yamaha NP-30 alguém conhece?

Autor Mensagem
fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


emerson_ccm

É melhor mesmo... Não sei se já falei aqui, mas tem uma loja no RJ, chamada Cheiro de Música, que vende P85 por uns R$1.800,00 (só R$500,00 a mais que esse NP30 do Mercado Livre).

emerson_ccm
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

vc acha então que usando só os pianos do p85 e o mo6 eles formam uma boa dupla???
dá para fazer bastante coisa com esses dois juntos??? obs!!! mas "separados via MID"...

emerson_ccm
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul

puts o cara é rápido na resposta hem hehe....
eu moro no interior de são paulo....
o frete fica uns centoepocos reais....
não sei se compensa comprar pela net só por causa de 150 á 200 reais...pela net é foda mano sei lá....
mas já tinha pesquisado nessa loja, os instrumentos lá são muito baratos...

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


emerson_ccm

Se tiver loja aí em SP que venda por R$200,00 a mais, "só", compensa mil vezes pegar aí do que pegar no RJ... É que eu andei vendo uns P85 por R$2.400,00 por aí, e, se for assim, compensa pegar lá no RJ.

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


emerson_ccm

"dá para fazer bastante coisa com esses dois juntos??? obs!!! mas "separados via MID"..."

Essa parte eu não entendi. Dá pra reformular o texto?

emerson_ccm
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

usar os dois teclados...
eu nunca toquei com dois teclados, só com um....

eu pergunto para vc que tem mais experiencia com instrumentos do que eu, o q dá pra fazer com os dois teclados???

tipo aranjos, idéias de como tocar nos dois teclados juntos....
eu sei que isso depende da criatividade de cada um, e de sua própria técnica para tocar os dois juntos...

mas dis aí, qual a dica, uso piano no p85 e qual outro timbre no mo6 por exemplo...

tipo, como vc trabalharia com um p85 e um mo6????

entendeu???

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

Agora entendi.

Você já percebeu que no modo perform do MO6, você pode dividir ou misturar quatro sons ao mesmo tempo. Logo, essa função dos sintetizadores possibilita tocar diversos sons que aparecem durante o decorrer da música, sem ter que trocar de programa.

Ex: a música começa com um som de piano acústico dedilhado e logo depois entra um solo de cordas (strings), mas o piano continua tocando enquanto o solo de cordas está sendo executado, e no final da introdução da música as cordas param e entra um pad dando uma deixa para o cantor começar a cantar junto com o piano que ainda está tocando.

Bom, dependendo do tamanho da escala que cada som vai usar, só com o MO6 dá pra fazer essas combinações no modo perform da seguinte forma.

Como o MO6 trabalha com quatro zonas, coloca o piano Acústico na zona 1 nas três primeiras oitavas com o volume no máximo, coloca o pad na zona 2 também nestas três primeiras oitavas, mas com o volume no mínimo (zero), e coloca dois strings um na zona 3 com o volume 75 e com a oitava em -1 nas duas últimas oitavas e o outro estrings na zona 4 com o volume 100 também nas duas últimas oitavas, ambos os strings com a função de sustain pedal desligado.

Simulação: Agora você executa o dedilhado do piano acústico com as duas mãos, logo imagine que é à hora de entrar o solo dos strings, então continue com a mão esquerda fazendo a base no piano e a direita execute o solo dos strings, na hora que você executar a última nota do solo dos strings, com a mão esquerda aumente o som do pad usando o segundo slider que corresponde ao volume da segunda zona, que no caso é o pad, e agora com as duas mãos coloque um acorde final par a introdução, que soará piano acústico e pad ao mesmo tempo. Parece complicado, mas é simples. Faça a experiência passo a passo e veja o resultado.

Já fez a experiência?

Veja que dá para fazer muita coisa sem ter que mudar de programa, mas dá para perceber que fica limitado o piano, pois dependendo do que precisa ser executado, três oitavas fica pouco.

Agora, vamos fazer diferente, usando o MO6 e o P-85.

No P-85 você escolhe o som de piano acústico que mais lhe agrada e com ele você vai executar toda parte de piano com a liberdade de usar 88 teclas, acabando com toda limitação de espaço para a execução de piano. Já no MO6, você divide o teclado do mesmo jeito que no caso anterior, só que com mais espaço, pois não tem mais o piano para executar e assim pode dividir melhor entre o pad e os strings, lembrando que agora o pad fica com o volume no máximo. Pois bem, dessa nova maneira você não precisará tirar a mão esquerda para aumentar o volume do pad, pois todos os sons já estarão à disposição e é só tocá-los. Aliás, a mão esquerda não vai sair do P-85, e a direita vai alternar entre os strings e o pad, sem falar que a todo momento o piano vai estar disponível em toda sua extensão.

Deu pra entender. O restante vai depender do que cada música pede. Com o tempo você vai pegando a manha e a coisa fluirá mais fácil.

Fique a vontade que estamos aqui para ajudar e aprender também.

emerson_ccm
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

cara achei muito fera éssa dica do mo6...
eu tenho ele faz uns 7 meses e eu nunca mexi na parte de criar timbres novos e usar as 4 zonas dele....
a única coisa que precisei mexer foi com o sequencer dele em um casamento, mais só consegui gravar a marcha nupicial inteira....
não consegui manipular uma música criada, do jeito que eu queria ao vivo...
queria poder usar mais os lups e usar a bateria do mo6 para usar nas missas pois minha banda só tem teclado, baixo e violão....
mas já li aquele manual e é muito complicado.....
parece que nos psr da vida isso fica tão mais fácil de criar...
tem um botão de introdução da música o meio e um para o fim....
daí é só apertalos como eu bem entender na música....
mas com o mo6 não consegui criar isso de maneira que eu pudesse manipular a música criada ao vivo...
entendi??

vou fazer o teste das zonas que vc me falou, cara achei muito fera...piano,strings e pad...intereçante...

há, se vc souber criar lups de bateria com o mo6, e manipula-los ao vivo de forma legal, dá umas dicas nessa parte tbém...

valeu mano.....
vou fazer o teste com o mo6 depois eu te falo como ficou...

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


emerson_ccm

Sobre a questão que você citou, vale ressaltar que o MO não foi criado com essa finalidade. Isto fica muito fácil com um PSR porque ele é feito para tocar só, sem banda, tipo barzinho. Por isso que ele tem botões dedicados para viradas de bateria e finalização. Porém não quer dizer que o MO não possa quebrar seu galho.

Você deve ter percebido que vêm uns perform de fábrica com uma montagem que combina sons, loops de bateria e arpegiador. Pois bem, esses perform de fábrica servem como modelo, e já têm alguns muito bons para música lenta, é só você procurar. Abaixo do display existem botões F1, F2, F3.... que servem par mudar o modelo do arpegiador, tanto para sons como para a bateria, e neles você pode escolher entre loops e viradas, só não dá para fazer a finalização, mas aí com criatividade você inventa na mão mesmo.

Mais uma vez, veja os modelos de fábrica, pois eles serão sua fonte inspiradora bem como vai lhe ajudar a conhecer o processo como eles são montados. Olhe no manual que vem uma relação de modelos de arpegios de bateria, e você pode escolher qual o melhor para a música que você quer tocar. Como você disse que sua banda já tem Baixo e Violão, monte o perform só com os sons de teclado e coloque a bateria com arpegiador, e escolha as opções de loops, viradas e o tempo (andamento) da música, colocando-as nas teclas F1, F2, F3... conforme facilite sua execução. Salve o perform com o nome da música e é só o pessoal da sua banda te seguir e tá tudo certo. Leia o manual com calma e analise como os modelos de fábrica são criados.

Cara você está com uma ferramenta muito poderosa em questão de sons e principalmente de arpegiadores, que iguais os dá Yamaha eu não vi ainda.

É bom você ver alguns vídeos sobre o MO no youtube para abrir mais a mente, tem muita coisa interessante lá.

emerson_ccm
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

beleza mano vou dar uma fuçada na máquina aquí...

Pleyel
Veterano
# out/12
· votar


Cara tenho um np30 da yamaha aqui em casa que uso para estudar... Nao tenho do que reclamar, pois e portatil, leve e tem um som bem proximo aos acusticos.
E ainda me custou uma mixaria nos eua.
Abs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a yamaha NP-30 alguém conhece?