yamaha NP-30 alguém conhece?

Autor Mensagem
emerson_ccm
Veterano
# jan/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


MAB Keyboard e pessoal do FCC


valeu galera pelas dicas, já me decidi, agora é só juntar a grana e comprar um cp33...

agora me veio a cabeça, só curiosidade???? pois vou de cp33, pelo timbre de piano e pelas teclas...

qual é melhor como piano digital e controlador????

cp33 ou kurzweil sp2???

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


Não sei se é minha "tara" por Kurzweil... Mas mesmo sabendo que o CP33 é melhor que o SP2, não consigo parar de pensar em comprar o Kurzweil... Deve ter sido macumba ou algo do tipo, só pode...

O CP33 tem som de piano melhor e acredito que como controlador, seja similar ao SP2.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda

O CP33 tem som de piano melhor e acredito que como controlador, seja similar ao SP2.

Eu ía até pelo contrário... Apesar de bens diferentes, acho que estão em bom nível os pianos do SP e do CP... Isto é, se realmente o tal Stereo Trick Piano seja o mesmo do PC88, PC2, K26XX...

Agora ouvir muito falar que muitas funções de complexidade como controlador do modo MIDI Setup do SP76/88 foram capadas do SP2... Será verdade? Se isto for verídico já díria que o CP33 é melhor Controlador...

Agora ondeo CP33 vai ser inquestionavelmente melhor, segundo MHO são nas teclas... Não gostei das teclas do SP2, nem do SP2X... teclas pesadas pra descer e rápidas de mais pra voltar... e com diferença do pesado muito pequena para o semi-pesado. Gosto do mecanismo pesado, o qual as teclas descem com conforto, e retornam com peso... Pra mim Kurzweil acha que teclas pesadas são teclas duras... :|

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Realmente, pequei um pouco na minha colocação. O nível dos pianos do SP2 e CP33 é o mesmo. Cada um com sua particularidade. Eu que puxei sardinha pro CP33, hehehe.

O tal piano famosão da Kurzweil está nessa linha SP2. É o Triple Strike Grand Piano, de três layers.

Quanto à função de controlador, realmente é verdade. Ele só manda em 4 canais midi, contra os 16 do SP76/88/88x. O Ricardo Garcia da Condortech (representante da Kurzweil no Brasil) me falou que em breve (na época, em 2007) essa função chegaria ao SP2 em forma de update de S.O.

Quanto às teclas, as do SP2 são similares ao do SP76, mas fazem menos barulho. Pode ter sido impressão minha... Deve ser o mesmo mecanismo. O mesmo para o SP88x comparado ao SP2x

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

"Apesar de bens diferentes, acho que estão em bom nível os pianos do SP e do CP..."

Com certeza o do CP33 é muito melhor.

"Isto é, se realmente o tal Stereo Trick Piano seja o mesmo do PC88, PC2, K26XX"

Com certeza não é.

"Agora aonde o CP33 vai ser inquestionavelmente melhor, segundo MHO são nas teclas..."

Agora você acertou em cheio.

Jonathas Lacerda

"O nível dos pianos do SP2 e CP33 é o mesmo"

Você estava certo e não agüentou a pressão. Os do CP33 são muito superiores mesmo.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


eu nunca testei os pianos do cp33, tem um amigo meu que tem um sp2....
sinceramente, não achei "maravilhoso"....
tipo assim, quando eu escuto um timbre de piano, que eu acho bom pa carmba, véio eu fico escutando todo dia, até chegar o dia de eu ir compra-lo, os pianos do sp2 não me imprecionaram...
Mas os do cp33 puts...
eu acho que não tem nem comparação, os do cp33 são muito melhores, e com as teclas pesadas, vc tem muito mais controle do timbre....

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


MAB Keyboard

São diferentes pra caramba..
Eu gostou muito deste Triple Trikle Grand Piano da Kurzweil...

Usei muito o sample do PC88 no TR e o timbre era aveludado, muito gostoso... Também gosto muito de ouvir o timbre de piano do K2600 enfim... Até o timbre básico do SP, tem um ótimo destaque com banda...

Aí vai... Porque o timbre do CP33 é melhor? São diferentes pra caramba... Para mim os dois TIMBRES me serveriam muito bem na banda... Diferentes pacas, mas nem pior nem melhor!!! Diferentes e em mesmo nível...

No fim das contas me serveriam muito melhor que "So True, ConcertPiano88, PurePiano X, UltimatPiano, LA Piano, BlendPiano... E por aí vai!...

EDIT: Agora que CP33 é uma máquina superior ao SP2X eu não posso negar... Não compraria um SP2X pelo que cobram por ele nem a pau...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


alguém já testou o cp 33????
ele é bom no P.A, como o sp76????

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Você estava certo e não agüentou a pressão.

Na verdade, não. Minha opinião estava meio equivocada. Eu quis dizer o mesmo que o Jeferson disse... São diferentes pra caramba, mas os dois me serviriam muito bem, apesar de gostar mais da sonoridade do CP33... Mas não quer dizer que não goste do SP2... Muito pelo contrário...

Quanto ao piano do Kurzweil, a informação é:

Endless hours of engineering and sample editing went into our Triple Strike Grand Piano sound, and it shows. Behind the scenes, the SP2X's powerful synth engine brings these samples to life and makes them sing. The result is an instrument which not only sounds like, but feels like a real piano.

Claro que os fabricantes exageram e aumentam a capacidade de seus equipamentos para poder vender mais... Mas o som de piano do SP2 me pareceu MUITO melhor que o do meu antigo SP76.

E não tem esse lance de aguentar ou não a pressão, cara... Até acho que o piano do CP33 seja melhor que o do SP2x... Mas esse melhor que falo, é basicamente porque o do Yamaha ME agrada mais. Mas tem gente que mata e morre pelo Kurzweil... Além disso, tenho minhas opiniões formadas o suficiente para manter minha opinião quando acho que estou certo. Nesse caso, eu apenas me expressei mal na minha primeira resposta ao Jeferson. Ele faz parte do meu círculo de amizades aqui no FCC e assim como eu respeito a opinião dele, ele também respeita a minha :D

Acho que o SP2X e CP33 estão no mesmo nível. Assim como o XS está no mesmo nível com o FG e M3... A diferença estará em quem comprar qualquer um deles. São equipamentos equivalentes e só o gosto pessoal vai definir qual comprar.

Eu mesmo já falei que acho o CP33 melhor que o SP2X... Mas tem algo que me faz pender para o Kurzweil... Eu ainda não sei o que é. Deve ser aquele Rhodes q ele tem...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

"Aí vai... Porque o timbre do CP33 é melhor? São diferentes pra caramba... Para mim os dois TIMBRES me serveriam muito bem na banda... Diferentes pacas, mas nem pior nem melhor!!! Diferentes e em mesmo nível...".

Com os do K2600 eu acredito, mas com os do SP. Hum...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


ele é bom no P.A, como o sp76????
o cp33 é bom no P.A quanto o sp76 ou não???
é uma pergunta besta, mas quero tirar todas as dúvidas para depois testa-lo....

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Bom... Não posso te dar 100% de certeza, já que nunca usei o CP33 no PA, mas de acordo com caras daqui do fórum, que são exigentíssimos com esse aspecto, eles não teriam comprado o CP33 se tivessem dúvidas. Artref, apresente-se e ajude nosso caro colega!

Falando nisso, seu Artref. Me explica porque eu quero um SP2x no lugar do CP33 pelamordedeus... Tow me sentindo culpado em querer comprar o SP2x no lugar do CP33 mesmo sabendo que o Yamaha é superior.

Fala ai sobre tudo... Aliás, tu tá devendo um Review do CP33 pra gente né? Fez o tópico pedindo ajuda pra decidir a comprar, achou um baratinho por 2600 e não fez o review né? Tá merecendo BAN e só não te denunciei porque não tem opção de denuncia pra quem não "cria reviews"! :D

O cara ficou importante e deve estar acompanhando algum cantor Gospel famoso... Ai esquece dos amigos :D

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda

Cara não tenho um CP33, mas pretendo comprar para completar meu set. Só tive a oportunidade de testar na loja, mas vou te explicar porque prefiro ele e não o SP2X.

Peso: CP33 18kg x SP2X 22kg = 1x0 para o CP33;

Tamanho: CP33 131,20cm x SP2X 141,20cm = 2x0 para o CP33;

Mecanismo de teclas: Reconhecidamente o da Yamaha é melhor = 3x0 para o CP33;

Sons: O som de piano do CP33 tem uma melhor dinâmica nas camadas, proporcionando melhor expressão. Percebe-se que no SP2X, a distância entre o som abafado (colocando-se pouca força nas teclas) e o som brilhante (colocando muita força nas teclas) é muito curta, o que dá a impressão de que o som é sampleado só com duas camadas. No CP33 essa distância é maior = 4x0 para o CP33.

Controlador: Não pude experimentar a capacidade do CP33, a do SP eu conheço, mas acho que estão no mesmo patamar = empate técnico.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Bom... o piano do SP2 tem realmente três camadas, e não duas como você citou. E você avaliou apenas o som do Piano. E os outros?

Edilsontriton
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda
MAB Keyboard
Jeferson Fernandes

Bom... o piano do SP2 tem realmente três camadas, e não duas como você citou. E você avaliou apenas o som do Piano. E os outros?

Será que o som do piano do SP2 é o mesmo de Módulo ME1?
possuo este módulo e não sinto que o timbre muda tanto quando se aplica mais força nas teclas ou seja tocando com bastante força não ouço aquele agudo metálico tinindo... uso um controlador de 76 teclas semi-pesadas o Roland A-33.

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Jonathas Lacerda

"o piano do SP2 tem realmente três camadas, e não duas como você citou"

Eu não disse que só tem duas camadas, mas que pela falta da dinâmica, parece ter só duas camadas. "o que dá a impressão de que o som é sampleado só com duas camadas" é ou não é diferente?

Agora quanto aos outros sons, eu te pergunto, qual é a proposta de um Stage Piano. Re: Simular um Piano e proporcionar uma plataforma de controle para uma melhor performance musical.

O que vai interessar tanto no CP33 quanto no SP2X, são os Ac. Pianos, EPs e Strings para fazer layer com um piano, o resto é só para encher lingüiça. É tanto que esses sons não possuem a mesma qualidade dos Ac. Pianos e EPs, que são o ponto forte do instrumento. Ou você acha que quem compra um CP33 tá preocupado com os outros sons. Os outros que interessam estão lá no Synth.

Amigo. Se você se identifica mais com os sons do SP2, então vá em frente, pois o gosto é pessoal. O que parece melhor pra mim, pode não parecer pra você e vise-versa.

Só estamos aqui para trocar idéias. Espero estar ajudando.

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Edilsontriton

Foi justamente isso que tentei explicar ao Jonathas Lacerda.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


Mas o cp33 é bom ou não é no P.A, como o sp76??????
hehe...sou chato pacaramba né......

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Nunca testei em PA, mas acredito que segue a lógica do Motif, é um Yamaha, esquesceu?

Mas tem gente aqui que tem e vai te confirmar. Acho que é por causa das férias. hahaha

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


gente!!!!
me desculpem a pergunta mas a grana ta curta hehe...
o timbre de piano e as teclas do p85, são equivalentes as do cp33????

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

Não. Tanto os sons quanto as teclas são inferiores.

Observando o nível dos equipamentos, já dá para ver que há muita diferença, mas vamos lá.

São instrumentos com propostas diferentes, o P-85 é um piano para estudo, portanto não teria que ter necessariamente um excelente som de piano, no caso do CP33 ou P-140/155, são equipamentos de uso profissional.

O P-85 possui teclas GHS - Grand Hammer Standard, isso quer dizer que possuem um peso inferior e conseqüentemente são mais macias que as teclas Hammer Action ou Hammer Balance que equipam o CP33 e o P-140/155.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Emerson,

Eu deixei uma mesagem com os detalhes que você me pediu...

Já toquei bastante vezes com um e com o outro e quero ser bem prático na minha opnião, esquecendo o que se nota pelos reviews e pelas fichas técnicas, e considerando muito o pragmatismo da coisa... ... Com sua licença vou transcrever um pouco do que escrevi na mensagem que deixo para você por MP:

Entre o P85 e o CP33 as diferenças basicamente são: O CP33 é um controlador completo, com faders, wheells e toda a complexidade de funções de um Master Keyboard... O P85 não é controlador, seria um controlador bem simples, e a maioria das funções deverão no caso ser manipuladas no MO6... O CP33 conseguirá manipular a maioria das funções do MO6 de forma remota... Ambos tem um mecanismo excelente, só que o CP33 tem o GH (Grand Hammer) e o P85 o GHS que é o Standard, uma versão menos sofisticada do GH... Mas sinceramente não vejo uma diferença gritante... A diferença no peso é muito sutil e não justifica grandes comparações... Ambos são ótimos mecanismos... O CP33 pesa o dobro do P85 e é de metal, enquanto o P85 pesa perto de 10Kg e é de plástico... O P85 não tem wheels nem interface dedicada de audio... Ele tem só saída P10 para fone (pré-amplificada), enquanto o CP33 tem saída de audio dedicada... O P85 tem falantes, e o CP33 não tem... Os timbres básicos de ambos são muito semelhantes.. Eu diria que são os mesmos... Teria que comparar um do lado do outro, mas das vezes que os utilizei os Pianos acústicos, Rhodes e EPs soaram iguais para mim, sem diferença algumas... Se eu fosse dono da verdade bateria o pé aqui dizendo até que são os mesmos... O CP33 tem algum timbre a mais, mas faz parte dos bonus que eu não utilizaria em nenhum dos dois...

Um amigo meu da banda, baixista adiquiriu um CP33 agora no Natal para usá-lo como controlador.... Deixa ele vacilar que eu vou usá-lo muito ainda.... Pena que eu o achei um pouco pesado não refrescando meus problemas, mas já fucei e o revirei... Ótimo equipamento, e para meu uso em vista dos equipamentos que já tenho e do que eu preciso, conhecendo os dois eu ía cegamento no P85 pelos seguintes motivos: Tem falantes para se estudar em casa... É levissimo, 2 teclados pesados ninguém merece... Tem teclas boas e bom timbre de piano, rhodes e EP... Repetindo, do mesmo saco que o CP33... rs..

Abraços...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

São instrumentos com propostas diferentes. Eu não diria qual o emerson deveria comprar, e sim qual ele vai precisar.

As suas necessidades são quem vai dizer qual instrumento atende perfeitamente para seu uso.

Eu só compraria um p-85 se fosse para brincar com ele em casa, pois não atende as minhas necessidades, mas pode atender as dele. E nesse caso, até um p-70 que é mais barato, resolve.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


MAB Keyboard

São instrumentos com propostas diferentes. Eu não diria qual o emerson deveria comprar, e sim qual ele vai precisar.

Exato. Por isto que deixei claro que EU íria no P85 pelos argumentos que eu citei... Até porque, as propostas são diferentes mesmo, mas pelo que entendi nos questionamentos do Emerson, o intuíto dele é ter teclas com ação pesadas para controlar timbres de piano acústico do MO6 em um equipamento com timbres internos...
Ele falou desde P85, CP33 até SP, PK88... enfim...
Dentro de um perfil que eu tracei nos questionamentos dele, eu tenho a opnião que o custo-benefício do P85 é maior que o do CP33...

Agora, se me permite, muito respeitosamente vou dar minha opnião a respeito de algo que eu tenho percebido nos seus comentários!!! Você tem uma base muito grande sobre tecnologia e equipamentos o que é de muita valia para o FCC. Com certeza em pouco tempo será uma das referências do FCC/8, entretanto as vezes tenho a impressão que você se baseia muito no que lê em termos de reviews, manuais, especificações. Não estou questionando a sua experiência e muito menos seu conhecimento, as vezes pode ser só impressão mesmo, ou até seu modo de expressar, por isto eu acho que ser um pouquinho mais pragmático nos comentários seria de muita valia... Por exemplo: O teclado A tecnicamente é superior ao B, por causa de X, Y, Z, mas sabe que andei ouvindo, tocando, testando, fuçando, e percebi que o B é interessante, porque apesar de X, Y o Z não funciona como deveria, já o Z de B me surpreendeu por causa disto e daquilo outro...

Isto ajuda a gente ganhar a confiança e o respeito de todos os amigos do fórum!

Só a figura de exemplo... tenho para mim que o iniciante que tem 4000,00 para investir em um equipamento e ler o manual do Juno-G nunca vai querer comprar um TR ou MO6. Mas quem já teve estes equipamentos sabe que a realidade é muito diferente do que parece, e o FCC/8 é um instrumento muito bacana para gente expor e discutir estes pontos!!!

Abraços...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Valeu pelos toques. É que sou muito prático e às vezes penso que a pessoa está raciocinando no mesmo ritmo que eu, mas é com a ajuda dos amigos do FCC que agente vai se lapidando.

Fique tranqüilo quanto a esses comentários, pois estamos abertos a sempre aprender, pois aquele que acha saber tudo é o mais ignorante de todos.

Filosofei.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Hehehehe... Tá certo mano!!!

Abraços...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


pergunta por falta de grana pra comprar um cp33....

com o p85 eu vou conseguir por exemplo:

no p85 existem, se eu não me engano, tem 10 timbres, um cada botão, então eu posso programar no primeiro botão o piano do p85, no segundo um rhodes do mo6, no terseiro um dx do mo6, e assim vai....
e nisso posso mudar de timbre no mo6, que no p85 vai estar tudo no esquema ainda, não muda nada, no primeiro botão o piano do p85, no segundo o rhodes do mo6 e assim vai...

e depois que eu desliga-lo, é só ligar de novo que vai estar tudo na memória....já no esquema manja...


se eu conseguir fazer isso com o p85 e o mo6, já éra é só juntar a grana e ir pro abraço....

isso é possível????
ou só com o cp33???

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


emerson_ccm

Então Emerson... Não tenho certeza que ele tem funções de MIDI SETUP... Vou pesquisar, qualquer dúvida dou um toque.

EDIT: O SP76 era fera nesta praia de MIDI Setup...

Abraços...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


se alguém quiser dar uma olhada, no manual do p85 em português, pra ver c dá pra fazer isso que perguntei....

o link do manual é esse:

http://manual-de-instrucoes.com/414159.php?k=08c76eff6d7c5a4c829786284 69b0e62&ID=511043&q=YAMAHA%20P-85-P-85S&cM=-1

eu nu entendi nada hehe........

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


emerson_ccm

Tranquilo Emerson... Ele não tem as funções explodidas em botões, mas faz todo o MIDI SETUP (PROGRAM CHANGE, CC Global, LOCAL RX/TX) através de atalhos que estão no manual...

Seleção de canal de transmissão/recepção de MIDI

Em qualquer configuração de controle de MIDI, os canais MIDI do
equipamento de transmissão e recepção devem ser iguais para a
transferência de dados correta.
Esse parâmetro permite a especificação do canal em que o P-85
transmitirá ou receberá dados MIDI.
Configurando o canal de transmissão
Mantendo pressionados os botões [DEMO/SONG] e [METRONOME]
simultaneamente, pressione uma tecla entre Dó 1 e Mi 2.
Configurando o canal de recepção
Mantendo pressionados os botões [DEMO/SONG] e [METRONOME], pressione
uma tecla entre Dó 4 e Fá 5....

Local Control ON/OFF (Controle local ON/OFF)

"Local Control" (Controle local) refere-se ao fato de que, geralmente, o teclado do P-85 controla o
gerador interno de tons, permitindo que as vozes internas sejam tocadas diretamente no teclado....

Program Change ON/OFF
(Alteração de programa ON/OFF)


Normalmente, o P-85 responderá aos números de alteração de programa MIDI recebidos de um
teclado externo ou outro dispositivo MIDI, fazendo com que a voz com o número correspondente
seja selecionada no canal correspondente (a voz do teclado não é alterada). O P-85 geralmente
também envia um número de alteração de programa MIDI sempre que uma de suas vozes é
selecionada, fazendo com que a voz ou o programa numerado correspondente seja selecionado no
dispositivo MIDI externo, caso o mesmo esteja configurado para receber e responder aos números
de alteração de programa MIDI. Essa função torna possível o cancelamento da recepção e da
transmissão do número de alteração de programa, para que as vozes possam ser selecionadas no
P-85 sem que isso afete o dispositivo MIDI externo.
Mantendo pressionados os botões [DEMO/SONG] e [METRONOME], pressione
a tecla Dó# 6. Pressionar a tecla Dó# 6 repetidamente liga e desliga a função
Program Change....

Control Change ON/OFF
(Alteração de controle ON/OFF)


Normalmente, o P-85 responderá aos dados de alteração de controle de MIDI recebidos de um
dispositivo ou teclado MIDI, fazendo com que a voz no canal correspondente seja afetada pelo
pedal e por outras configurações de "controle" recebidas do dispositivo controlador (a voz do
teclado não será afetada). O P-85 também transmitirá informações de alteração de controle de
MIDI quando o pedal ou outros controles apropriados forem operados.
Esta função possibilita o cancelamento da recepção e da transmissão dos dados de alteração de
controle para que, por exemplo, o pedal e outros controles do P-85 possam ser operados sem que
afetem um dispositivo MIDI externo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a yamaha NP-30 alguém conhece?