Chegou Nord Electro Rack 2 e adivinhe timbres muito parecidos com Extreme! que decepçao

Autor Mensagem
AlanMS
Veterano
# mai/09


E aew galera.....tenho que registrar aqui para aproveitamento de outros...comprei Nord Electro 2 Rack pra dar um upgrade nos timbres de órgao hammond e EPs que antes usava no triton extreme....

Infelizmente, apesar do controle ser mais "à mão" o timbre no fim das contas não melhorou da forma que esperava....de certa forma fiquei mais satisfeito com meu extreme, que teclado!.....por outro lado não valeu a pena o investimento de quase 5 mil no Nord....

Não sou perito no assunto mas me dá a impressão que essa válvula do extreme faz toda a diferença....

Scoth_Pr
Veterano
# mai/09
· votar


Olha, é muito complicado acreditar que o Extreme seja tão bom nesses timbres quanto o Nord. Qual o seu grau de "intimidade" com esses timbres que o Nord traz (Hammonds, Rhodes, Wurlys, Clavs....)?

Digo isso porque mesmo que, numa hipótese absurda, onde o extreme tenha o mesmo nível que o Nord Rack, o Nord ainda leva vantajem por possuir todos os controles ali na mão, especialmente as drawbars para os hammonds, e isso, acredite, faz TODA a diferença.

Dê mais um tempo, escute melhor, em outras fontes sonoras: o importante é a densidade, a dinâmica, o corpo.

dtplayer
Veterano
# mai/09
· votar


Scoth_Pr

Concordo contigo. Tá meio estranho isso aí. De repente é uma questão de costume, porque até onde eu sei o Nord manda mbem nessas simulações vintage

pomtwo
Veterano
# mai/09
· votar


olha ate acredito que o extreme tenha os timbres parecidos , afinal , o lance do nord nao ta so no timbre e sim nos efeitos que ele tem .. a simulaçao de amp. valvulado , phasers, e muitas outras coisas , ja o extreme chega perto , mais nao eh igual .. tem sim seus efeitos bem legais por sinal , mais nao chega a ser um simulador .. e tambem temos que analisar que o cara deve ter plugado o rack num controlador e saiu tocando , nem mexeu em parametro nenhum .. e o extreme dele com certeza ja tinha muita coisa editada .. isso tambem da pra se levar em consideraçao

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


AlanMS


Muito estranho isso. Pelo que sei, os timbres de Hammonds do Nord só perdem para o próprio Hammond...

Se você achou fraco o Nord (caraca, difícil acreditar hehehe) vende ele e junta mais 1500, um Hammond XK1 na Teodoro Sampaio novo tá por 6500 (vi a uns 2 ou 3 meses atrás).

tiago scott
Veterano
# mai/09
· votar


AlanMS

Na boa comparar os timbres de um Nord Electro 2 com um Extreme, é querer comparar agua mineral Minalba com Vinho francês. Talvez amigo você esteja falando sobre alguns timbres que o Nord não trabalha como o Extreme, por ser o Nord um simulador e não workstations como o extreme. Agora todos os timbres relacionados a EPS, Piano, Clavs e organs, é querer colocar uma Twister da Honda com uma 900 rsrsrsrs.

AlanMS
Veterano
# mai/09
· votar


tiago scott

Amigo, desculpe posso não ser um ótimo tecladista mas tenho estudado bastante e tocado praticamente todos os finais de semana com a banda já tem mais de 10 anos, já tive muitos teclados, entre eles simuladores, wokstations, pianos digitais, sintetizadores, controladores, arranjadores....

Garanto pra vc que meu ouvido não é tão ruim assim...

A questão abordada aki é a seguinte: o timbre de órgão que consegui no triton extreme com a ajuda da valvula controladores e efeitos internos soou muito parecido com o timbre do nord na hora da pauleira da banda principalmente a ponto de nao ter valido a pena no meu ponto de vista pelo investimento.

AlanMS
Veterano
# mai/09
· votar


tiago scott

vou postar um mp3 comparativo para contribuiçao com os amigos do fórum e principalmente para sua apreciação e se puder dar sua contribuiçao técnica ficarei agradecido.

ThyagoAmaral
Veterano
# mai/09
· votar


AlanMS
Cara acho que feito foi dito pelo pomtwo seu Extreme já ta todo editado com timbres com a sua cara e etc, acho que você vai sentir a diferença quando editar o módulo e deixar a coisa mais com sua cara... Tenha calma vc concerteza fez um excelente investimento e lhe acrescentou ao seu set...

Abraços!

AlanMS
Veterano
# mai/09
· votar


Cara acho que feito foi dito pelo pomtwo seu Extreme já ta todo editado com timbres com a sua cara e etc, acho que você vai sentir a diferença quando editar o módulo e deixar a coisa mais com sua cara...

É pode ser pelo fato de eu ter tirado o maximo do extreme e ainda só conseguir tirar o mínimo do nord, com relação a ediçao desses timbres....

Valeu, vou procurar gastar um tempo com ele e ver se consigo melhorar....um abraço

Artref
Veterano
# mai/09
· votar


Putz, amigo, que pena, fico triste por você. Mas poxa, bem que eu falei pra você no outro tópico que o Extreme já tinha organs ótimos.

De repente você pode vender, agora que já se convenceu que tem organs ótimos à mão. E aí aplicar o dinheiro em algo que acrescentaria mais, sei lá.

Alê Sasa
Veterano
# mai/09
· votar


AlanMS

"Valeu, vou procurar gastar um tempo com ele e ver se consigo melhorar...."

É isso mesmo! com certeza não foi um investimento em vão.

Várias pessoas falavam o mesmo a respeito do piano do M3 (que não era muito bom, até mesmo na versão Xpanded), mas depois de eu passar "um tempo" e seguindo as dicas do Áureo, eu consegui deixar do jeito que queria... Assim como, você irá "tirar o máximo" do seu Nord.

Com relação ao Extreme, realmente a valvula oferece uma diferença considerável, pois atinge amplitude sonora muito maior em comparação à performance de um transistor ( o famoso "peso" ) - Nem imagino ao somar com suas edições...

Parabéns pela aquisição e com dedidação, você verá que fez uma boa escolha.


Abraços

Hammond B3
Veterano
# mai/09
· votar


mesmo assim, o Extreme é do caralho pra Hammonds hehehe
pena não ter controles em tempo real

AlanMS
Veterano
# mai/09
· votar


mesmo assim, o Extreme é do caralho pra Hammonds hehehe
pena não ter controles em tempo real


Hammond B3

meu amigo se eu te contar o povo aki me mata mas no extreme tem uns controles em tempo real que nao tem no Nord....como por exemplo o efeito Rotary no nord vc ativa ou não a velocidade (speed) para o modo Fast nao tem meio termo.....no Extreme vc pode usar um Knob assistente e controlar a velocidade do Rotary progressivamente....

mas claro tem outros controles mais importantes pra hammond que no extreme nao tem e no nord tem....

um abraço

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


AlanMS
como por exemplo o efeito Rotary no nord vc ativa ou não a velocidade (speed) para o modo Fast nao tem meio termo.....no Extreme vc pode usar um Knob assistente e controlar a velocidade do Rotary progressivamente....

Cara, a verdade é que em um Hammond esse meio termo não existe, não no controle de velocidade da caixa, ele acontece quando vc muda de um pro outro, e leva alguns segundos para o rotor acelerar ou desacelerar de acordo, mas isso não é muito controlável por quem opera. Tanto é que em geral quem quer prolongar esse efeito, fica mudando de um modo pro outro, antes que eles chegem na velocidade máxima, mas nos hammond, isso pode diminuir muito a vida útil do rotor da caixa, então vc não vê alguém fazendo isso com tanta frequência.

Então a simulação do Nord ainda é mais fiel que a do Extreme.

fábio_soul
Veterano
# mai/09
· votar


De acordo com o nichendrix com relação à leslie...

Hammond B3
Veterano
# mai/09
· votar


AlanMS

Cara, pra vc sentir o poder no Nord Electro, vc teria que pegar a versão com teclas.
Adquirir um segundo teclado mesmo.

Aí iria casar bem com o Extreme.

Cara, sentar num Hammond B3 e tirar aquele puta som meu amigo, não é facil!

Quando comprei meu VR760, apanhei! mais apanhei! não saia nada!
Devagar fui8 pegando as manhas.
Pode preparar ae uns 3 meses de estudo com o Nord que vc vai descobrir coisas fantásticas nele.

pomtwo
Veterano
# mai/09
· votar


mais a leslie que eu sei so tem 2 velocidades , ou se esta em low ou em fast .. ou off , mais off nao eh velocidade , porque ele nao roda.. velocidade aumentada progressivamente eh complicado .. e outra eh estranho ..

o nord eh como um xk1 , pelo menos nos principios , se vc nao gostar do nord tambem nao vai gostar do xk1 .. por que a base eh a mesma .. o que muda sao detalhes .. mas em comparaçao a leslie , os dois tem o mesmo principio de velocidade ..

vc ja tentou ver aquele pedal da korg que simula a leslie .. vai ver ele tem essa velocidade que vc quer .. e dizem que a simulaçao leslie da korg eh melhor do que os hammonds .. isso foi comparado com o korg cx3 e um xk3 da hammond .. o korg dizem ter a melhor simulaçao de leslie , alias , dizem que eh totalmente identica ..de repente esse pedal tem essa simulaçao tambem .. ai eh so plgugar o pedal na saida do teclado e boa .. ativa a leslie por la

fábio_soul
Veterano
# mai/09
· votar


dizem que a simulaçao leslie da korg eh melhor do que os hammonds .. isso foi comparado com o korg cx3 e um xk3 da hammond

Será?

pomtwo
Veterano
# mai/09
· votar


entao cara .. isso eu vi num video no youtube uma vez , e tambem lendo numas materias da net .. quando tava pesquisando sobre o cx3 .. mais nunca ouvi pessoalmente , alias ouvi no dvd do ed motta .. ele tem um e garanto que eh muito , mas muito bom mesmo .. e tambem tem o bx3 que tem dois manuals assim como o xk3 .. mais com certeza a leslie do cx3 eh tremendamente boa .. vc ve nos teclados korg que a leslie ja eh absurda .. imagine num orgao real .. sei la

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/09
· votar


AlanMS
como por exemplo o efeito Rotary no nord vc ativa ou não a velocidade (speed) para o modo Fast nao tem meio termo.....no Extreme vc pode usar um Knob assistente e controlar a velocidade do Rotary progressivamente....

No S80 que não é referência em Orgãos eu também utilizo o controle intermediário... Mas acho que a questão do NORD é que por ser dedicado a isso, tem os controles fiéis a um Hammond... E no caso do Hammond se não me engano a LESLIE é OFF ou ON em FAST ou SLOW... Aí vc configura a velocidade do ROTARY SPEAKERS (rotação do WOOFER e TWITER)...

Abraços.

adao chagas
Veterano
# mai/09 · Editado por: adao chagas
· votar


O efeito Leslie do CX-3 era melhor do que os clones da Hammond na ocasião de seu lançamento em 2000 e hoje essa realidade mudou muito, mas o mito continua. Até hoje não ouvi uma gravação que me convencesse da qualidade do FAST do CX-3, que para mim soa como um ruído.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Se for pra usar um pedal como simulador de Leslie não seria util usar um Tuberotosfere da Hughes e Ketner ou principalmente um Boss RT-20 Rotary Processor da Roland???

pomtwo
Veterano
# mai/09
· votar


entao adao , eu fui meio que nesse mito , sem contar que o cx3 eh um pouco mais caro do que os clones hammond ..
vi alguns videos no youtube dele , e achei que a leslie era daquele jeito por causa da qualidade do video ..

eu tenho gana de possuir um xk2 , ainda que a leslie do cx3, ou xk1 , ou xk3 for melhor , nao importa , pois tenho vontade de possuir o xk2 ..

adao chagas
Veterano
# mai/09
· votar


pomtwo


Se tivesse eu tivesse que escolher entre o CX-3 e o XK-2 eu ficaria com o primeiro. Eu já tive um XB-2 e conheço bem o problema que o XK-2 apresenta quando ligado em uma caixa Leslie ou simulador ao produzir batimentos harmônicos desagradáveis em FAST. No vídeo abaixo dá para perceber um pouco os batimentos nos raros momentos da Leslie em fast. No restante o som dele é bem agradável. Se você não tiver problemas com isso o XK-2 pode ser uma aquisição interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=wYUA9Sp5MLc

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


adao chagas

O cara diz na descrição do video que isso é problema na mesa dele, não?

adao chagas
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix


Ela fala sobre o chiado, e os batimentos harmônicos neste vídeo são sutis. Geralmente eles são melhor percebidos em acordes mais longos e com o uso dos drawbars mais agudos e parecem um "vibrato duplo". Também é algo que passa a incomodar com o tempo.

No vídeo abaixo eles aparecem aos 2:00 e aos 3:04

http://www.youtube.com/watch?v=5ZpJNVOgv_8&feature=related

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


adao chagas

Rapaz, pode até ser ignorância minha, mas não vi nenhum problema que um Hammond M5 (o unico que eu posso dizer que conheço dos originais), não tenha também, então, então, eu realmente não sei dizer se tinha algo errado, mas pra mim pareceu tudo normal.

pomtwo
Veterano
# mai/09
· votar


caramba cara .. eu aco que vcs estao sendo exigentes demais quanto a isso .. pelo amor de Deus , que tipo de instrumentos vcs imaginam ao dizer que nord, hammond xk, cx3 sao ruins ? claro igual ao b3 nenhum vai ser , mais o proprio b3 tem seus problemas , na verdade foi um orgao que saiu totalmente errado ao projeto , mais que agradou e inovou .. entao por favor

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


pomtwo

É por aí, especialmente porque Hammond é que nem c*, cada um é diferente do outro, as leslies tb, muda muito o som dependendo de como microfona a caixa por causa do efeito doppler, enfim, o unico jeito de comparar se as simulações são boas ou não é botando um Hammond lado a lado com cada um.

Outro fator é que apesar do B3 ser o mais famoso, ele não é o unico Hammond, existem outros, como aa sériea C, M, L, V, muitos deles feitos para compensar algumas limitações do B3.

Sem contar que a maioria das vezes que vc vê um Hammond, não é um B3 e sim um C3, é só olhar pra quem está tocando, se não der pra ver as pernas é um C3.

O som também muda dependendo o modelo de Leslie que o organista muda ou se ele usava um Hammond Tone Cabinet... então procurar um simulador que faça tudo 100% é muito difícil, pq nem 2 set de Hammond vão soar iguais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chegou Nord Electro Rack 2 e adivinhe timbres muito parecidos com Extreme! que decepçao