O órgão do Lafayette

Autor Mensagem
Musicólatra
Veterano
# jun/09


Sou um grande fã do Lafayette, aquele tecladista da jovem guarda. Tenho todos os discos dele, acho muito maneiro o som que ele tirava do órgão. Vcs que manjam de teclado poderiam dizer o que acham desse músico?

R Santiago
Veterano
# jun/09
· votar


Musicólatra

Grande músico! Seus solos ficaram eternizados nas musicas do Roberto Carlos. Interessante é que ele usava um Hammond para simular os timbres do Farfisa, órgão que era bastante popular na época.

gustavocp
Veterano
# jun/09
· votar


Haha, pior cara... Ele sempre usa aquelas registrações mais agudas e sem Leslie nem nada, bem estilo farfisa/saema. :)
Tem um solo que eu acredito que seja dele, na música "Quando", que na última nota do solo de organ eu aposto como aquela nota não era pra ser aquela... ou se for, eu digo que ao meu gosto a escolha daquela última nota do solo (que acaba lá no grave) não foi das melhores! hehehe
O guitarrista da minha banda e eu brincamos que quando ele tava tocando aquele solo e fez a última nota o baixista da banda deve ter olhado pra ele e soltado aquele "Do'h" no estilo Homer Simpson silenciosamente...
Mas, eu concordo cara. Gosto do estilo dele, e ele fez muito para a música e para o instrumento.

:)


"quando... você se separou de mim... quase... la la la laaaa"

Musicólatra
Veterano
# jun/09 · Editado por: Musicólatra
· votar


Já ouviram o que ele fez em "Namoradinha de um amigo meu"? No finalzinho ele modificou os acordes. Na versão original com o Roberto Carlos o acorde é F#m, na gravação com o Lafayette ficou F#7/9. Uma inversão legal! Reparem, é bem no finalzinho da música...

Victorblues
Veterano
# jun/09
· votar


Musicólatra

Ele usou muito tempo o farfisa...o qual ele criou o timbre denominado "fininho" dele....depois de ganhar grana tocando com o RC que ele adquiriu o Hammond que era do estúdio onde eles gravavam e ele utilizava o hammond para simular o farfisa dele.

E o conheco pessoalmente e ele é uma figura incrível, um gênio da musica brasileira pouco reconhecido até pelos tecladistas. Sou guitarrista mas adoro o som do hammond e toco um pouco. Mesmo com aquele agudo altissimo do timbre dele o lafayette conseguia um timbre suave e maravilhoso.

aconselho a quem quizer mais conto com ele entrar no orkut e procura ele por lá...ele é muito solicito e atencioso com seus fãs.

abrax

bequadro
Veterano
# jun/09
· votar


...Realmente Lafayette deixou sua marca registrada nos anos 60 nas musicas do Roberto e depois nas gravações solo.
Na época eu conseguia um timbre semelhante ao dele nas musicas do Roberto com um Saema(deixando os registros de graves retraídos)
Na minha opinião Lafayette fez falta na banda do RC...
um abço

bequadro
Veterano
# jun/09
· votar


gustavocp
...é impressão de vcs!!!
Na época era bem isso que a gente reproduzia neste solo da musica "Quando" e tinha que ser idêntico,caía como uma luva.A galera da época ficava esperendo a hora do solo e...aí de quem tocasse este solo errado,rs.
abço

Musicólatra
Veterano
# jun/09 · Editado por: Musicólatra
· votar


Mas eu li uma entrevista dele onde ele disse que não gostava do Farfisa pq era muito estridente...acho que ele não chegou a usar o farfisa, ele usava o Hammond B-3, me corrijam se eu estiver enganado. Tem tb uma entrevista dele no youtube onde ele diz que fazia bailes tocando piano.

bequadro
Veterano
# jun/09
· votar


Musicólatra
...imagine vc o preço dos instrumentos q tem na banda do RC na data de hj.Na época estes instrumentos na banda dele tambem eram muito kros e a gente não tinha condições de comprar um hammond porisso eu por exemplo usava um saema que aproximava daquele timbre deixando os 4 primeiros registros recolhidos(era o q se podia fazer,rsrs)

Sztejn
Veterano
# jul/09
· votar


Em minha opinião, Lafayette é um exílimo organista. Os efeitos e inigualáveis glissandos presentes nos LPs de Roberto Carlos intitulados Canta para a juventude, Jovem guarda e Roberto Carlos , quando foram editados em estéreo, em 1971, valorizaram demais as execuções e o volume do órgão Hammond B-3 utilizado por Lafayette, como o próprio músico atesta em determinada entrevista sobre sua ativa participação no movimento jovem guarda. No LP Em ritmo de aventura, já disponível em estéreo, em 1967, também revela as incomparáveis execuções de Lafayette. As gravações em mono encobriam a presença do órgão nas músicas contidas nos LPs em questão. Os volumes da série Lafayette apresenta os sucessos, editados nos anos sessentas, também são extraordinários! Confiram.

Sztejn
Veterano
# jul/09
· votar


Erratas. Onde se lê "exílimo", leia-se exímio. Onde se lê "também revela", leia-se também se revelam.
Desculpem-me das falhas.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/09
· votar


Sztejn
Quando notar erros no seu post, você não precisa repostar para isso. Basta usar a função de editar o post.

Musicólatra
Veterano
# ago/09 · Editado por: Musicólatra
· votar


Os volumes da série Lafayette apresenta os sucessos, editados nos anos sessentas, também são extraordinários! Confiram.

É sobre essa coleção que me referi no início do tópico, uma das melhores séries instrumentais já lançadas no Brasil, são mais de 30 lp´s lançados entre 1965/1989. O Lafayette é mesmo incrível.

Rick Pac
Veterano
# ago/09
· votar


Musicólatra
Olha o que eu postei tempo atrás sobre o amigo Lafa

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/156154/

Musicólatra
Veterano
# ago/09
· votar


Muito bom, já tinha lido isso.

JEFF_SAN
Veterano
# mar/10
· votar


Um dos mais importantes músicos da história da nossa música, não tem um décimo do reconhecimento que deveria ter. Tinha um outro fórum daqui com os caras querendo saber de músicas com uso do Hammond e ninguém citou as músicas do Roberto da Jovem Guarda ou as próprias gravações instrumentais do Lafayette. É brincadeira o cara querer tocar teclado ou órgão, ou simplesmente gostar, e não conhecer um pouco das músicas com o Lafayette. Teclado (órgão, no caso) com destaque na MPB, só na Jovem Guarda, com o Lafayette. O resto nem se compara.

O Haxixin
Veterano
# mar/10
· votar


Ele é o cara pelo que ja vi e ouvi ele usou muito o órgão chamado Elka Phanter de 1973 inclusive ele postou as fotos do mesmo neste site de aficcionados por coisas antigas. Quando ouço aquela musica "Você não serve pra mim" fico puto pq tento tirar de ouvido mas sempre me complico se alguém tiver o poder..risos..

Enfim ele toca muito... essa é minha opinião claro.

fernando tecladista
Veterano
# mar/10
· votar


lafayette é figura

curto essa capa de um LP dele
http://www.flogao.com.br/fernandotecladista/foto/208/129991471

arilevita
Veterano
# mar/10
· votar


Só quem tem consciência da tremenda dificuldade no passado de acesso às tecnologias valoriza músicos inovadores como Laffayette. Um amigo meu o conhece pessoalmente nas noites da vida e sempre me disse que o Lafayette, além do excelente músico, é super simpático e humilde.

lusojunior
Veterano
# mar/10
· votar


arilevita

Cara, no youtube tem uma entrevista dele pro Thunderbird, realmente o Lafayette é de uma timidez e humildade ímpares (o que não se vê nos jogadores de futebol, rsrsrs)

Musicólatra
Veterano
# mar/10
· votar


fernando tecladista

Esse LP é de 1980, um dos meus preferidos.

korgman
Veterano
# mar/10 · Editado por: korgman
· votar


Olá amigos,

Nossa que tópico interessante, ainda mais sobre o musico a que se referem, sou suspeito pois curti muito o Lafayette, Me recordo no final da década de 60 eu tinha uns 8 anos estudava piano classico e ficava nas horas vagas exercitando meu ouvido tirando aqueles solos dele. Lafayette tinha um estilo de tocar que realmente cimentava harmonicamente seu orgão nas musicas de Roberto Carlos.

O mais interessante é que no inicio o Lafayette não curtiu inicialmente o timbre do Farfisa que utiliza no video que postei no fim deste post. Ele achava estridente demais.

Mas assim como fazemos hoje em dia.. adaptando a sonoridade de nossos teclados aos efeitos, Lafayette descobriu uma maneira de melhorar o som do Farfisa usando eco. Conforme disse em uma entrevista realizada em 2002 exibida no site abaixo onde ele conta toda a sua história.. leitura impressindível para quem o admira:

Entrevista com Lafayette - http://sucessos1000.tripod.com/lafayetteentrevista.htm

Nessa entrevista ele diz sobre este assunto:

"Tinha um Hammond, modelo B3, com uma caixa Leslie, mas no início não tinha caixa, só depois é que botamos. A CBS também tinha um órgão Farfisa, mas eu não gostava muito. Eu achava o Farfisa muito estridente, mas alguma coisa a gente fez com ele, para dar um efeito diferente. Agora, eu devo muito aquele som do órgão aos técnicos da CBS, especialmente o Jairo Pires, que depois virou produtor, e Eugênio de Carvalho, que mais tarde trabalhou na Globo. Eles melhoravam muito o som do órgão, botavam um tipo de eco que tinha lá na CBS, um eco muito bom. Quando eu dava aquelas puxadas, dava um efeito ... Eles davam ao órgão, além do som bonito que já tem, uma equalização, um eco assim diferente. Aquilo tudo ajudou a fazer aquele som, a sair aquele timbre legal."

Então galera... se me permitem.. não resisti em postar o video abaixo do youtube que foi extraido do filme de Roberto Carlos. Cena gravada em cima do edificio Copan "vizinho do edificio Italia" em 1967, e claro com nosso querido Lafayette de Farfisa.

Se repararem também poderão ver o trombonista Raul de Souza compondo os metais... o jovem ator Reginaldo Farias.. e o saudoso José Lewgoy como vilão hippie..

Vintage.. Imperdível...

Quando - http://www.youtube.com/watch?v=wdW2Eo7xY5w

Valeu galera.

JEFF_SAN
Veterano
# abr/10
· votar


Esse vídeo é muito legal, porém o cara que está tocando o Farfisa nele é o atual pianista do Roberto, o Wanderley. Mas o que ouvimos, é a gravação original de Quando, aí sim com o grande Lafayette e seu Hammond B3. É esse Wanderley que toca órgão em Namoradinha de um amigo meu, do álbum de 66 do Roberto.

korgman
Veterano
# abr/10
· votar


Valeu Jeff pela correção.

Mas realmente a semelhança com tanto cabelo envolvido rs rs rs é grande

Abs

JEFF_SAN
Veterano
# abr/10
· votar


Vejam nesse vídeo o velho Lafayette em ação, agora em seu novo conjunto, Lafayette e os Tremendões. "As Curvas da Estrada de Santos":



korgman
Veterano
# abr/10 · Editado por: korgman
· votar


É bom ver o grande Lafayette tocando através dos tempos..

É um estimulo para nós mais jovens..

E de Korg ainda por cima...

abs

valeu

JEFF_SAN
Veterano
# abr/10
· votar


Mais um vídeo do grande Lafa, agora tocando o tema de "Love Story":



JEFF_SAN
Veterano
# abr/10
· votar


Ouçam músicas como "Por isso corro demais", "As canções que você fez pra mim", "Querem acabar comigo", "Você me pediu", todas do Roberto, e apreciem o Hammond B3 do Lafayette !

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


Vejam que presença maravilhosa do Hammond B3 do Lafayette nesse clássico: Por Isso Corro Demais



JEFF_SAN
Veterano
# jul/10
· votar


Lafayette e os Tremendões fizeram um show aqui na minha cidade (Petrópolis), tocaram todas aquelas grandes músicas da Jovem Guarda, e o Lafa, com seu órgão Tokay TX-5 Classic, deu um show a parte, como sempre. Eu ainda dei sorte e consegui trocar algumas palavras com ele e ainda tirei uma foto :)

Quem é tecladista, se tiver a chance de ver um show do Lafayette, não perca, pq é uma experiência valiosíssima! É um dos mais importantes nomes no que se refere as teclas no Brasil, e não tem nem de longe o reconhecimento que merece. Quem gosta de teclado, de órgão principalmente, procure qualquer coisa pra baixar do Lafayette, que não vai se arrepender!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O órgão do Lafayette