Usar controlador com módulo é pratico?

    Autor Mensagem
    fabioreinas
    Veterano
    # ago/09


    Pessoal, já li vários tópicos aqui a respeito desse assunto, mesmo assim decidi questionar a respeito pela experiência que tive com VSTs recentemente.

    Recentemente comprei um UMX61 para usar com os VSts que obtive, o problema foi que não consegui organizar corretamente a troca dos timbres (vsts), fora a necessidade de ligar o PC, carregar os vsts e ainda assim ter um pouco de trabalho para eliminar uns chiados, isso eu usando uma placa simples UCA200. Isso me desanimou um pouco, então vendi o UMX61 e agora fico com uma dúvida grande.

    Com R$1500 quais as possibilidades que terei sem a opção de PC com VSTs?

    Opções da minha cabeça:

    1-opção:

    Módulo JV1080 R$ 1000 usado.
    UMX61 novamente R$400 novo PY
    Caixas Edifier 2.0 já tenho.

    Total R$ 1400.

    2-opção:

    PSR E413 R$ 750 novo PY.
    MM6 R$1700 ML.


    Eu não entendo muito de módulos, mas sei que já possuem um banco de timbres interno, e te dá a possiblilidade de colocar mais placas com timbres de uma certa categoria ex: pianos, strings..etc ....tá certo isso?


    Pessoal, no caso do módulo, eu terei facilidade no manuseio? fora o UMX61 e as caixas vou precisar de mais alguma coisa...ex: mesa de som, placa de som ? A troca de timbres é fácil? JV1080 ainda tem timbres bons?

    Tem alguns videos no youtube do JV1080, mas não sei se estão com placas adicionais, porque os sons estão muito bons...alguém pode me dizer se os timbres dos videos são do próprio jv1080 ou das placas adicionais? quanto custa cada placa adicional em média?

    http://www.youtube.com/watch?v=qBSB2c3vcWc

    http://www.youtube.com/watch?v=3YSYWSmL63Y&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=gwGc9nlyoeI&feature=related

    poxa ....se o jv1080 tirar esses timbres tá bom demais.....observem no terceiro video o timbre Fantasia...muito bom...fora cordas...muito bom mesmo.

    Se alguém confirmar pra mim que esses timbres são internos vou correr pra comprar um.

    Pessoal sei que as vezes vcs vão me indicar o JV1080 mas pensam comigo, eu compro o JV1080 e as expansões dae o molho sai mais caro que o peixe..porque quanto vai ficar um JV1080 turbinado?

    Agradeço a ajuda de todos.

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Os timbres das demos são timbres internos do JV.

    fabioreinas
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    fábio_soul

    Obrigado brother,agradeço sua ajuda. Eu achei esses timbres bons, vale apena o investimento num JV1080 com controlador?
    Sabe me dizer é vou precisar comprar algo mais fora o módulo + controlador?

    Obrigado!

    dtplayer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Essa coisa da praticidade em usar módulo com controlador depende de como tu usa o teclado.

    1) Se tu não usa muitas layers e splits complexos. Nesse caso, acho que pode ser vantajoso usar módulo pra ter os melhores timbres e teclas possíveis. Nesse caso, o módulo pode ser legal (não sei quanto ao JV). SE, além disso tu não gosta de edição de timbres ou não usa, o MM6 pode ser uma boa pedida, porque tem uns timbres legais, mas sem muitos recursos.

    2) Usa edição e layers complexas. Nesse caso compre um synth, porque usar muitas layers e muitas combis com layers diferentes dá trabalho usando módulo+controlador, simplismente porque tu tem que coordenar tudo, troca de timbres, canais MIDI, etc. Usando pc e VST não tem esse problema.

    Enfim, pelo preço de um MM6 da pra comprar um synth entry-level usado que na minha opinião é bem mais negócio. Eu já usei módulo, VST, arranjador e sintetizador em banda e te digo: se quer bons timbres vá de VST, se quer praticidade e timbres bons, compre um sintetizador.

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Olha, eu acho que essa coisa que muita gente fala de falta de praticidade para usar módulos não existe. Atualmente utilizo um Axiom 61 com dois módulos (XV-5080 e TR-Rack), e não encontro dificuldade nenhuma nisso, mesmo se tivesse que usar layers e splits complexos, inclusive, acho que tem algumas coisas no meu set que o tornam mais versátil que todos os synths que já tive e que conheço. O segredo é saber lidar com controlador e módulo. Se souber dominar o set, pode ser até mais prático que o próprio teclado na hora de tocar. Mas uma coisa é certa, para configurar, dá mais trabalho sim, no entanto, na hora de tocar, como já disse, nunca usei nada mais versátil (lembrando que utilizo um controlador muito bom, com 4 zonas midi).

    Se optar por controlador + módulo, não vai precisar de nada mais (só um cabo midi, é claro, e o sistema de amplificação, que seria necessário com qualquer outro synth).

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu não achei prático.
    Antes de ter o (Motif XS7) eu tinha um (CME-UF7 + Motif Rack ES + notebook)
    Perdia muito tempo montando o setup e cabos, sem falar que um dia eu fui disparar uns MIDI Files do notebook para o módulo num show, e ele não reconheceu o módulo ---> (novo hardware detectado). Tivemos que tocar outras músicas. No workstation isso não acontece, é só plugar o pendrive com o MIDI File.

    Controlador e módulo é menos prático, mas mais barato!!!

    fabioreinas
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Legal,deu pra dar uma esclarecida.

    Esqueci de mensionar como vou usar os aparelhos. Não sou músico, mas gosto muito de piano,teclado..etc. Então na verdade queria comprar algo fácil de usar, sem muitas firulas, mas com uma gama boa de timbres. Sei que um teclado excelente custa o olho da cara ( Motif SX7, fantom etc), e como sou daqueles que quando vê um produto de alta qualidade não consegue mais usar um mais simples, não quero comprar uma porcaria entendem.

    Dae surgiu a idéia de comprar um módulo bom que vai me custar bem mais barato que um teclado com a qualidade dos timbres do mesmo.

    Pra ligar no quarto o controlador + módulo fica compacto né?

    Amigos , no caso de layers nem pretendo mexer...só quero mesmo bons timbres pra tocar de boa.

    OBs: Tem um som no Motif SX de Sax que é coisa de loco hein, parece muito real.....depois que vc escuta um som do motif fica dificil aceitar um PSR ......chega desanimar. Agora um JV108 ou VX2020 já dá pra brincar.

    Fábio .......o Axiom deve combinar legal com o JV1080 ou VX2020 né?

    Tenho como pegar um Axiom61 por R$630 no PY.

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Em primeiro lugar, eu não compraria um XV-2020 nem sob mira de uma arma! Já tive um e detestei.

    Com relação ao controlador, não tem muito essa de "combinar", o que importa é o que você precisa ou não. Eu acho que o Axiom vai ter coisa que você vai acabar nem usando, talvez não valha a pena por causa disso, mas é um ótimo controlador.

    riceira
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: riceira
    · votar


    fabioreinas

    Eu costumava pensar assim: já que os módulos são mais em conta basta montar um rack com vários deles sendo controlados por um ou dois controladores e o set ficará show de bola!...
    Daí experimentei alguns e sempre me enrolava com as configurações e me estressava sempre, havia hora em que dava vontade de chutar o módulo e arrebentar os fios!
    Resultado: hoje tenho vários teclados e nenhum módulo.
    Nada se compara a um teclado de preferência workstation sem conexões por cabo midi e tudo sendo feito ali mesmo numa peça única, configurando internamente e puxando os timbres e os recursos tudo na mão e o teclado acaba se tornando seu velho companheiro...
    Mas admiro quem se aventura no uso dos módulos e vive enrolado nos cabos e nas configurações e ainda acha bom...
    E também acho bonito um rack com vários módulos enfileirados e o tecladista dominando um a um a seu gosto.

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    riceira

    O grande segredo de tudo é saber mexer, mas nem sempre é fácil, e é quase impossível, neste caso, aprender sozinho. Para conseguir entender praticamente integralmente o que acontece na ligação midi de um ou mais controladores em um ou mais módulos precisei de muita gente que me ensinasse sobre isso, e especialmente um grande amigo, que me vendeu vários equipamentos já, e me ensinou muito do que eu sei hoje a respeito de teclados/módulos.

    fabioreinas
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Pessoal, percebi que vcs têm um grande conhecimento a respeito de teclados, módulos e controladores. Como eu me ferrei com o esquema de controlador com VSTs acho melhor deixar de lado o contralador e comprar um teclado com bons timbres que vai ser mais fácil de manusear ex: Juno D, MM6 ou Korg X5R eu acho.

    A grande vantagem do módulo seria seu preço que é mais em conta, mas vai que eu me enrole novamente, dae é como o amigo disse , dá vontade de chutar tudo rsrs.

    valeu galera.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Umas perguntas interessante:

    - Posso usar qualquer controlador MIDI com qualquer módulo?
    - Posso usar mais de um controlador com um mesmo módulo e trabalhar de forma independente com ele?

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ismah
    - Posso usar qualquer controlador MIDI com qualquer módulo?
    Sim. Basta que possuam conexão MIDI.

    - Posso usar mais de um controlador com um mesmo módulo e trabalhar de forma independente com ele?

    Sim. A única questão é o controlador do meio da conexão, precisa ter conector MIDI THRU ou a função MIDI MERGE.

    Os Roland A-PRO possuem esta função.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Sim. A única questão é o controlador do meio da conexão, precisa ter conector MIDI THRU ou a função MIDI MERGE

    não o conector mas a função em sí
    a THRU em sí somente manda o que entrou pela IN, sem fazer nada ou adicionar a ela, seria para a ideia inversa, um controlador 2 módulos

    porém alguns tem funções de out+thru, ou merge dentro do proprio controlador como você comentou, então dá pra usar
    dos que vi funcionando eles somavam o que entrava pelo IN e mandava os dois sinais pelo midi OUT do segundo controlador, não pela THRU
    ---------------------------------------------------------------------- -

    pra completar:
    existem alguns módulos mais antigos com dois midi in, então também é facil, mas geralmente são módulos antigos, como alguns soundcanvas ou por exemplo o A 5000 da yamaha mas são equipos que para os padrões de hoje seus timbres soam datados

    outra coisa que talvez passe pela cabeça é caso encontre algum módulo com midi convencional e também USB, ai passa a vontade de usar um controlador via usb e outro via midi, também não dá a não ser que tenha um PC no meio com os dois cabos usb ligados nele

    waltercruz
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    OU usar um Midi Merge.

    http://www.midisolutions.com/prodmrg.htm

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    fernando tecladista

    Agora desenha como eu faria. Minha ideia era deixar um controlador com peso de piano (pianos, harpa, instrumentos onde a dinâmica teria diferença gritante), e um com sensibilidade apenas (pad's, syth's, strings) mas com um só módulo (a princípio ao menos)...

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ismah

    MIDI OUT PIANO > MIDI IN SINTETIZADOR > MIDI OUT (com função Merge ativada) ou MIDI THRU SINTETIZADOR > MIDI IN MÓDULO

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    André Luiz Keys

    Valeu fera ^^

    samuka worshiper
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    é uma dica tenho um s03 olha esse timbre similar ao mm6 sem muita edição que fiz http://www.4shared.com/mp3/3CY_5d21ba/I_surrender.html
    depois se quiser te mando um porção de timbres incriveis que montei ,o piano nao é la essa coisas ,,mas bem tocado engana srs

    claudio shalon
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    ficou manero cara tenho um juno di e ainda nao xaso nada de edição quem sabe um dia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usar controlador com módulo é pratico?