Mesa de som... Alguém me ajuda?

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# jun/05 · Editado por: mano_a_mano


Pessoal, eu estou precisando de uma mesa de som de 8 ou 12 canais, que não seja tão cara, mas que tenha uma boa qualidade e, principalmente, que não gere muito ruído quando eu for gravar. Alguém tem alguma sugestão? Eu estive pensando numa MXS 12 da Wattsom, será que presta?

haniel cedraz
Veterano
# jun/05
· votar


errrrrrrrrrto?
nao pósso te ajudar no momento mas verei oque fazer..

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


haniel cedraz
Estou pensando numa Staner...

yanni540
Veterano
# jun/05
· votar


Mesas de som até 12 canais eu acho que as melhores e com ótimos preços no mercado são as da Bhering e Staner.

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


yanni540
E quanto ao... $$$$$?

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jun/05
· votar


MANO_A_MANO

Eu tenho uma MXS 12 WATTSON [ciclotron]

É uma das melhores que existe.

yanni540
Veterano
# jun/05
· votar


mano_a_mano
yanni540
E quanto ao... $$$$$?

Veja aqui: http://www.mercadolivre.com.br/jm/search?as_categ_id=4468&as_pr_categ_ id=
Abraços.

sarpa
Veterano
# jun/05
· votar


mano_a_mano, legal. A linha MXS é das novas da Wattson, tirou um pouco do preconceito que existia com a marca, assim como a Casio após ter lançados esses novos produtos que, deram um "empurrão" à marca.

Você pode também conferir as mesas e mixers da Behringer que, sem dúvida possuem uma excelente qualidade. Eu possuo uma MX1604A que já descontinuada, porém, não me deixa a desejar em nada.
Outra grande marca no mundo do áudio que você pode dar uma pesquisada, é a Mackie que é muito famosa em meio aos equipamentos para áudio. Quanto à Mackie, procure pela série VLZ. Tá legal?

Esperando ter lhe ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI
sarpa
Eu achei uma MXS 12 da Wattsom por R$ 290,00 + frete. Vale a pena?

Anselmo Delfino
Veterano
# jun/05
· votar


Olha na boa, compra uma BEHRINGER, são as melhores.

Tinha (12) uma e troquei por uma wattson 16 (ai que arrependimento).

Estou trocando de novo por uma Behringer UB 2222FX, muito boa, sem ruido
otimos potenciomentros, controle de graves, médios e agudos que realmente respondem, e tambem efeitos bem legais.

Se vc procurar bem, acha elas até que por um preço bem legal.

Ate

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


Anselmo Delfino
Eu compraria até uma Mackie, mas elas custam o olho da cara...

rogrm
Veterano
# jun/05
· votar


Eu tenho uma MXS 12 (nova mesmo, nunca usada, na caixa. Não tenho NF, mas tenho recibo do distribuidor da Ciclotron). Se tiverem interessados faço por R$320 + Frete.

rogrm no rot meio.

abraços

Durval Dellê
Veterano
# jun/05
· votar


Galera........... preciso saber como faz uma coisa...... vou explicar para ver se alguem sabe...

Estou querendo montar um mini estúdio e a única coisa que está me faltando é o seguinte..

Uma mesa de som que eu tenha condições de ligar ao computador sendo necessário separar os canais da mesa, e precisa de uma interação com o PC, por exemplo, estou lá no Sonar gravando uma faixa com 12 canais, e a equalização eu quero fazer na mesa, os mesmos 12 canais precisam estar simultaneamente separados e ligados no PC e na Mesa, para que eu possa fazer esses ajustes.

Alguem sabe como? Que tipo de cabo ou mesa ou placa eu preciso para isso?

sarpa
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê, não consegui entender exatamente o que você pretende, mas creio que posso lhe ajudar com sua dúvida.

Vamos tentar?

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

Durval Dellê
Veterano
# jun/05
· votar


tipo assim.....

vc tá montando uma faixa certo, está gravando os canais, simplificando digamos que bateria seja ch1, baixo ch2, teclado ch3, guitarra ch4, voz ch5 na mesa de som..

E aí no momento que vc vai gravando, no PC tb já fica automaticamente no ch1, 2, 3, 4 e 5 e assim por diante.

Aí todas as alterações que vc quer fazer, ou equalização pode fazer na mesa de som, ou seja, os arquivos de cada canais, que já estão gravados no PC, vc vai alterando pela mesa de som, cada canal do pc no seu respectivo canal da mesa. quero a mesa e o pc atuando simultaneamente em conjunto em cada canal entendeu?

Leandro Sant Duarte
Veterano
# jun/05
· votar


Os modelos da voxman são exelentes opções. Contudo, o número de canais não influi muito para quem trabalha com seqüência MIDI, porém, se você grava instrumentos acústicos em real time, o ideal seria ver os modelos da Staner. Mas CUIDADO! existem modelos da Staner que não possuem controle individual de efeito, e sim, um para todos os canais.

André Lima
Veterano
# jun/05
· votar


Você realmente precisa gravar todos os instrumentos ao mesmo tempo?
Porque o melhor é ir gravando um instrumento por vez e ligado direto no PC, e depois sim equalizá-los e mixá-los, porque a mesa de som é mais um processo analógico que diminui a qualidade do som original, assim como equalizadores, etc. Quanto menos processos analógicos, melhor o resultado. Faça tudo de forma digital, após a gravação do som puro do instrumento.
a única excessão à isso é a gravação da bateria.

Durval Dellê
Veterano
# jun/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Eu gravo um instrumento de cada, normal, mas de qualquer forma, quero que a mesa tenha essa ferramenta de interagir, pois na hr de mixar e masterizar é muito melhor.

E a mesa de som na verdade mantém a qualidade e não diminui, o que diminuí é usar equalizações e mesas digitais. quanto mais analógico melhor :D

Vc prefere escutar CD ou LP? eu prefiro LP ;) se tiver uma pick-up de qualidade, como uma technics verá que a qualidade do LP é superior a qualidade do CD, pq analógico sempre será melhor que digital se tratando de frequência sonora. ;)

Nâo gosto nem de entrar em estúdio que é tudo digítal, pq nisso qualquer um sabe mexer e a qualidade não é tão boa quanto se produzir um son analógico.

Pergunte a qualquer músico consagrado, como David Gilmour (que utliza diversos tipos de sons diferentes) a maneira que ele prefere gravar ;)

Eder Muchiutti
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê
se entendi o que vc quer dizer, vc quer, depois de gravado, regular a equalização de cada canal pela mesa, certo? Se for isso, acho que é impossível (apenas em mesas digitais creio eu). E por tudo que já li e ouvi, trabalhar digitalmente o som é melhor do que analogicamente (a menos em casos extremos). Você primeiramente precisa que sua placa de som tenha uma taxa de amostragem alta, tipo 24/96. Sua placa de som deve ter uns 8 canais, certo? Pelo próprio Sonar acredito que seja possível interagir com a mesa selecionando em cada "track" um canal diferente da mesa, pois pelo Pro Tools isso é possível.
Quanto à mesa, acredito que uma Behringer seja a de melhor custo benefício.
Quaisquer eventuais dúvidas certamente há pessoas mais bem qualificadas que eu pra responder. Mas mesmo assim continuo tentando.. hehehe
Abraços!

André Lima
Veterano
# jun/05 · Editado por: André Lima
· votar


Durval Dellê
Eu quis dizer que em todos os equipamentos analógicos, vem escrito no manual (mais precisamente na ficha técnica) do equipamento, os itens.
DHT (distorção harmônica total) = 0,xxx %
Relação sinal / ruido = xx db

Tudo isso são impurezas que são acresentadas ao som puro, a cada colocação de um equipamento analógico a mais. e isso vai se somando.
Até o cabo do microfone que é um artefato analógico e que conduz o som puro, acresenta alguma impureza dependendo da qualidade do mesmo.
Em processos digitais não existe DHT e Relação s/r.

Pode ser feito até mil processos digitais que as harmônicas permanecem perfeitas e não há nenhum aumento de ruído em relação ao sinal.

André Lima
Veterano
# jun/05 · Editado por: André Lima
· votar


Acontece que muitos músicos preferem o sistema analógico, pois desejam esta distorção harmônica em suas músicas. Porque as vezes soa bem, e esta característica sempre esteve presente nos seus discos anteriores.

Alguns até fazem o seguinte: depois da música finalizada, eles a gravam num tape de rolo. para que o mesmo acrescente na música as características da gravação magnética em fita.

Durval Dellê
Veterano
# jun/05
· votar


Isso eu já vi mesmo ocorrer, mas geralmente já fazem isso desde o início né...
Mas nesses casos, o processo feito analógicamente saí com uma perfeição maior, na minha opinião, pois o PC acaba influenciando, e desse modo as equalizações.

Levando a pequena experiencia que eu tenho, pois não gravei muitas vezes.... mas tenho dois cd's, com as mesmas músicas gravadas em processos digitais e em processos analógicos, e a realidade que foi atingida usando todo um sistema analógico foi muito maior.

Talvez eu não tenha me expressado direito anteriormente, mas os efeitos influenciam muito também, e quando fazemos isso através de um módulo, valvula ou seja o que for "realístico" é muito melhor do que se usar softwares do PC. Acho que esse ponto é o crucial né.... para não se usar o PC e sim equipamentos.

Mas falei do LP pois ele armazena frequencias a mais que o CD e isso faz diferença, uma leve diferença, mas faz diferença na hr de apreciar um som.

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê
Como se faz a prensagem de um LP?

sarpa
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê, enfim, para trabalhar dessa forma, você deverá ter uma placa de gravações em canais diferentes (M-Audio Delta 1010; Pro Tools Digi001, etc). Só assim você conseguirá fazer a captação separada dos instrumentos.

Quanto à mixagem, você quer equalizar tudo pela mesa? É possível sim... porém você terá que ter uma mesa com "direct outs" para fazer um "loop" com a placa de captura. Dá um certo trabalho, mas funciona.

Mas eu ainda acho que, usando gravação em PC, é mais fácil fazer a mixagem pelo mouse mesmo. Uma vez tendo bons monitores de referência, bem calibrados, a mixagem tem bons resultados. Lembrando que, na mixagem além de deixar todos as pistas audíveis, você deve atentar para as frquências de cada faixa, se uma não está cancelando outra, etc, para que, no final, tenha um resultado satisfatório.

Como li em seu post anterior, se você procura algo mais analógico, que tal usar um ADAT para gravar? Já trabalhei em um studio onde tudo era feito através de ADAT. Não havia um computador sequer, até mesmo o gravador de CD era um aparelho à parte, fora do computador.
Com o ADAT, você poderá fazer aquele esquema de "loops" com os "direct outs" da mesa.

Mas, apesar de eu gostar muito dos analógicos (válvulas, fitas rolos, etc) creio que hoje, é ter dor de cabeça trabalhar com esses meios, ainda mais para um home-studio, o mais indicado é o trabalho com computador mesmo. Dê uma pesquisada...

Esperando ter lhe ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

Eder Muchiutti
Veterano
# jun/05
· votar


sarpa
um preamp valvulado já ajudaria no aspecto da "analogicidade" do som, não é?

Durval Dellê
talvez fosse um grande primeiro passo pra se trabalhar num Home studio com uma sonoridade mais analógica. Creio eu que a diferença é muito pouca pra compensar o trabalho de largar o digital e mexer com o analógico.
Com os plug-ins certos e programas como o Sonar e Pro Tools, a sonoridade pode ficar muito próxima da analógica (não importa se vc considera isso melhor ou pior, o fato é que dá pra fazer soar assim).
Abraços!

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


rogrm

eu tenho uma dessas, dá legal pra gravar.

sarpa
Veterano
# jun/05
· votar


Eder Muchiutti, sem dúvida! Inclusive, tenho um aqui... ele é um pré-amp e direct-box ao mesmo tempo, valvulado! O bixinho é 10, mas infelizmente, estou "mandando embora"...

Abraços,
Juninho Sarpa.

Durval Dellê
Veterano
# jun/05
· votar


Eu entendi o q o Sarpa, André e Eder quiseram dizer...

Pq para um home-studio o máximo que vc vai fazer é uma pré-gravação. O digital vai acabar sendo mais viável.

Mas a idéia de unir os canais da mesa de som em canais distintos no PC simultaneamente é muito importante.... para gravar um ensaio por exemplo, como um show ao vivo tb

sarpa
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê, entendi perfeitamente o que você procura.

Para isso, você deverá ter uma messa que possua direct outs. Uma que eu estava em vista para comprar que, talvez seja bastante útil, é a Behringer MX9000. Um excelente mixer, por um bom preço e que pode atender todas as suas necessidades, não só para produção em home-studio como também é ao vivo.
Uma grande e característica que deve se levar em consideração é a quantidade de auxiliares e subgroups que ela possui, onde você poderá criar mandadas para monitoração, bem como efeitos de módulos externos, etc...

Existem ainda as Mackie também nesta mesma linhagem. As duas são 100% indicadas, sem dúvida...

Esperando ter lhe ajudado,
Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

abdo_
Veterano
# jun/05 · Editado por: abdo_
· votar


mano_a_mano
Vc nao explico pra qual finalidade quer essa mesa

Durval Dellê
Isso nao existe: Sonar controlar externamente uma placa de som e depois uma mesa de som tambem externamente canal por canal. E o mesmo q dizer q todas as mesas sao "lixo" e precisam de um sonar pra controlar e melhorar seu som, ou seja, vc quer um retorno de fora pra o sonar. Isso é ridiculo. Pra que? O sonar já é uma especie de mesa de som e controla canal por canal de todas as formas e podera ouvir o resultado numa boa placa de som no Pc a aplificaçao e cx. Ainda se nao quiser usar o sonar, há mesas digitais de gravaçao, inclusive midis, como as da Roland e Korg, todas digitais e com tela ampla pra controle alem de softwares internos superiores ao sonar q fazem coisa muito melhor, mas sao carissimas, de U$1500 a 3mil, mas sao profissionais pra gravaçao. Deve ser o q vc quer pela tua exigencia. Visite sites da Korg e Roland.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa de som... Alguém me ajuda?