Fantom G - Dúvida

    Autor Mensagem
    Bedin
    Veterano
    # dez/10


    Olá Pessoal,

    Hoje tenho um Fantom X, e gostaria de tirar uma dúvida com relação ao Fantom G, pois pretendo trocar meu Fantom X.

    Assim como no Fantom X, é possível utilizar outras bibliotecas da linha Roland no Fantom G?

    Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

    silvG8
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Não. O Fantom-G só administra as placas ARX, sem nenhuma outra opção no momento. Quanto a outras bibliotecas acredito que vc está falando de placas mesmo.
    Valeu!

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bedin

    Se você esta se referindo as placas SRX, no Fantom G a Roland já colocou uma seleção dos melhores timbres de todas as placas. Portanto, ele não aceita mais as SRX.

    Por outro lado, as ARX agregaram ao Fantom G uma tecnologia inovadora jamais vista em placas de expansão até o momento.

    Levy_Carvalho
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    rapaz se vc trocar o FantomX pelo G, pra mim vc troca 6 por meia duzia, vai a procura de outra marca!!!

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    Levy_Carvalho

    "rapaz se vc trocar o FantomX pelo G, pra mim vc troca 6 por meia duzia, vai a procura de outra marca!!!"(2)

    Só não quis entrar nesse mérito, mas já que você falou. rsrsrs

    Bedin
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Olá Pessoal,

    Primeiramente, obrigado pelo retorno.

    Sério? Vocês acham que trocar o Fantom X pelo G não compensa?

    Eu já tenho o Motif XS, e estava pensando em incrementar meu setup com o Fantom G.

    Alguém aqui usa metais no Fantom G? Conseguiram montar uns metais legais nele?

    Abraço!

    Levy_Carvalho
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    olha, eu e o Mab tinhamos o FG e rumamos pra korg!

    eu se fosse você trocaria ou por um pc3, ou por um m3!!

    procura videos sobre os dois teclados, e vê o que vc acha, mais eu não trocaria 6 por meia duzia não oh!
    o fantom g tem muita blz!

    abraços

    Bedin
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Levy_Carvalho

    Obrigado pelos comentários amigo.

    Mas você acha então que eu deveria comprar um Korg M3? Você acredita que ele me atende em uma banda que toca vários estilos? Como é a linha de metais dele?

    Agradeço pelos comentários dos amigos, e digo que será difícil escolher um parceiro para meu Motif XS7.

    Levy_Carvalho
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    rapaz tanto o m3 quando o pc3, mandam muito, qualquer um dos dois é maquina suficiente pra completar teu set!
    eu no teu caso iria possivelmente de pc3!

    procura videos na internet pra ouvir os timbres!!

    vc tem como testar as duas maquinas?

    silvG8
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bedin
    Se vc estiver disposto a gastar, procure pela ARX-03 e veja oq acha. Se for pra falar de metais com certeza é oq há de melhor até agora. Procure no YouTube.
    Valeu!

    Bedin
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Bedin
    · votar


    silvG8

    Obrigado pelo retorno.

    O Fantom G tem a possibilidade de utilizar os patchs no modo performance já com todos os feitos originais, ou ele é igual ao Fantom X que vc tem que adicionar os efeitos?

    E outra coisa: me falaram que o Fantom G tem interface pra usar com vst's, isso é real?

    Abraços e muito obrigado pela ajuda.

    Bedin
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Bedin
    · votar


    Levy_Carvalho

    Aqui em Joinville é o fiofó do mundo pra música, portanto dificilmente terei estes teclados pra testar aqui. Mas vou pesquisar os teclados que você está falando.

    Obrigado pela força.

    silvG8
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bedin
    Tanto no Performance (chamado nele de Live) quanto no Studio os efeitos originais são mantidos, sem ter que ficar colocando os efeitos de novo. É bem prático.
    Rapaz, eu não sei quanto a interface por não usar muito. Sei que tem o Fantom-G editor que permite integração com Sonar, Logic e Cia. Eu uso ele basicamente como controlador quando vou usar VSTs.

    Valeu!

    Bedin
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    silvG8

    Você tem a placa de brass que você comentou?

    Ou você monta seus próprios brass no Fantom G?

    silvG8
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bedin
    Cara, eu particularmente detesto brass em teclado, pra mim é meio sem utilidade. O Fantom-G me é muito atraente em alguns sons que gosto como pianos, orquestrais, strings, pads... e alguns outros.
    Essa placa (ARX-03) é muito bem falada nos fórums por aí (forums.rolandclan.com). Imagino que se sua maior necessidade são os brass, vale a pena procurar mais sobre o Korg M3, o pessoal costuma elogiar muito.

    Valeu.

    Bedin
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    silvG8

    Rapaz estive assistindo alguns vídeos do Fantom G com as placas ARX-03 e fiquei impressionado com a qualidade dos metais.

    Na verdade conversei com um amigo meu que mora em BH, o mesmo tem no setup um Motif XS7 e um Korg M3 61. Ele toca os mesmos estilos que eu, e disse que para nosso perfil o Fantom se encaixa melhor que o M3. Ele mandou algumas amostras criadas no M3 com metais, pianos, hammond e outros timbres de interesse mas confesso que não me encantou muito não.

    Estou vendendo o Fantom X para atualizar meu setup, mas decidir um novo teclado pra juntar ao Motif XS7 não é fácil.

    O que estou focando? METAIS

    Porque? Porque hoje com relação a pianos, cordas, e principalmente Hammonds, estou muito bem servido com o Motif XS porque além dos preset's dele me atenderem muito bem, eu ainda tenho todos os pacotes do Motifator.

    Hoje eu atendo metais na banda com o Motif também, porque com muito empenho e dedicação consegui montar um nipe legal de metais nele. Como cada estilo exige um tipo de metais, gostaria de ter mais possibilidades. Atualmente as demais possibilidades e faço com o Fantom X. O problema dele é que no modo performance quando joga-se os preset's você é obrigado a criar os efeitos e é muito difícil acertar a qualidade que você ouve no modo patch. Nisso o Fantom G agilizaria muito.

    Outra coisa que o Fantom mata a pau, é criação de músicas elêtronicas como por exemplo I Gotta Feeling. O Fantom X já mata a pau eu imagino o Fantom G.

    Estou começando a pensar em um Fantom G com a placa ARX-03, mas vou amadurecer a idéia.

    Amigos, agradeço de coração pelas dicas e caso queiram postar mais idéias eu agradeço. E sempre bom contar com a experiência de amigos.

    Grande abraço.

    silvG8
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bedin
    Como eu falei, a ARX-03 é o que há de melhor no mercado quando se trata de metais. Quanto ao restante do que você falou, é basicamente isso mesmo... pra músicas eletrônicas o Fantom-G é muito interessante e tem muita gente do ramo usando (por exemplo Lady Gaga). Você verá que os pianos do Fantom-G são muito bonitos (com excessão do G Grand).
    Só o preço que fica meio salgado, acho que uma ARX é algo em torno de 1000 reais.

    Valeu!
    Boa sorte aí!

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    silvG8

    "acho que uma ARX é algo em torno de 1000 reais."

    Dá para conseguir uma usada no ML por R$750,00, a pouco tinha uma para vender nesse preço, basta só ter paciência para esperar aparecer de novo.

    Bedin

    Sinceramente não acho que investir num teclado como o FG só pensando em Metais seja uma boa ideia. Até por que o custo é muito alto e eu até agora não vi ninguém comprovar que com a ARX-03 o camarada conseguisse fazer coisas fantásticas ao ponto de dizer que com uma ARX-03 o FG virasse o Bambambã dos metais. O que sabemos até então foram informações conseguidas através das demos, mas quanto as possibilidades isso torna muito incertas nossas conclusões.

    Quanto a musicas eletrônicas, qualquer um dos Tops atuais atenderá da mesma forma que o FG, não vejo distinção nele para este estilo.

    Agora quanto às demos que recebeu de seu amigo do M3 61, não aconselho usá-las como parâmetro, até por que cada um tem a possibilidade de programar o teclado do seu jeito, necessidade, gosto e principalmente de acordo com seus conhecimentos.

    Dois teclados do mesmo modelo podem render uma qualidade muito diferente um do outro dependendo de quem o programa. Eu particularmente já vi cada programação de teclado que sinceramente dava até dó de ouvir. Bagunça total na organização dos sons, desnivelamento muito grande no volume entre os sons, etc..

    Total desconhecimento do assunto e o pior, o cara acha que está arrasando o teclado dele, mas na verdade está arrasando é com ouvido dos outros.

    Portanto, teste você mesmo o instrumento e a partir dai tire suas conclusões.

    Bedin
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    MAB Keyboard obrigado pela sua contribuição.

    Aqui em duas lojas de Joinville, tem Fantom G pra venda.

    Vou em um dia desta semana as lojas pra testar os timbres do Fantom G e depois postarei pra vocês.

    Quanto ao M3, confesso que tinha foco em comprar este teclado devido aos comentários positivos de muitas pessoas. Mas tentarei de alguma forma testar um Korg M3 antes de fechar qualquer negócio.

    Amigos, obrigado pela força e contribuição de vocês e caso alguém queira comentar algo mais, eu agradeço.

    Grande abraço.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu tenho uma pergunta pra vc e não um comentário

    Como seu fantom x se sai no PA
    Principalmente em relação ao seu Motif?

    Pois a galera fala que ele é fraco mas confiaria mais na sua opnião que tem um.
    estou pensando em comprar um e tenho essa dúvida ( medo até ), sei que desvirtua o tópico mas se puder responder eu agradeço

    elektrodisco
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bedin

    Voce usa algum metal do Fantom X ? Se sim quais e se montou algum diferente, qual a formula magica para bons resultados ?

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Bedin
    Estou vendendo o Fantom X para atualizar meu setup, mas decidir um novo teclado pra juntar ao Motif XS7 não é fácil.

    Eu também tenho um Motif XS7 (turbinado com alguns samples) que me supre em tudo !!
    Acho que só uma coisa que poderia acrescentar em meu setup, e que ficaria muito bom seria um Hammond XK1

    Nossa!! Aí sim ficaria o setup dos sonhos !!!

    MAB Keyboard
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    elektrodisco

    Quando eu tinha um FG7 postei essa dica abaixo nesse tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/227115/

    "Quanto ao som de Brass, realmente eles sozinhos também não me agradaram de primeiro, mas você faz uma mistura no modo LIVE usando os seguintes sons:

    StackTpSect 1 com a oitava -1 e volume 85, BrasSect 1 com a oitava 0 e volume 110, e novamente o StackTpSect 1 com a oitava +1 e volume 75. Acrescenta o Reverb ao seu gosto, salva e pronto.

    Basicamente é isso, agora se você quiser enriquecer com mais detalhes, faça o seguinte:

    Salve os três sons no Banco User, no som StackTpSect 1 que você vai colocar com a oitava -1 você acrescenta mais duas weves em estério,

    Tone 3 INT L 833 Wide Sax B e R 834 Wide Sax C
    Tone 4 INT L 846 Tenor Sax B e R 847 Tenor Sax C

    Agora você vai em TVA Envelope e coloca os seguinte parâmetros:

    T1= 0; T2= 37; T3= 37; T4= 11
    L1= 127; L2= 95; L3= 127.

    Pronto, agora o som vai ficar com aquela subida característica dos metais. Quando você tocar rápido as teclas o som vai ser reproduzido normalmente, mas quando você apertar e segurar as teclas, o som vai dar uma ligeira caída e depois subirá.

    Repita somente os parâmetros de TVA Envelope para os outros sons que você vai colocar com a oitava 0 (BrsSect 1) e o com a oitava +1 (StackTpSect 1).

    É assim que estão montados meus Metais. Experimenta."


    No seu caso do Fantom X, você identifica os sons que mais se parecem com os do FG que citei acima.

    gardel
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    silvG8
    amigo por gentileza. eu posso salvar um song no pen driver? é que eu já completei as 50 songs internas o teclado fala que não tem mais espaço.e agora? o que devo devo fazer?pois preciso gravar song.

    silvG8
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    gardel
    O que você pode fazer é criar um novo projeto, que pode ser dentro do próprio Fantom-G ou do USB, e salvar a sua música nesse projeto (o limite de músicas por projeto é de 50, infelizmente). Eu não sei qual é a situação, se você quer criar uma novo música ou se você já criou e ainda não desligou o teclado. Se for a segunda opção, salve as phrases do seu projeto atual. Se precisar de mais auxilio coloca o email ai que eu respondo com mais detalhes através dele.

    Valeu!

    gardel
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    silvG8
    sim cara preciso muito de sua ajuda, pois vivo de play backs pela noite. ballada_loka@hotmail.com

    eu já completei as 50 musicas. no fantom x eu colocava cerca de 30 songs na memória user interno.ai como ela já estava lotada , eu colocava o restante no card.era fácil.esse lance de projeto, demora demais pra carregar....suponhamos que eu tenha 50 songs dentro dos espaços que o teclado me fornece, preciso de mais 10, o que devo fazer para gravar essas song?fico no aguardo. to pensando em pegar o x de volta

    gardel
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    silvG8 amigo o que ta acontecendo comigo é o seguinte.tenho 38 songs dentro do meu g.só que em cada song,gravo cerca de 5 musicas uma atrás da outra, isso dando um total de 500 compassos por song.Só que ontem comecei a gravar uma nova song com 700 compassos,e quando vou quantizar,dar trunket, ou seja tudo que eu vou fazer com o phraser aparece a mensagem song full. o phraser até que eu consigo salvá-lo mais editar não o que devo fazer?

    obs:quando eu abro o teclado no pc e tiro uns 700 phrases e tiro do teclado, eu consigo editar os phrase que eu queria.mais vai ser assim toda vida? no caso eu já to nos phraes 1400 por diante.abraços

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    gardel
    O Fantom-G tem algumas limitações de notas por projeto. Não sei te explicar ao certo o motivo disso. Acho que a forma mais fácil de você obter alguma resposta sobre o problema seria entrar em contato com o suporte Roland Brasil. Eu não tenho mais o Fantom-G e nem o manual, mas acredito que você tenha alcançado o limite de notas dentro de um mesmo projeto.
    O que poderia ser feito é dividir o projeto e um ponto estratégico, pegando parte dele e colocando em um segundo projeto (não sei se fui muito claro). Resumindo... faça dois projetos, onde no projeto 1 você tem a primeira parte do seu setlist e no projeto 2 você tem a outra metade. Seria algo assim, dividir as músicas em 2 projetos.
    Acho que a partir de uma certa quantidade de informação o Fantom-G já começa a ficar meio que sem memória para administrar tudo.
    Se você manja um pouco de inglês pode colocar sua dúvida no fórum RolandClan.

    Valeu!

    gardel
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    silvG8 blz então seria vantagem eu pegar um fantom x7 e passar esse g.porque pra caber musica igual ao x7 nunca vi...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fantom G - Dúvida