Filosofando sobre VSTi

    Autor Mensagem
    Douglas_
    Veterano
    # jan/10


    Trabalho,
    Estudo,
    Leio,
    Converso,
    Vendo,
    Compro,
    Me divirto,


    No Computador...

    E por muitos anos usei o computador pra efeitos, distorções, gravações, etc.

    Enjoei!!!

    Agora, na medida do possível, compro o equipamento real e palpável.

    Antes disso eu fazia tudo no computador, é muito mais barato baixar um VST da vida e voilá, tenho um Marshall ou um Rhodes, mas depois de ter muitos marshalls, Pianos, etc, percebi que na verdade não tenho nada.

    Botões, knobs, faders... coisas reais isso faz falta e torna a experiência musical melhor e menos estressante.

    Chega de Click, Click, Click pra mim... =)


    Sou só eu, ou alguém já passou por fase de "negação" de VST?

    Abraço a todos.

    cesio137
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Douglas_
    Fica assim não rapaz...
    Um bom controlador pode resolver teus problemas, já que prefere um "knob" da vida em vez de um mouse! :D
    E tem muitos controladores de excelente qualidade por aê! :D

    Na medida do possível pode comprar um bom controlador e sair dessa deprê profunda. kkkkkk

    O pessoal até pode indicar um bom controlador com uma boa quantidade de controles pra ti mexer não depender mais do mause. :D

    Abraço.

    Douglas_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    cesio137
    Opa, amigo "cesio".

    Eu conheço a possibilidade de um controlador midi, até tenho cabo midi usb, que uso pra mandar timbres pro meus módulos e teclados. Pra você ter uma idéia, estou adquirindo um módulo TX7 e um Quadraverb GT... só "véiaria"

    Viciei em equipamentos antigos e suas respectivas limitações.

    Já tem mais de 1 ano que entrei nesse onda anti-vst, já tive umas recaídas e acabo perdendo mais tempo procurando, baixando e testando programa do que tocando. E no final vem o outro:

    -- "Pô meu, que timbrão, toca alguma coisa aí!"

    Fudeu!! Só sei os 3 acordes que eu tocava pra testar!! ahuahuahuah

    _Rattu_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Douglas_

    Cara, eu tenho uma porrada de VST no trabalho e em casa. Sabe o que eu faço com eles? Estudo síntese e experimento filtros e envelopes pra usar nos meus sints reais. Apenas isso.

    Já tentei, mas hoje não consigo me imaginar num palco com um laptop rodando o windows pra me dar um instrumento. Pra mim instrumento tem que ser standalone, tem que ser uma parada física, estética, com cheiro, história, peso (não confio no que é leve demais) e algumas esquisitisses/limitações que o tornam único.

    Cara, é lindo demais um set grande montado. O meu ainda é pequeno (Korg DS-8, Roland D-20, Órgão Arbon, to comprando um Casio HT-6000 e em breve um Casio CZ) mas já dá uma parada em quem vê. É tudo de verdade! :)

    Douglas_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    _Rattu_
    Cara, é justamente disso que estou falando!!

    Meu primeiro teclado (há 1 mês atrás) foi um Yamaha S700.

    Bons timbres, acompanhamento, tela LCD grande... "enche os olhos"!

    Mas não tem história, é "genérico", tem concorrentes parecidos e será esquecido em pouco tempo, sem contar que odiei as teclas. Muito leves e sem expressão.

    Vendi e comprei um Roland D50, um módulo 01R/W para timbres "reais", e estou adquirindo um módulo TX7 e um Quadraverb GT para efeitos e distorções (vou ligar o TX7 e a guitarra nele)

    É raro quem consiga diferenciar um Fantom de um Motif de um VST no meio de uma mixagem. É tudo muito igual.

    Acredito que o que falta aos instrumentos atuais é Personalidade!

    _Rattu_
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Douglas_

    Cara, todos os meus posts aqui no Forum são meio que voltado pra isso. Todos usam praticamente os mesmo timbres, ninguém se preocupa em criar os seus, em estudar síntese, ou usar tecnologias (Modulação de Frequência, Distorção de Fase, Síntese de Aritimética Linear...) antigas pra tentar outros resultados, e no fim das contas, o teclado de banda em geral, vira um instrumento estéril, sem vida, sem a "presença" que tinha nos anos dourados de 70s e 80s, onde o tecladista era já de antemão um experimentalista.

    Ai ficamos assim. Um monte de tecladistas preguiçosos demais pra fazer seus timbres, todos iguais fazendo os mesmos pads/strings de sempre, pianos e órgãos de base que TODO MUNDO já conhece...


    Acho que não falta personalidade aos instrumentos atuais, na verdade, em se falando de sinths estamos atualmente numa onda de Modelagem Analógica (ou Virtual Análogo), vi também uns sints de Síntese Granular (esquisitíssimo o processo), mas o pessoal quer mesmo é saber daquele piano sampleado ou do strings pra segurar base enquanto o resto da banda agarra todas as mulheres depois de exibir toda sua ousadia e seus timbres únicos -leia-se guitarrista- em palco. Fica lá o tecladista, como um contratado na banda, com cara de bunda, se perguntando por que o instrumento dele não chama tanta atenção quanto a guitarra ou a bateria.

    bom, essa é a realidade do tecladista brasileiro.

    R Palma
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    _Rattu_

    Cara, é lindo demais um set grande montado. O meu ainda é pequeno (Korg DS-8, Roland D-20, Órgão Arbon, to comprando um Casio HT-6000 e em breve um Casio CZ) mas já dá uma parada em quem vê. É tudo de verdade! :)

    Cara, eu concordo q realmente não tem nada mais lindo q um set grande. Meu sonho seria um D-50, um Dx7, um Triton LE, um K2600, uma MC303 (groovebox), tudo isso adicionado ao meu XP50. Só tem um pequeno probleminha nisso tudo: levar pro show, montar, desmontar, e levar de volta pra casa. Quando eu levava notebook, Stay, rack e uma mesa só prá mim, eu torcia prá q não tivesse ensaio e nem show (na época eu ainda não tinha o estúdio em casa). Em dia de ensaio, meu humor ia prá casa do cacete só de pensar em montar tudo, e depois o resto da banda ir embora e eu ter q desmontar tudo sozinho. Teve show q quase mandei o vocalista se fuder, pq eu tinha q esperar todo mundo montar seu set prá depois montar o meu. A demora era inevitável. Sem contar que o técnico de som virava a cara prá mim, pq eu tinha q pedir duas direct box (uma pro teclado e outra pro audio do note), fora um cabo pro ampli de fone do batera.

    Por isso q hj em dia, vai só meu XP, em estante X. Daí tebnto compensar a magreza do set com apresentações mais "performáticas"....hehehe....Tá dando certo.....

    mas o pessoal quer mesmo é saber daquele piano sampleado ou do strings pra segurar base enquanto o resto da banda agarra todas as mulheres depois de exibir toda sua ousadia e seus timbres únicos -leia-se guitarrista- em palco. Fica lá o tecladista, como um contratado na banda, com cara de bunda, se perguntando por que o instrumento dele não chama tanta atenção quanto a guitarra ou a bateria.

    Bom, que a guitarra é o instrumento q mais se destaca, é inegável. Fritação é o sonho de consumo de qualquer guri de 14 anos. Mas o tecladista tem q se impor, e fazer valer a sua importância na banda. Algumas bandas fazem a heresia de deixar o tecladista atrás do palco (Iron Maiden, p.e.), mas outras colocaram os key players em seu devido lugar, e criaram monstros sagrados como John Lord, Rudess, Rick Wakeman, etc.

    Portanto, os tecladistas brasileiros tem q se impor, e, sem caras e bocas (ex.: Steve Vai), lançar as luzes sobre si. Afinal de contas, música é arte, e um show musical, antes de mansi nada, é um espetáculo.

    Abs!

    Douglas_
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Só pra compartilhar minha felicidade.

    Completei meu set versão 1.0, composto por:

    - Teclado Roland D50
    - Módulo Korg 01R/W
    - Módulo Yamaha TX7
    - Alesis Quadraverb GT (efeitos pro TX7 e pra guitarra)

    E os acessórios, amplificador, par de caixas de som 12", rack e mixer.

    Tem também o cabo midi USB que uso pra mandar e receber patches.

    Pra versão 2.0 vou tentar juntar uma grana pra comprar um Korg Wavestation.

    Douglas_
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Douglas_
    · votar


    Ahh... e bem que eu podia encontrar o card de expansão de Piano do 01w.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Falando em VSTs da vida...

    Alguém já usou os órgãos dos Aplicativos do iPhone??? (Porcket Organ) Putzzzzzz muito melhor que muita coisa por ai... Sem falar em uns synths mono que tem... caramba...

    Vou gravar alguma coisa com o iPhone e posto pra vocês... e digo mais eu vou usar ao vivo essa porcaria... kkkk

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ThyagoAmaral

    Que decepção para a legião dos tecladistas... Você é uma ovelha negra!!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ThyagoAmaral

    Bem ao estilo da Dick e os Vigaristas xD

    Nesses dias os teclados controladores virão com bluetooth e controlarão VSTis instalados em celulares...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: ThyagoAmaral
    · votar


    Pra Iphone já tem controladores dedicados com wells, knobs e pads e um buraco pra colocar o iPhone no meio... e usar por ai... com zero de latência...

    Os pianos são meia boca d+... agora os órgans... tem drawbars... upper e lower... drives, reverbs, tudo em tempo real... fast e slow... fora os clics, perc e mais um monte de coisa... vou tentar tirar foto das telas e posto aqui mais tarde... =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Filosofando sobre VSTi