yamaha NP-30 alguém conhece?

Autor Mensagem
emerson_ccm
Veterano
# jan/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


Jeferson Fernandes

e isso tudo o que vc disse, quer dizer o q???

eu consigo controlar os timbres do mo6 no p85 ou não???

não dá pra salvar os parametros, programados???

ele só copia o timbre do mo6, como o cara da loja disse...

conhecendo agora o manual do p85, como ele trabalharia junto com meu mo6???o q posso fazer com os dois????

nossa véio, eu do trabalho heim....

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

Voltando ao começo.
O que você quer realmente?

Se você quer um teclado 88 teclas pesadas que sirva apenas para tocar os sons do MO6 com as teclas dele, então o P-85 servirá perfeitamente, como qualquer outro teclado que possua saída MIDI.

O P-85 não oferece condições de você apertar um botão para mudar os sons dele sem que também mude os sons do MO6. Toda vez que você trocar o som no P-85, ele vai mandar uma mensagem de mudança de programa para o MO6, e o MO mudará o som no mesmo momento que você mudar o do P-85. Não rola, a não ser que você deixe o P-85 com a função Local em Off, que assim ele não irá tocar som algum, ficará mudo, e só servirá as teclas dele par poder executar os sons do MO6. Aí você ou troca os sons apertando os botões de mudança de som no P-85, e ele só trocará os dez primeiros sons na sua respectiva ordem, botão 1 do P-85 chama o som 01 no banco que o MO estiver, e assim sucessivamente, ou trocando direto no MO6.

Agora, se você quer um teclado 88 teclas pesadas que possa controlar a troca dos sons do MO6, combinar os sons do MO6 com os do teclado 88 teclas em camadas (Layer) ou em parte diferentes do teclado (Split), dividindo uma parte para os sons do MO6 e a outra para os sons do teclado 88 teclas, ou fazer trocas de sons no teclado 88 teclas sem que eles influenciem, ou mude os sons do MO6, você tem que adquirir um teclado controlador, pois só esses podem atender a essas funcionalidades.

Pianos Digitais e controladores ao mesmo tempo:

Kurzweil SP88X ou SP2X
Yamaha CP33

Eu utilizei um Kurzweil SP76 com um Módulo Roland JV-1080 (módulo do XP80) por um bom tempo, e ele atende muito bem nesses quesitos, e pelo que já li dos que possuem o CP33, ele também atende muito bem.

Para você que está precisando economizar, o SP88X é o mais barato, só que pesa pra caramba.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


emerson

Então...

Na verdade tem alguns macetes para se fazer!!!

Dentro de um MIDI Program, você pode deixar o Local ON e o Remote OFF, simplesmente setando um Canal MIDI diferente do equipamento remoto, só que aí você não executa nada no equipamento remoto, apenas no gerador normal...

Na verdade tem que ser safo para explorar ao máximo e estressar as possibilidade de programação ao seu favor. Isto qualquer controlador vai exigir, por exemplo:

Banco 1 = Interno que é correspondente ao Preset de Piano 1 + Program 16 que "algum EP" do MO6. No segundo banco você pode usar o mesmo Program 16 e usar o Local on para tocar o Preset de Piano 2....

É óbvio que um CP33 vai ser muito mais simples de se programar que um P85, além de ser muito mais completo e porque não complexo nas possibilidades de programação... Eu só tive 2 controladores na minha vida... O SP76 que na minha opnião apesar de ser fraco de "triggagem" é muito completo em implementação MIDI.. É fera demais, tem muito recurso no MIDI Setup... E tive o UF7 que é completo de "triggagem" com faders, knobs, wheels, drawbar mode, e fraco de implementação... Pra cada um eu tinha uma receita e fazia bom proveito...

Quanto as dúvidas, é importante você ler alguma literatura on-line sobre o funcionamento do GM. É até simples, a iniciação que parece complicada....

No caso o P85 te oferece possibilidade SIM de se alterar as informações MIDI atreladas a cada banco e salvá-las!!

Vc tem que trabalhar em níveis:

Vc tem um default hoje que provavelmente seja.

LOCAL ON em todos os BANCOS.
CC#1 em todos os BANCOS.
E o PROGRAM correspondente ao número do banco... Ou seja, banco 1, PG#1.

No caso você por defult pode trabalhar o CC# e o PG# de 0 a 128, e estes vão ter uma correspondência exata ou defasada em 1 ou adiantada em 1 em relação ao número do USER BANK que vc preparar no MO6.

Como não seu se o P85 vai atuar na complexidade de MSB LSB e trabalhar o change entre os modos operacionais do MO6 o que aconcelho de modo simples é:

- Trabalhar o MO6 no MASTER MODE. Nele você consegue configurar patchs de 1 a 128, tanto para o MODO MULTI como para o MODO VOICE. Nas combinações, ligue todos as Partes com REMOTE RX ON, e com o mesmo CC#, e no Split faça a correpondência das partes com o CC# que você configurar em cada ZONA do P85. Se não for possível atribuir 2 CC# diferentes para 2 zonas no P85 é só apelar para o KEY RANGE de cada parte no próprio MO6, ou seja, MIDI é versátil, e se o nível de implementação do controlar é limitado você pode trabalhar no nível de software proprietário do próprio equipamento controlado em função do controlador...

Resumindo, você poderá salvar para cada banco, no mínimo as opções de LOCAL / ON, OFF (timbres internos do P85), CC# (canal global em que vai tocar) PG# (Número do programa que vai controlar de 1 a 128, ou 0 a 127). Em controladores mais completos você pode configurar níveis de sensibilidade, efeitos, correspondencia dos MODs (Triggers) enfim, todos os recursos que se podem se programados no MO6 de modo remoto. Isto é de certa forma um LUXO, pois você pode muito bem manipular efeitos, e valores de efeitos, e até atributos de dinamica no próprio MO6, visto que isto você realiza uma vez quando edita um preset, e após isto dificilmente altera, e quando altera altera pelos próprios triggers do MO6.

Não sei se estou sendo muito claro, mas a medida que você for perguntando, a gente vai tentando depurar a resposta para ficar um pouco melhor de se entender...

O que vai te ajudar muito agora? Ler alguma coisa básica sobre implementação MIDI, sobre os níveis de implementação, sobre o que é um CC# um programa, Zone, LSB, MSB, LOCAL, Remote, e etc... E ler o manual do P85... Assim você vai entender muita coisa do que a gente está falando no tópico e terá dúvidas mais direcionadas...

Abraços...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


denovo.....

quer dizer então q com o p85 eu nunca vou poder usar um por exemplo, um timbre de dx no p85 do mo6, e no mo6 outro timbre dele mesmo, um lead por exemplo???
ele só copia o timbre que esta no mo6???

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Então.. Não tem nada de copiar.... Faz tranquilo sim!!!

Vc só vai fazer o seguinte... Colocar um timbre A no P85 e outro B no MO6...
Vai criar um PRESET que corresponda ao timbre B do MO6 no PROGRAM MIDI do P85 e deixar o local deste banco ligado....

Pronto!!! Vc vai tocar um C, e vai sair o C do timbre A pela saída de audio do P85 e o C do timbre B pela saída de audio do MO6 ao mesmo tempo....

Não tem segredo!!!

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Tu não entendesse a pergunta dele.

A pergunta foi se podem tocar dois sons do MO6 diferentes, só que um pelo p-85 e o outro pelo próprio MO.

Mete bronca!

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Esta é a pergunta.... rs... Agora entendi....

Pode sim... Isto depende só do MO6 e não do controlador....

Simples! Crie um MULTI com os dois timbres que vc quer, por exemplo
AP Natural e um Lead...

Na camada 1 deixe o AP Natural com o LOCAL ON... e no CC#1... na camada 2, apenas coloque o LOCAL OFF, e coloque o CC#2...
Vá no P85 e crie um Preset com CC#2 e o número do banco no MO, program, caso queria acesso remoto... Se não quiser acesso remoto nem precisa do PG#...

Se quiser tocar um som no MO pelo P85 e outro no MO pelo próprio MO e outro interno do P85 é só ligar LOCAL ON, só que o timbre interno do P85 vai ser tocado junto com o timbre controlado...

Aí tem que usar a criatividade e a imaginação... heheheheh

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Pode até quebrar um galho, mas que dá uma trabalheira danada, isso dá.

Com um controlador simples como um SP76/88/88X, isso tudo fica facinho, facinho.

Agora me responde uma pergunta. Dá realmente para fazer tudo isso que você citou com um P-85? Como controlador só usei o Sp76 mesmo, e com ele rola.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

É o que está escrito no manual....rs....

Tudo que escrevi eu só estou citando 3 funções:

- LOCAL
- CC
- PROGRAM CHANGE

No manual está escrito manipular estas três funções é possível no P85...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


por exemplo depois que eu mi matar de tentar programar isso que foi citado aí em cima....
posso salvar esses parametros????
vê se entendi...
posso montar tipo dois timbres internos do mo6, um no mo6 e outro no p85...
e depois montar outros dois timbres do mesmo jeito....e deixar na memória para assesár uma das "duplas de timbres" quando quizer, tipo ao vivo....
quero tocar sei lá piano do mo6 no p85 e lead do mo6 no mo6....
acabou aquela música, eu posso acessar outra dupla de timbres rapidamente????como um dx do mo6 no p85 e um strings do mo6 no mo6...
dá pra fazer isso rapidamente ao vivo?????

desculpe minha ignorancia, mas preciso saber do que esta máquina é capaz, pois só vou aprender a programa-la quando comprar uma, nu adianta eu ler o manual, nu entendo nada heheh.....

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Emerson, precisaria ler o manual do teclado e ter um P-85 a disposição para responder com precisão o como se faz e o quanto ser faz a nível de salvar... Tentei filtar no manual as palavras "salvar", "armazenar" e "gravar" e não econtrei nada satisfatório de pronto!!!

Bom... Continuemos pesquisando... Tenta entrar em contato no MSN como o Vinícius. Ele tem um P85 e com certeza pode te dar informações precisas...

Nesta faixa de preço você também teria um Prokeys 88SX (mais barato), e um SP88X que apesar de eu não gostar das teclas te atenderia muito bom em relação a funções de controle (é um controlador bem completo em nível de implementação MIDI)...

Sds,

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Eu acredito que o P-85 possa até fazer essas combinações, agora salvá-las, só os controladores mesmos. Afinal, essa é que é a grande sacada dos controladores.

Mas por via das duvidas, é bom consultar quem tem um P-85.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


puts...
não adianta nada ter éssas funções de controlador, se eu não puder salva-las, pois já é muito difícil programalas, e o p85 nem tem visor hehe...
se ele não puder salvar, para que existem éssas funções???
imagine vc ao vivo, tendo que apertar tal botão e segurar tal tecla para programar, sendo que vc usa uma programação em uma determinada música, depois tem outra música outro timbre outra pegada...
não é....
consigo um p85 por 1900, agora o cp33 por 3200, é muita diferença, e ainda por cima só no RIO de janeiro...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

...puts...
não adianta nada ter éssas funções de controlador, se eu não puder salva-las, pois já é muito difícil programalas, e o p85 nem tem visor hehe...
se ele não puder salvar, para que existem éssas funções???
imagine vc ao vivo, tendo que apertar tal botão e segurar tal tecla para programar, sendo que vc usa uma programação em uma determinada música, depois tem outra música outro timbre outra pegada...
não é....
consigo um p85 por 1900, agora o cp33 por 3200, é muita diferença, e ainda por cima só no RIO de janeiro...


Realmente... Mas não vamos nos preciptar... rs.... O Eraques Neto acabou de pegar um P85 por um ótimo preço diga-se de passagem (1650,00). Pedi ajuda pra ele no tópico dele... Ele poderá verificar nossas dúvidas com relação a edição e gravação dos parâmetros de implementação MIDI... Eu sei que mexer no P85 não é muito convencional, porque as funções são acionadas por meio das teclas e de combinações de botões alheios...

Só uma pergunta adicional... Além das funções de controlador, o timbre de piano é uma coisa que você está levando muito em conta neh?

Abraços...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


Jeferson Fernandes

opa, estou levando muito em conta, se o piano dele for igual ao do cp33, puts, eu gostei muito desse piano, pena que ainda não testei....
por causa disso, mesmo se não der para controlar o mo6 do jeito que eu quero com o p85, mesmo assim vou comprar um, pois vou usar dois teclados separados, o piano do p85 e os sons do mo6...
será que dá pra fazer bastante coisa com esses dois teclados separados????
e outra pergunta, ele não tem saída p10, só saída de fone, será que o piano do p85 tem presença, como por exemplo o sp76???
será que ele é tão bom no P.A, quanto o SP76 ????
se ele for, pra mim já uma máquina e tanto no meu set....quando comprar, é claro hehe....

há...
agradeço vc, o Mab e os menbros do FCC, pela atenção as minhas perguntas....
vcs vão até o fim mesmo heim, muito obrigado desde já....

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

"se ele não puder salvar, para que existem éssas funções???"

Você já parou para pensar que existem pessoas que podem ter quantos teclados forem necessários para atender suas necessidades?

O controlador é um teclado que pode controlar vários outros ao mesmo tempo, mas o músico pode querer optar por ter um Synth como, por exemplo, um Fantom G7 e adicionar a ele um P-85 como segundo teclado, com possibilidade de tocar os sons do FG7 pelas teclas do P-85 numa estante, ter um Motif XS7 e adicionar a ele outro P-85 como segundo teclado, com a possibilidade de também poder tocar os sons do MXS7 pelas teclas do outro P-85 em outra estante, ter um M3 73 e adicionar a ele outro P-85, com a......etc.

Pensando em grana, vale ressaltar que um CP33 custa o preço de dois P-85.Em shows essas combinações podem fazer a diferença.

Se você que só os sons do P-85, compre um, agora se você quer capacidade de controle, infelizmente terá que juntar um pouco mais de grana.

Aliás, os sons do P-85 podem ser parecidos com os do CP33, mas não iguais.

Piano de estudo é um instrumento para estudo, controlador é uma ferramenta para performance profissional.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Ele tem P10 sim! Quem tinha P2 era o P70, porém a saída P10 é pré-amplificada para fone. Para ligá-lo em um PA, será necessário ligar em um canal da mesa onde se pode remover o ganho, para não causar distorções...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


será que dá pra fazer bastante coisa com esses dois teclados separados, usando somente piano no p85 e todos os outros sons do mo6????
será que o piano do p85 tem presença, como por exemplo o sp76???
será que ele é tão bom no P.A, quanto o SP76 ????


emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


eae galera, desculpem pelas perguntas do PA do P85....
mas cadê o infeliz que já ligou ele em uma mesa de som???rsrsr...
de tanto pesquisar sobre o P85 e outro teclado ligado via mid, achei um cara que tem um P85 e um Motif XS6....
olha só o que ele diz sobre mapeamento...(eu copiei recado dele no orkut)

Consegui outro jeito.
Voce coloca os timbres nos canais que o p85 ta mapeado, por exemplo
se vc clicar em piano no p85 ta mapeado no motif o User A1, se vc clicar o 3 no p85 ta mapeado o User a6 do motif, então vc ve todos os mapas e coloca os timbres que vc quer tocar com o p85 nos endereços correspondentes do motif.
ai vc tem 16 timbres indereçaveis no p85,
o legal é que funciona tanto no modo voice quanto no modo songs


c o cara tem um P85 e tá dizendo isso, deve ser verdade...né..

o q vcs acham???

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Claro que é verdade. Já falamos sobre isso, mas existem alguma condições para isso, e acho que você não entendeu ainda.

O problema é que num controlador, pode-se deixar programados quais os botões após você apertar-los, irão enviar uma mensagem de mudança de programa ou não. Enquanto que num teclado que não seja controlador, a opção é deixar todo o teclado em off, ou seja sem emitir som, e aí ele fica apenas para tocar os sons do outro teclado ao qual ele estiver ligado via MIDI, ou deixá-lo em on, e tocar os sons dele, mas também enviando uma mensagem de mudança de programa, e conseqüentemente fazendo com que os sons do outro teclado que está ligado via MIDI também toque.

Logo, como o P-85 tem dez timbres, e conseqüentemente dez botões para selecioná-los, só será possível tocar dez dos sons do teclado ao qual ele está ligado via MIDI, normalmente os dez primeiros de cada banco.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


MAB Keyboard

mas c eu mudar o timbre do teclado controlado "o mo6", muda o timbre do p85 tbém???ou depois de tudo no esquema o primeiro botão do p85 para um timbre do primeiro banco do mo6 etc....
mudando o timbre do mo6 o p85 muda tbém né????

eu sou difícil de entender mesmo rsrsrs....

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

"mas c eu mudar o timbre do teclado controlado "o mo6", muda o timbre do p85 tbém???"

Não.

Como você já disse, o MO6 está sendo controlado e mesmo você alterando qualquer coisa no MO6, nada fará no P-85. Você tem que saber que quando se liga o cabo MIDI em Out, o que acontece é que através dele sai às mensagens MIDI, e não recebe nada, a não ser que você inverta a posição.

No caso, do P-85 em MIDI Out e o MO6 em MIDI In, só quem recebe mensagem é o MO6. Veja que os sons saem pelas saídas do MO6 e não pelas do P-85. O P-85 não recebe os sons do MO6, o MO6 é que recebe uma mensagem e interpreta como se o teclado do P-85 fosse o mesmo teclado do MO6, os sons continuam dentro do MO6.

Resumindo:

Teclado Controlador MIDI Out (de onde parte as mensagens)---------Cabo MIDI------------ MIDI In Teclado Controlado (recebe as mensagens e as interpreta, usando o gerador de som interno para tocar). Os sons não passam de um teclado para o outro, continuam no teclado controlado, o que passa são as mensagens MIDI.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

então já éra mano...
éra isso que eu queria saber desde o início....valeu...
então posso organizar os timbres mo6, nos respectivos canais dos botões do P85, e mudar os timbres tranquilamente no mo6 q no P85 nada mudará...
é isso aí MAB rsrsrs...
agora posso juntar a grana e comprar um P85...
Pronto esta batido o martelo, vou de P85 mesmo....


MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


emerson_ccm

Só tem uma ressalva. Quando você mudar os sons do MO6, o P-85 ficará tocando o novo som que você selecionar. Isso se dará porque o teclado controlador registra o local do som e não som propriamente dito.

Ex: Você determina no teclado controlador que a tecla de seleção de som número 01, selecione o som número 01 do MO6. Se você trocar o som do MO6, o teclado controlador passará a tocar esse novo som que você selecionar. Ou seja, quando você tocar nas teclas do teclado controlador, o som que vai soar agora é esse novo som que você selecionou.

emerson_ccm
Veterano
# fev/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


MAB Keyboard

sim...
vê c enetndi....
no p85 o primeiro botão esta selecionado o primeiro timbre do banco A do mo6 por exemplo....
eu posso mudar de timbre quantas vezes eu quizer, que nada fara´no p85, vc quem disse no post anterior....
o timbre do p85 só irá mudar, quando eu substituir o primeiro timbre que está no banco A do mo6 por outro...

é isso????

e outra....
no mo6 estou com um timbre qualquer por exemplo...
daí eu aperto o primeiro botão do p85.....
altomaticamente o timbre do mo6 mudará para o timbre que está selecionado para o botão do p85 serto....
daí se eu quiser o mesmo som que estava no mo6 antes de apertar o botão do p85 eu preciso achar ele denovo no mo6 e selecionalo....
e nada fará no p85...

é isso tbém, não é???

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

Por parte:

O P-85 só estará mandando uma informação, de forma que tocando as tecla dele saem tanto o som do P-85 (AC. Piano 1, por exemplo), como o som que corresponder no MO6 (Full Grand, por exemplo), isso ao mesmo tempo. Se você não quiser que saiam os sons do P-85, ou você deixa o volume master dele baixado ou deixa a função Local em Off. Num controlador mesmo, não precisa disso, pois a opção é feita por botão. Botão 1,2,3...32, no caso do SP76 por exemplo.

"eu posso mudar de timbre quantas vezes eu quizer, que nada fara´no p85"

Não enviará nenhuma mensagem MIDI para o P-85, pois como o cabo MIDI no P-85 está conectado no MIDI Out, as mensagem só poderão sair do p-85 para o MO6 e não o contrário, agora toda vez que você trocar de som no MO6, pelas teclas do P-85 será executado o novo som que você escolher no MO6.

"daí eu aperto o primeiro botão do p85.....
automaticamente o timbre do mo6 mudará para o timbre que está selecionado para o botão do p85 certo. "


Se o P-85 aceitar que seja memorizado nos botões essa informação SIM, porque nos controladores é assim que funciona. O restante é como você falou.

Cara entenda que quando você liga o cabo MIDI em Out no P-85 e em IN no MO6, é como se o teclado do P-85 fosse o mesmo teclado do MO6, é uma extensão entende? Conectados dessa forma, toda alteração que você fizer no MO6 o teclado do P-85 responderá igualzinho como o teclado do MO6. O que você toca no teclado do MO6 é a mesma coisa que toca no teclado do P-85.

emerson_ccm
Veterano
# fev/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


MAB Keyboard

véio que doidera rsrsrs....quando penso que entendi tudo, na verdade nu entendi mais nada.....

e o que o jeferson disse:

usar um timbre no mo6 e outro no p85....

Pode sim... Isto depende só do MO6 e não do controlador....

Simples! Crie um MULTI com os dois timbres que vc quer, por exemplo
AP Natural e um Lead...

Na camada 1 deixe o AP Natural com o LOCAL ON... e no CC#1... na camada 2, apenas coloque o LOCAL OFF, e coloque o CC#2...
Vá no P85 e crie um Preset com CC#2 e o número do banco no MO, program, caso queria acesso remoto... Se não quiser acesso remoto nem precisa do PG#...

Se quiser tocar um som no MO pelo P85 e outro no MO pelo próprio MO e outro interno do P85 é só ligar LOCAL ON, só que o timbre interno do P85 vai ser tocado junto com o timbre controlado...

Aí tem que usar a criatividade e a imaginação... heheheheh


desse jeito eu preciso mudar o cabo mid????
no mo6 mid out e no p85 mid in???

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


emerson_ccm

Quando ele diz que só depende do MO e não do controlador, é que você terá que criar um Perform no MO, com dois sons por exemplo, e colocar os ajustes conforme ele descreveu. No entanto, há uma participação do controlador sim, a não ser que você deseje deixar que o P-85 fique estável sem mexer em nenhum botão, só usando as teclas para executar os sons do MO.

Um a outra maneira de tocar sons diferentes entre os dois teclados, é usar canais MIDIs diferentes, mas isso depende do MO (gerador de som). Já tive um MO6 e um MO8, mas não sei te dizer como destinar canais MIDIs diferentes para cada uma das 4 zonas possívei no Perform. Acho que tem uma opção para escolher como o Perform vai ser, Single ou Layer, algo do tipo. Sei que no Roland XP 50, 60, 80, funciona dsse jeito e fica fácil de preparar.

Agora, se a intenção é controlar a troca dos sons do MO usando os botões do P-85, volta para as explicações que já te dei anteriormente.

Cara vai por mim, ou tu compra um teclado controlador, ou tu vai ter um trabalhão danado para fazer essas coisas e vai sempre esbarrar nas limitações de um teclado que não é controlador, mas se for usar o P-85 só para os pianos e o resto usando o MO6, vai ficar um set interessante.

MIDI você só vai aprender mexendo, lendo fica difícil de entender mesmo.

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


Não acompanhei o tópico inteiro, mas só para constar, tem um NP30 no Mercado Livre por R$1.300,00 novo... Não sei de onde é que veio, mas está lá.

emerson_ccm
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul

é verdade....
eu tô ligado.....
mas agora quero um teclado com teclas pesadas...
vou comprar um p85 mesmo.....
mas valeu pela dica mano...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a yamaha NP-30 alguém conhece?