Ajuda na compra de um segundo teclado

    Autor Mensagem
    profissa
    Veterano
    # mai/10


    No final deste ano quero adiquirir um segundo teclado. Eu sei que está um pouco distante, mas quando se trata de gastar meu dinheiro, primeiro eu estudo bastante se realmente vale a pena para que eu estou querendo.

    Tenho um XS8, estou querendo outro de 61 teclas. Que tenha bons orgãos,strings. Na verdade um que não vai me deixar na mão em nenhum timbre.

    Quero um que me de suporte em orgão, strings e etc....quando estiver usando o Motif, e ao mesmo tempo quando não der pra levar o Motif, ele faça mais ou menos o que o Motif faria.

    Nem sempre dá pra levar o XS.

    Pensei num Triton Studio ou TR. Ah sim; até uns R$4.500,00 reais.

    profissa
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    desde já agradeço a todos...

    Mr Madruga
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Acho que um Korg M-50 serviria bem pra você, Korgs não são muito bons em pianos, mas esse ai até que tem um som legal.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Até 4500, eu iria de TR ou M50. O ponto de escolha seria a necessidade ou não de sampler.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    profissa

    Também existe a possibilidade de comprar um controlador MIDI com 5 oitavas e controlar os timbres do XS8 via MIDI quando for usar os dois, e você pode comprar um módulo com os timbres que você deseja para usar quando for deixar o XS8 em casa, talvez você gaste menos do que 4500 e fique com mais recursos, inclusive o módulo pode vir a ser usado com o XS8 também... é uma idéia!

    waltercruz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu iria de TR.

    Artref
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Korg, preferencialmente o M50.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu iria de KORG e TR...

    profissa
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Com relação a timbres, qual a diferença entre o TR e o M50?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    O TR é baseado no Triton, o M50, baseado no M3... Mas isso é meio subjetivo. O ideal é que você testasse os dois na loja. Bom... o piano do M50 é melhor que o do TR...

    waltercruz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Exato, o M50 por ser mais novo que o TR tem a tendência a ter uns timbres melhores, mas vc deve achar o TR mais barato, mas é preciso avaliar.

    Prada
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Vamos contar também a ausência do Aftertouch no M50 (e presença no TR) como fator. Sem contar a mecânica das teclas (senão me engano, 61/73 teclas do M50 são semi-pesadas, fator interessante).

    Do mais é o que já foi dito, se quer sampler no TR, se deseja um instrumento "mais novo" como o M50.. o negócio realmente é testar:

    PS.: Eu mesmo já fiquei tentado pelo M50 73 pelas teclas, mas a falta de Aftertouch me desanimou.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    puxa, sem aftertouch.. que triste.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Em resumo:
    Acho que o melhor pra completar o teu setup seria algum Korg, pois os Korgs geralmente não são bons em pianos, mas são bons em muitas outras coisas, e pra pianos tu já tem o Motif XS8 inclusive já com as 88 teclas pesadas.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Essa ausência de aftertouch eu não sabia...

    waltercruz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    A deficiência dos pianos no TR dá pra enganar com uma memória e carregando samples..

    Prada
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sim, acho que já foi até dito por aqui que o M50 da Korg seria mais ou menos como o MO da Yamaha (versão leve do M3/Motif respectivamente, creio eu).

    Eu gostei muito das teclas serem semi-pesadas, mas a falta de aftertouch mataria parte do meu uso para com ele.

    Se aftertouch não for importante no seu caso, ele seria com certeza o escolhido (eu acho, isso excluindo sampler). Caso contrário, acho que o TR é o escolhido mesmo.

    Artref
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Não se enganem com a propaganda da Korg de que o M50 tem teclas "semi-pesadas": não são, elas são leves, bem leves. Assim como as do M3. Chamam as teclas do M3 de "semi-pesadas" também, não sei porque.

    Afinal, para que vocês usam tanto o aftertouch, que isso chega a ser um diferencial tão grande do TR em relação ao M50? Pô, pra mim é muito mais diferencial a síntese EDS do M50, os 5 efeitos de inserção e os algoritmos muuuuito melhores - incluindo uma leslie MUITO melhor, os 16 timbres na combinação contra 8, visor de toque, e assim por diante...

    Prada
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Artref

    "Só por nome" então, né? Todos os pontos que buscava nele se foram então..

    Quanto ao Aftertouch, no meu caso é o básico.. durante a execução poder alternar os timbres (tá, tudo bem que poderia usar alguma pedal/pedaleira pra esse fim) ou ativar/desativar algum efeito naquele momento?
    Eu tenho algumas músicas em que isso é importante e até imagino outras com esse fim.

    Mais ou menos isso.

    profissa
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    E o Triton Studio??

    Apesar de ser mais antigo ele é mais "teclado" que o TR e o M50?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na compra de um segundo teclado