【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda

Autor Mensagem
ripruan
Membro Novato
# jul/18
· votar


Pessoal, estou para comprar um teclado para aprender a tocar e futuramente produzir uns sons pelo FL Studio.

Dentre as opções, achei os seguintes modelos (usados):
Yamaha Psr-520 | Yamaha Psr-220
Yamaha Psr-200 | Casio CTK 530
Casio Ca 100 | Casio CTK811 Ex

Quais destes vocês acham a melhor opção?

fernando tecladista
Veterano
# jul/18
· votar


tem um caminho que é comprar qualquer um da lista e DEPOIS que estudou um pouco ai sim comprar algo que de pra ligar no PC pra usar os aplicativos nele

Casio Ca 100
Yamaha Psr-200

são teclados antigos que nem tem saida MIDI (saida que serve para ligar no PC ou outro teclado) nem tem nem tecla sensitiva (tecla com sensibilidade ao toque para executar dinâmica)
de cara é algo com tecla pra treinar
um CA100 ou 110 se procurar com calma acha até de 100,00 ou 150,00 com fonte

lembrando que os que tem saida midi convencional (conector din 5 pinos) precisa de uma interface "midi x usb" que as vezes é até mais cara que esses teclados citados, as interface ou cabo, xing ling, dão problemas nas mensagens midi e aparecem notas do além

então se quer gastar mais e não ter que comprar coisas a frente, compre um com porta USB, tem que ser aquela porta quadradinha igual de impressora, só a conexão de pen dirve é só pra carregar ritmos

outro caminho que vão te falar é um controlador
mas o chato do controlado de inicio é que sempre ele precisa ser ligado no PC, então se quer levar um tecladinho no churras de fim de semana, tem que levar o PC junto

ripruan
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: ripruan
· votar


~~

ripruan
Membro Novato
# jul/18
· votar


tem um caminho que é comprar qualquer um da lista e DEPOIS que estudou um pouco ai sim comprar algo que de pra ligar no PC pra usar os aplicativos nele


fernando tecladista, muito obrigado. É que eu queria investir algo que me servisse à longo prazo, sabe? Pois quero aprender a tocar, mas minha paixão também é produzir músicas, e não queria trocar de teclado tão cedo pois é algo caro e etc... então eu queria um teclado com MIDI apenas para começar estudar produção mais a fundo, usá-lo no FL Studio e produzir alguns sons, e treinar no Synthesia (que se não me engano, só funciona com MIDI)

Tem algum modelo recente ou não tão antigo assim que estoure R$ 600 com entrada MIDI? E algum modelo que não tenha midi mas que seja completo para quem está iniciando?

fernando tecladista
Veterano
# jul/18
· votar


Snakepit
Eu gostei do ymaha PSR 453, na verdade tenho o EW400 (versão com uma oitava e falante maior) porque tem a porta USB e sons internos
Então da pra tocar com ele sem precisar ligar o PC toda vez, e funciona com interface de audio, então o son do PC sai pelos falantes dele, só não se funciona a entrada auxiliar para enviar audio para o pc

ripruan
Membro Novato
# jul/18
· votar


Galera, meu tópico foi suspenso, revirei o fórum atrás de respostas para as minhas duvidas e nada. Deixarei aqui para caso alguém possa me auxiliar.

Quero aprender tocar teclado para fazer uns covers e futuramente me dedicar à produção musical no computador, coisa básica no FL Studio e tal.

Procuro um teclado que seja bom, barato (estourando R$ 600) e que tenha midi para utilizar VSTs, ritmos e synthesia. Procurei alguns mas fiquei confuso dentre as inúmeras opções, tanto de teclados antigos quanto de modelos mais recentes.

Quais modelos recomendariam?

g_rocha
Membro Novato
# jul/18
· votar


Procuro um teclado que seja bom, barato (estourando R$ 600) e que tenha midi para utilizar VSTs, ritmos e synthesia. Procurei alguns mas fiquei confuso dentre as inúmeras opções, tanto de teclados antigos quanto de modelos mais recentes.

Quais modelos recomendariam?


Vou assumir que tu não se importa com qualidade dos timbres e que quer teclado com aqueles plug USB igual de impressora, ou seja qualquer cabo de 10 conto já resolve.

Os que não vendem mais em loja(ou talvez não vendam mais), já considero os Yamaha PSR E243, PSR E333, E343, E353, Casio CTK 3200, CTK 4400, CTK 5200. Desses eu acho que os Casio são mais fáceis de achar novos na loja. Dá pra negociar esses teclados, de segunda mão, pelos 600, ou até menos.

Novos, bom, só a partir do Yamaha PSR E363, Casios CTK 4400, CTK 5200. É bem complicado de conseguir novo nessa faixa de 600 reais. A alternativa é comprar um controlador, mas aí só funciona se ligar no pc. Ou seja, sem pc = peso de papel. Dá pra achar coisa boa, mas na faixa dos 600, acho meio complicado achar um controlador de 5 oitavas.
Caso tu não tenha como subir o valor pra compra, parte pros usados, que dá pra encontrar no preço que tu busca.

ripruan
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: ripruan
· votar


"Novos, bom, só a partir do Yamaha PSR E363, Casios CTK 4400, CTK 5200."

g_rocha, cara muuuuuito obrigado mesmo. Pesquisei sobre os modelos citados e me interessei pelo Casio CTK 4400 e pelo CTK 5200. Mas só ouvi feedback ruim da marca, que os aparelhos não duram, são frágeis, som ruim etc etc... Aí fico meio receoso!

"Yamaha PSR E243, PSR E333, E343, E353, Casio CTK 3200, CTK 4400, CTK 5200"

Queria comprar algo novo porém com MIDI, busco preferencialmente novo pois não terei o risco de comprar algo com defeito e afins, como já me ocorreu antes com outros aparelhos. Fora que aqui na região é bem difícil de achar teclado usado pra comprar.

Gostei bastante do Yamaha PSR E363 também, mas ele é mais caro do que o 4400 e 5200.

Outro que andei pesquisando e curti bastante é o Yamaha PSR E323, encontrei usado no Mercado Livre por 520~600. Ele é bom? Vi que tem MIDI, teclas sensitivas e tal...

g_rocha
Membro Novato
# jul/18
· votar


Fala ripruan! Seguinte, o som dos Casio não é dos melhores mesmo, mas o principal problema é o preconceito que os tecladistas tem da marca. A marca não é ruim, o problema é que dos anos 80 pra cá a Casio deixou os synths topo de linha pra lançar teclados baratos. Daí a Yamaha nadou de braçada sozinha no mercado de baixo custo, por causa dos timbres melhores.

Pesquisei sobre os modelos citados e me interessei pelo Casio CTK 4400 e pelo CTK 5200. Mas só ouvi feedback ruim da marca, que os aparelhos não duram, são frágeis, som ruim etc etc... Aí fico meio receoso!

Te entendo, pra Casio chegar nesse preço ela cortou algumas coisas, mas vai na loja e testa os teclados. Conheço um cara que tem um CTK6200 e por enquanto é só alegria. Agora se liga, pesquisa sobre o Junior Carelli. É tecladista do Noturnall e é endorser da Casio. O cara se garante demais, e tira um som incrível.

Os timbres dos Casio não são ruins, é que se comparar com os Yamaha PSR E3x3, PSR E4x3, eles perdem na qualidade, peso etc. Dá pra começar, dá pra fazer coisa legal, praticar, só se prepare pro preconceito se sair de casa com ele.

busco preferencialmente novo pois não terei o risco de comprar algo com defeito e afins
Consertar teclado é caro, já avisando. Novo ou velho, não importa. Fui consertar 4 teclas do meu PSR 280 e lá se foram 250 reais do meu bolso. É sempre nessa faixa de preço. Foi 300 pra ajeitar a malha das teclas, 3 anos atrás.

Outro que andei pesquisando e curti bastante é o Yamaha PSR E323, encontrei usado no Mercado Livre por 520~600. Ele é bom? Vi que tem MIDI, teclas sensitivas e tal...

Sim, é bom. O problema dele é que ele não tem aquele plug USB de impressora, e sim as portas MIDI normais. Então pra tu ligar no pc tu tem que comprar um conversor midi-usb, que tem que ser original, porque os paralelos podem falhar ou travar quando tu tiver gravando. Por isso te recomendei do Yamaha PSR E333 pra cima.

Dos que eu recomendei, o único que não tem teclas sensitivas é o PSR E243. Todos os outros tem sensibilidade, pode comprar sem medo. Pra saber qual dos teclados tu gostou mais do timbre, vai no youtube e assiste uns vídeos. Depois conta aqui qual opção tu escolheu.

P.S.: se não me engano o CTK 5200 tem pitch bend, o que dá pra fazer muita coisa legal. Como tu falou que vai produzir, tu vai usar software então quanto mais controles melhor.

Tati.
Veterano
# jul/18 · Editado por: Tati.
· votar


E aí, pessoal!

Sou novata, tenho um piano digital, e sempre toquei por hobby em casa. Agora surgiu a oportunidade de tocar com uma banda de rock. Sinto falta de mais variedade de timbres (synths, strings, órgãos, brass, etc), além de configurações mais fáceis e rápidas (de acesso imediato) para mudar na hora que estiver tocando, exemplo: deixar já configurado e salvo um timbre em cada mão usando split, para acessar com um botão, ou se precisar voltar pra outro timbre também. Além do mais, o meu é de 8/8, pesadão, difícil de transportar.
A ideia é comprar um teclado bom que dure muitos anos e que dê para tocar aos fds com a banda.

Qual teclado no limite de R$ 3000~3500,00 vocês recomendariam?

Muito obrigada desde já!

GabrielDCM
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: GabrielDCM
· votar


Olá,

Primeiramente peço desculpas por favor por estar criando um tópico com o mesmo título de vários outros já existentes no fórum, mas além deles serem bem antigos (mais de uma década atrás), já li muitos e acabei na mesma indecisão: qual teclado comprar?

Comecei a tocar teclado há 6 anos, em um arranjador Casio bem antigo de 5 oitavas, nem pedal tinha. Depois fui pra outro arranjador, mas da Yamaha, um PSR-E333. Além de ter aprendido sem aulas, 90% de todo esse tempo só tocava por diversão em casa e na igreja principalmente aos domingos.

Ultimamente fui convidado pra tocar em uma banda, então acabei me despertando, tocando com mais frequência, vendo aulas no Youtube pra me aprofundar um pouco e percebi uma boa melhora, aprendi uns arranjos, etc. Acredito que atualmente estou chegando no intermediário.

A única vez que havia sentido vontade de ter um teclado melhor, era quando tinha aquele Casio antigo que eu disse, porém ultimamente quando me aprofundei um pouco, novamente senti vontade de ter um novo teclado, principalmente quando estava com minha banda e meu PSR numa outra igreja e me encantei lá pelo som do piano do teclado de um outro tecladista que estava lá, que era um Roland - JUNO-D. Desde então, o som do piano do meu PSR passou a me frustrar e me interessei em comprar um teclado.

O som do piano que me encantou nesse dia pode ser escutado nessa música, que inclusive foi a que foi tocada ao vivo lá no dia que me encantei: https://youtube.com/watch?v=nNWUs_LAbfs

Minhas prioridades num teclado:

*Teclas tocáveis e um teclado durável.

*Timbres. PRINCIPALMENTE de piano acústico e strings (é uma banda gospel, caso isso ajude na recomendação do teclado pra mim). O restante dos timbres é lucro, como esses que geralmente pedem em um teclado, overdrive, órgãos (inclusive o tal do hammond, ou uma imitação), pads, leads, sei lá, metais, brass, etc. Mas eu disse LUCRO, não priorizo eles, A PRIORIDADE É PIANO ACÚSTICO E STRINGS (é uma banda gospel, como eu já disse). O foco é esses dois timbres, mas claro que o restante é bem vindo, acabarei usando ao tocar por diversão, ou uma zoeira, improviso, etc.

*Um sistema que eu vi acho que num Roland - JUNO-Di, que tinha acho que uns 8 botões de fácil acesso, onde era possível salvar cada timbre que a pessoa ia usar na música que ia tocar, em cada botão, e, ao pressioná-los, era selecionado imediatamente para uso, o timbre respectivo de cada botão que ela havia salvado anteriormente.

Assim como os timbres, o restante das vantagens do teclado também é lucro, com o tempo vou passando a usar os outros recursos dele, mas por enquanto minha prioridade nele é isso aí.

Tenho QUASE certeza, me corrijam por favor, que estou procurando por um sintetizador de entrada, algo perto do intermediário talvez.

Estou disposto a pagar até R$2000,00, por este motivo, acredito que acabarei tendo que pegar um usado. Aliás, me recomendam pegar um usado?

E por favor, peço que não me enviem links de anúncios exatos pra mim comprar, mas que me enviem a marca e o modelo do teclado ideal, que recomendam pra mim que geralmente é vendido usado por até esse preço, pelo motivo de que vou demorar alguns meses para comprar o teclado, mas já estou pesquisando desde agora para não haver dúvidas na hora de comprá-lo.

Enrolei bastante, novamente peço por favor desculpas, mas senti a necessidade de explicar tudo.

Obrigado.

ripruan
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: ripruan
· votar


g_rocha: Por isso te recomendei do Yamaha PSR E333 pra cima.

E seria possível usar o E333 como MIDI?

GabrielDCM
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: GabrielDCM
· votar


Eu uso meu E333 ligado no PC com um cabo de impressora. Pra dar uma melhora nos timbres...

ripruan
Membro Novato
# jul/18
· votar


Achei o E333 pra vender usado com um cara da cidade vizinha, vou buscar na segunda mas tenho algumas dúvidas por não entender nada de teclado; como devo testá-lo pra ter certeza que tá tudo ok?

Sair apertando todas as teclas e ver se respondem ou há algo mais específico a se fazer? Qualquer dica é bem vinda.

GabrielDCM
Membro Novato
# jul/18
· votar


ripruan onde você mora e quanto vai pagar nesse E333?

Também estou vendendo meu E333, te mostraria as funções que sei mexer nele e acredito que as mais importantes num arranjador assim... Atualmente levo ele pra tocar com minha banda.

g_rocha
Membro Novato
# jul/18
· votar


A ideia é comprar um teclado bom que dure muitos anos e que dê para tocar aos fds com a banda.

Qual teclado no limite de R$ 3000~3500,00 vocês recomendariam?


Fala Tati! Vou assumir que você não se preocupa com acompanhamento (ritmo de seresta) no teclado.
Pelo que você falou, você quer o seguinte: baixo peso, fácil acesso aos timbres, bons timbres, opções pra editar o som, fazer dual/split rapidamente e acessar timbres favoritos rapidamente. Vou te dar 3 opções:

Roland XPS-10, Yamaha MX-61, Korg Kross.

Desses 3, o que pode te atender perfeitamente é o Roland XPS-10. Sem puxar sardinha (tenho um), mas ele pesa 4Kg, tem uns mil e pouco timbres, botão de dual e split no painel, tu pode colocar até 10 timbres em cada banco de favoritos e deixar ativado (ou seja, 1 toque no botão e já ativa o timbre que tu quer) e dá pra editar o som (a tela dele é minúscula mas dá pra editar). Não é difícil de mexer, dá pra usar até 16 timbres diferentes pra fazer as performances (sla, strings + metal + flauta). Tem bons strings, metais, EPs, clavis, orgão acho + ou -, piano considero que tem que editar pra ficar melhor. As teclas dele são boas, mas são um pouco menores do que o normal, então tem que se adaptar.

Os outros 2 é o seguinte: o Korg Kross é uma workstation, tu pode gravar músicas completas, tem infinitas funções a mais que o XPS-10. MAS, pra tocar ao vivo, tem que programar ele todo antes, e a Korg não tem grande facilidade de uso (em teclados sem tela touch, que é o caso do Kross). Ele não tem controles em tempo real, então se tiver um split ou dual, não dá pra mexer no volume das partes ao vivo (pelo menos não que eu saiba, não mexi muito nele!). Se quer facilidade e velocidade pra usar com banda, sugiro os outros 2 modelos. Ah, e dos 3 ele tem o PIOR conjunto de teclas. Pelamor, parece manteiga. Timbres bons, boa capacidade de edição. Pesa 4.3Kg.

O Yamaha MX-61 é um bom teclado, se não me engano vem com alguns timbres dos Motif, boas teclas, roda de pitch e modulation separadas, 4 knobs pra mexer no timbre a qualquer hora, tem na cor azul (fica bem destacado na banda, eu gostei), e etc. Dos 3 ele vem com Cubase, e parece que a versão 2 dele tem interface de áudio integrada. Ah, tem as teclas de tamanho normal, como piano. Esse não mexi, não acho nas lojas da minha região. Pesa 4.8Kg.

Sobre timbres, vai de ti. Tu tem que assistir vídeos no youtube dos 3 e sentir eles. No final quem decide o melhor pra ti é você. Acho que os que vão te dar menos trabalho pra usar serão o Yamaha MX61 e o Roland XPS10.

g_rocha
Membro Novato
# jul/18
· votar


como devo testá-lo pra ter certeza que tá tudo ok?

> Testa as teclas: toca todas, TODAS.
> Testa a sensibilidade: toca devagar, toca normal, toca com alguma força. Cada tocada diferente o teclado responde diferente.
> Testa os botões: aperta os botões e vê se o display mostra resposta, ou se muda o timbre, ou se começa o acompanhamento etc.
> Testa o volume: gira devagar o pot de volume e vai tocando nas teclas pra ver se tem algum chiado no alto falante. Aproveita e escuta cada alto-falante pra conferir se os dois tão funcionando.
> Bom, aí se puder levar uma caixa de som e cabo (se tu for paranoico), já testa a saída de áudio dele.

Acho que só.

g_rocha
Membro Novato
# jul/18
· votar


já li muitos e acabei na mesma indecisão: qual teclado comprar?
Relaxa Gabriel, o tópico é pra isso. Bora lá.

O som do piano que me encantou nesse dia pode ser escutado nessa música, que inclusive foi a que foi tocada ao vivo lá no dia que me encantei: https://youtube.com/watch?v=nNWUs_LAbfs

Não identifiquei de qual teclado é, mas tu pode editar em qualquer sintetizador pra chegar perto desse timbre. Tu busca principalmente: timbres de piano e strings, acesso fácil a timbres específicos (banco de favoritos), teclas tocáveis e o teclado tem que ser durável.

Realmente tem que ser um sintetizador de entrada pra ti. Olha pra resposta que eu dei pra Tati, tu encontra nos modelos que eu citei o que procura.

Como teu budget é limitado, provavelmente tu tem que ir pros usados mesmo. Repito as opções Roland XPS-10, Yamaha MX61, Korg Kross, e adiciono Roland Juno-Di, Yamaha MM6, algum Kurzweil e os Korg N264 e N364 (são pesadões, mas a galera elogia o peso dos timbres deles). Tem mais opções, mas o que eu lembro de cara são esses.

Te recomendo pegar ou o Roland XPS-10 ou o Yamaha MX61, são atuais, mais acessíveis, tem grupos de facebook e whatsapp pra tirar dúvidas, os timbres são bons e são fáceis de mexer.
Boa sorte na escolha :3

Tati.
Veterano
# jul/18
· votar


g_rocha
Muito obrigada pelo riqueza de informações, não estava esperando um resposta tão completa assim, hahaha.
Vou assistir vídeos dos 3 pra tentar escolher, já que moro numa cidade minúscula e não tem nenhuma loja decente de instrumentos musicais. Dando uma espiada no tópico eu realmente estava pensando no Korg Kross por ser workstation e sei que me atenderia bem por muitos anos, por ser "completo", mas eu realmente não tinha pensado no lado da facilidade de uso e tudo mais.
Já me ajudou bastantão, agradeço mesmo! :D

ripruan
Membro Novato
# jul/18
· votar


Yamaha PSR E-333 ou Yamaha PSR 410? Qual seria o melhor?

GabrielDCM
Membro Novato
# jul/18
· votar


g_rocha, assim como a Tati. lhe agradeço grandiosamente pela ajuda.

Havia pesquisado bastante mas devido a gigante quantidade de produtos nessa categoria (de teclados musicais), em nenhum momento consegui chegar ao ponto de escolher entre dois teclados, no caso esses que você mais me recomendou (XPS-10 e MX61). Mais uma vez muito obrigado.

Agora entre esses 2 há alguma preferência?

ripruan
Membro Novato
# jul/18
· votar


Yamaha PSR E-333 ou Yamaha PSR 410? Qual seria o melhor?
Achei um PSR 410 pelo mesmo preço que compraria o PSR E-333, qual vale mais a pena? Eu me interessei bastante pelo PSR E-333, que está no mesmo preço do PSR 410, a diferença é que eu teria que ir até a cidade vizinha buscar o PSR E-333. Tô na duvida =/

GabrielDCM
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: GabrielDCM
· votar


ripruan Onde você mora?

g_rocha Gostei bastante desse primeiro piano do MX61: https://youtube.com/watch?v=NQ5z4RvkbB8

Ele se parece com aquele da música que mandei né? https://youtube.com/watch?v=nNWUs_LAbfs

O que você acha do timbre desse piano? A sua opinião...

Eu me encanto demais nesses, fico ouvindo direto pelos vídeos, estou acostumado com com esse pianinho do E333.

ripruan
Membro Novato
# jul/18
· votar


ripruan Onde você mora?

Porto Seguro/BA, cidade pequena

GabrielDCM
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: GabrielDCM
· votar


ripruan Ata... Eu sou de São Paulo, Itaquera... Não conheço muito bem os teclados mas aparentemente o 410 vale mais a pena: além de ter que ir buscar o E333 na cidade vizinha, pela numeração ainda é inferior ao 410.

Mas recomendo que espere a resposta de alguém que conheça os teclados, como o g_rocha.

fernando tecladista
Veterano
# jul/18
· votar


Yamaha PSR E-333 ou Yamaha PSR 410? Qual seria o melhor?

O 333

410 muito antigo, o teclado sensitivo dele é chato demais, eu tive o 510, os pianos eram horriveis, essa série doi um dos primeiros que a yamaha colocou o banco GM
O 410 vale a pena pra quem tá aprendendo do zero

Se o 410 esta no preço do 333 então o 410 ta caro

GabrielDCM
Membro Novato
# jul/18
· votar


Como eu disse, não conheço os teclados... Eu achava que pelo menos os PSRs eram por ordem de numeração somente, quanto maior o número, melhor/mais novo o teclado. Já aprendi mais uma coisa.

ripruan
Membro Novato
# jul/18
· votar


Se o 410 esta no preço do 333 então o 410 ta caro

O cara que está vendendo me fez a R$ 400, tá num valor bom? Eu não tenho noção nenhuma de teclado, compraria pra aprender mesmo e futuramente produzir algumas coisas no FL Studio.

Acha que pra iniciante ele supre bem? Ou vou passar aperto?

g_rocha
Membro Novato
# jul/18
· votar


Galera, me ensinem a colocar o nome de vocês em negrito, acompanho o fórum a um bom tempo, mas comecei recente com uma conta por aqui kkk

O que você acha do timbre desse piano? A sua opinião...
Eu me encanto demais nesses, fico ouvindo direto pelos vídeos, estou acostumado com com esse pianinho do E333.

Gabriel, o piano do Yamaha MX61 é bem superior ao dos PSR E(muito superior mesmo). É amostra dos antigos Motif XS (top de linha que ainda hoje é respeitado e querido pelos prós da área), se não me engano. Vou te dar a minha opinião então: compre o Yamaha MX61. Se não puder, opte pelo Roland XPS-10, vai te atender também.

-------------------------------------
O cara que está vendendo me fez a R$ 400, tá num valor bom? Eu não tenho noção nenhuma de teclado, compraria pra aprender mesmo e futuramente produzir algumas coisas no FL Studio.

Acha que pra iniciante ele supre bem? Ou vou passar aperto?

ripruan, quando tu fala de produzir no FL Studio, já mata o PSR 410 da equação. Já foi comentado pelo fernando e eu reforcei, tu precisa de um teclado com entrada de cabo USB, e o PSR 410 só tem as portas MIDI.

Olha a foto das conexões do PSR 410: https://medias.audiofanzine.com/images/normal/yamaha-psr-400-1628311.j pg
Se achar que a imagem é do PSR 400 (e é), pesquisa sobre ele. É o modelo anterior ao 410, então não mudou muita coisa de um pro outro.
Agora olha a foto da USB do PSR E333: https://img.olx.com.br/images/93/935811016811231.jpg

O PSR 410 precisa de um adaptador MIDI-USB, e tu não vai ligar ele no computador se não tiver esse adaptador. Isso aqui é o que eu tô falando: https://images-submarino.b2w.io/produtos/01/00/sku/28413/5/28413501_4S Z.jpg
O problema é que esse adaptador baratinho dá problema, como já falado. Então se tu não quer dor de cabeça, compra o teclado que venha com o plug pra cabo USB de impressora. Ou então tu paga caro por um adaptador de qualidade, como esse aqui: https://static.roland.com/assets/images/products/gallery/um-one_mk2_an gle_gal.jpg

Quanto ao preço eu não sei dizer, tô por fora do mercado de usados. No final a decisão é tua.

cvb
Veterano
# jul/18 · Editado por: cvb
· votar


Boa noite,
Estou querendo voltar a tocar teclado, mais especificamente aprender piano.
Tenho um Roland Juno Stage, mas não gosto das teclas nem do som de piano acustico.
Estou procurando um piano digital que tenha boas teclas, e um som convincente de piano acustico. E que tenha os proprios falantes.
Olhei alguns, vi bastante video deles, mas fica dificil sem poder experimenta-los.
Estou tendendo ao Yamaha P-125, e até ideia no Clavinova CLP-635R, sendo esse ultimo com teclas e som melhor que do P-125, mas aí perco a portabilidade, apesar que esse é um detalhe que não me fará falta.
Outros que pesquisei, Roland FP 30 e FP 60.
O Yamaha P-255 parece interesse pelas teclas melhores que do 125, mas acabou de lançar o P515 e esse sim parece muito bom.
Enfim, conto com vossas sugestões.
Ah, é mais pra hobby mesmo.
Preço até 10k.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda