Teclas pesadas... são essenciais????

    Autor Mensagem
    RRPRRP
    Veterano
    # jul/06


    Teclas pesadas... são essenciais????

    RRPRRP
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Comecei a estudar piano a cerca de um ano (Blues e rock). Comprei um teclado Kurzweil PC2 (76 teclas semi weighted). O PC2 tem timbres excelentes mas, ........ meu professor diz que para evoluir bem no estudo do piano, um teclado com teclas pesadas tipo hammer action é essencial. Qual a opinião e a experiencia de voces?

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Teclas pesadas... são essenciais????

    Depende! Eu mesmo tenho um teclado( tenho 3) que as teclas são SUPER leves e macias, dá a impressão que vai cair todas.

    Eu prefiro desse jeito, não gosto de teclas pesadas( não vejo nenhuma vantagem) só dificulta na hora de tocar, tenho tbém um piano antigão que tem as teclas super pesadas, e é bem mais dificultoso na hora de vc tocar

    leond
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Tenho um RD300sx de teclas pesadas maravilhoso, posso perfeitamente regulá-lo e tocar como se fosse um teclado normal sem problemas, creio que um tecladista tem que estar preparado para ora usar um string, ora órgão, ora piano se for preciso, para algumas músicas vc sentira falta do peso das teclas, logicamente em outras músicas não, depende do estilo e música.

    emanuel macedo
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: emanuel macedo
    · votar


    leond
    desculpa ai a curiosidade mas como é que vc ajusta o peso das tuas teclas já
    que não conheço o rd300sx ?

    leond
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    tem um botão chamado "sound control" Que segurando ele vc aperta ou o DEC ou o INC, ira aparecer 04 opções, hard, soft oe outros 02 que não lembro o nome, e veja qual se ajusta mais ao seu gosto, o hard eh pra "pianão" mesmo, e outro controle que perde bastante o peso da tecla, como por exemplo pra tocar um bonito órgão que ele tem...

    vlw

    RRPRRP
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    leond

    Procurei informação sobre o RD300SX no website da roland mas, eles só falam sobre o RD700SX. Pergunto... no RD300SX voce regula a sensibilidade ou a curva por timbre ou é uma regulagem geral? O timbre de piano é o mesmo do RD700SX? No mesmo site da Roland eles dizem que o RD300SX tem um teclado mais leve... Para o piano, faz uma grande diferença?

    leond
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    tive a mesma duvida que vc RRPRRP, vamos la:

    - A regulagem pode ser feita diretamente nesse botão que eu disse a vc, tenho o teclado há 03 semanas e ainda não explorei 100% e não sei se regulo a curva de timbre, aqueles gráficos de x.y etc, tal, vou ver a respeito.

    - O timbre eh o mesmo do RD700sx, inclusive possui a mesma "onda" da placa SRX-11, logicamente o RD700sx tem mais recursos e mais sons, porem o som no 300sx eh o mesmo do 700sx.

    - Optei pelo 300sx pelo simples fato de ser compacto pesa 15Kg, o 700sx pesa quase 30Kg, e ação de martelo(hammer action) eh, digamos..., 70% parecido com o 700sx, eh mais facil transportar o 300sx, apesar de ser imenso. è uma ação de martelo compacta, mas simula de uma maneira impressionante. Estou completando o 300sx com um modulo Xv-2020, sim, o RD300sx tb funciona como controlador!

    - Se vc tiver a oportunidade de testar um RD300sx faça-o com um fone de ouvido stereo para vc sentir realmente o som, esse eh um teclado que não pode ser plugado em qq amplificador, tem que ter um certo para ele, e estou a pesquisa de tal produto.

    - Gravando direto no sound forge vc fica impressionado, parece piano mesmo..

    Vlw qq duvida eh so perguntar

    DarthJedi
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Voltando ao assunto, eu smepre tive teclado de tecla mole..
    E agora to com um com tecla peso de piano...è mto melhor!
    Faz uma diferença incrivel!

    leond
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Com certeza, Darthjedi tb tive o mesmo convencimento, para o tecladista seria o ideal ter um teclado com peso de piano e um "de peso normal", mas se for ter apenas 01 eh melhor ter um de ação de martelo, a propósito qual eh o seu teclado Darthjedi?

    ROTTA
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    RRPRRP
    Teclas pesadas... são essenciais????

    Penso que as teclas pesadas irão lhe dar uma "sensação" mais próxima do piano, e arrisco dizer que são essenciais para quem pretende tocar piano com a mesma experiência que teriam em um piano de verdade. Afinal, todos os pianos acústicos possuem teclas naturalmente pesadas.

    Abraços.

    TONY BLANCO
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    para quem pretende tocar piano (2)

    Teclas pesadas pra mim só serve pra quem pretende ser pianista, ou só toca com piano.

    Pra quem só toca teclado, as teclas pesadas não é um bom negócio

    DarthJedi
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    a propósito qual eh o seu teclado Darthjedi?

    Meu teclado é um Sp-200 da korg...Excelente mecanica!

    KBRD
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    leond

    posso perfeitamente regulá-lo e tocar como se fosse um teclado normal sem problemas

    Acho que o que você regula é Curva de Velocidade e não o peso das teclas. Por exemplo, se você escolhe a opção HARD vai precisar de mais força (na verdade, velocidade) para atingir o mesmo volume. Mas o peso das teclas é sempre o mesmo.

    Não é isso?

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eu tenho um piano com teclas pesadas, um stage com semi pesadas, e um sint com teclas leves,

    conclusão

    nada se compara ao feeling que as teclas pesadas proporcionam!! nada igual!!! muito bommmmmmmmmmm

    emanuel macedo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    KBRD
    bom eu nunca ví um teclado que ajuste o peso das teclas pelo mecanismo.
    (mais tensão no proprio jogo de teclas)
    se o ajuste for curva *velocity sensibilidades , after touch*
    isso não muda o peso apenas muda o toque das teclas ou seja vc tem tocar com mas força.

    KBRD
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    emanuel macedo

    Foi exatamente o que eu disse.

    leond
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Creio que chegamos a um consenso pois no final acabo regulando a intensidade de reposta da tecla.

    teclado de teclas pesadas eh o melhor negócio, pois o tecladista completo(!) vai desde piano até órgãos, os teclados tops de linha são em sua maioria de teclas pesadas, ou vc já viu teclado sintetizador de 88 teclas que não tenha teclas pesadas? POderia citar vários aqui, mas vamos os "tops": X8 fanton, motif ES8, Korg Triton studio, etc.

    Já pensou ter que contratar outro tecladista soh porque aquele que tenho não consegue, ou não quer, tocar estilos (música) que exigem pianos?

    Já tive Jv-1000, korg N364, Sp76, e me arrependo de não ter tido no início um teclado de teclas pesadas, futuramente pretendo completar com um de 5 oitavas.

    Voltando ao assunto, as teclas pesadas creio que seria importante para os pianos(clássicos) pois exige do músico uma condução diferente daquele que ele faz por exemplo um som de violinos no teclado. Ao meu ver, com teclas pesadas, vc acaba diversificando não só a condução(ritmo) mas tb a improvisação.

    RRPRRP
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Muito obrigado pelas dicas pessoal. Agora já decidi que vou comprar um teclado com teclas com ação de martelo. Ai.... vai começar a duvida sobre qual o que tem a melhor relação custo - beneficio.

    Valew!

    leond
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Querendo te ajudar a escolher, posso te propor o seguinte:

    Vc teria um piano mais uma gama de sons para outros estilos:

    - PIanos mais "baratos":

    SP100 ou SP200 Korg + módulo JV1010 ou kurzweil
    P70 ou P90 Yamaha + módulo JV1010 ou kurzweil
    SP88x + módulo Jv1010 ou kurzweil

    - Pianos mais "onerosos":

    SP500 Korg + XV2020
    RD300sx + xv-2020
    P140 + xv-2020

    -"Tops":

    - RD700sx
    - P250 yamaha

    Fora os teclados que são sintetizadores e pianos juntamente...

    Espero ter complicado (no sentido de diversificar) sua escolha...

    Vlw

    magnomusica
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    É complicado se vc toca so piano é essencia agora se vc tem uma banda dai complica.....

    Eu gosto de:

    Teclas pesadas para pianos
    Teclas semi-pessadas para orgãos
    Teclas leves para snyth.

    Eu tenho um CME UF8, ele e um Ensoniq ZR76 que tive são as melhores teclas que eu ja tive.......Isto que ja tive yamaha s-80, Roland A-90, Kurzweil Sp-88x...etc......

    Carlos Magno

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclas pesadas... são essenciais????