Autor |
Mensagem |
Gus79 Veterano |
# out/10
· votar
expedifer
Eu já tive teclados com teclas levíssimas (ex: Yamaha S03), leves (ex: Casio CZ-1000, Roland XP-50), semi-pesadas (ex: Kurzweil SP-88 e Roland RS-9) e pesadas (ex: Yamaha P-85).
Honestamente, eu NÃO GOSTEI das teclas do Kurzweil SP-88, achei com a ação lenta demais para tocar órgão, strings ou synth.
E ODIEI as teclas do P-85. Além de não dar pra tocar órgão, strings nem synth, me deixou com dor na mão.
Para mim, as melhores teclas em que toquei foram as do Roland RS-9, que ficam entre as leves e semi-pesadas.
Mas gostava muito de tocar nas teclas do S03, pois eram tão leves que permitiam tocar trucentas notas por segundo em solos alucinados.
Resumindo:
EU PREFIRO TECLAS LEVES.
|
expedifer Veterano |
# out/10 · Editado por: expedifer
· votar
É por ai, entenderam a pretensão do tópico. Talvez se fale mais sobre teclados diferentes e bem variados. abç.
Obs: sempre tive curiosidade de saber sobre teclas de controladores, um dos equipamentos mais procurados por causa (principalmente) das suas teclas (os provei de forma rápida, mas nunca o tive pois possui vários sintetizadores pra controlar módulos e VST). Quem puder informar da longa vivência com eles (bem ou mal), agradeceria.
|
Thallyz Veterano |
# nov/10
· votar
Voltando ao velho tema Palmeiras x Corinthians, se vcs fossem montar um set com um Piano Digital + sintetizador de teclas semipesadas, quais seriam os modelos???
|
marphy Veterano |
# nov/10
· votar
Thallyz
Eu acho que se eu nao precisasse pensar em dinheiro eu pegaria um piano digital da Roland da serie RD e como sintetizador com teclas semipesadas um Triton Extreme 76. =D
|
kazu keyboard Veterano |
# nov/10 · Editado por: kazu keyboard
· votar
no meu caso é bem complicado....meu sonho é ter um piano digital mas toco em banda de igreja q foca varios estilos deste o rock pesado até o forro, e tenho dois synths (um juno d e um QS6) mas nao posso nem se quer pensar em deixa-los, pois se eu vender os dois consigo um piano digita facil facil mas e depois como fica a banda, tenho menos timbres, menos versatilidade, teclas mais dificiceis de serem tocadas (por que é mesmo), mesmo se acostumando com elas quero ver alguem tirar uma frase legal de hammond sem penar com teclas pesadas... entao nem tudo o que quero é o q me convem... só me resta esperar juntar uma grana pra ter um desses e ficar encostado em casa pra estudo ou tocar na missa q sao musicas mais leves e classicas rsrsrs....abraço a todos
|
kazu keyboard Veterano |
# nov/10 · Editado por: kazu keyboard
· votar
edit
|
El_Cabong Veterano |
# nov/10
· votar
Eu prefiro as semi-pesadas. Não são muito leves pra tocar piano acústico, e não são muito pesadas pra tocar cordas, violão, órgãos, etc ...
Eu já me acostumei tanto com as semi-pesadas do Meu Motif XS7, que quando não posso levá-lo pra igreja e tenho que tocar no tecladinho que tem lá (PSR-630), eu me atrapalho todo!!
Nas teclas leves eu me esqueço de suavizar o peso de toque, e acabo dando umas aceleradas, aí o baterista já me olha atravessado !!
|
Gugu tecladista Veterano |
# nov/10 · Editado por: Gugu tecladista
· votar
Pensem assim:
Se vc tivesse q comprar apenas um teclado ( deve ser fácil pq teclado é caro mesmo ) seria pesada ou leve? Ai entra a discussão. Se for analisar timbre por timbre e usando muitos deles acredito q as pesadas são melhores no contexto geral ( claro 2 teclados, um com teclas pesadas e outros com leves seria ótimo ). Principalmente pelo controle dinâmico do timbre. Tive uma experiência onde mudou meus conceitos sobre tecla pesada ( antes eu achava q era só pra imitar o piano para ñ desacostumar o pianista) eu tinha um sp76 (semi-pesadas) e na casa de um amigo tinha um sp88x, apesar de terem o mesmo timbre achei o sp88x muito diferente e fiquei ate confuso com a diferença. Diante disso posso afirmar q quem toca com teclas pesadas consegue maior expressividade. Acho q bateria e sanfona são os únicos timbres mais dificeis de serem executados os outros (metas orgão sax flautas synth) podem ser tocadas sem problemas
|
marphy Veterano |
# nov/10
· votar
Gugu tecladista
Foi o que eu disse anteriormente cara, uso muito em minha banda timbres de metais, flautas, synths e hammonds com um teclado com tecla pesadas e nao tenho dificuldade alguma... acho que o problema maior fica mesmo como voce disse para bateria e sanfona.
|
kokada Veterano |
# nov/10
· votar
Gugu tecladista Eu tive a mesma experiência sua, só que com os teclados MO6 e MO8... mesmos timbres, mas mesmo assim o piano acústico soa totalmente diferente no MO8, bem mais real e muito mais bonito e a expressividade então nem se fala.
|
Artref Veterano |
# nov/10
· votar
semi-pesadas do Meu Motif XS7
Infelizmente as teclas dos 3 tops são leves, não importa a propaganda que eles fazem. A Korg diz que o M3 tem teclas semi-pesadas, mas não são nem na China. Não sei se a Yamaha também diz que o mecanismo do XS é pesado, mas mesmo que diga, não é...
|
korgman Veterano |
# nov/10 · Editado por: korgman
· votar
Grande amigo Artref
Apenas para ratificar e esclarecer as informações postadas. Reitero que a Indicação que temos no site da Korg é "Teclas semi-pesadas com ação de synth (novo modelo Korg)"
ESPECIFICAÇÕES KORG M3 EM PORTUGUÊS
Significa que o mecanismo é de synth, mais é semi pesado, um pouco mais pesado que as teclas leves tradicionais dos teclados Korg. Este mecanismo do Korg M3, se assemelha muito ao peso do mecanismo do velho e antigo Korg M1.
Logo um pouco mais pesado que o peso normal de um synth ou workstation Korg, e claro que não pode ser comparado ao peso do sistema RH3 do Korg M3 88
Abraços brother..
Áureo Galli - Suporte Korg www.youtube.com/korgmann
|
Levy_Carvalho Veterano |
# nov/10
· votar
Eu esperei 6 anos pra poder voltar a tocar em teclas pesadas. pra mim as teclas pesadas proporcionam um poder diferenciado, que é justamenteo conforto que eu precisava!
ai vc diz: como conforto, se as teclas pesadas necessitam de mais esforço?
até 2003 sempre toquei com teclas leves, nunca tocando em teclas sequer semi-pesadas, na verdade eu era tão leigo que nem sequer sabia que isso existia!! fui pra Porto Velho e lá conheci o RS9, passei 3 anos tocando com teclas pesadas, gostei muito da experiência, e nunca mais quis voltar a teclas convencionais!
vim pra Manaus, e comprei um juno-d, e depois migrei pro fantom g7, mais sempre senti falta das benditas teclas pesadas, ai endoidei e troquei o g7 num m50 88 pau a pau, e sinceramente to satisfeito, não tenho mais problemas, a questão de timbres estou satisfeitissimo! os pianos do m50 a meu gosto soam muito melhores que os do fantom, a unica coisa que naum soa no mesmo nivel é os strings, ai nesse caso o FG7 manda bem, não são tão presentes, mais compensa por ter uns violinos e algumas outras cordas bem bonitas!
no final das contas hoje naum volto mais pras leves de modo algum, só em caso de problemas mesmo!! mais acho isso meio dificil, pois sou cuidadoso com meus equipos!!!
abraços
|
El_Cabong Veterano |
# nov/10
· votar
Artref Infelizmente as teclas dos 3 tops são leves
Ué!! Mas se as teclas do Motif XS7 são leves, eu não deveria então sentir diferença entre ele e o PSR630 !!!
|
korgman Veterano |
· votar
Olá amigo Levy_Carvalho
Se você apreciou o Korg M50, com certeza deveria testar o modelo M50 88 com o mecanismo RH3, o efeito dinamico em relação aos timbres de piano, pianos eletricos, Clavs proporcionado por este mecanismo é surpreendente.
MECANISMO KORG RH3
Nos primeiros 3 minutos do vídeo abaixo dediquei uma rápida explanação com respeito ao mecanismoKorg RH3, que compõe os pianos digitais SP250 e LP350, o Korg M3 88, e claro!! o Korg M50 88
Abraços,
Áureo Galli Suporte korg www.youtube.com/korgmann
|
Levy_Carvalho Veterano |
# nov/10
· votar
Áureo Galli o korg Oasys não é Rh2?
|
korgman Veterano |
· votar
Valeu por lembrar Amigo levy, o Korg Oasys possui o mecanismo RH2, este antigo mecanismo possuia um menor numero de regiões de contrapesos, mas a variação de pesos da esquerda para a direita do teclado é progressiva e de mecanica identica.
obrigado,
Áureo Galli - Suporte Korg www.youtube.com/korgmann
|
Gugu tecladista Veterano |
# nov/10
· votar
Acho que teclas só pode ser considerada semi-pesadas se forem parecidas com sp 76, caso contrária seriam leves, muito leves e mais leves ainda. Dizer que as teclas do XS7 ou M3(73) ( não conheço mas confio na opinião do Artref ) são semi-pesadas por serem menos leves do que as do PSR e M1 eu acho exagero. Isso vale para o PC3 q tem as teclas "pesadinhas"
|
korgman Veterano |
· votar
Olá Gugu,
Mas é verdade mesmo meu amigo, existe uma diferença de peso entre a teclas leves dos teclados que se utilizam deste tipo de mecanismo. O termo não é utilizado em vão pois existe um diferencial de tensão realmente.
Abraços
Korgman
|
Artref Veterano |
# nov/10
· votar
korgman, então é o meu M3 que tá bichado, hahahaha. Toquei no M3 do meu amigo Cassiano - "bandaidigital" aqui do fórum - e apesar de achar que as teclas do dele estão mais durinhas e firmes que o meu, ainda acho elas leves. Também já toquei em alguns Motifs XS e pra mim é tudo leve.
Eu já tinha visto essa história de "teclas semi-pesadas" no site da Korg internacional e no site brasileiro, inclusive antes de comprar. Bem, me senti enganado. Não importa o que eles digam, a sensação que tenho é de teclas (muito) leves. Concordo com o Gugu tecladista; pra mim semi pesadas são as teclas do PC3, do SP76, essas sim eu considero.
Outro fator a se considerar é a qualidade do mecanismo...imagino que o amigo que sentiu diferença quando tocou no PSR sentiu isso...o MotifXS tem um mecanismo muito melhor. Quanto ao peso, realmente pode haver uma diferença também, mas não a ponto de considerar as do MotifXS semipesadas e as do PSR leves, pra mim.
|
MAB Keyboard Veterano |
# nov/10
· votar
Amigos
Pra mim o fato de a Korg dizer que as teclas do M3 são semipesadas é apenas uma força de expressão, pois ela só quer na verdade informar ao consumidor que as teclas do M3 são de uma qualidade superior as dos seus teclados mid e entry level.
Acredito que ela não tem a intenção de fazer comparações com a concorrência, pois se assim fosse estaria vendendo gato por lebre.
Agora a título de comparação, teclas semipesadas podemos encontrar nos Kurzweil SP76/88, K2500s, k2600s, PC3.
M3 61/73, Motif XS6/7, Fantom G6/7 possuem teclas leves, e nos entry level e PSRs da vida, encontramos teclas levíssimas. De forma que a única diferença entre as teclas leves e levíssimas são a qualidade do mecanismo que, nos caso dos TOPs, proporciona uma melhor dinâmica.
|
korgman Veterano |
· votar
Olá amigos,
Valeu pelas ponderações, teci a minha afirmação porque fiz esta pergunta para o pessoal da Korg, me responderam que este mecanismo "diferente de tudo que eu vi nos produtos Korg" possui um pouco mais de resistencia quando a tecla é pressionada. uma tensão maior que as teclaso leves convencionais de plastico como por exemplo da série Triton.
Em tempo.. basta pesar um pouco mais na curva de velocidade do modo global para sentir uma boa diferença na resistencia do teclado.
Valeu...
Korgmann
|
tmurback Veterano |
# nov/10
· votar
MAB Keyboard É isso aí.
|