yamaha NP-30 alguém conhece?

Autor Mensagem
emerson_ccm
Veterano
# jan/10


eae galera do FCC, vcs já me ajudaram muito na escolha de um sintetizador, agora estou atras de um segundo teclado, um piano digital.
estou dúvida entre m-audio prokeys 88sx,m-audio prokeys sono 88 ou yamaha np-30.
os m-audio já fiz um tópico sobre eles, mas queria saber mesmo sobre o NP-30 da yamaha, alguém conhece?
ele tem 76 teclas semipesadas isso me agrada muito pois não quero teclas de piano...
sabe me dizer se ele é um bom piano digital ou é uma porcaria barata que lançaram...
será que ele serviria bem como um segundo teclado com meu MO6??
vou deixar dois videos do youtube aqui pra quem nunca viu o teclado me dizer o que acham do timbre de piano...
se ele for melhor "mesmo peso do timbre" que o SP76 pra mim já esta bom...

http://www.youtube.com/watch?v=5jvuchCUkBg
http://www.youtube.com/watch?v=GDpBQtLLwmg

tiko_y
Veterano
# jan/10 · Editado por: tiko_y
· votar


Poxa! Nao conhecia ele nao ! (e olha q visito sempre os sites da Yamaha!)

Eu vi no Mercado Livre em pré venda, por R$1099,00. O preço tá razoável. Só nao gostei q pelo q vi nao tem saída Stereo separada (L/Mono e R)... Mas o timbre do piano é MTO bom.

Mas se eu tivesse com dinheiro SOBRANDO comprava sim. Mas acho q no seu caso iria de M-Audio mesmo, pois acho esse Yamaha aquele tipo de piano digital pra ficar no quarto, em casa ou sair pra tocar com os amigos... rs

Mr Madruga
Veterano
# jan/10
· votar


Eu tbm iria de Prokeys 88 pq tem bend, modulation, 88 tc, porem em outros topicos disseram q as teclas são menores q o normal

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


É verdade as teclas prokeys 88sx são um pouco menores...

Só estou meio em dúvida por causa do timbre de piano, dizem que o do m-audio é meio seco, e "sem vida sei lá"...

por isso queria saber c o piano do NP -30 é bom e se funcionaria bem como um segundo teclado junto com meu MO6...

há e com o Tiko_y disse ele não tem saída Stereo separada (L/Mono e R) só saída de fones...

será que isso é um problema pra tocar na igreja com mesa de som, caixas...
será que o som fica fraco "sem peso" na saída de fone???

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


emerson-ccm

O NP-30 é um modelo não comercializado no Brasil, apenas no exterior, segundo o Gerente de Marketing da Yamaha Brasil, eles não pretendem vender aqui, só não me disse porquê.

- Ele possui as mesmas teclas do Dgx230 - Soft Touch (Leves, apenas se parece com as de Piano);
- Pesa 5,7kg;
- Possui falantes;
- Pode ser alimentado por fonte externa e por pilhas;
- É super compacto.

O som do Estério Acústico Piano que ouvi na demo oficial da Yamaha me pareceu bom, equivalente ao do SP76. Quanto a não ter saída L(mono)/R não vejo problema pois a que tem é estério, basta ter o cabo adequado.

Não aconselho os M-audio se você pretende ter um segundo teclado para fazer os pianos pelas seguintes razões:

- A qualidade dos Pianos Acústicos é muito questionada;
- Baixo valor de revenda;
- As teclas são ruins, sem comparação com as do SP76.

Agora quanto ao NP-30 fazer dupla com o MO-6, deve-se levar em consideração outras coisas:

Kurzweil SP76

- Possui teclas semi-pesadas e não leves como as do NP-30;
- Também possui funções de teclado controlador, o que você pode usar para controlar o MO-6 tocado os sons dele com as teclas do SP76 ( os sons irão soar ainda melhor);
- É um teclado aprovado e muito usado entre os músicos;
-Tem um bom valor de revenda.

Se você gosta dos sons de piano do Kurzweil SP76, com certeza esse casará melhor com o MO-6. Aliás, quanto ao som de piano só os do MO já estão de bom tamanho e podendo também ter os do Kurzweil, melhor aínda.

O NP-30 é um teclado bom para dar uma enrolada em pequenos eventos, pois é leve, compacto e parece possuir qualidade sonora.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard
Não aconselho os M-audio se você pretende ter um segundo teclado para fazer os pianos pelas seguintes razões:

- A qualidade dos Pianos Acústicos é muito questionada;
- Baixo valor de revenda;
- As teclas são ruins, sem comparação com as do SP76.


Interessante, sempre ouvi falar ao contrário... É bom ver opniões diversas... Dizem que as teclas dos PK88SX são mais firmes, tem mais resposta que as do SP76/88 enfim... O peso dos pianos do SP é bem legal, por alguns anos tive um o qual usei muito em palco, porém o sample de piano só tem 2 layers e a dinamica é simulada por velocidade, já dizem que o PK88 tem mais layers e uma resposta dinaminca e harmonica melhor por conta disto... Nunca toquei no PK88SX pra comprovar...

Gosto muito dos timbres de piano da Kurzweil... Inclusive era usuário incondicional do sample de piano do PC88 no meus ex-TRs...

Abraços...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson fernandes

Já tive um SP76 por um bom tempo e te garanto que as teclas são com certeza melhores do que as do Prokeys 88sx que já testei. E a coisa fica mais feia ainda quanto ao Prokeys 88 (o de teclas de piano), há uma falha enorme no mecanismo Hammer Action dele, as teclas pretas possuem um peso desproporcional em relação as brancas.

As brancas se assemelham as de um piano, mas as pretas são moles. Já disseram aqui no FCC em outro tópico que essa falha também acontece com o controlador CME UF8, mas esse ainda não testei para comprovar.

Aconselho você ir até uma loja e testar também, mesmo que seja a título de conhecimento. Aliás, faço isso sempre que posso com todos os lançamentos.

Quanto ao timbre de Piano Acústico realmente percebe-se uma dinâmica melhor no Prokeys 88sx, no que se refere às camadas.

No SP76 a distância entre o som abafado e o brilho da pancada do martelo é muito pequena, e no SP76 não tem como corrigir, só nos modelos que são sintetizadores como K2500, K2600 etc. Mas o preenchimento que o som dá é muito bom, o que não se consegue com o Prokeys 88sx.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Eu tive um UF-7 e realmente havia diferença na resposta entre as pretas e as brancas... No caso do PK eu testei o SONO. É difícil achar um SX pra testar em lojas hoje em dia... Mas de boa, como estou no RJ e viajo para SP todo final de semana, estou sem tempo para me atualizar....

Abraços...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes e membros do FCC

o que vcs acharam do piano do yamaha np 30 no vídeo???
vou ser sincero, estou meio enjuado do piano do sp 76 (já tive um sp88)...
entao não importa se as teclas do NP 30 são leves, se o piano dele for melhor que o do SP 76, vou dar um jeito de compra-lo custa só 1200 no máximo...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm
se o piano dele for melhor que o do SP 76, vou dar um jeito de compra-lo

Mas ele está a venda no Brasil? Você vai tentar importá-lo?

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

Se for como escuto na demo oficial da Yamaha, me pareceu melhor ou no mínimo no mesmo nível( realmente o piano do SP76 já enjoou), só que o timbre é diferente, é um Yamaha.

Se você gosta do som dos pianos Yamaha, então vai em frente. Já até tentei trazer um do México através de um amigo, mas não foi possível. Se conseguisse chegaria por R$ 700,00. Dá pra acreditar?

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

primeiramente o que vc achou do timbre de piano do NP 30???
será que vai soar bem com meu MO6???

se realmente for melhor que o sp 76 levando em concideração peso e dinamica, será que ele usa mais layers que o sp 76???

seilá como vou comprar poi parece q foi finalizado o anuncio do mercado livre hehe...

mas mesmo assim queria saber sua opinião sobre o teclado....

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Cara... Youtube é difícil para analisar se um timbre é realmente bom, assim como MP3 e etc... Me pareceu bom, eu achei que o cara não usou bem o sustain, ou de repente o sustain do próprio teclado é curto, como é o caso do SP76... Mas é um timbre bem característico da Yamaha... Me lembrou muito o "GRAND PIANO Live" dos DGX da vida e sinceramente, não acho que será melhor e nem chegará a ser igual ao timbre de piano do seu MO6, tão pouco que será um AP do P85/CP33... É a impressão que tenho... Se você tivesse um teclado de outra marca até seria interessante... Quanto você pagaria neste NP30?

Eu compraria se o preço fosse muito bom, apenas para utilizar sozinho... (aproveitando, peso, tamanho)... Para complementar os pianos do MO6 eu não acho vantagem... No seu caso que já tem um SYNTH um controlador ou SP com teclas pesadas seria muito interessante.... O NP30 te daria apenas uma oitava mais e teclas faz de conta... Eu tenho um S-80 e poxa, teclas pesadas contam muito no timbre de piano, melhoram muito a expressão musical depois que acostumamos usar ela, tanto é que usuário do S30 dizem direto para mim que não conseguem extrair pianos acústicos como os que extraio do S80, ou até que seus teclados não têm o timbre que eu estou tocando...

Mais importante que minha opnião é a sua proposta para este teclado...

Abraços...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

O Jeferson Fernandes tem a mesma linha de raciocínio que eu. Ele disse tudo neste último poste.

Eu usei por muito tempo um SP76+módulo Roland JV1080. Resolvi vende-los e comprar um MO6. Tinha assistido todas as demo do MO no youtube. Então disse pra mim, como não dá pra comprar um Motif XS7, o MO é o teclado. Quando cheguei em casa, liguei o teclado e quando ouvi o piano acústico, que decepção.

Dois foram os motivos. O primeiro que ele é 5/8 e eu já estava acostumado com o SP76 6/8 e segundo que as teclas são se synth, e as do SP76 são melhores, conseqüentemente proporciona melhor expressão no som de piano. Fiquei com ele um pouco mais de um mês, só em casa mesmo.

Como tenho um bom relacionamento com o pessoal da loja, e o teclado ainda estava com o cheiro de novo, propus devolve-lo e pegar o MO8, dando a diferença é lógico.

Chegando em casa, agora com o MO8, liguei e o bichão e Kataboom@#$%&¨*, o som do piano era outro quase que completamente diferente. O sorriso foi na orelha.

Talvez esteja acontecendo a mesma coisa com você. Os sons de piano acústico do MO são muito bons, só atrapalha um pouco as teclas de synth. Com as teclas do SP76 não resolveria por completo, mas ajudava bastante.

Hoje tenho um Workstation 76 teclas Top de Linha, e te garanto, as teclas de piano do MO estão fazendo uma falta.

Edilsontriton
Veterano
# jan/10
· votar


também pesquisei muito sobre esse Piano Digital e descobri que ele tem a mesma sequência de sons do P85, (Grand Piano1, Grand Piano2, E.Piano1, E.Piano2, String, C.Orgão1, C.Orgao2, Harpsichord1, Harpsichord2, Vibraphone) só muda a maneira de acessa-los , no NP30 tem que apertar um botão e segurar uma tecla especifica simultâneamente pra chamar o timbre correspondente, já no P85 só um botão, veja que escrevi exatamente como esta no painel do P85 e Np30, então acredito que seja as mesmas Waves , mudando apenas caracteristicas como polifonia,demos, peso,teclas,tamanho e design, e no Youtube os sons dos dois soa muito igual mesmo ,sendo assim o sons do NP30 devem seguir os mesmos padrões do P60,70,80 e 85.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard ou alguém que já teve este problema...

véio então vc já passou pelo q estou passando hoje, tinha um sp 88, cansado de só piano e do timbre do SP, troquei em um Yamaha s30, vi os pianos dele "do s80" na net e fui seco. Cheguei em casa não éra nada do que estava nas demos, insistente ainda fui na JOG MUSIC e testei o MO6 parecia muito bom mas com o tempo (pouco tempo) percebi que caí na mesma denovo...

Agora le pergunto vi um M-AUDIO KEYSTATION PRO 88 ele não tem som nenhum mas é um ótimo controlador ele tem 88-teclas hammer-action sensitivas, por 2200 a vista...

vendo que vc já tem um conhecimento no MO8 (que são os mesmos timbres do meu mo6 mas nas teclas pesadas)
se eu comprar o M-audio keystation pro 88 o piano do meu mo6 nas teclas do m-audio vam me satisfazer???
levando em conta que eu poderia comprar um p 85 ou outro piano digital com essa grana...
mas lembrando,, queria mesmo usar um som no piano digital e outro no MO6, coisa que eu não vou conseguir com os p 85 da yamaha...
nossa escrevi um livro hehe...
obs "a pergunta principal esta em negrito"
valeu pela atenção desde já...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Se é só para usar pianos, vá de P85 e use ele também para controlar o timbre de piano do MO6... Pianos não precisam de Triggers, nem de WHEELs...

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

mas com o p85 eu não consigo por exemplo usar um piano do mo6 nas teclas do p85 e um dx nas teclas do mo6...

mas com o m-audio sim...

por isso queria saber se os pianos do mo6 nas teclas hammer-action soam mesmo melhor??, que por exemplo, os pianos do
np 30 ou p85..

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

Não conheço exatamente como são as teclas do keystation pro 88, mas se são Hammer Action de verdade como as do MO8, com certeza os sons do MO6 irão soar como no MO8.

A questão é que com o peso do Hammer Action você ao colocar um acorde, não consegue pressionar todas as teclas do mesmo jeito, a tendência é que o som de cada tecla sai um mais abafado que o outro e essa dinâmica é que dá a graça no som do piano. No MO6, que tem teclas de synth, leves, a tendência é que você com pouca força consiga pressionar todas as teclas do acorde com a mesma intensidade, e normalmente no limite máximo, o que dá aquele som estalado o tempo todo. E falando de piano acústico, isso faz o som ficar feio.

Isso é o que dá a diferença dos sons tocados no MO6 e no MO8, apesar de terem o mesmo gerador sonoro.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


emerson_ccm
mas com o p85 eu não consigo por exemplo usar um piano do mo6 nas teclas do p85 e um dx nas teclas do mo6...

Claro que sim... Qualquer controlador permite isto... Na verdade é só você tocar duas partes simultaneas (modo MULTI) em canais diferentes CC, ou tocar até dois TONES (Layers do modo VOICE), em CC diferentes... Você usa o P85 no CC#2 por exemplo enquanto o default do seu teclado fica no CC#1. Simples assim...

Quanto a dinamica das teclas pesadas é justamente o que o MAB Keyboard falou. As teclas com progressive hammer/grand hammer/balanced hammer, enfim ação pesada, permitem uma manipulação muito maior de valores em termos de velocity e intensity. Isto trabalha melhor os harmonicos, camadas e reprodução geral do samples, alcançando resultados muito mais apurados com uma dificuldade menor. É o que chamo de expressão musical, que é um conceito que é igual para todos os intrumentos... P.Ex. Um set de capitdores FENDER LACE SENSORs em uma Tagima TG-635 vai melhorar em muito o timbre da guitarrinha, mas nunca vai reproduzir o som de uma Fender, porque além da ressonancia da madeira, da construção e do chape o esmero com que é construído o braço e acertada a ponte permite ao músico expressar muito mais sua técnica com fidelidade ao que ele arquitetou musicalmente em uma escala de dificuldade menor... Tive um professor de teclado que na época fazia meu Juno-G virar um ótimo teclado (éra um teclado com ele e outro comigo)... É como o Bert Smuremberg (é assim que se escreve), testando um MM6 ao vivo... Sabe como explorar a tecitura e o mecanismo em favor do resultado sonoro... Não digo que é tudo uma questão de dependencia técnica, mas é dos limites que um mecanismo menos sofisticado impõe ao músico em relação ao próprio dimensionamento de performance do equipamento...

Abraços..

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Jeferson Fernandes

O texto foi profundo, quase chorei. Mas e isso mesmo.

Parabéns.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


pensando em trocar meu mo6 por um piano digital, liguei na timbres pra saber quanto tava...
o cara pega 3000 no meu mo6, eu paguei 4200, aí que esta a dúvida.....??????

MO8 R$= 5.500
S90es R$= 6.200

fiquei pensando...
será que vira juntar mais uma graninha e comprar logo um s90es???

ele é muito superior ao MO8, nos timbres???

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm
ele é muito superior ao MO8, nos timbres???

Em timbres ele vai ter uma quantidade de ROM a mais dedicada a pianos acústicos... A síntese é a mesma, no entanto os pianos do MO8 são como do MOTIF ES e do S90ES são superiores ao MOTIF ES.

Outro ponto... Comprei meu S80 na Timbres com o Zé Antônio... Lá estavam meu S80 e o MO8 que era da Sandy ligados lado a lado, ambos pelo mesmo preço... Eu fui decidido pelo MO8, mas este da Sandy estava muito judiado. Laterais e traseiras todas reladas, telas riscadas e faltando knobs, além da carcaça que não estava toda fixa, tinha parte abrindo, sei lá, acho que ela jogou ele da escada... hehehehehhe... Mas o que me chamou atenção é que ambos estavam ligados em uma KB2 da Peavy, uma em cada canal, e a diferença da pancada do som do S80 para o MO8 era nítida... O som do S80 bem mais aberto, mais contornado, e o som do MO8 um pouco mais fechado.... Neste ponto eu acredito que se você tiver como pegar o S90ES vai fundo. Vai ser ainda melhor negócio qu e o MO8... Agora se precisa de sequenciador, o negócio é pegar o MO8....

Abraços...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


emerson-ccm

Cada teclado tem o seu dono.

O que quero dizer com isso é que existem vários tipos de teclados cada um com um fim específico.

O S90ES é um sintetizador com cara de piano digital ou será o contrário? O teclado é grande e pesa pra caramba. Já pensou no transporte? E apesar de ter melhores pianos e polifonia de 128 notas, não tem seqüenciador. É mais caro.

O MO8 é uma Workstation de 88 teclas, compacto, visto que as rodas de pitch bend e modulação são em cima e pesa apenas 21kg, considerado leve para um Workstation 88 teclas. Sendo menor e mais leve, é lógico que fica mais fácil de transportar. É mais barato.

Portanto, qual comprar? Depende de quem ou pra o que vai usar. O Stevie Wonder não se preocupa com isso. Ele tem dinheiro para ter vários teclados ao mesmo tempo e tem empregados para carregá-los.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


MAB Keyboard

vou usar para tocar na igreja e mais pra frente comprar um controlador para usar os timbres dele, usando dois teclados...

o s90es pesa 22,5 kg....

o s90es é melhor nos timbres do que o mo8, tirando os pianos acusticos???

ex:rhodes,leads,orquestrais,cordas etc...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

Tanto o S90ES quanto o MO possui os timbres derivados do Motif ES, o que dá diferença entre os dois são os pianos que o S90ES possui e não no MO, pois como já havia mencionado, o S90ES foi construído com a finalidade de ser um Piano Digital com a capacidade sonora de um sintetizador.

Se a pegada é tocar na igreja, seria melhor você ficar com o MO6 e tentar comprar um controlador com teclas de piano ou um que faça as duas funções ao mesmo tempo como o Yamaha CP33, e resolveria por completo seu problema.

Já tive só um teclado 88 teclas e te garanto que dá trabalho. Com os dois você terá uma melhor mobilidade, pois nem sempre dá ou é preciso levar os dois, e assim você levaria só o MO6.

Hoje só estou com o Fantom G7 que sai de casa apenas para ensaios e shows, pretendo comprar um MM6 para tocar nas missas e casamentos que toco (coisas pequenas) e posteriormente comprarei um Yamaha CP33 para fechar meu set.

Logo, Fantom G7 = shows (sempre) e em casa
CP33 = shows (só em alguns shows) e em casa
MM6 = missas (sempre) e casamentos (quase não toco em casamentos).

Pense por aí.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10 · Editado por: emerson_ccm
· votar


MAB Keyboard

puts cara vc me deixa cada vez mais indeciso, mais tbém pensativo em possibilidades diferentes e mais barata, como éssa de usar meu mo6 com um cp 33...

me fala um pouco sobre o cp33, já vi no youtube que ele tem pianos muito bons...

quanto custa um cp33 usado???

agora me diz eu consigo controlar os timbres do mo6 com ele???

tipo usar os dx do mo6 que eu curto pra caramba nas teclas do cp33 e usar outro som no mo6 como um lead por exemplo...

ele é controlador tbém?????
tipo como o kurzweil sp2???

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


emerson_ccm

Cara não tem grilo nenhum. Vai de CP33 e está tudo certo.

Um novo na Milsons www.milsons.com.br está por R$ 3.999,00 para dividir em 12x sem juros. Não sou garoto propaganda da loja, mas tenho como referência, pois é a única loja nacional que tem em Recife e a única que divide em 12x sem juros, se for à vista eles dão um desconto de 10%, logo fica por R$ 3.600,00 sem chorar, chorando dá pra cair ainda mais.

Agora usado, não tenha pressa pois com o lançamento dos novos CP, o pessoal vai começar a liquidar os CP33 para comprar os novos CP, e é nessa hora que vou aproveitar, pois o CP33 pra mim está bom demais.

Ele é controlador também.

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

vc sabe me dizer o que ele pode fazer como controlador??

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Como ele trabalha com duas zonas independentes dá pra fazer assim:

Tocando no CP33

- Só os sons do CP;
- Só os sons do MO;
- Os sons do CP numa parte do teclado determinada por você e os sons do MO na outra (split);
- Os sons do CP + os sons do MO sobrepostos em camadas (Leyer).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a yamaha NP-30 alguém conhece?