È Possivel um Controller aceitar Placa de Expansao?

Autor Mensagem
ferretti
Veterano
# jun/09


Pois é!..Uma coisa que tem me deixado pensativo..ainda naum ouvi falar sobre um controller que aceite placa de Expansao..
alguem sabe de algum>?

ferretti
Veterano
# jun/09
· votar


Qual deles teria Slot para Expansão..se é que possa existir.
Seria interessante e até mais em conta que comprar um Piano digital ou Synth como controller e acresentar placas ..desde que tenha um minimo de 3 Slots ,,para compensar

expedifer
Veterano
# jun/09 · Editado por: expedifer
· votar


Controlador? Com placa? A única função dos controladores é atender a conexão cabo/midi. E não costumam vir com entrada pra alguma placa (excluso alguns da Roland pra alguns timbres/memoria como o A-70/90).
http://www.rolandus.com/products/productdetails.aspx?ObjectId=446
http://www.rolandus.com/products/productdetails.aspx?ObjectId=491

Ocorre que a própria função do controlador é "oca" como costumo apontar: sem quase nenhuma função (muito poucas fora isso) pra controlar um teclado, onde sua principal função normalmente é teclar, enviando esse comando ao módulo ou outro teclado. Normalmente é no módulo que vc tem que fazer tudo: procura de timbres, efeitos, etc (haja "saco").

É claro que alguns vem acrescidos de pouquissimos efeitos pra controlar, memórias, etc. Mas essa não é a obrigação de um controlador. E mesmo assim, como é feito de forma genérica (pra qualquer marca), muitas marcas nem mesmo retornam ou atendem chamadas das funções "a mais" desse controlador. Há casos que nem timbres chamados são atendidos/chamados.

É por isso que eu nunca uso controlador pra controlar módulo ou teclado. Uso outro teclado, mesmo que seja um mísero PSR 500, que "dá pau" em qualquer controlador excluso qualidade de teclas e número (infelizmente). Um teclado com funções internas de efeitos, timbres, ajustes, memórias, funcionam infinitamente melhor controlando um módulo ou outro teclado. E com a vantagem de se guardar/salvar esses ajustes (performance) da forma que quiser, principalmente num Top. Imagine ficar 1 hora achando o timbres certo, efeitos e justes e se perder tudo ao desligar o controlador!. Eu "arrebentaria" na hora esse controlador na perda desses perform...rsrsrsr. Não servem (e nem podem) pra funções mais sofisticadas como expansões de samples, tc. Caia fora deles. Compre um bom teclado usado e barato com a necessidades que quer, que saem no mesmo preço (ex: teclas pesadas - um velho kurzweil, bons efeitos - qualquer PSR velho, uso de timbres pra módulo Roland: um velho teclado Roland, etc, etc). E há muitas outras "criatividades" e usos pra controlar equipamentos, basta usar a imaginação.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/09
· votar


expedifer
Lamento arrefecer seu discurso inflamado rsrs... mas...

PODE TER SIM! E TEM! ^^
CME VX v2

Como diz no site...
This was the first keyboard in the world with motorised fader controllers as well as having a multi-function expansion slot.

fernando tecladista
Veterano
# jun/09
· votar


a roland tinha o A-90 onde a série A são controladores

no A90 tinha lá alguns slots pra instalar as proprias placas da roland

então você acabava comprando o A-90 EX que já tinha tinha a placa VE-RD1 (acho que é essa)

expedifer
Veterano
# jun/09 · Editado por: expedifer
· votar


tecladoprofusao
Eu vou te traduzir pro "português" a especificação dessa página:

"Intelligent keyboard built-in USB Audio and MIDI, multi-function expansion"
"teclado inteligente com slot de conexão-multifuncional de audio USB e MIDI"


E NÃO PLACA DE EXPANSÃO como pedido acima.

fábio_soul
Veterano
# jun/09
· votar


expedifer

É por isso que eu NUNCA uso controlador pra controlar módulo ou teclado. Uso outro teclado, mesmo que seja um mísero PSR 500, que "dá pau" em qualquer controlador excluso qualidade de teclas e número (infelizmente).

PSR-500 dá pau em qualquer outro controlador??? Prove isso, ou, ao menos, explique-se...

Um teclado com funções internas de efeitos, timbres, ajustes, memórias, funcionam infinitamente melhor controlando um módulo ou outro teclado.

Por quê? Se é para controlar um teclado ou módulo (enviar informações MIDI), pra quê o "controlador" ter efeitos, timbres, ajustes...?

"Memórias"? Você fala de botões para acesso direto aos timbres? Se sim, ou você só conheceu os controladores CME UF, ou então não sabe lidar com controladores.

E com a vantagem de se guardar/salvar esses ajustes (performance) da forma que quiser, principalmente num Top. Imagine ficar 1 hora achando o timbres certo, efeitos e justes e se perder tudo ao desligar o controlador!

A maioria dos controladores fazem isto! É só configurar o botão desejado para o CC de control change (CC 145, se não me engano) e configurar o programa que voê quer, inclusive com informações de MSB e LSB (coisa que PSR nenhum é capaz de fazer) para acessar timbres de bancos diferentes de um mesmo teclado.

Imagine ficar 1 hora achando o timbres certo, efeitos e justes e se perder tudo ao desligar o controlador!

Não entendi o que você quis dizer com isso.

Não servem (e nem podem) pra funções mais sofisticadas como expansões de samples, tc.

Realmente, se o seu objetivo é samples, expansões, e funções sofisticadas (em termos de timbres), é bem lógico que se compre um gerador de timbres do que um controlador, que nem saída de áudio tem (justamente por não ter timbres)!

Eu não gosto de dar este tipo de resposta no fórum (pois certamente o cara vai ter vontade de chingar até mais 10ª geração pasada... isso sempre acontece nos fóruns), mas infelizmente não posso deixar uma informação tão equivocada como essa aqui para que as pessoas que buscam informações corretas aqui no FCC lerem.

expedifer
Veterano
# jun/09
· votar


fábio_soul

Resposta pra quem não (e não mesmo) testou exaustivamente controladores e módulos:

....................................

(ou, teste vc mesmo e pare de ficar cutucando sem saber, vá aprender).

fábio_soul
Veterano
# jun/09 · Editado por: fábio_soul
· votar


expedifer

Resposta pra quem não (e não mesmo) testou exaustivamente controladores e módulos

Ok! Agora dê uma resposta convincente para mim.

PS 1: Meu set? Basicamente Roland XV-5080 + Korg TR-Rack + M-AUDIO Axiom 61! [EDIT: Esqueci do Oxygen 61, que já está vendido, pois vou pegar um Axiom 49 no lugar dele.]

PS 2: Procure em um tópico chamado "Demos do Roland XV-5080" (ou qualquer coisa assim), que eu criei aqui, uma das últimas demos que coloquei, onde especifico que quero mostrar as questões de mudanças de timbres, aliadas às 4 zonas MIDI que o Axiom oferece. Depois disso, me mostre como fazer o mesmo com um PSR...

PS 3: Valide suas informações justificando cada afirmativa. Mostre o tanto que você conhece do assunto. Não é este o espírito de membros de fórum!

expedifer
Veterano
# jun/09
· votar


fábio_soul

Cara, eu teria o maior prazer de explicar inclusive de FORMA TÉCNICA cada ponto que apontei (muitos ate seriam novidades pra vc), onde já ví gente "destruir" seus controladores de tanta raiva, além de reclamar pros importadores e revendas (por aqui há muitissimos relatos), por coisas simples que o controladores não fazem (ou fazem) ou se "confundem" ou não atendem. Não quer aqui um "Dicionário" das "babaquises" que controladores fazem ou não fazem não? Nem PSR's da vida fazem tanta babaquise (ou não fazem) como aalguns controladores fazem e muitos não fazem o que se pede ou tecla.

Mas não vou mais acrescer uma vírgula "com vossa pessoa" ao me "atacar" ao te dar conselhos "amigos" sobre testar uma placa SRX em outros teclados. Não mostrou o tal "espirito de membro" como disse aqui. Alias, "detonar" uma SRX por a ter testado num XV5080 foi demais (muitos compartilharam com minha opinião).

tecladoprofusao
Veterano
# jun/09
· votar


expedifer
"teclado inteligente com slot de conexão-multifuncional de audio USB e MIDI"


E NÃO PLACA DE EXPANSÃO como pedido acima.



Desce um pouco mais o texto...

VXv2's multi-function expansion slot gives you many options for expanding your VXv2, including sound module with sample function, analog synthesizer module, firewire audio interface module, digital mixing console module etc. With these expansion cards, VXv2 will bring you an all-in-one music production platform.

Em uma adaptação ao nosso ímpar e poético idioma...
"O compartimento de expansão multifuncional do VXv2 te dá muitas opções para expandir seu VX2V, incluindo módulo de som com função sample, módulo de sintetizador analógico, interface de áudio firewire, console de mixagem digital, etc. Com essas placas de expansão, o VX2V lhe traz uma plataforma de produção tudo-em-um."

Acho que é placa, sim... ;)

fábio_soul
Veterano
# jun/09
· votar


expedifer

Não quer aqui um "Dicionário" das "babaquises" que controladores fazem ou não fazem não?

Se isso for EXPLICAR o seu ponto de vista, quero sim! Mas se você não quiser se dar o luxo de explicar o que te faz ter esta opinião, ao menos explique o que você tem a contradizer sobre o que eu disse no primeiro post. Você não vai deixar passar em branco isso, vai?

Mas não vou mais acrescer uma vírgula "com vossa pessoa" ao me "atacar" ao te dar conselhos "amigos" sobre testar uma placa SRX em outros teclados. Não mostrou o tal "espirito de membro" como disse aqui.

Será que dá para falar de um jeito simples?

Alias, "detonar" uma SRX por a ter testado num XV5080 foi demais (muitos compartilharam com minha opinião).

Eu vou testá-la em outros teclados sim, mas ainda não tive tempo para isso. Como eu já tinha falado isso várias vezes no Synth BR, achei que já tinha falado aqui também, mas acabei esquecendo.

Muitos compartilharam com a sua opinião? Opinião tem em todo lugar. Se você for ler sobre a SRX-11 nos reviews do Harmony central, vai ver que a maioria (QUE JÁ TEVE A PLACA), compartilha da minha opinião quando o assunto é banda (gente que iria devolver ela na loja... etc). Inclusive, o próprio colega Hammond_B3, aqui do FCC, tem a mesma opinião. Não estou dizendo que estamos certos ou errados, estou dizendo que opinião cada um tem a sua. Entretanto, acho que vale a pena informar-lhe que eu achava a SRX-11 um sonho, até ter ela. Tomara que meus futuros testes me façam mudar de opinião.

Artref
Veterano
# jun/09
· votar


A única função dos controladores é atender a conexão cabo/midi.
Nope, essa é a função básica, praticamente todo controlador tem outras funções.

Há casos que nem timbres chamados são atendidos/chamados.
Desde que eu me conheço por tecladista, todo timbre de qualquer aparelho responde aos comandos de Control Change (CC) para mudança de banco de sons e Program Change (PG) para selecionar o número do som dentro do banco escolhido no CC. A não ser que o teclado seja muuuito antigo, o que definitivamente é uma exceção bem improvável.

É por isso que eu nunca uso controlador pra controlar módulo ou teclado. Uso outro teclado, mesmo que seja um mísero PSR 500, que "dá pau" em qualquer controlador excluso qualidade de teclas e número (infelizmente).
Discordo fortemente. Se você nunca viu um controlador que desempenha melhor que um PSR, ou você pegou um controlador beeeem ruim ou então não soube configurar.

Um teclado com funções internas de efeitos, timbres
Como apontou sabiamente o Fábio, pra que isso se nada será usado?

ajustes, memórias,
Aqui sim você falou algo coerente, só que todos controlers têm ajuste e memórias para salvar os comandos CC e PG. Até meu AX-7 velho de guerra tinha.

perder tudo ao desligar o controlador!
Definitivamente, o controlador que você tá usando pra criar toda sua opinião deve ser de 1980...rs...

Resposta pra quem não (e não mesmo) testou exaustivamente controladores e módulos: O set inteiro do Fábio é feito de controladores de módulos.

explicar inclusive de FORMA TÉCNICA Não, cara, melhor não...senão vira o que você fez ao tentar explicar tecnicamente que "o chip do Triton não reage bem aos instrumentos acústicos".

Alias, "detonar" uma SRX por a ter testado num XV5080 foi demais (muitos compartilharam com minha opinião). Bem, EU definitivamente não compartilho da sua opinião e acho que o fábio está coberto de razão na opinião dele.

Expedifer, na boa mesmo cara, eu gosto de ler o que você escreve; você me parece ser um cara bem interessado e que defende aquilo que acredita com unhas e dentes, gosto disso. Mas acho que seria legal você se informar melhor antes de postar opiniões com tanta convicção (não é a primeira vez que vejo isso). Também seria de muito proveito você ter um pouco de humildade - sempre que você ler uma opinião bem diferente da sua, faça-se a seguinte pergunta: "Será que ele tem razão? Vamos ver. Ele pode estar certo, e eu errado". O Fábio, por exemplo, é um dos caras que mais manjam nesse fórum, aprenda com ele. Beleza?

fábio_soul
Veterano
# jun/09 · Editado por: fábio_soul
· votar


Artref

Estou de acordo com tudo o que você disse, exceto:

ajustes, memórias,
Aqui sim você falou algo coerente, só que todos controlers têm ajuste e memórias para salvar os comandos CC e PG. Até meu AX-7 velho de guerra tinha.


Que eu saiba, como já disse ali em cima, os controladores CME UF não possuem botões que possbilitem o acesso direto aos timbres desejados, daquele jeito que todo mundo quer, que é apertar o botão e vir o timbre (Program Change). Embora ele tenha muitos outros controles em tempo real (e eu imagino que dá para programar o CC de program change em algum knob ou fader, como faço aqui no Axiom para ir passando os timbres do módulo de 0 a 127 conforme o giro do knob), se não estou enganado ele não tem isso. É o único que eu conheço que não faz isso... até os mais simples possuem esta função... É uma das coisas que o pessoal mais reclama nos UF.

Abraço.

Artref
Veterano
# jun/09
· votar


fábio_soul, hmmm, bom saber, man. Falei bobagem então, eu jurava que ele fazia isso. Valeus.

fábio_soul
Veterano
# jun/09
· votar


Artref

Ultra mancada da CME em um controlador deste porte. Não conheço todos os controladores do mundo, mas este é o único que conheço que não faz isso...

Obs.: dei uma editada na primeira frase do post anterior... achei que tinha ficado meio confusa (eu tive que ler duas vezes para entender o que eu quis dizer... hahahaha)

A. Cordeiro
Veterano
# jun/09
· votar


fábio_soul, Artref

e eu imagino que dá para programar o CC de program change em algum knob ou fader, como faço aqui no Axiom para ir passando os timbres do módulo de 0 a 127 conforme o giro do knob), se não estou enganado ele não tem isso.

Já tive um UF8...odiava por não ter endereçamento númérico, não podendo encontrar o timbre diretamente. Os timbres/canais são, de fato, mudados inicialmente só pelos botões DEC e INC e pelo DATA, este que pela aparêcia tá mais pra um knob mesmo...por isso nunca me interessei de direcionar algum knob ou fader pra mudanças de CC. Mas mesmo assim ainda é bem trabalhoso, tipo pra mudar de um canal pra outro eram precisos uns dois a três botões conscecutivos, isso por não ter o acesso numérico (ou botões de acesso) direto programável, pelo menos aonde eu pude configurar. Agora imagina isso ao vivo...

pomtwo
Veterano
# jun/09
· votar


Um teclado com funções internas de efeitos, timbres
Como apontou sabiamente o Fábio, pra que isso se nada será usado?


diga isso pros kurzweils da serie pc .. todos sao controladores , todos tem timbres fantasticos e mais os efeitos sao de quebra um dos melhores ..

e respondendo a pergunta do topico com o mesmo teclado citado acima ... sim eh possivel !!! o pc3 ja vem expandido , o pc1se ja vem , o pc2 pode ser expandido .. a serie A da roland , e alguns outros modelos que agora nao sei , mais sei que tem mais ..

eu acho que fora a kurzweil e a roland , nenhuma marca divulga tanto as expansoes para teclado atravez de placa .. geralmente eh mais up de sistemas mesmo .. por exemplo a korg , a yamaha , nord , e outros mais .. mais mesmo assim a yamaha ainda tem placas , a korg tambem tem algumas ..

fábio_soul
Veterano
# jun/09 · Editado por: fábio_soul
· votar


pomtwo

diga isso pros kurzweils da serie pc .. todos sao controladores , todos tem timbres fantasticos e mais os efeitos sao de quebra um dos melhores ..

Cara, tem horas que a gente tem que analisar as coisas um pouco além do que está escrito na descrição do produto no site da marca.

A própria Kurzweil, em seu site, divulga os teclados da linha PC (PC3, PC361, etc...) e, se não me engano, outros teclados também, como "Perormance controller". Entretanto, às vezes é preciso analisar qual a proposta do produto para o mercado, ou seja, se perguntar:

- Se eu tivesse um módulo com os sons que preciso e estivesse precisando somente de um controlador, será que eu iria comprar um PC3 para controlar???

Claramente, embora os Kurzweil da linha PC funcionem também como controladores, a proposta deles é ser workstation, e não controlador. Se não pensarmos desta forma, então poderíamos incluir na lista de teclados controladores outros como, por exemplo, Korg M3, Fantom-G, Motif-XS, Korg Oasys, e mais toda a infinidade de synths que conhecemos, cujo objetivo não é ser controlador, mas sim workstations (ou synth), mas que também funcionam como controladores sem problema algum.

Agora, me responda: se você tivesse em módulos todos os sons que você precisa, e estivesse precisando somente de um controlador, você compraria um Axiom (R$1.500,00), ou um CME VX6 (the best!!!) (R$4.000,00), ou gastaria R$8.000,00 em um PC3? (Supondo que você seja uma pessoa normal como a maioria dos tecladistas, que não tem dinheiro sobrando)

Só voltando à questão dos PC, se eu tivesse um PC3 para controlar meus módulos, venderia meus módulos e ficava só com o PC3 para fazer tudo sozinho e com menos coisas para carregar!

pomtwo
Veterano
# jun/09
· votar


ah se ver por esse lado sim , qualquer teclado que tenha saida midi pode ser um controlador ,mais dentre as series de teclados que citei , estao os pc1se que custa 4500 , o pc2 que ta no mesmo preço , 500 conto a mais do que o modelo que vc diz ser o "the best" (cme vx6) que concerteza deve ser mesmo por que eh um otimo controlador .. entao acho que um um pc1se ou pc2 com um modulo que goste estaria na faixa de 10 mil, e da tanto pra vc usar com modulo ou pra usa-lo sozinho .. e da pra usar os efeitos do modulo e tambem os do teclado , entende , claro que o pc3 eh mais um workstation sem sampler do que um controlador , mais a funçao principal dele eh ser controlador .. ele foi bem mais desenvolvido nessa area do que nas outras , entao por isso o citei no meio dos outros modelos ..

fábio_soul
Veterano
# jun/09
· votar


claro que o pc3 eh mais um workstation sem sampler do que um controlador , mais a funçao principal dele eh ser controlador ..

Eu discordo totalmente disso. Ele é o workstation top de linha da Kurzweil. Com certeza, ele foi feito no intuito de ser usado como workstation, e não como controlador.

Com relação ao CME VX6 (inclusive, acho que já saiu o VX60), eu não pagaria este preço em um controlador, a menos que precisasse muito de tudo o que ele tem para oferecer como controlador e que isso fosse um diferencial (e eu tivesse esse dinheiro todo). Com a grana de um VX6, certamente eu compraria um synth que tivesse faders e knobs suficientes para controlar tudo o que preciso, e, além disso, timbres, para quando eu não quisesse levar todo o trambolho.

Tromeu
Veterano
# jun/09 · Editado por: Tromeu
· votar


expedifer

PWN3D!

ferretti
Veterano
# jun/09
· votar


Pois é..valeu o que vcs escreveram ai...li tudo e entaum notei que um controlador..(só Controlador)..naum tem mesmo um Slot para caso eu queira aplicar uma placa de expansão...a naum ser o A_90 que ja vem com uma placa...

Li tbm que controlador sem acesso numerico tbm fica dificil buscar os timbres desejados na hora que precise.

Bem!..Entaum o bom mesmo seria um Prokeys 88 ? pq eu vi na loja que tem mtos "botões"

Pena que o vendedor naum sou me dar explicações e nem ligou o oteclado pra mim ver como funcionaria..pq o Prokeys 88SX ..naum tem quase nehum botoes...o que dificultaria mesmo o seu uso num modulo

fábio_soul
Veterano
# jun/09 · Editado por: fábio_soul
· votar


ferretti

Corrigindo:

a naum ser o A_90 que ja vem com uma placa...

Se não me engano, o A90 pode ou não vir com a placa já nele. Digamos que a placa não faz parte, necessariamente, do conjunto.

Li tbm que controlador sem acesso numerico tbm fica dificil buscar os timbres desejados na hora que precise.

Na verdade, a questão do teclado numérico seria relevante no caso dos CME UF, pois estes não têm botões para programar timbres acessando diretamente (atribuindo o CC de program change). Já, nos controladores que têm botões "de memória" para os timbres desejados, o teclado numérico não é fundamental para esta função (exceto para configurar... ajuda muito, dá para ganhar muito tempo, ou invés de ficar procurando os valores desejados com os botões value +/-)

Bem!..Entaum o bom mesmo seria um Prokeys 88 ? pq eu vi na loja que tem mtos "botões"

No Prokeys 88, todos os botões que acessam os timbres do Prokeys também podem ser configurados para acessar timbres de um módulo externo. Porém, acho o Prokeys um pouco chato de mexer enquanto controlador. Tenho um amigo que tem um desses aqui e usava com um X5DR (agora usa com notebook). Teve coisas que eu não consegui entender mesmo lendo o manual (aliás, uma manualzinho bem fajuto).

EDIT: O Prokeys também é controlador multi-zona. Se não me engano, são duas ou três zonas midi com controle de volume independente.

pomtwo
Veterano
# jun/09
· votar


Fabio Soul
Com a grana de um VX6, certamente eu compraria um synth que tivesse faders e knobs suficientes para controlar tudo o que preciso, e, além disso, timbres, para quando eu não quisesse levar todo o trambolho.

olha cara sei que 4000 mil eh um dinheiro bem alto pra se investir num teclado controlador , mais tambem sei que com esse dinheiro poucos teclados vao te oferecer todos os controles em tempo real que vc queira .. creio tambem que vc nem usaria todos esses controles oferecidos pelo vx6 ou vx60, por que ele oferece muita coisa ao mesmo tempo , e cara nao se preocupe de carregar os trambolhos como vc mesmo diz , se preocupe se os trambolhos que vc possui (teclados) vao te suprir nas necessidades , para que seu som , musicas ou seu trabalho possa ser o melhor possivel , se 10 teclado eh o que vc precisa , carregue pois a recompensa de fazer um som agradavel eh bem maior do que o peso dos coitados (teclados)


agora quanto ao pc3 , ele ainda segue a linha dos controladores , mesmo sendo um workstation .. nao tem como discordar disso , pois a propria marca assim o faz nao tem como nao dizer que o motif eh um workstation pois se a yamaha o projetou pra isso , ou como o juno stage seja um teclado de palco, pois a roland o projetou pra isso enfim e o pc3, ele tem botoes e faders proprios de um controlador , tem um super espaço dedicado a controlar modulos e outros teclados , agora que ele tem funçoes de um workstation isso nao resta duvidas ...

e quanto o amigo que fez a pergunta acho que ja ficou bem esclarecido pra ele

ferretti
Veterano
# jun/09
· votar


O que eu naum gosto dos Kurzweil..é que naum tem Transpose no painel...vc tem virar paginas e paginas pra achar..e esses controles ..tem que estar ali exposto pra usar no meomento que vc mais precise..por isso ..Roland e M-Audio facilitam a vida de quem precise desse expediente

fábio_soul
Veterano
# jun/09
· votar


pomtwo

Com relação ao VX6, é claro que ele seria bem melhor do que um synth na faixa de preço dele (na função de controlador), mas, para quem não precisa de tudo aquilo, tem MOTIF ES 6, com 4 faders e 4 knobs, e mais bastante coisa para controlar, pelo mesmo preço. Particularmente, não conheço o MOTIF ES nesta questão, mas é só um exemplo. Não estou lembrado agora, mas sei que existem synths nesta faixa de preço que controlem bacana um (ou mais módulos).

Também não me importo de levar "trambolhos" para todo lado quando vou tocar, mas existem ocasiões que são bem inviáveis. Por exemplo: certa vez, teve um ensaio na casa de um amigo só com teclado e voz (sem microfone, bem simples mesmo). Tive que levar o meu rack com os dois módulos e o mixer, o Axiom 61, e um cubo... É mais ou menos disso que eu falo.

Com relação ao PC3, continuo discordando. Não conheço bem o modo "multi" do PC3, mas conheço bem o do M3, por exemplo. O M3 tem 8 faders e um modo COMBI com 16 parts. Resumindo, o M3 pode ser um controlador de 16 zonas midi! Nunca vi nenhum controlador com tantas zonas assim. Não creio que o PC3 supere muito um M3 nesta questão de controlador, mas se superar, também não tem muito por onde (dentro dos parâmetros atuais que conhecemos de controlador midi). Por isso que digo: se o PC3 for considerado como um controlador, podemos incluir a maioria (ou todos) os outros synths que conhecemos, e isso resultaria numa "fuzarca" na classe dos controladores midi.

Artref
Veterano
# jun/09 · Editado por: Artref
· votar


-A90 sem expansão = Roland A90
-A90 com expansão = Roland A90EX

-PC3 pra mim é workstation. O nome "PC" pra mim é simplesmente marketing e desejo de continuação do nome já consagrado.

EDIT: O que são esses pontos nas respostas do expedifer? Acho que ele criou vários clones para pontuar as próprias escritas...rs

_SIDERADO_
Veterano
# jun/09
· votar


Artref

EDIT: O que são esses pontos nas respostas do expedifer? Acho que ele criou vários clones para pontuar as próprias escritas...rs



Pra votar não precisa ser cadastrado, muito menos estar logado. Imagino que seja uma falha do minibb.

Abraço.

PS: Galera to meio ausente por causa de muitos afazeres aqui, mas tenho acompanhado todas as discussões e sempre que puder ajudar estarei por aqui.

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/09
· votar


Artref
Exato...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a È Possivel um Controller aceitar Placa de Expansao?