Chegou Nord Electro Rack 2 e adivinhe timbres muito parecidos com Extreme! que decepçao

Autor Mensagem
Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix


Concordo...

fábio_soul
Veterano
# mai/09
· votar


Admiro esse pessoal que entende de Hammond, acho muito massa o assunto... É uma pena que eu não entenda nada... hahahaha

Scoth_Pr
Veterano
# mai/09
· votar


Adão

Cara, deixa eu te pedir um favor, meio em OFF:

Há um tempo atrás eu tinha um vídeo aqui no PC de um cara chamado "não-sei-oque" Falkenstein, achoq ue era "Malcon". Enfim, o vídeo mostrava um improviso dele em cima da música Georgia on My mind, e era impressionante o modo como ele alternava entre os registros pra alterar o feeling da performance. Daí eu resolvi formatar, e quando fui abri-lo de novo no PC limpo, ele não funcionava mais. Você por acaso tem esse vídeo aí? Abração.

pomtwo
Veterano
# mai/09
· votar


os hammonds sao uma arte a parte nas teclas .. eu tambem nao entendo nadica de organ , apenas toco organ em teclados normais .. procuro aprender bastante , mais geralmente as materias que eu procuro sao todas em ingles .. e se eu nao entendo de hammond , piorou de ingles hehehehe

enfim , mais mesmo assim acho esses clones fantasticos , todos eles desde tokai ate os xk3 .. todos sao muito legais e todos me agradam ,nao pela suas especificaçoes , e sim pelo conteudo e a sensaçao que cada um tras .. seja ele ruin ou bom , eh sempre uma grande emoçao poder tocar num orgao desses .. lembro-me de uma passagem na teodoro , onde toquei num tokai tx5 classic com uma leslie tokai .. nossa foi uma sensaçao maravilosa , mesmo nao sendo um hammond , vc ainda fica se imaginando sentado na frente de um .. eh muito dahora .. leslie , pedaleira, organ .. olha foi uma experiencia muito agradavel

adao chagas
Veterano
# mai/09 · Editado por: adao chagas
· votar


Scoth_Pr

O link é esse:

http://www.iajo.org/iajofram.htm

procure em videos ou tente este outro:

http://www.iajo.org/videos/falken1.mpg

Um abraço

Scoth_Pr
Veterano
# mai/09
· votar


Obrigado mesmo adão, há tempos eu estava atrás desse video.

cleber-augusto
Veterano
# mai/09
· votar


Já que estamos falando sobre os sons de Hammond e percebo que tem muita gente aqui que entende bastante desse instrumento, gostaria de saber o que é alterado no timbre quando o tecladista altera os botões superiores? Pq eu tenho um Fantom X8 com a placa SRX7 e ja tentei alterar para fazer esse timbre e nao consegui. Sei que esse não é o forte do meu teclado, mas teria como simular essa alteração, talvez usando um equalizador ou algo parecido? Como exemplo eu cito esse link :
http://www.youtube.com/watch?v=Vfms6rtb3aA
Obrigado.

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


cleber-augusto
gostaria de saber o que é alterado no timbre quando o tecladista altera os botões superiores?

Não sei se entendi direito o que você quer, mas vc fala os drawbars? aqueles coisinhas delizantes que o cara puxa e empurra no meio da lição??

Eu não sou tecladista, o que sei dá só pra fazer alguns arranjos mais simples com o tecladista que toca com a minha banda, ele tem um Hammond em casa então eu já usei ele algumas vezes. Como o bixo é pesado e complicado de carrergar, em show, na maioria das vezes ele usa um controlador M-audio e um VK8M junto com alguns siths virtuais e um teclado da Nord.

Eu não sei dizer exatamente como funcionam os drawbars, mas o que eles faze, é adicionar, subtrair e modificar a forma de onda em harmonicos específicos. Aqui vai a tabela de quais hamonicos cada drawbar controla:

16' - 1 oitava abaixo da fundamental
5 1/3' - 1 quinta acima da fundamental
8' - fundamental
4' - 1 oitava acima da fundamental
2 2/3' - 1 oitava e quinta acima da fundamental
2' - 2 oitavas acima da fundamental
1 3/5' - 2 oitavas e terça maior acima fundamental
1 1/3' - 2 oitavas e quintas acima da fundamental
1' - 3 oitavas acima da fundamental

Ordem dos Drawbars no Hammond


Eu não acho que dê pra simular isso somente com um equalizer, provavelmente, se seu teclado permitir, provavelmente seja possivel conseguir algum efeito parecido usando EQ controlando parametricamente algumas modulações, como vibrato, chorus e pitch modulator, mas não acho que vá dar exatamente a mesma coisa. Enfim nunca testei isso, mas alguns sinths permitem fazer isso.

Agora alguns anos atrás a Roland e várias que outras marcas, inclusive a própria Hammond, também lançaram modulos que permitem usar controladores que fazem o mesmo efeito dos drawbars, como no caso dos XM2 e XMC2 da propria Hammond ou o VK8M da Roland ou o V5 da VOCE.

Hammond XM2 e XMC2

VOCE V5

Roland XK8M

cleber-augusto
Veterano
# mai/09
· votar


É exatamente isso o que eu queria saber. Realmente, é como um novo som entrando no timbre. Obrigado.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


cleber-augusto

Sò pra constar alguém aqui já testou aqueles Hammond da série XK e as Leslie 2101 que vem com eles?

O que acharam do teclado? E da caixa especificamente?

Como aos poucos estou montando meu estúdio de ensaios, e quem sabe gravações tb, pensei em ter lá um desses simuladores de Hammond, já que eu gosto do som deles, especialmente pra criar arranjos de Blues.

Também penso em um dia comprar uma caixa rotatória pra usar com a guitarra (qualquer fã do Harisson e do Gilmour sabe que uma Leslie é 1/3 do som deles), mas como as unicas que conheço pra guitarra que ainda estavam em produção eram as da Mesa/Boogie e que já sairam de linha há alguns anos, fiquei me perguntando se uma dessas daria conta do recado.

pomtwo
Veterano
# mai/09
· votar


na verdade nichendrix a leslie eh uma caixa acustica com os falante e a corneta que gira .. entao vc pode pluga-la a qualquer instrumento , nao existe leslie pra guitarra ou leslie pra organ .. na verdade a leslie foi projetada pra ser usada nos organs , mais os guitarristas começaram a perceber o efeito que ela dava no som e começaram a usar tambem .. mais vc pode usar qualquer leslie pra amplificar sua guitarra que o efeito vai ser legal .. nao precisa ser em especial a mesa boogie , pode ser a tokai , a leslie .. qualquer uma , desde que a posiçao do microfone esteja correta ..

e ao amigo cleber-algusto cara infelizmente o fantom x nao possui drawbars .. entao pra vc fazer igual o que esta no video eh quase que impossivel .. aconselharia a vc escolher outro teclado , por exemplo kurzweil da serie PC apartir do 2, serie k, ou outros com gem equinox, roland vr760 , motif xs , e alguns outros , ou entao escolher um simulador , como nord, vk8, hammond xk, tokai tx5, entre outros mais .. enfim no fantom x nao se tem esse total controle de drawbars , e infelizmente somente as drawbars conseguem fazer isso , ainda nao inventaram outro modo

ThyagoAmaral
Veterano
# mai/09 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar


pomtwo
Tem o video do Hammond B3 onde ele simula as drawbars com os knobs do Triton Le... podia ser uma solução para o cleber-augusto...



Edit: Colocar o video. =]

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


pomtwo

na verdade nichendrix a leslie eh uma caixa acustica com os falante e a corneta que gira .. entao vc pode pluga-la a qualquer instrumento , nao existe leslie pra guitarra ou leslie pra organ .. na verdade a leslie foi projetada pra ser usada nos organs , mais os guitarristas começaram a perceber o efeito que ela dava no som e começaram a usar tambem .. mais vc pode usar qualquer leslie pra amplificar sua guitarra que o efeito vai ser legal .. nao precisa ser em especial a mesa boogie , pode ser a tokai , a leslie .. qualquer uma , desde que a posiçao do microfone esteja correta ..

Eu falei das caixas da Mesa/Boogie, assim como antes existiram as Fender Vibratone ou a Leslie 16, porque elas já vem com a impedância e entrada específicas pra amps de guitarra (que nem sempre bate com as de teclado/organ), por exemplo tanto as caixas da Mesa/Boogie, quanto a Fender Vibratone não tem amplificador embutido como as Leslies, assim como as Dopollas e outras que são feitas especificamente pra usar com amp de guitarra.

Isso porque o amp da leslie não tem pre-amp, já que o mesmo é o prórpio Hammond, então sempre que alguém ia tocar com uma Leslie, tinha que usar um amp ou pre-amp ligado antes da Leslie para esta poder funcionar corretamente com guitarras.

Eu sei do que estou falando, porque o tecladista que toca comigo tem um Hammond série M, não lembro agora se é um M3 ou um M5, e uma Leslie 145, que eu já testei usar com guitarra, e dá muito certo se vc botar um preamp antes, mas que é muito problemática de usar pq além de bem grande, tem todos os problemas de casar equip de teclado com equip de guitarra.

Como na descrição da Leslie 2101 usada nos Hammond XK diz que ela pode ser ligada diretamente ao um amp de PA, eu me pergunto se existiria a possibilidade de ligar ela a um amp de guitarra também.

e ao amigo cleber-algusto cara infelizmente o fantom x nao possui drawbars .. entao pra vc fazer igual o que esta no video eh quase que impossivel .. aconselharia a vc escolher outro teclado , por exemplo kurzweil da serie PC apartir do 2, serie k, ou outros com gem equinox, roland vr760 , motif xs , e alguns outros , ou entao escolher um simulador , como nord, vk8, hammond xk, tokai tx5, entre outros mais .. enfim no fantom x nao se tem esse total controle de drawbars , e infelizmente somente as drawbars conseguem fazer isso , ainda nao inventaram outro modo

Cara, acho que ele nem precisa comprar um outro teclado só pra isso. Um XK8M ou qualquer um dos outros modulos que citei no outro post, resolve numa boa, com a vantagem de não ter que comprar outro teclado, só um modulo a ser controlado pelo teclado que ele já tem e usar o modulo próximo ao teclado para controlar os drawbars. Vários tecladistas vem usando dessa forma, inclusive o que toca comigo, mas alguns caras de renome como o Billy Preston e o David Sancious chegaram a usar sets como esse quando levar um Hammond não era uma opção interessante.

Outra opção seria usar o teclado dele pra controlar algum simulador virtual de Hammond como o B3 ou Reason e controlar os drawbars diretamente no simulador.

f76
Veterano
# set/09
· votar


[i]E aew galera.....tenho que registrar aqui para aproveitamento de outros...comprei Nord Electro 2 Rack pra dar um upgrade nos timbres de órgao hammond e EPs que antes usava no triton extreme....

Infelizmente, apesar do controle ser mais "à mão" o timbre no fim das contas não melhorou da forma que esperava....de certa forma fiquei mais satisfeito com meu extreme, que teclado!.....por outro lado não valeu a pena o investimento de quase 5 mil no Nord....
[/i]

Amigo, tudo bem que gosto não se discute, mas dizer que os Hammonds e EPs do Nord Electro não são superiores aos do Extreme... é difícil concordar. O Extreme pode ganhar nos outros timbres (e ganha mesmo, talvez com exceção dos pianos acústicos) mas em Hammonds e EPs não dá para comparar: o Nord Electro é muito superior. Com certeza está havendo algum problema de configuração ou outra coisa qualquer. Aconselho não vender seu módulo pois é uma excelente máquina, mas se não gostar dele pode mandar pra mim que eu aproveito (rsrsrsrs).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chegou Nord Electro Rack 2 e adivinhe timbres muito parecidos com Extreme! que decepçao