo, Eu te Amo:



Marcos Martini
Veterano
# dez/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


JEFF_SAN
Aí o Tutuca, tecladista do Roberto, tocando o teclado em questão...

hum?

Neste vídeo o tutuca esta usando excepcionalmente o YAMAHA EX7.

Mas nos shows de ele usa um YAMAHA W7, Como neste especial de natal de 2010.

Aqui uma foto q peguei no site do "RC" com o Setup dele:MOTIF XS7 & W7

neste video foi um caso especial onde ele uso o EX7 pq nunca ví ele usando este teclado antes.

R Santiago
Veterano
# dez/10
· votar


Aí o Tutuca, tecladista do Roberto, tocando o teclado em questão...

Acho que ai foi o Acústico MTV. Ai eu pergunto...Por que não colocaram um Hammond ou pelo menos um simulador???? Discussão para o outro tópico...kkkkkkkk

fernando tecladista
Veterano
# dez/10 · Editado por: fernando tecladista
· votar


THE DOORS - LIGHT MY FIRE: No Roland D-50 (Onde ele tira um resultado muito bom nem parece Roland, Menos ainda no D50

o timbre de orgão do d-50 é por ai mesmo
http://synthmania.com/Roland%20D-50/Audio/Factory%20preset%20demos/18% 20Slow%20Rotor.mp3

http://synthmania.com/Roland%20D-50/Audio/Factory%20preset%20demos/58% 20Rock%20Organ.mp3

-----------------------
gostei desse video pelo motivo
enquanto eu escuto por ai muito discurso de purismo: é um absurdo usar isso ou aquilo... o cara que teria o maior motivo para ser apegado a um orgão transistoizado, aparece com um d-50: sinônimo de "chip", ícone da década de 80, e manda o som

R Santiago
Veterano
# dez/10
· votar


fernando tecladista

Pois é... esse purismo as vezes é exagerado. Acho que vai muito da mão do cara. No caso do Ray Manzarek... pegou um D-50 e detonou :))

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


Hoje ainda dá pra se tocar algo usando órgão transistorizado, ao estilo do que o Doors usava? Eu gosto muito da sonoridade do instrumento, mas acho difícil encaixá-lo em algo hoje, ainda mais se puder se optar pelo órgão Hammond.

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


fernando tecladista
o timbre de orgão do d-50 é por ai mesmo

Este 1º timbre é muito bom !!!

Ñ acho ruim os Organs da Roland.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ___-- Órgão Eletrônico | Tópico Oficial --___