Autor |
Mensagem |
elektrodisco Veterano |
# jul/09
Pessoas
Estou pensando em comprar uma pequena mesa de som para levar ao palco para utilizar com um ou dois teclados. Algumas perguntas
a) Qual a vantagem da mesa se ha possibilidade de controlar os volumes pelos teclados ?
b) Deve-se usar somente em caso de 2 teclados ou usa-se para um teclado tambem ? Qual a utilidade ?
c) Qual mesa voces me recomendam, vantanges e preço esperado ?
abraços
|
wagner silva Veterano |
# jul/09
· votar
Olá amigo tudo na santa paz?
Bem então, as vantagens são algumas, pois, você terá um controle maior sobre os volumes e pode "mixar" dá forma que desejar os sons que chegam a você. Você pode usar com quantos teclados quiser, claro que acima de 2 já passa a se ter uma necessidade maior do que com apenas um. Com relação a qual indicar depende de quantos canais você deseja e quanto deseja gastar, mas, creio que na média uma Behringer esteja de bom tamanho.
Até mais.
Fique na santa paz.
|
kiki Moderador |
# jul/09 · Editado por: kiki
· votar
elektrodisco a) Qual a vantagem da mesa se ha possibilidade de controlar os volumes pelos teclados ? uma mesa de som serve para receber e distribuir varios canais, ou seja, receber de varios lugares e mandar para varios lugares.
no caso voce só vai ter 2 entradas e 1 saida, correto?
a mesa tambem serve pra regular os volumes gerais, e pre-amplificar quando necessario. mas isso quando se mistrura microfone com instrumentos diversos. os teclados já possuem um sinal "tratado" pra entrar na mesa.
se voce já vai ter uma mesa de som geral (PA), voce pode mandar os dois teclados direto e controlar o volume pelos instrumentos.
uma mesa a mais significa mais coisa pra voce carregar, mais tomada, mais fios. acho muito pouco pra simplesmente somar os sinais.
b) Deve-se usar somente em caso de 2 teclados ou usa-se para um teclado tambem ? Qual a utilidade ?
pre-amplificar o sinal, mas acho que teclado nao precisa. equalizar controlar saidas - mono, estereo, pan, auxiliares controle master de volume.
c) Qual mesa voces me recomendam, vantanges e preço esperado ?
se voce quiser mesmo uma mesa pequena, acho que as mais legais são as behringer xenyx. tem de 5, 8, 10 canais. a de 5 custa menos de 300 reais acho.
mas eu acho que voce nao precisa disso
ah, leia o tópico sobre mesas de som, no forum de home studio.
|
ThyagoAmaral Veterano |
# jul/09
· votar
elektrodisco Cara uso mixer no palco a mais ou menos uns 4 anos... e não dispenso ele por nada, pense você ficar livre de técnico de som pra pedi retorno, ou dizer tira agudo, deixa flat, coloca Grave, tira médio, isso tudo vai tá nas suas mãos... Se você usa 1 teclado só: ótimo você pode ligar ele em stereo juntas os sinais e mandar mono para o PA/monitor, se você usa 2 teclados você pode mandar 2 sinais cada um com 2L e 2R dos dois juntos mixados, se você quiser pode juntar os 4 canais e mandar só 1 canal, isso é o mais comum.
Qual usar? Comcei com uma Xenyx 802, 8 canais. http://www.copystars.com/images_products/behringer_xenyx_802_s16485.jp g Depois passei a deixar ela em casa ligada no PC e no som em casa. E comprei uma Xenyx 1202FX http://www.copystars.com/images_products/behringer_xenyx_1202fx_s16476 .jpg para levar para palco e estou muito satisfeito com as 2.
No Tópico de postar fotos do Set eu postei fotos do meu set que aparece ela no chão junto com os pedais.
Abraços.
|
fernando tecladista Veterano |
# jul/09
· votar
a) Qual a vantagem da mesa se ha possibilidade de controlar os volumes pelos teclados ?
controlar volumes, equalização em teclados que tem varias saidas de audio ex: 4 saidas nos korgs dá pra separar por exemplo piano com strings um em cada canal ou mandar o sequenciador em um canal separado e você controlar mais facil na mesa do que entrando em menus do teclado em casos como o timbre de piano que quando eu toco só deixo com mais grave, se uso o mesmo timbre em banda, já tiro parte do grave pra não embolar com o baixo, tem música que acho melhor destacar os médios...
b) Deve-se usar somente em caso de 2 teclados ou usa-se para um teclado tambem ? Qual a utilidade ?
eu usaria mais para 2 teclados ou mais, quando vou usar retorno, uso uma das saidas da mesa pra regular o retorno e outra mando pro p.a. pra um teclado a vantagem é que se no meio do show você não precisa ficar chamando atenção do tecnico da mesa pra ele mudar a equalização do teclado, mas dependendo do caso nem é necessario
|
Artref Veterano |
# jul/09
· votar
a) Qual a vantagem da mesa se ha possibilidade de controlar os volumes pelos teclados ?
-Você tem controle de regulagem e ganho; -Você pode ligar mais teclados sem precisar de mais canais; -Você pode mixar seus teclados e enviar somente 1 ou 2 sinais para o técnico, assim não tem risco de você ter um teclado soando bem e outro não. -Se de repente seu volume do teclado tá no pau e o técnico mala não quer dar mais ganho, é só aumentar na mesa;
A galera completou aí com outras coisas.
b) Deve-se usar somente em caso de 2 teclados ou usa-se para um teclado tambem ? Qual a utilidade ? Pra um teclado só eu acho que não compensa o trabalho. Mesmo assim tem a utilidade.
c) Qual mesa voces me recomendam, vantanges e preço esperado ? Recomendo no mínimo Yamaha, Mackie ou melhor . Vantagens? Não vai miar o som do seu teclado como as mais baratas por aí fazem. Preço esperado? Vi uma da Yamaha da série MG por 500 reais, tem 10 canais, sem efeito.
O maior erro que um cara pode cometer é colocar uma mesa barata no set. I´m sorry galera, mas eu NUNCA ligaria o meu M3 numa Xenyx. Vocês estão prejudicando o som do teclado de vocês. Entre usar uma mesa barata e não usar, é preferível não usar. Lembrem-se daquela frase, de um negócio que é muito verdadeiro:
"A qualidade final do seu setup é proporcional à qualidade do pior componente dele".
Isso é uma coisa que vocês têm que pensar. TUDO conta para a qualidade final do som. Desde as coisas mais importantes e óbvias, como o teclado, a caixa de onde tá saindo o som, o tecladista....até as menos importantes, como cabo, direct box e mesa. Mas sinceramente acho que o mixer está na categoria de "Mais importantes".
Sério galera, vendam logo essas Xenyx, Beringher, Staner e Ciclotrons que vocês estão usando. Botem uma mackie ou uma Yamaha no set e sentirão a diferença.
Tenho um amigo que sentiu isso na pele, sem falar que é um grande tecladista da outra lista. Vou pedir pra ele postar aqui.
|
elektrodisco Veterano |
# jul/09
· votar
Beleza, muito obrigado. Não tinha pensado na possibilidade de controlar o retorno que normalmente é um inferno dado que os guitarristas metem o pau no amp e nos não temos como "reagir". Neste caso a via do retor no entra nesta mesa dedicada e depois vai para o monitor ? seria isto ?
|
ThyagoAmaral Veterano |
# jul/09
· votar
Artref Pow cara... vou testar uma Yamaha esses dias pra vê isso... Sempre gostei das Behringer da vida... ou melhor eu gosto da Behringer :P kkkkkkk Agora eu usei um mixer da linha UB da Behringer e sentir o som magro... mas com as Xenyx nunca notei diferença não... de verdade... =X
Enfim testarei... e te digo!!! =]
|
Mauro Lacerda Veterano |
# jul/09
· votar
Entre usar uma mesa barata e não usar, é preferível não usar.
Sim eu percebi a diferença. Liguei meu D-50 passando pela Xenix 1202fx, e dela mandei para a placa de audio (Fast Track Pro). Depois liguei o D-50 direto na placa, e senti diferença no "peso" do som, as frequências (tanto graves quanto agudas mas pricipalmente as médias) perdem muito ao passar na mesa. Ligado direto na placa o som ficou muito mais rico.
Imaginem: você gasta uma grana para ter um teclado que tenha um puta som, o que inclui taxa de amostragem, frequências, etc... e perde tudo isso por causa de uma mesa de som. Não vale.
Acho um grande diferencial as frequências médias e agudas do meu D-50. São fortes, definidas, algo que não consigo fazer com VSTs. Ao passar meu D-50 na mesa essas características se perdem, tira a "identidade" do instrumentos e deixa tudo mediano.
Para mim é mesma coisa que não ter um estabilizador. Neguinho paga não sei quantos mil no teclado e deixa de gastar 70 contos num estabilizador e de repente torra o teclado por ligar em voltagem errada, ou picos de energia...
Mesma coisa com cabos: o cara tem um M3 por exemplo e vai ligar o teclado usando cabos de 5 "reaus" da Santa Efigênia ? Não pode!!! hehehe
|
Prada Veterano |
# jul/09
· votar
Mesma coisa com cabos: o cara tem um M3 por exemplo e vai ligar o teclado usando cabos de 5 "reaus" da Santa Efigênia ? Não pode!!! hehehe Ahauahauaha, com certeza a mais engraçada do dia.. hauahauha
@topic É, concordo que, se investiu em algo.. investir um pouco mais para o acompanhamento deve ser quase que obrigatório (o mesmo vale pra bag, case, essas coisas.)
Artref Dessa das mesas da Yamaha não sabia, olha que sempre quis uma mas realmente nunca soube que eram boas assim, agora me sinto mais motivado. xD
OFF: E eu que ia recomendar uma Behringer (Pois não percebia isso.. achava era legal.. ;x)
|
bandaidigital Veterano |
# jul/09
· votar
Na minha opinião, tudo depende do ponto de referência. Ex: quem usa Ciclotron/Staner, lógico que vai achar uma Behringer muito melhor, mas a Behringer vai perder muito longe de uma Mackie e mais longe ainda de uma Yamaha. O Artref tá comprando uma Yamaha muito legal, compacta e qualidade excepcional. Eu uso já há 10 anos uma Yamaha 01/V digital. Não troco por nada. Não dispenso de jeito nenhum. Tenho todas cenas memorizadas para cada tipo de trabalho. Sou bem chato pra qualidade de áudio. Paguei uma grana alta no meu Korg M3, por isso não ligo ele em qualquer coisa. Como diria o Artref, ligar instrumento bom em mesa ruim é como colocar uma Ferrari pra andar na terra.
|
elektrodisco Veterano |
# jul/09
· votar
Qual mesa Yamaha com 8 canais é recomendada ? Tem que ser digital ou analógica ? O preço esta por volta de quanto ? Voces podem me passar o modelo ? Pelo que entendi a Yamaha é superior a Mackie, correto ?
abraços
|
ThyagoAmaral Veterano |
# jul/09
· votar
A MG10 que o Mestre Artref falou!!! Vê o preço e diz ai se tu for compra na Net negocia 2 unidades... e agente conversa!!! =]
|
fábio_soul Veterano |
# jul/09
· votar
Só para dar minha humilde contribuição, vou contar uma experiência que tive:
Na catedral de Maringá, o som tem duas mesas de som da Yamaha, se não me engano, de 24 canais. Um dia, uma delas foi para a manutenção e foi substituída por uma Behringer UB do tamanho mais ou menos correspondente. Imaginem vocês que o som ficou uma porcaria! Houve uma diferença gigantesca na qualidade do som, e regulagem nenhuma que era feita foi capaz de retomar a qualidade de pelo menos uns 50% da qualidade que se obtia com as duas da Yamaha.
No meu set, utilizo um mixer modelo rack da Behringer EURORACK PRO RX1602. Antes de comprar, conversei muito com um amigo meu, e ele me explicou umas coisas que me convenceram a comprá-la. Usando ela, não noto perda de qualidade no som dos meus módulos.
|
ThyagoAmaral Veterano |
# jul/09
· votar
Artref Palavra do Mestre:
Eu gosto do cifraclub. Apesar de falarem demais de arranjadores (coisa que não curto), é bacana você ver gente que tá começando, e poder ajudar bastante. Todo dia leio pelo menos uma bobagenzinha por lá, mas no que eu posso ajudar eu sempre falo, mesmo que eu tenha que ser chato, hahaha.
Aqui na synth o nível é mais avançado e somos mais íntimos (ui!). E tenho mais chances de aprender, porque tem nego muito fera por aqui. Os dois lugares me agradam. Bom, aliás, qualquer coisa onde tenha alguém falando de teclado me agrada, hahahaha, não sou referência, hasuhausha
Pow Cara vlw por tá defendendo a nossa Bandeira... hehehe meu sonho é vê isso sem os reis do Arrocha... foda viu... =/ Devia ter um Filtro contra a palavra PSR... Arrocha... essas coisas... =]
|
A. Cordeiro Veterano |
# jul/09 · Editado por: A. Cordeiro
· votar
Artref
As vezes o que eu fico meio inconformado é que o cara rala feito doido pra poder comprar um top de linha, gasta até seus últimos centavos, e ainda tem que se preoculpar com os periféricos de boa qualidade, que num todo (contando com o amplificador) chegam até a custar quase 50% do valor do teclado. E o pior é que pra uma garantia de qualidade maior possível, está certo sim, mas o bolso muitas vezes não concorda com isso. Sobre os sugeridos (Yamaha e Mackie), não tenho dúvidas da superioridade deles quanto aos demais populares, tb já pude perceber a diferença em locais em que a arquitetura técnica de todo som é boa, e que geralmente possuem essas mesas. Excelentes equipos, porém as vezes a necessidade de urgência pessoal de algum equipo periférico faz-nos esquecer num dado momento da sua superioridade. Agora claro, tendo $condições$, seria burrice (ou melhor dizendo, ignorância técnica) não pegar um desses....
EDIT: Ahhh.....puxa-sacos de plantão...vamos pegar mais leve né....
|
tecladoprofusao Veterano |
# jul/09
· votar
Tô sem tempo de ler o tópico todo, mas me interessou...
Só uma coisinha: Entre usar uma mesa barata e não usar, é preferível não usar. Então é melhor deixa a minha Watson na gaveta? Tava pensando em usar ela até pegar outra melhor... =P
|
ThyagoAmaral Veterano |
# jul/09
· votar
tecladoprofusao Nem minha Behringer Xenyx 1202fx presta... =/
Meu ouvido deve ta podre... kkkkk
|
fábio_soul Veterano |
# jul/09
· votar
tecladoprofusao
Então é melhor deixa a minha Watson na gaveta?
Se você não precisa mixar mais de um teclado para mandar em uma via só, ou seja, só usa para ter controle de equalização, ganho, etc..., eu acho melhor usar direto da saída do teclado, pois, especialmente a sua mesa, que é uma marca de qualidade um pouco inferior, pode acabar prejudicando o som que o seu teclado manda para o PA. Em se tratando de Wattsom, eu fico ainda mais com o pé atrás, pois já usei uma (que nem era balanceada), e realmente, era bem fraquinha... mas, se você precisa mixar vários canais para mandar para o PA em um só, aí não tem jeito, tem que usar um mixer, mesmo que corra o risco de perder um pouco de qualidade no final.
|
tecladoprofusao Veterano |
# jul/09
· votar
fábio_soul No caso é pra mixar mesmo, são 4 fontes de som (teclado, módulo, theremin e escaleta), e queria mandar um cabo só pra mesa. Quanto à perda de qualidade... Bom, é um PSR... XD
|
Artref Veterano |
# jul/09
· votar
ThyagoAmaral, que mestre o quê, rapá...sou e serei um eterno aprendiz.
E putz, fiquei com vergonha de você colando meu discurso da synth aqui, hahauha. Mas sim, eu defendo o FCC sempre, adoro aqui. =)
A. Cordeiro É cara, nós brasileiros somos sofredores...aqui é tudo caro demais =(
Mas sobre o tópico, a diferença de por exemplo uma Yamaha pra uma Staner não é tão grande assim...acho que compensa.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# jul/09
· votar
A diferença não é tão grande de preço ou de qualidade? Pergunto pelo seguinte motivo: todas as staner's que usei até hoje batem de longe as wattsom e ciclotron da vida. Nunca testei lado a lado com uma xenyx, mas tem aqui um amigo meu que trabalha com sonorização e diz direto que essas xenyx só tem enfeite, mas a qualidade é medonha, se comparada a uma staner, por exemplo.
|
ThyagoAmaral Veterano |
# jul/09
· votar
Galera mais comentário sobre o Show desse fds... (25/07/2009)
Esse final de semana Tivemos o prazer de abrir aqui em Recife um Show de Paulo Ricardo e a PR5 (Banda que acompanha ele) e nisso também se apresetaram outros artistas da década de 80 juntamente com a Banda carioca Perdidos na Selva, e voltando a falar dos mixers e do set da galera...
Em termos de mixer, o Bruno Sá tecladista da Perdidos na Selva usou um EXTREME 88, L+R e pronto... em conversa de backstage com ele, ele me falou que quando usa mais de um teclado, (TX5, EXTREME, e um analógico da KORG que eu esqueci o nome...) Ele usa uma Behringer 802... e diz gostar da mesma... (que som da porra o EXTREME tinha no PA), Sobre o Set do J. Resende tecladista da PR5, e digamos assim o cara que tenta fazer o que se fazia em 1986 com o mestre Schiavon... Acreditem estava lá um MM6 e um CP33 a principio olhei assustado... Todos com as marcas cobertas... ai com a curiosidade mais atiçada do lado dele tinha um mixer Mackie, de uns 16 Canais, um Rack de fibra com um Roland JV5080 ligado no MM6 aparentemente, um Filtro de linha Furman com iluminaçao, tinha um mixer de Rack também que parecia está desligado, um notebook também que não deu pra eu vê que devia tá ligado no CP33, tinha também uma placa de som Off board que não sei qual era, mas não era nenhuma fast track da vida... devia ser coisa maior... enfim... tinha L e R nos 2 teclados e na plc externa do Notebook...
Enfim galera... foi um Show muito bom no geral, particularmente esperava mais do Show do Paulo Ricardo, mas a banda dele é animal... tocam muitooo e são bastante amigáveis...
Bom galera é isso... não to querendo contestar a opnião da galera sobre as Behringer da vida... mas mais uma vez gostei do resultado do meu TR e do JV1010 ligado nela...
Depois posto fotos e vídeos... do Show!!! =] Abraços...
|
Jobatera Membro Novato |
# out/15
· votar
boa tarde galera.
estou precisando de ajuda.
tenho duas mesas analogicas uma yamaha 16 e uma phonic 32 e uma multcabo normal uma saida. como faço pra mandar sinal de uma pra outra sem usar o muitcabo splitt. so com o multcabo de uma saida?
|
Ismah Veterano |
# out/15
· votar
e uma multcabo normal uma saida. como faço pra mandar sinal de uma pra outra sem usar o muitcabo splitt. so com o multcabo de uma saida?
Não faz. Se fossem digitais poderia interligar por cabo de rede/wireless (acho que se chama TCIP) ou algumas vezes operar as duas, como mestre e escrava.
Dá para fazer uma gambiarra, mandando uma pré mix do palco para a o PA, mas ficará preso aquela pré mix.
|
Milenawins Veterano |
# nov/15
· votar
Bom dia gente! Pelo que li mais ou menos no tópico, a melhor marca seria então a Yamaha? Alguém indica uma ( com efeitos) par ligar nord electro, microkorg, microfone e efeito de voz? Obrigada!
|
silvG8 Veterano |
# nov/15
· votar
Milenawins Se for pra ligar apenas os instrumentos citados, indicaria a MG06X. Pequena, boazinha é suficiente, sendo acessível. Eu tenho uma e acho ótima pra proposta.
|
Ismah Veterano |
# nov/15
· votar
Milenawins
A Yamaha foi a melhor no mercado nacional até meados de 2005~7, hoje temos várias opções...
Marcas boas de consoles (nem todas ainda tem analógicas)
Yamaha Soundcraft Allen&Heath Mackie (802VLZ4 ou ProFX8 por exemplo) Ciclotron/Techvox (apenas ANTIGAS) SSL Sony Neve
Nunca testei mas se fala bem delas...
Peavey Korg Boss Audio Developments Alto Alesis Midas Spirit (by Soundcraft) BAE (comum em uso para PRÉ-mixagens, como seu caso) Harbinger
|
Milenawins Veterano |
# nov/15 · Editado por: Milenawins
· votar
Um tecladista me indicou essa aqui: xenix x 1204 usb behringer, o que vcs acham? Conhecem?
|
Ismah Veterano |
# nov/15
· votar
Milenawins
É uma Behringela, uma marca que visa custo/benefício. A função usb grava o LR, que pode ser interessante.
|