Fantom G vs motif XS vs M3

Autor Mensagem
levyscarv
Veterano
# mar/09 · Editado por: levyscarv


Ainda não tinha visto uma batle descente entre os três tops aqui no FCC. E nem mesmo qualquer que pudéssemos ver os três sendo esmiuçados. Só vi entre o motif ES e fantom X. E como existe essa briga entre os tops, a idéia que tenho é fazer uma batle definitiva!!!
Tipo, listando todos os quesitos dos teclados a gosto pessoais, mais em um tipo de lista, pra que as pessoas que vierem a estar pensando em comprar um dos três, possa se decidir pelo quesito que lhe agrade. Tipo:

-------------------------------------------
Timbres
-------------------------------------------
Ac Piano:
EPs:
Clavs, Cravos, Celesta, etc:
Baterias:
Accordeon:
Bell:
String Section:
String Solo:
Orchestral (Strings, Horns, Winds, etc. juntos):
Winds e Horns:
Flautas:
Orgão - Pipe e Church:
Orgão - Rock, Hammond, Drawbars etc:
Violões:
Guitarra (Clean):
Guitarra (Dist):
Baixo:
Pads:
Synth Bass:
Synths:
Leads:
Brass Solo:
Brass Section:
Percurssão (Tabla, Tamborim, etc.):
Vozes/Coral:
Étnicos:
SFX:
-------------------------------------------
Teclas:
-------------------------------------------
Recursos:
-------------------------------------------
Visual:
-------------------------------------------
Desempenho Studio:
-------------------------------------------
Desempenho ao Vivo:
-------------------------------------------
Possibilidade de Expansão:
-------------------------------------------
Custo x Beneficio:
-------------------------------------------
Considerações Finais:
-------------------------------------------



Ao lado de cada quesito a pessoa coloca qual dos tops manda mais, bem simples. Depois agente faz algum tipo de contagem de votos só pra ver quem mandou mais!!!

Se for o caso até abrir um novo tópico, pra que as pessoas votem, e que fique bem explicito!!

;p

obs: Se faltar algum quesito a pessoa que notar adciona na lista colocando um sim * ao lado do novo quesito!

silvG8
Veterano
# mar/09 · Editado por: silvG8
· votar


-------------------------------------------
Timbres
-------------------------------------------
Ac Piano: Fantom-G (PRA MIM MELHOR) ou Motif XS
EPs: Fantom-G
Clavs, Cravos, Celesta, etc: M3
Baterias: Fantom-G
Accordeon: Não sei!
Bell: Fantom-G
String Section: Fantom-G
String Solo: Fantom-G
Orchestral (Strings, Horns, Winds, etc. juntos): Fantom-G
Winds e Horns: Motif XS
Flautas: Motif XS
Orgão - Pipe e Church: Fantom-G
Orgão - Rock, Hammond, Drawbars etc: M3
Violões: Motif XS
Guitarra (Clean): Fantom-G
Guitarra (Dist): Fantom-G
Baixo: Fantom-G
Pads: Fantom-G e M3
Synth Bass: Fantom-G
Synths: Fantom-G e M3
Leads: Fantom-G e M3
Brass Solo: M3
Brass Section: M3
Percurssão (Tabla, Tamborim, etc.): Fantom-G
Vozes/Coral: Fantom-G
Étnicos: Não sei avaliar, mas gosto muito dos do Fantom.
SFX: Não sei mesmo!
-------------------------------------------
Teclas:
As teclas do G8 são muito fodas! Muito mesmo! São as mesmas que a série RD GX. Peso legal, são porosas, o que evita os deslizes quando a mão está suada, resumindo, muito boas.
Não sei avaliar as do M3, mas as do Motif são meio pesadas de mais (e olha que eu treino no piano!!).
-------------------------------------------
Recursos:
Acho que a nível de recursos cada um tem o seu ponto forte.
O Fantom-G é fácil de usar, o sequencer é bom (melhor que os concorrentes citados) e apresenta algumas outras coisas como mudar o timbre sem ter aquele corte durante a troca.
O Motif XS, até onde sei tem um sequencer meio fraco, até pior do que os ES, mas pra compensar ele tem uma porrada de arpejos (que podem ser utilizados até 4 de uma vez) que são realmente bons, principalmente os de violão. Deve ter mais alguns recursos que não conheço e de resto é o mesmo que o resto.
O M3, apresenta algo que desequilibra a nível de inspiração, que seria a tecnologia KARMA e os combi da vida (só vi demonstrações até hoje, então...). Realmente a nível de "arpejador" (e ele é mais que isso) não tem como comparar. É até divertido usar o bicho (de acordo com os donos)! Tem mais alguns recursos como o XY da tela, mas não sei explicar direito.
-------------------------------------------
Visual:
Não tem nem o que comentar. Aquela telona no Fantom-G estraçalhou com a concorrencia. Além disso ainda tem a carcaça toda em aço escovado, tudo no lugar certo. O bicho é lindo! Só fica meio estranho quando na versão de 61 teclas... a tela fica muito grande em comparação ao resto.
O M3 tem um visual aceitável. Diferente mas ao mesmo tempo interessante. Acabamento bem feito e tal, aquela madeira na lateral é bem interessante.
O Motif XS é vergonhoso de FEIO! Tecladinho medonho!!! Quando fui comprar o Fantom-G8 o Motif XS tava 1300 mais barato onde eu moro, eu até pensei nele por estar mais barato e tal, mesmo preferindo o som do Fantom. Mas não tem como! Ele é horrível! Uma caixa de plástico azul! Me desculpem aqueles que o possuem, mas ele é HORRENDO! Pagar 10000 num teclado de plástico azul não dá!
-------------------------------------------
Desempenho Studio:
Se considerarmos apenas o teclado com certeza o melhor pra sequenciar é o Fantom-G. São 128 pistas MIDI + 54 pistas de audio. O limite é de 1000000 de notas por música. É realmente muito bom, fácil de usar e tem evoluido bastante com as atualizações que têm vindo.
Se for pra pensar em usar um computador junto, todos os 3 devem ser equivalentes, cada um com seu respectivo editor e etc.
-------------------------------------------
Desempenho ao Vivo:
Essa parte é meio pessoal, mas o Fantom-G é foda, e o Alexandre Prado que já teve os 3 concorda comigo que ao vivo ele é o que há de melhor. Tem várias coisas que ajudam como: Favoritos, 2 efeitos individuais pra cada layer, o não corte dos timbres durante a troca, split em qualquer área do teclado de todos os 8 layers e mais. Realmente ele se diferencia nessa área.
-------------------------------------------
* Possibilidade de expansão:
Até o momento a Korg está liderando nas expansões gratuitas aí pro M3, seguida pela Yamaha que também já liberou novos patches gratuitos na internet. A Roland, nessa semana liberou uma pequena expansão para o Fantom-G que conta com algumas coisas interessantes, mas nada de mais.
Se analisarmos por esse angulo a Korg e Yamaha estão mandando bem, MAS o problema é que todas essas expansões, com novas waveforms e etc consomem a memória DIMM do teclado, o que mostra que essas expansões são bastante limitadas e dependem ainda de você ter comprado uma memória de no mínimo 512 MB. A Yamaha sequer considerou criar placas de expansão para o Motif.
O M3 tem algumas opções de placas para expansão e ainda conta com expansões gratuitas, o que o torna interessante.
O Fantom-G tem como positivo, as placas ARX, que são realmente revolucionárias quanto a edição de timbres no teclado. Essas placas prometem mudar um pouco o conceito de como funciona a edição de timbres acústicos em um teclado, e são na verdade como um novo hardware, apresentando polifonia própria de 128 vozes. Então ao expandir o teclado com a placa, você fica com as mesmas 128 vozes já existentes no teclado e pode ainda utilizar mais 128 vozes de cada placa de expansão. A parte negativa é que só tem como usar 2 placas simultaneamente em um único Fantom obviamente, e, cada coisinha dessa custa no mínimo R$1000,00 , o que é bem salgado!!
Ao comparar os 3 vemos que cada um tem sua vantagem, mas a nível de expansão, o Motif XS é o mais limitado.
-------------------------------------------
Custo x Beneficio:
Acredito que o Motif e o Fantom sejam melhores em relação a custo beneficio. Infelizmente pros fãs da Korg, a Pride trás os produtos para o Brasil com um lucro muito grande, e torna o produto MUITO CARO em relação a concorrencia. Não vale a pena pagar R$15000 em um M3 de 88 teclas, podendo pagar entre R$9500-R$10500 em um Fantom ou um Motif.
-------------------------------------------
Considerações Finais:
Acredito que fiz uma boa compra. Gosto muito do meu equipamento, que me satisfaz em tudo que mais preciso, e ainda sinto que grandes novidades estão por vir. Uma placa ARX Orchestral/Strings ou até mesmo uma World ARX, expansões com novos recursos como foi feito nessa semana e ainda atualizações do sistema operacional, que sempre trazem novos recursos. Imagino que o Fantom vá receber algo como o V-Synth GT recebeu na sua versão 2.0, o que me deixará muito feliz.
De resto, vale lembrar que essas são as minhas opiniões, não sendo a mesma para todos e que vale a pena o respeito pela minha opinião.
-------------------------------------------

expedifer
Veterano
# mar/09
· votar


MILÉSIMO TÓPICO A RESPEITO!!!

Artref
Veterano
# mar/09
· votar


Estão faltando categorias que julgo primordiais:

-Pads
-Synths (polifônicos, enfim, diferente do lead)
-BATERIAS! (Suma importância pra mim)
-Relação custo befício > é a mais importante para a grande maioria das pessoas.
-

E algumas estão generalizadas demais, como "orquestrais" e metais. Poderia ser "metais sessão" e "metais solo" (onde entrariam sax, trumpete, trombone e etc)

Dá uma ajeitada aí na lista aí nós copiamos e respondemos =)

silvG8
Veterano
# mar/09 · Editado por: silvG8
· votar


Artref
Quando consertar eu posso reescrever minhas opiniões.... mas não senti muita necessidade de mudar muito igual você falou não.

O meu post está atualizado!

Valeu!

dtplayer
Veterano
# mar/09
· votar


silvG8

Excelente resposta! Gostaria de contribui, mas nunca toquei pra valer em nenhum deles. Só achei as teclas do Motif bem ruinzinhas para um top de linha. As teclas dos top da Roland são fodas e o Karma, pra quem usa é uma puta duma ferramenta. Enfim, teclados bem diferentes e apesar de gostar da Korg, eu acho que ficaria com o Fantom G também. A única coisa que decepciona na Roland são os órgãos, mas não sei como são no Fantom G.

elektrodisco
Veterano
# mar/09
· votar


Eu incluiria a questão da força, presença e peso dos timbres no palco, no meio de uma banda. Pode ser ?

silvG8
Veterano
# mar/09
· votar


elektrodisco
O problema é que pra comparar isso, alguém teria que ter os 3 e usar em um mesmo sistema de amplificação. Caso contrário, não daria muito certo. Presença e punch só podem ser avaliados se o sistema de som for o mesmo. Como provavelmente ninguém tem como fazer isso, e se tiver vai ser somente 1, não acho uma boa idéia.

expedifer
Vamos deixar esse post como um guia pra quem quer comprar um top de linha, assim como o levyscarv havia sugerido. Acho que os outros tópicos ficaram muito na suposição. Acho que embora ainda vá existir um certo pucha-saquismo por parte de cada um, vai ser melhor do que o que acontecia antes, onde não se colocavam motivos.

Artref
Dei uma mudada aí. Vê o que você acha.
Se precisar de mais alguma coisa, copia e coloca aí!!

Reestruturei a tabela. Espero que tenha melhorado.

-------------------------------------------
Timbres
-------------------------------------------
Ac Piano:
EPs:
Clavs, Cravos, Celesta, etc:
Baterias:
Accordeon:
Bell:
String Section:
String Solo:
Orchestral (Strings, Horns, Winds, etc. juntos):
Winds e Horns:
Flautas:
Orgão - Pipe e Church:
Orgão - Rock, Hammond, Drawbars etc:
Violões:
Guitarra (Clean):
Guitarra (Dist):
Baixo:
Pads:
Synth Bass:
Synths:
Leads:
Brass Solo:
Brass Section:
Percurssão (Tabla, Tamborim, etc.):
Vozes/Coral:
Étnicos:
SFX:
-------------------------------------------
Teclas:
-------------------------------------------
Recursos:
-------------------------------------------
Visual:
-------------------------------------------
Desempenho Studio:
-------------------------------------------
Desempenho ao Vivo:
-------------------------------------------
Possibilidade de Expansão:
-------------------------------------------
Custo x Beneficio:
-------------------------------------------
Considerações Finais:
-------------------------------------------



levyscarv
, retifica a tabela no começo do post!!

Valeu!

Artref
Veterano
# mar/09
· votar


SilvG8, manjou demais. Minha experiência é: tenho o M3 há um ano e tive um XS por alguns meses. Fantom G conheço de testes rápidos que fiz na loja e pelo que vi na net, ou seja, pouco. Posso estar falando bobagem ao opinar sobre ele.

Todo mundo entende o que esquema de maior ">", ou então ">>>" (muito maior), ou então "=". Aqui no caso, ">" significa "melhor que".

-------------------------------------------
Timbres
-------------------------------------------
Ac Piano: FG=XS>>>>>M3
EPs: XS=M3>FG
Clavs, Cravos, Celesta, etc: XS=M3=FG
Baterias: M3>Xs>FG (sem ARX)
Accordeon: M3>XS
Bell: M3=FG>XS
String Section: FG=M3>>>XS
String Solo: M3=XS=FG
Orchestral (Strings, Horns, Winds, etc. juntos): FG=M3=XS (contando com expansão do M3)
Winds e Horns: Xs>M3
Flautas: M3>Xs
Orgão - Pipe e Church: M3>XS
Orgão - Rock, Hammond, Drawbars etc: M3>>>>>>>>>>>>ambos
Violões: XS>>>>>>>>ambos
Guitarra (Clean): -
Guitarra (Dist): -
Baixo: -
Pads: M3>FG>>>XS
Synth Bass: M3>FG>>>XS
Synths: M3>FG>>>XS
Leads: M3>FG>>>XS
Brass Solo: M3>XS
Brass Section: M3>>>ambos
Percurssão (Tabla, Tamborim, etc.): XS>M3=FG
Vozes/Coral: -
Étnicos: XS>>>M3
SFX: M3>XS
-------------------------------------------
Teclas: M3=XS=FG
-------------------------------------------
Recursos: FG=M3>>>XS
-------------------------------------------
Visual: FG>>>M3>>>XS
-------------------------------------------
Desempenho Studio: XS=FG>M3
-------------------------------------------
Desempenho ao Vivo: M3>XS=FG
-------------------------------------------
Possibilidade de Expansão: M3=XS>>>>>>>>>FG (M3 e Xs são grátis)
-------------------------------------------
Custo x Beneficio: XS>FG>>>>>>>>>M3

levyscarv
Veterano
# mar/09 · Editado por: levyscarv
· votar


Editei!!


o topico ta ficando show!!!

apesar de naum ter ainda nenhum dos tops, ja ouvi falar e ja li tanto que ja tenho minha opinião formada!!

vou postar tb depois!!


abraços

Alexandre Prado
Veterano
# mar/09
· votar


Para nao encher o topico ,,, minha opinião é praticamente a mesma do amigo SilvG8

tiago scott
Veterano
# mar/09
· votar


Minha Opnião:

Ac Piano: XS= FG>>>>>M3
EPs: XS=M3 = FG ( O Motif é rei nesse quesito)
Clavs, Cravos, Celesta, etc: XS=M3=FG
Baterias: M3>Xs>FG
Accordeon: M3
Bell: M3=XS=FG
String Section: FG=M3 = XS (só com XSpanded)
String Solo: M3=FG
Orchestral (Strings, Horns, Winds, etc. juntos): FG (É rei sempre)
Winds e Horns: M3 (A korg é insuperável)
Flautas: XS = M3
Orgão - Pipe e Church: M3 (É rei sempre)
Orgão - Rock, Hammond, Drawbars etc: M3 (é rei Sempre)
Violões: XS
Guitarra (Clean): - XS
Guitarra (Dist): - XS
Baixo: - M3 = XS
Pads: M3= FG = XS (só com Xspanded)
Synth Bass: M3>FG>XS
Synths: M3>FG>>>XS ( algumas raridades)
Leads: M3>FG ( dominam)
Brass Solo: M3 ( sempre, sempre, sempre)
Brass Section: M3 (só dá ele)
Percurssão (Tabla, Tamborim, etc.): XS = M3 = FG
Vozes/Coral: - M3 = XS (com Xspanded) tem uma amostra louca
Étnicos: XS
SFX: M3
-------------------------------------------
Teclas: M3= Se for até 73 teclas ( adoro o peso das teclas da Korg são pesadas e com efeito meio a base da martelada rsrsrs. Agora 88 Teclas Fantom G, só aquelas teclas com toque feito em madeira, acabou com qualquer concorrente.
-------------------------------------------
Recursos: FG=M3=XS
-------------------------------------------
Visual: FG (com a tela de Cinema) =XS (gosto daquela puta listrona azul transpassando o teclado todo, agora com a tela em luminoso deu uma cara mais tecnológica. M3= Eu adoro o estilo meio vintage do M3 com aquele detalhe em madeira do Lado maravilhoso, o painel dobrável que fica estilo Moog super retrô, agora o que não gostei foi da distribuição dos knobs no painel, ficam muito apertados, tipo um em cima do outro talvez seja pelo fato de terem minimizado o painel, mas acho que se houvesse uma distribuição melhor ficaria mais lindo do que já é.
-------------------------------------------
Desempenho Studio: XS (Eu falo por já ter usado, é muito prático, vc liga direto na mesa e conecta ao sonar e outros programas simultãneo. o FG só de vc ligar o Mouse já é um tapa na cara, mais não conheço em stúdio. M3 (não conheço em stúdio).
-------------------------------------------
Desempenho ao Vivo: M3 (peso de Korg é Fo..=XS =FG)
-------------------------------------------
Possibilidade de Expansão: M3 =XS=FG (M3 e Xs são grátis) O que fideliza ainda mais as marcas junto aos consumidores e donos das crianças
-------------------------------------------
Custo x Beneficio: XS. Roland (FG) tá saindo caro hj, e Korg (M3) sem comentários (que a Pride pegue fogo).

levyscarv
Veterano
# mar/09 · Editado por: levyscarv
· votar


Alexandre Prado
Veterano


po alexandre, posta sua opinião, afinal parecido naum é igual!!

e outra é que esse topico é justamente pra sabermos as opiniões de todos!!
e vc alem de tudo, por ter tido os 3, consegue contribuir muito com os comentarios!!


hehehe

valew

levyscarv
Veterano
# mar/09
· votar


gostei do brother aew!!




levyscarv
Veterano
# mar/09
· votar


alguem conheçe essa loja:

http://www.x5music.com.br/lojavirtualx5/siteAgosto2008/abreDetalhes.as p?ref=10386


é de confiança?


to comprando o g7 esses dias pela teclacenter, se caso aumentar o preço como promete essa loja tem um preço mais ou menos!!


alguem poderia falar sobre a procedência dessa loja?

arilevita
Veterano
# mar/09
· votar


Para quem já experimentou os 2 : não acham os samplers de piano do Fantom G um downgrade do X. Será impressão minha ou cera no ouvido ?

binhoalves
Veterano
# mar/09
· votar


Para quem já experimentou os 2 : não acham os samplers de piano do Fantom G um downgrade do X. Será impressão minha ou cera no ouvido ?

Vixi, já ouvi falar que são praticamente os mesmo...assim como a linha rd-sx é igual a rd-gx, mas alguém confirma isso?

levyscarv
Veterano
# mar/09
· votar


http://fourplayjazz.blogspot.com/

procurem por keiko matsui!

album: White Owl


nossa o timbre de piano da primeira musica é uma coisa de louco!!!



show d+

levyscarv
Veterano
# abr/09
· votar


viram o cd da keiko?

é show de bola mesmo!!

;p

viktor 999
Veterano
# abr/09
· votar


silvG8
o fantom g tem vocoder??????

silvG8
Veterano
# abr/09
· votar


viktor 999
O Fantom-G não tem vocoder, infelizmente... mas acredito que eles possam lançar alguma placa semelhante ao que fizeram pro V-Synth.


levyscarv
Maneirissimo o CD! Muito bom mesmo. Estava em busca de algo no estilo. O som do piano é bem legal mesmo, diferente... deve ter algum outro instrumento misturado, como shamisen ou algo do tipo... sem muita certeza.

Valeu.

levyscarv
Veterano
# abr/09
· votar


silvG8
Membro Novato


procura tb por: Hiromi Uehara.

ela é uma maquina!!!


acho que vc vai gostar, ela é mais técnica!!

gessio
Veterano
# jun/09
· votar


De acordo com quesitos apresentados na tabela do membro levyscarv, o MOTIF XS se sai bem em tudo que foi apresentado, apenas alguns timbres o MOTIF não é muito bom, como alguns organs. Acredito que desses 3 teclados o melhor é o MOTIF XS, além de ter ótima relação custo benefício.

mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


[
gessio
Membro Novato
i]De acordo com quesitos apresentados na tabela do membro levyscarv, o MOTIF XS se sai bem em tudo que foi apresentado, apenas alguns timbres o MOTIF não é muito bom, como alguns organs. Acredito que desses 3 teclados o melhor é o MOTIF XS, além de ter ótima relação custo benefício.[/i]

concordo totalmente. tô de olho em um....

gessio
Veterano
# jun/09
· votar


mauropsouza
concordo totalmente. tô de olho em um....

Pode ir sem medo que o MOTIF XS é um ótimo teclado. Veja a demonstração oficial feita por Bert Smorenburg no link:

http://www.youtube.com/watch?v=jGS_O0LRnCA&feature=channel_page

AUTOBOT
Veterano
# jun/09
· votar


gessio
mauropsouza

Os órgãos Hammond e tubulares do XS são muito, mas muito bons. Só não são melhores que aqueles de instrumentos específicos, como um Tokai TX 5, por exemplo. Mas aí vai do que vocês estão priorizando.

Bobagem quem escreveu o contrário.

AUTOBOT
Veterano
# jun/09
· votar


Se os órgãos do XS são ruins, então os do Fantom G são uns apitos de brinquedo.

El_Cabong
Veterano
# jun/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu tenho um XS7 e os órgãos dele são muito bons, porém eu não uso quase nada de presets, quase todos os que eu uso, tive que editá-los para ficar como eu quero. alguns eu tive que colocar mais ruído de whells, outros eu tive que mexer nos parâmetros do efeito rotary speaker, ...

Artref
Veterano
# jun/09
· votar


Desculpe galera, mas penso diferente. Pra mim os Organs do MotifXS são no máximo usáveis. Eu fiquei meses com o XS e me dava tristeza. Já os do M3 são muito bons. Os do Fantom G esses sim dão desgosto.

tiago scott
Veterano
# jun/09
· votar


Cara não sei. Mas tendo um XS como eu tenho, tendo conhecido o M3 e testado o FG por algumas boas horas, com um bom cubo, em questão de orgão o Motif perde para o M3, apenas por que a Korg é fodastica em timbres de orgãos, principalmente pelo peso. Porém o Motif XS não fica atrás de jeito nenhum, principalmente se vc usar um timbre de hammond tipo um Glassy, ou um Jazz organ do Motif ajustar os knobs em tempo real como draw e por ele para gritar ele falo alto e tem presença senão igual mas 90% igual a um M3. Agora de resto o Motif é bom em todos os timbres, seja de um piano acústico a um som de acordeon, ou vibrafone, etc. Realmente completa-so. Nisso ele sai na frente do M3 e FG, não tem um timbre nele super zuado, já o piano acustico do M3, e os organs do FG. Motif XS nesse quesito de regularidade de bons timbres tá a frente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fantom G vs motif XS vs M3