Filosofando sobre estética

Autor Mensagem
Milenawins
Veterano
# jun/13 · Editado por: Milenawins


Gente, abri esse fórum pra conversar fiado mesmo....me desculpem veteranos, mas acontece um fenômeno interessante na minha casa.... Meu pai tem um piano acústico meio desafinado.....
A tecla é hiper pesada e eu não consigo tocar nele . A questão é que quando tem festa na casa dele e eu estou presente, as pessoas me pedem pra tocar nele! E eu num consigo.....se eu montar meu nord electro 3 , ninguém pede pra eu tocar...tem que ser no pianão.........gente....... As pessoas gostam do móvel né?acham que um sintetizador num tem som.....pior que eu passo sufoco sempre, pq o piano tá uma bos............desculpem....rsrs, mas a insistênscia é grande.....e.....pior( ou melhor) é que no nord o som sai.... Que raiva!Não consugo mostrar nem 1/100 das músicas que toco.....desculpem o desabafo.....

Lelo Mig
Membro
# jun/13
· votar


Milenawins

Cara, não sou tecladista e corro o risco de ser "massacrado" aqui, mas nos meus 30 anos de música, tocando com tecladistas SEMPRE percebi uma coisa.

Os que vêm do piano tocam teclado numa "nice"

Os que vêm do teclado só sifodem no piano.....hehehehe

TG Aoshi
Veterano
# jun/13
· votar


Milenawins
Lelo Mig
É que é meio difícil de falar alguma coisa sem "sentir" realmente o estado do piano.

Mas não vai ser massacrado não, =p
é bem por aí mesmo, fazer um piano digital soar bem é fácil, agora o acústico...

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Sim,sim, mas isso é por que as teclas do piano costumam ser mais pesadas (ainda mais o do meu pai, que além de pesadas estão desrreguladas). É uma questão de costume... A questão não é essa....a questão é que ninguém pede pra eu tocar quando tem um piano digital por perto....mas no piano que num dou conta, que é o acústico vertical..quase me matam pra eu tocar....

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Tô pensando em construir uma caixa de madeira e enfiar meu nord dentro pra fingir que é um graaaaande piano....rsrsrsrsr

TG Aoshi
Veterano
# jun/13
· votar


Milenawins
haha, desculpa! Eu sei que o enfoque nem era esse =S

Bom, ia sugerir pra você mandar todos a m****, pegar o seu Nord e tocar. Afinal, você que tá fazendo a música, ué... =p

Mas falando sério, pq não monta o Nord contra a vontade de todos? E também porque você não começa a treinar no piano de vez em quando?

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


TG Aoshi
Unnnn.....sim,sim........moro em BH, a casa do meu pai é em Nova Lima, tá meio difícil de treinar ( e vou ter que TREINAAAAR MESMO) lá, mas é uma boa idéia sim!

fernando tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


As pessoas gostam do móvel né?
sim, e se fosse um piano de cauda branco você estaria amarrada nele até agora

se eu montar meu nord electro 3 , ninguém pede pra eu tocar...
imagina o paralelo, uma mesa cheia de suco natural, pode ser que a fruta estava meio passada, mas continua sendo suco natural, então você chega e tenta convencer todos com um saquinho de Tang ..o tang pode ter até um sabor melhor que o suco, mas continua sendo artificial

querendo ou não, instrumentos acústicos tem um ar mais intimista, se você for em uma rodinha de amigos, lual... e eles estiverem tocando, você não vai ver alguém com guitarra, 30 pedais e um ampli marschall e o batera com uma bateria de 20 peças com bumbo duplo, (seira lindo o som), mas todos por algum motivo gostariam de ouvir um som com violão e cajon


pq o piano tá uma bos............desculpem....rsrs
conversa em casa, junta uma grana, chama um afinador, além de afinar ele faz uma regulagem básica, talvez não deixe 100% na primeira, mas já fica melhor, na próxima chamada já dá outro trato

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


fernando tecladista
Kkkk, adorei!
Olha a minha estratégia: levo o nord e monto perto do pianão...qusndo me encherem, eu vou pro nord....será que o povo ainda sim revoltará?rsrsrs

Berg Varela
Veterano
# jun/13 · Editado por: Berg Varela
· votar


Milenawins

Tem um buffet aqui em minha cidade que tem um piano William Tonk Upright,somente de enfeite,mas eu já abrir e o piano apesar de estar muito mal conservado,ainda toca e tem algumas notas afinadas.
Quando eu toco naquele piano,eu posso senti um pouco do que vc sente,pois meu ouvido não é acostumado com som HONKY-TONK,qualquer peça um pouco mais lenta,fica meio estranho,fora as desregulagem das teclas,hora pesadas,horas maneiras demais,juntando com a desafinação.fica um Deus nos acuda.

Um timbre de piano de um Yamaha PSR antigo é melhor que aquilo.

fernando tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


Milenawins
já passei por apertos assim
toco em casamentos
e certa vez fui tocar em um que foi na própria casa da pessoa e foi por ai, tinha um piano lá que estava até legal, mandaram afinar, regulado.... mas era um piano de armário simples de marca que nunca ví, legal pra estudar, mas não era algo que falava alto
comentei de levar meu teclado, mais caixas de som, porque depois a festa era em dois ambientes e etc.... mas queriam que eu tocasse no piano porque era "piano" porque o piano era da familia e coisas assim
inventei uma desculpa que eu estava com problema de tendinite e que não dava pra tocar piano a noite inteira que eu faria a cerimonia nele, mas a recepção no teclado, isso eles aceitaram
na hora H, enchei a sala de gente, onde eu nem podia me mexer, o piano em um canto, o ambiente somado com, flores, tapete, vestidos, véus, cadeiras com almofadinhas e pano no encosto e o piano ficou abafadão e eu arrebentando as teclas pra soar alguma coisa
no teclado eu teria um timbre melhor com as caixas no tripé acima de tudo que atrapalha

----------------------------------------------

mas confesso que até eu não gosto quando vejo um piano sem usar e a pessoa tocando em um digital ao lado
já vi muito disso em praça de alimentação de shopping

Greenwood
Veterano
# jun/13
· votar


Milenawins

Piano é lindo. Mas o "lindo" é subjetivo. Pronto. Tá feita a confusão.

Não gaste um centavo mandando consertar este piano. Por mais lindo que seja, vc gosta mesmo é do seu Nord (e com toda razão). Invista no seu Nord. Compre uma caixa Peavey. Não gaste com o piano não. Piano é apenas "lindo"...

Eu tenho uma dificuldade horrível pra tocar piano... não treinei...estudei pouco... gosto mesmo é das teclas "molinhas" dos meus Rolands...

Questão de gosto! Mas muito legal o seu tópico....

Pra terminar, mande "às favas" quem comparar o seu Nord com um suco de pozinho....

Apareça mais... falta mulher nesse lugar aqui!!!

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


fernando tecladista
Adorei a desculpa da tendinite, e.....praça de alimentação de shopping não! Pelo amor de Deus! Esqueci da minha estratégia......rsrs

silvG8
Veterano
# jun/13
· votar


Milenawins
O seu tópico até que toca num ponto interessante. O apelo visual do instrumento é muito importante do ponto de vista de performance. Acho que no geral, os instrumentos acústicos chamam realmente a atenção, principalmente de leigos como os seus parentes (ou a maior parte).

Uma outra coisa interessante, mudando um pouco do foco do tópico, mas baseado no que li, é que nenhum piano digital consegue reproduzir a minha maneira de tocar no piano. Um outro detalhe é que um piano digital dificilmente consegue reproduzir o que eu toco, tanto pelo lado da polifonia, quanto da sonoridade, pois em um piano muitos são os meios de criar sons de uma forma diferente (como o meio stacatto por exemplo, visto nas músicas românticas).

Um outro detalhe é que no piano acústico você lida com um som produzido de forma natural, algo que nada digital consegue reproduzir com uma grande fidelidade... a beleza do som do piano está no fato de que nenhuma nota é tocada exatamente como a outra, e a maneira individual como cada pessoa interage com o instrumento afeta sua sonoridade. Com teclados isso existe em uma graduação MUITO menor, onde a performance e sonoridade geralmente dependem da capacidade do músico de alterar e modular parâmetros em tempo real.

Quanto ao que um dos amigos falou acima, é totalmente verdade. Toco piano desde a infância e nunca tive dificuldade para lidar com as teclas leves (não, eu não toco nelas como um cavalo). Já o oposto geralmente é comum, até para aqueles que tocam um piano digital com peso.

A única dificuldade que tenho para tocar teclado é a adaptação da técnica, porque toco piano clássico, e teclados basicamente são utilizados em música popular... tudo é tecnicamente muito diferente para mim, embora não necessariamente difícil.

Espero ter contribuído positivamente para este tópico. :)

Edson Caetano
Veterano
# jun/13
· votar


A muito tempo deixei de fazer música para os outros, faço música para mim

Então não tem esta de me encherem o saco, se estou afim eu toco, se não, toco do mesmo jeito, e que se lasque quem está por perto hehe

Parece radical, mas é sempre assim: " toque aquela do Teló", ou "não sabe tocar isso, ou aquilo", "toca uma música inteira aí"... até explicar o meu estilo musical, a minha estética músical, já perdi a paciência e já fui tomar umas brejas hehe

Se é para alegrar os outros com o popular nas festinhas, pego o violão e fico lá mandando ver no pop rock nacional, muito anos 80, muita porcaria, uma pitadinha de mpb..., se eu cansar não preciso deixar uma pequena fortuna jogada, não arrisco a ter curiosos mexendo no equipamento, não sofro risco de cair nada, etc...

E só para fechar, antigamente era tradição as famílias abastadas terem pianos acústicos em casa, e a dona da casa e seus filhos saberem tocar, então é tradição, as raízes desse apelo ao móvel são seculares e vão muito além, ao meu ver, em ser um instrumento bonito

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Edson Caetano
Boa Edson...curiosa a questão das cervejas tbm!
Por que geralmente no momento que começam a me alugar, está todo mundo com a boca molhada inclusive eu, aí que se torna mais difícil ainda tocar no pianão,rsrsrsrsrsr

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Edson Caetano
Ahhh, se eu não me engano, foi vc que me deu essa idéia de começar a gravar...to gravando aqui, por enquanto com o Audacity mesmo e estou AMANDO o resultado!A bateria fica perfeita!!!!!SUPER FELIZZZZ!E quanto a questão cultural, vc tem toda razão....mudar a cultura de uma sociedade demora séculos mesmo e olhe lá!

sebber
Veterano
# jun/13
· votar


Milenawins

O pessoal não percebe a desafinação dele? Talvez se você mostrar que a afinação do digital é melhor deixem você tocar umas músicas nele.

C2r1i3s
Veterano
# jun/13
· votar


Pega um piano simples, e um ótimo piano eletrico, o primeiro ganha. Não tem como imitar a forma do som.
Pra quem não conhece um nord e um PSR não é tão diferente.

Teclas pesadas é uma questão de treino

Berg Varela
Veterano
# jun/13
· votar


C2r1i3s
Pra quem não conhece um nord e um PSR não é tão diferente.
Teclas pesadas é uma questão de treino


Eu acho que a indireta foi pra mim,pois foi que falei no PSR.
Mas entenda que não falei que um som de Piano Digital seja melhor que um bom piano acústico,falei que um som de PSR era melhor que aquele especifico piano com um som horrível,mal cuidado e com as teclas com ação de martelo toda desregulada,que eu vi,e venhamos e convenhamos,só porque é um piano,necessariamente tem que ter um ótimo som.

Na vida real existe pianos verticais também com péssimos sons.

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Berg Varela
É, tenho que concordar com vc.......

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Berg Varela
Eu particularmente, acho o som do nord, mrlhor que muito piano acústico por aí....

C2r1i3s
Veterano
# jun/13
· votar


Berg Varela

Eu acho que a indireta foi pra mim,pois foi que falei no PSR.
Não foi, nem li o que tu escreveu.

Cara, não sei se é a palavra certa, mas a atmosfera do piano é incopiável, a forma que te vem o som ...
Mas se fosse fazer uma gravação ou coisa do tipo, ai com certeza um nord ganha de muitos pianos.

Gugu tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


Alguém ja tocou em um bom piano mesmo?? É simplesmente lindo, agora esses pianos tipo armario velho e mal conservado é uma droga. Eu faria o seguinte, faria uma cara de tristeza e diria " poxa pena que está desafinado e com as teclas ruins pena mesmo"
Agora um comentario off:
Admiro muito mesmo os pianistas que realmente sabem tocar piano. Cara como é dificil para nos tecladistas tirar um som limpo no piano. Tudo vibra, o som embola, e realmente a tecnica tem que ser bem apurada.

Milenawins
Veterano
# jun/13 · Editado por: Milenawins
· votar


Gugu tecladista

Ao invés de falar o que vc disse acima eu prefiro dizer o seguinte: puxa, como admiro as pessoas que realmente conseguem tocar em pianos desafinados, desrregulados e com as teclas mais pesadas que o normal( por que eu já brinquei em pianos acústicos com teclas bem mais leves do que este que citei acima) e finalizar da seguinte maneira: vcs podem ouvir um som com a qualidade infinitamente superior se eu tocar neste piano digital aqui....o que vcs acham? ( para os leigos, pouco importa se é mais fácil ou difícíl tocar em um piano acústico ou digital...eles querem é ouvir a música e cantar....e.....nunca acharia que um excelente tecladista é musicalmente inferior a um pianista só por que é mais difícil tirar som de um piano desrregulado. Inclusive conheço cada pianista ruim que dá dó....mas que tiram som de piano acústico tiram.....e ainda leem partitura com fluência.....

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Gugu tecladista
Só pra completar, a questão cultural de sempre pedirem pra tocar em um piano acústico é EXATAMENTE por que são leigos no assunto....como disse o Edson Caetano.....uma questão cultural difícil de ser quebrada...

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Gugu tecladista
Para completar MAIS AINDA: CONHEÇO GENTE QUE SÓ CONSEGUE TOCAR EM PIANO COM TECLAS PESADAS....ACHAM SUPER DIFÍCIL TOCAR EM TECLADOS COM TECLAS LEVES. Isso por que nunca treinaram, por que aí iam ver que é fácil....e o oposto também procede em minha opinião.

Jube
Veterano
# jun/13
· votar


O piano é como um bonito carro 86 pelado, com direção pesada, beberrão, marcha dura.
O nord é um carro moderno, direção elétrica, economico, marcha suave.
O que eu não gosto do piano é a imensa falta de praticidade.

Gugu tecladista
Veterano
# jun/13 · Editado por: Gugu tecladista
· votar


Realmente ha pianistas e pianistas, mas realmente um piano digital meio que elimina certas " imperfeições " que existem nos acusticos, a maior diferença que eu sinto é em relação ao pedal sustain pois no teclado ela corta o som totalmente ja no piano as cordas ainda ficam resoando bem é diferente. E as vezes tem pianistas que parece que esta tocando em um cd e outros deixam o som embolar no mesmo piano. Mas tem aqueles pianistas que não tocam um atirei o pau no gato sem a partitura. Penso que pianistas e tecladistas são instrumentistas diferentes assim como violonistas e guitarristas, o que não quer dizer que um não possa fazer bem o outro. Ha sim parabens pelo nord deu ate uma inveja de vc

Milenawins
Veterano
# jun/13
· votar


Gugu tecladista
Obrigada, excelente teclado, mas se eu pudesse eu ia comprar um puta piano acústico de calda pra eu treinar tbm, mas aí já é um sonho....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filosofando sobre estética