Fantom G - Sax e Brass

    Autor Mensagem
    Ale.Ferreira
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Ale.Ferreira


    Caros... gostaria da opinião dos proprietários de fantom G...

    Estou trocando meu Roland E-60 por um Fantom G6, fui numa loja e fiquei +- 1 hora fuçando no fantom, achei fantástico principalmente aquela tela gigante e a facilidade de edicao... Mas, a pergunta é seguinte... Fiquei em dúvida em relação aos sax e brass... sai com a impressão de que os sax e brass que tenho no Roland E-60 são mais pesados e um pouco melhores... Será que eu não "vi/ouvi" direito? Ou é necessário edição?

    Mais uma pergunta... é possível encontrar samples legais de SAX na NET pra adicionar no fantom? se sim, ficam legais?

    PS. nao sei se serve de base, mas tem um vídeo no youtube usando um dos SAX do E60... http://www.youtube.com/watch?v=_RDLA9gR0AM&feature=related

    Obrigado, abraços.

    Ale.

    Ale.Ferreira
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Algum feliz proprietário de fantom poderia me falar alguma coisa dos sax e brass desta máquina?

    obrigado, Ale.

    expedifer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Como ninguém ate agora se "pronunciou" nesse tempo,

    eu já toquei num Fantom S e ví que tem os mesmo timbres (e metais) do Juno G que tive. Acredito que os metais do FG sejam parecidos ou iguais que do FS.

    Sinceramente, não sei como gostou tanto dos metais do E60 (pra mim sax também é metal apesar da sua palheta de madeira). Na minha opinião, a Roland não é boa em metais, predominando a Korg nisso. Os sax da Yamaha são melhores que da Roland.

    No JG deve se ter um grande "jogo de cintura" pra conseguir alguma coisa "ouvível" ou audível, editando muito seus timbres de metais. Consegui alguma coisa, mas não chegando nem aos pés dos metais "crús" da Korg, nem mesmo aos bons saxs da Yamaha.

    Sobre os metais do E60, tal qual os dos yamaha (s900), são já editados/prontos diferente de um sintetizador que vem nele timbres crus, mas se podendo fazer muito neles contra o "quase nada" desses dois arranjadores. Dai a virem "enfeitados", com efeitos. Não se pode comparar. Se tiver paciência, num G6 poderá fazer muita coisa nesses timbres. Quer comprar? Vá em frente.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ale.Ferreira

    Tenho um FG7, e apesar de gostar do som de sax dele, principalmente os Solo Sop Sax e o Solo AltoSAX, sei que existem melhores, mas eles atendem minha necessidade.

    Quanto ao som de Brass, realmente eles sozinhos também não me agradaram de primeiro, mas como disse o expedifer "Se tiver paciência, num G6 poderá fazer muita coisa nesses timbres", você faz uma mistura no modo LIVE usando os seguintes sons:

    StackTpSect 1 com a oitava -1 e volume 85, BrasSect 1 com a oitava 0 e volume 110, e novamente o StackTpSect 1 com a oitava +1 e volume 75. Acrescenta o Reverb ao seu gosto, salva e pronto.

    Basicamente é isso, agora se você quiser enriquecer com mais detalhes, faça o seguinte:

    Salve os três sons no Banco User, no som StackTpSect 1 que você vai colocar com a oitava -1 você acrescenta mais duas weves em estério,

    Tone 3 INT L 833 Wide Sax B e R 834 Wide Sax C
    Tone 4 INT L 846 Tenor Sax B e R 847 Tenor Sax C

    Agora você vai em TVA Envelope e coloca os seguinte parâmetros:

    T1= 0; T2= 37; T3= 37; T4= 11
    L1= 127; L2= 95; L3= 127.

    Pronto, agora o som vai ficar com aquela subida característica dos metais. Quando você tocar rápido as teclas o som vai ser reproduzido normalmente, mas quando você apertar e segurar as teclas, o som vai dar uma ligeira caída e depois subirá.

    Repita somente os parâmetros de TVA Envelope para os outros sons que você vai colocar com a oitava 0 (BrsSect 1) e o com a oitava +1 (StackTpSect 1).

    É assim que está montado meus Metais. Experimenta.

    Ale.Ferreira
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Expedifer e MAB, muito obrigado pelas dicas, valeu mesmo!

    MAB Keyboard
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    Ale.Ferreira

    Se você comprar mesmo o G6, é só seguir essas instruções de edição que te garanto que vai ficar show de bola.

    E se precisar, te mando minha programação por e-mail.

    Um forte abraço.

    kokada
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: kokada
    · votar


    MAB Keyboard

    Tem alguma configuração para deixar o Sax Soprano igual do Kenny G. no Fantom G6? rs

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    kokada

    Cara. Procura mexer no equalizador e nos efeitos, principalmente o Reverb.

    Não sei te dizer exatamente qual a referência para o Sax do Kenny G, mais acredito que você escuta bastante, então só você poderá perceber o que falta no do FG e aí você sai mexendo e experimentando.

    Sei que o Kenny G usa bastante reverb, então você pode começar testando os tipos de reverb para ver que resultado pode chegar.

    brunoamaral
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Lembrando ainda que existe a expansão ARX-03 - Brass, que embora eu nunca tenha ouvido, acredito que deva ter uma ótima qualidade (no mínimo superior aos timbres originais do FG).

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    brunoamaral

    É uma alternativa, mas seria bom comprovar pessoalmente, pois não há demonstrações de instrumentos separados, mas sim de naipes de metais, e esses eu tenho certeza que nada se compara a ARX-03 Brass. A placa é show de bola.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fantom G - Sax e Brass