Diferença entre teclas pesadas e semi-pesadas. Estou louco?

    Autor Mensagem
    Lord fafe
    Veterano
    # set/12


    E vejo povo com tanto mimimi em relação ao peso das teclas em teclados de teclas semi-pesadas, mas na verdade eu não vejo muita diferença entre a semi-pesada e certos pianos acústicos (falando de peso é claro). Na minha opinião, a ação das teclas é muito mais importante do que se é semi-pesada ou pesada. Por ex, a maioria dos pianos acústicos que eu toco tem as teclas mais leves que um sp76 da vida, pra mim a grande diferença é que as teclas do sp76 são horríveis, pq tem uma resposta totalmente anti-anatômica. Sei lá. Só eu percebo isso? É isso mesmo ou estou ficando louco?

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Acho que está ficando louco hehehe

    Mas tambem tem pianos acusticos de verdade com teclas horríveis, não que esteja tocando em um desse tipo

    O mecanismo é muito importante sim, mas nas teclas semi pesadas normalmente é só um contra peso, por isso que não muda muito, na minha opinião

    Cansei de ver caras testando teclados com a Key Velocity tudo errada para piano e vim falar que é um teclado horrível, tem que ajustar o key para tocar piano, então para testar tem que saber ajustar isso, o que quase nenhum lojista sabe

    Mas é isso aí, não é loucura não hehe, cada um tem um gosto muito especifico quanto as teclas

    J.Dionatan
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lord fafe
    Acho que é uma loucura normal. Com o passar do tempo vai se pegando mais gostos por certos mecanismos (independente do título) e assim vamos criando nosso conceitos de boas teclas.

    bravo57
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Engraçado que eu estava agora mesmo lendo algumas coisas sobre teclas nesse tópico...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/294062/

    Bem, eu já acho meio complicado essas definições sobre teclas semi-pesadas, por exemplo: Dizem que as teclas do Juno Stage são semi, mas eu particularmente as achei bem leve, com muita qualidade claro, mas leves; cheguei a achá-las bem próximas, em relação a peso, as teclas dos novos PSRs da série E, de 2009 prá cá pelo menos...

    É muito complicado falar de teclas, era pra ser simples, mas é mais complicado do que parece.

    jrguedes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    rpz... com relacao a teclas penso o seguinte. Eu tenho um cp33 e curto bastante as teclas dele, e tenho o costume de utilizar pianos virtuais no kontakt. Porém em alguns pianos q utilizo, apesar de as teclas do cp serem ótimas, não passa aquele feeling de piano matando toda a dinamica das teclas. Acho q tem muito a ver com o conjunto de tudo isso, teclas, som, timbre.... sei la..

    J.Dionatan
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jrguedes
    Neste caso tem que ver se:
    - As amostras do teclado realmente tem dinâmica? No caso o seu instrumental virtual tem uma potêncial para explorar a dinâmica do piano?
    - Estamos usando a técnica pianistica de forma correta? Tocar em teclas pesadas exige treino experiência para não chaparmos o som, ou deixar o piano mudo.

    No final é isto que você citou: é um conjunto

    jrguedes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    J.Dionatan
    As amostras do teclado realmente tem dinâmica? o piano nativo do cp33 tem uma otima resposta em relacao à dinamica... muito legal mesmo.

    mas como vc falou, tem q verificar todo esse conjunto, e eu sou meio leigo em relacao a ajustes de timbres virtuais... utilizo sempre mais o piano mesmo...

    Mas acontece muito... tem pianos q comigo responde muito bem em toda a dinamica q as teclas do cp proporciona.. mas outros... aff.. horrível!

    mas enfim, o q quis dizer eh q nao colocaria toda a culpa nas teclas de um piano.

    bravo57
    Veterano
    # set/12
    · votar


    jrguedes
    eu tbm acho que o resultado final precisa de um bom conjunto (teclas, timbres, tecladista...), mas o fato, é que realmente está dificil classificar os tipos de teclas, e muito teclado pesado não possui uma dinâmica boa, não nos proporciona feeling... das teclas leves (ou semi-pesadas para alguns), a mais gostosa que já pude sentir foi no Fantom G6, era boa demais... dava vontade de pegar o teclado e sair correndo da loja....

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tem muito teclado por ai com tecla pesada que não gosto
    não sei se o fabricante entende que "pesado" tem que ser o mecanismo ao todo, mas ao mesmo tempo que é pesado ele tem que ter equilíbrio ao todo

    alguns parece que só se preocupam em deixar o attack da tecla pesado, já peguei teclado que tique socar a mão, bem diferente do piano acustico que tenho aqui

    Lord fafe
    Veterano
    # set/12
    · votar


    fernando tecladista
    Eu acho que é mais ou menos aí que eu quero chegar, toco piano a 10 anos e realmente acho que peso não é a parte principal das teclas. Já toquei em Fritz Dobbert, Yamaha, Stenway, inclusive os de cauda completa e as teclas não são tão pesadas assim. Eu faço mais força pra tocar em pianos digitais do que em um bom piano acústico. Tenho professores que até gostam de pianos com teclas mais leves para aumentar a dinâmica, mas pra mim o peso é uma coisa MUITO relevante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre teclas pesadas e semi-pesadas. Estou louco?